Novidades

Nice / Mónaco

Marta Carmo

Membro Novo
Bom dia,
Preciso da vossa ajuda, vou até Nice daqui a 2 dias, numa viagem curta de 3 dias e procura referencias como:
Viajar de comboio - pass city
Onde fazer refeições
O que não devo mesmo perder

Muito obrigado pela vossa ajuda
 
Última edição por um moderador:

SaraJG

Membro
Bom dia Marta Carmo,
Encontrou durante a viagem as respostas a essas dúvidas? Estou a planear viagem a Nice também e ando a explorar o fórum mas vejo muitas perguntas sem resposta. Mesmo em mensagens antigas, como é o caso.
Obrigada :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @SaraJG ,

Também ando a planear escapadinha a Nice e Côte d' Azur!
Não posso deixar dicas com base na experiência mas posso partilhar algumas ideias com base na pesquisa que já fiz :)

Voo - comprei voo directo para Nice com a EasyJet

Carro vs Transportes - a minha ideia é explorar as terreolas e cidades costeiras, pelo que vou optar por transportes públicos pois pelo que li o estacionamento é pouco e caro.
Caro estejas a pensar explorar o Parque Natural Gorges du Verdon ou zona de montanhas, aí já faz sentido alugar carro um ou mais dias.

Hotel - reservei estúdio no Residhome Nice Aeroport: Residhome Nice Aéroport, Nice, França
Para fazer a costa o ideal será ficar perto de uma das estações principais, Nice-Ville no centro ou Nice Saint-Augustin perto do aeroporto.
Optei pela zona do aeroporto pois tinha melhor preço para estúdios com kitchenete e este fica perto da Gare Saint-Agustin para comboio/tram L2 e do Parc Phoenix para autocarro/tram L2.
Na zona do aeroporto/Gare Saint-Agustin existem também o Okko, B&B Arenas, Ibis, Holiday Inn, Campanille e outros.
A zona da Gare Nice-Ville tem muita hotelaria e não li nada a referir que fosse perigosa pelo que seria a minha opção mas procurávamos algo com cozinha e aí os preços eram superiores.
Tinha visto os Studios Floreal mas já não tinha vaga para nós. Hotéis que pesquisei na zona com preços mais em conta: Hotel Ozzy by Happyculture, Hotel Paganini, Hotel Trocadero, Hotel Amaryllis, Antares Hostel, Hotel de Berne, Hotel d' Ostende. O Ibis Centre Gare e o Ibis Styles Centre tinham valor superior.
Existe também a opção de ficar ao longo da Promenade (vi o Hotel Danemark e o Residhome Nice Promenade) ou na zona do porto velho (Hotel du Pin e Ibis Nice Vieux-Port).

Transportes
Do aeroporto:
o tram L2 vai do aeroporto ao centro e cada bilhete custa 1,5€ ou podes comprar cadernetas de 10, sai-se em Jean Medicin e daí são 800m até à gare Nice-Ville.
O autocarro 12 por 1,5€ sai do T1 e vai até à Promenade, Place Massena (1km da gare) e centro velho. Li algures que havia um bus express por 6€ mas não o descobri.

Comboio - podes pesquisar horários e preços aqui: https://www.sncf.com/en
Por exemplo: de Nice-Ville ao Mónaco custa 4,40€ e a Menton custa 6€ (de Saint-Agustin é 5,40€ e 7,10€ respectivamente) ), de Nice-Ville a Cannes custa 8-10€ (de Saint-Agustin 7-10€).

Autocarro - podes pesquisar horários e linhas aqui: Horaires - Lignes d'Azur
As principais para visitar a Côte d' Azur são:
Linha 602 - de Nice a Col de Villefranche, Èze, Cap-d' Ail, Mónaco (existia a Linha 100 que fazia este trajecto e seguia até Menton mas já não aparece no site)
Linha 82 - de Nice a Èze
Linha 15 - de Nice a Villefranche-sur-Mer e Saint-Jean-Cap-Ferrat
Linha 620 - de Nice a Cagnes-sur-Mer, Antibes e Cannes
Linha 650 - de Nice a Grasse
Linha 655 - de Nice a Sain-Paul-de-Vence (tanto a 650 como 655 param em Cagnes-sur-Mer)
O comboio é mais rápido mas o ideal é num dos sentidos fazer autocarro para apreciar a vista mais junto à costa.


Principais localidades a visitar na Côte d' Azur
A Oeste de Nice: Saint-Paul-de-Vence, Grasse, Antibes, Cannes, Saint-Tropez
A Este de Nice: Villefranche-sur-Mer, Villa Ephrussi e Cap Ferrat, Èze, Cap-d' Ail, Mónaco, Menton
Existem trilhos que permitem fazer algumas partes a pé como por exemplo da Coco Beach de Nice a Villefranche 4km, de Cap-d' Ail ao Mónaco 3km.
Em Èze há um trilho chamado Chemin de Nietzsche (inicia na parte baixa da vila perto da gare do comboio e não no topo onde para o autocarro).


Outras dicas
Gelatarias: Gelataria del Porto em Antibes e Gelados Fenocchio e Azzuro em Nice
Restaurantes em Nice: Le Comptoir du Marché, René Socca, Chez Pipo, Bistro de Antoine, Chez Palmyre, La Rossettisere
Comidas típicas: socca/farinata, panisse, salada niçoise, farcis niçois, ratatouille, daube niçoise, moules frites, pan bagnat, tourte de blettes

Espero que as minhas dicas sejam úteis e caso tenhas qualquer sugestão que queiras partilhar sobre a zona será muito bem vinda.
;)
 
Última edição:

SaraJG

Membro
Olá @PaulaCoelho !!

Muito obrigada pela tua resposta :)
Entretanto tinha feito uma pausa nas pesquisas mas como é já para a próxima semana quis acabar o roteiro que deixei a meio e as tuas dicas foram impecáveis...tanto para mim como para futuras pesquisas aqui no fórum!

Não vamos a pensar em alugar carro, já tinha lido sobre essa questão dos estacionamentos e estamos a contar com os transportes públicos e caminhar. Do que vasculhei parece-me que é uma cidade que se anda bem a pé, até mesmo para crianças (vamos com a nossa de 6 anitos).

O voo também foi como tu, directo e pela EasyJet.
Hotel, acabei por reservar no Bristol (Hôtel Bristol), muito perto da estação Nice-Ville. Depois também posso dar aqui feedback do hotel porque não encontrei muitas informações.

Boas viagens!!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @SaraJG ;)

Também fizemos tudo em transportes públicos e é fácil e barato.
A Easyjet sai no T2 e à saída têm o L2 para o centro e máquinas para comprar bilhetes. Sai mais barato comprarem um bilhete de 10 viagens (10€ em vez de 15€) e depois picam 3 vezes.

Nice é bastante plana e a maior subida é à Colina do Castelo e é fácil (eu apanhei o elevador em obras).
Se fizerem alguma viagem de comboio não comprem bilhetes individuais... vejam primeiro o preço para grupos de 2/3. Para o nosso grupo de 5 ficou sempre a metade do preço.
As terreolas da zona são bonitas mas com pouco tempo talvez a escolha fosse esta: Èze, Villefranche sur Mer e Saint Paul de Vence.

Divirtam-se :)
 
Top