Novidades

Monte Saint Michel e Vale do Loire

sicpaiva

Membro Conhecido
Boas tardes!

Primeiro destino de 2019 decidido e voos comprados - Monte Saint Michel e Vale do Loire.
Após ter apanhado uma pequena desilusão por me ter apercebido que nas datas em que vou o fenómeno das marés não será visível no Monte Saint Michel, mesmo assim é um local que quero muito conhecer.
Posto isto, aterramos dia 25 de Abril de Nantes e vamos diretos ao Monte. Pretendemos lá ficar uma noite e dia 26 descer ao vale do Loire e conhecer alguns dos melhores castelos.
Assim peço ajuda para:
- Onde ficar no Monte Saint Michel - dentro ou fora das muralhas? vantagens vs desvantagens...
- Qual o melhor local estratégico no Vale do Loire?
- Quais os castelos imperdíveis?
Regressamos por Nantes a 28 ao final do dia.
Obrigada.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Saint Michel não conheço ainda, mas o Vale do Loire recomendo bastante. No meu caso complementei com Versailles.
Vê o meu report (tens o link na assinatura) e já ficas com uma ideia do que podes visitar.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá :)

O ano passado visitei o Monte Saint Michel e um pouco da Bretanha no final de Março e também fui por Nantes.
Se vais por Lisboa na Easyjet deves aterrar à tarde tal como eu e chegar ao Monte já perto das 20h. Se é esse o caso aconselho a levarem algo para comer ou parar pelo caminho pois nós tivemos imensa dificuldade em encontrar quem nos servisse às 21h e foi mais um snack que refeição!
Abril tem mais luz que Março mas não sendo época alta suponho que vão apanhar muita coisa fechada à noite pelo que não vejo vantagem em ficar nas muralhas pois é muito mais caro. Eu fiquei no Hotel Vert na estrada para o Monte já dentro da área restrita (existem vários hotéis nessa estrada)... dá uma olhada no report na minha assinatura.
Fui na altura das marés mas à noite estava escuro como breu e da manhã a maré era antes das 7h e nós chegámos ao Monte depois das 9h pois fomos em relaxada caminhada!

Este ano planeio voar também em final de Março para Nantes para visitar alguns Castelos do Loire (e para o ano já estou a sonhar com a Normandia :rolleyes:).
Quanto à estadia, se a ideia é algo central e barato uma boa opção é a zona de Tours onde há Ibis e Premier Classe (a minha escolha pois é só para dormir) ou Chinon que também tem Ibis... mas se a ideia for algo mais pitoresco e menos barato, na zona do Castelo Azay-le-Rideau existem vários hotéis como o bonito Troglododo numa casa troglodita.

Quanto aos castelos a minha primeira escolha vai para: Chenonceau, Chambord, Amboise e Villandry (castelo ou só jardins).
Na secção do talvez estão: Blois, Cheverny, Chaumont et Domaine e Angers (se der tempo no regresso ao aeroporto de Nantes).
Ver por fora durante o caminho se possível: Ussé (parece que inspirou o castelo da bela Adormecida!), Azay-le-Rideau, Langeais, Saumur (a caminho de Nantes mas fecha à 2ª).
Existe um passe dos castelos mas para mim todas as opções têm alguns que interessam e outros não pelo que decidi comprar individualmente. Em Abril já apanhas a Son et Lumière no Castelo Blois pelo que talvez o passe te interesse: castles of the loire valley | Site officiel de l'office de tourisme de Blois – Chambord, porte d’entrée des châteaux de la Loire e Nouveau spectacle son et lumière

;)
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Saint Michel não conheço ainda, mas o Vale do Loire recomendo bastante. No meu caso complementei com Versailles.
Vê o meu report (tens o link na assinatura) e já ficas com uma ideia do que podes visitar.
Obrigada @Jorge Gonçalves. Vou dar um olhada. ;)

Olá :)

O ano passado visitei o Monte Saint Michel e um pouco da Bretanha no final de Março e também fui por Nantes.
Se vais por Lisboa na Easyjet deves aterrar à tarde tal como eu e chegar ao Monte já perto das 20h. Se é esse o caso aconselho a levarem algo para comer ou parar pelo caminho pois nós tivemos imensa dificuldade em encontrar quem nos servisse às 21h e foi mais um snack que refeição!
Abril tem mais luz que Março mas não sendo época alta suponho que vão apanhar muita coisa fechada à noite pelo que não vejo vantagem em ficar nas muralhas pois é muito mais caro. Eu fiquei no Hotel Vert na estrada para o Monte já dentro da área restrita (existem vários hotéis nessa estrada)... dá uma olhada no report na minha assinatura.
Fui na altura das marés mas à noite estava escuro como breu e da manhã a maré era antes das 7h e nós chegámos ao Monte depois das 9h pois fomos em relaxada caminhada!

Este ano planeio voar também em final de Março para Nantes para visitar alguns Castelos do Loire (e para o ano já estou a sonhar com a Normandia :rolleyes:).
Quanto à estadia, se a ideia é algo central e barato uma boa opção é a zona de Tours onde há Ibis e Premier Classe (a minha escolha pois é só para dormir) ou Chinon que também tem Ibis... mas se a ideia for algo mais pitoresco e menos barato, na zona do Castelo Azay-le-Rideau existem vários hotéis como o bonito Troglododo numa casa troglodita.

Quanto aos castelos a minha primeira escolha vai para: Chenonceau, Chambord, Amboise e Villandry (castelo ou só jardins).
Na secção do talvez estão: Blois, Cheverny, Chaumont et Domaine e Angers (se der tempo no regresso ao aeroporto de Nantes).
Ver por fora durante o caminho se possível: Ussé (parece que inspirou o castelo da bela Adormecida!), Azay-le-Rideau, Langeais, Saumur (a caminho de Nantes mas fecha à 2ª).
Existe um passe dos castelos mas para mim todas as opções têm alguns que interessam e outros não pelo que decidi comprar individualmente. Em Abril já apanhas a Son et Lumière no Castelo Blois pelo que talvez o passe te interesse: castles of the loire valley | Site officiel de l'office de tourisme de Blois – Chambord, porte d’entrée des châteaux de la Loire e Nouveau spectacle son et lumière

;)
Ola @PaulaCoelho. Vamos do Porto. O voo chega a Nantes por volta das 10:30h. Por isso conto que cheguemos ao Monte Saint Michel ao inicio da tarde. Vou comparar os preços dos hotéis. Pelo que já tive oportunidade de ver há um autocarro que faz várias vezes ao dia o percurso até ao monte e vice-versa e que funciona até à meia-noite.
Obrigada pelas dicas.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
É porreiro chegarem de manhã... o meu voo só aterra às 16h50!

O carro terá de ficar num dos parques antes da "cancela" e custa 10-11€/dia, depois vais a pé ou de autocarro até à zona dos hotéis (acho que a paragem é ao pé do Hotel Relais du Roi) ou até ao Monte. O hotel onde fiquei tem parque por 6€/dia e enviam um código para passarmos a cancela (os outros também devem ter). Do hotel ao Monte são uns 2km.
Os autocarros são grátis e muito regulares entre as 7-24h e de noite também funcionam mas por marcação.
 

sicpaiva

Membro Conhecido
@PaulaCoelho
Estive a comparar preços, e para já tenho reserva com cancelamento gratuito no hotel Chambres D'Hôtes Les Vieilles Digues (+/- 90 € com pequeno almoço). Dentro das muralhas o mais barato ficava por cerca de 150 €, e o hotel Vert que referiste, também ficava por este valor (já só têm quarto quadruplo disponível na minha data).
O que reservei fica ligeiramente mais afastado. Pelo que vi no google maps fica a +/- 1 km dessa cancela. Neste caso sabes o que acontece? Tenho que deixar o carro em algum parque fora, ou seja ainda mais distante?
Obrigada.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Nós éramos 4 e ficamos num quadruplo no Hotel Vert por 88€ mas foi em Março.

Estive a ver no mapa o Hotel Vielles Digues, a localização é muito boa e tem estacionamento privado pelo que podem deixar o carro sem pagar.
Fica muito perto dos parques pelo que se gostam de caminhar acho que não vale a pena gastar dinheiro no parque (6.5€ até 2h30 ou 12€ para 24h).
Andam pouco mais de 1km e apanham o shuttle grátis ao pé do centro de visitantes (Accessing the 'Passeur' shuttles | Bienvenue au Mont-Saint-Michel) ou fazem como eu e vão até ao Mont pela estrada lateral à beira rio e no final regressam no shuttle até aos parques... é uma caminhada bonita ;)
Caso prefiram deixar o carro nos parques só têm de ter atenção que os mais perto da cancela são para residentes, trabalhadores e para quem quem pernoita nas muralhas, mas isso está identificado nas tabuletas.
 

isa99

Membro Ativo
Olá.
Eu fiquei em Tours tendo em conta os castelos que queria visitar (era uma localização mais central). Se voltasse preferia ficar em vilas mais pitorescas como Langeais ou Amboise.
Consegue ver por fora os seguintes castelos: Angers, Saumur, Bois...
Recomendo visitar: Chambord, Cheverny, Chenonceaux, Villandry (só visitei os jardins - lindíssimos) e Rivau
Visite também as vilas de Langeais, Bois e Amboise.
Dê uma vista de olhos no meu report, tem muitas fotos [Report] Vale do Loire 2017
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho :)
Como já fizeste a tua viagem, e a minha está a aproximar-se, queres deixar-me aqui alguma dica especial sobre o vale do Loire? Algum local mesmo imperdível, algum "truque", lugar para comer? :D
Obrigada.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @sicpaiva, adorei a minha escapadinha pelo Loire :D

Se pensas usar o GPS do carro/telemóvel coloca sem autoestrada/portagem para ires pelas estradas locais e ao longo do rio a apreciar a paisagem e as pequenas e bonitas vilas.

Visitei por dentro os Castelos Chenonceau, Chambord, Amboise e Villandry e gostei muito de todos. Também gostei muito da vila de Blois e Amboise.
Tive pena de não ir ao Rivau que a Isa99 recomenda mas era dia de regresso e não deu tempo pois queria visitar Azay-le-Rideau, Ussé e Saumur só para passear sem entrar.

Em relação à comida, se forem a restaurantes tentem ir logo às 12h/19h especialmente de for fim-de-semana pois aquele pessoal não tem os nossos hábitos e a partir de certa hora não servem!
Não sei se vão a Tours mas fui a um que uma amiga recomendou, o Mamie Bigoude Tours Centre (há um em Tours Nord e outro no centro de Blois)... não é tanto pela comida pois é à base das saladas, galettes (a de pato estava óptima), hamburguer, crepes, mas sim pela decoração que é engraçada... eu jantei no poliban! :p

É muito típico da zona os restaurantes trogloditas nas rochas mas só indo cedo pois recebemos várias negas perto das 13h.
Via na net o que havia perto de onde estava e em Villandry tentei o Le Gosier Sec e em Azay-le-Rideau o Les Grottes e tinham bom ar mas nada de vagas!
No último dia resolvemos tentar Saumur pois há vários (Les Nobles Fouées, La Table des Fouées...) mas pelo caminho vimos uns do outro lado de uma ponte, cortamos logo caminho e acabamos por ir logo ao primeiro cuja base é cogumelos, o Les Saut aux Loups. Pouco depois das 12h já estavam 5 mesas ocupadas, é diferente e bom desde que gostem de cogumelos como nós.

Penso que o ideal é ver um castelo de manhã e outro de tarde para não sobrecarregar e aproveitar para relaxar e passear pelas vilas!
Desejo-vos umas excelentes férias :D
 
Top