Novidades

Milão, Cinque Terre e Florença (Outubro)

Moiteiro

Membro Novo
Olá Pessoal,
Andamos a planear uma viagem a Itália para Outubro (somos um casal) e a ideia para já é a seguinte:

1º dia: voo para Milão (terei uma tarde para conhecer a cidade)
2º dia: partida para Cinque Terre
3º dia: partida para Florença (com uma passagem por Pisa)
4º e 5º dia: Florença
6º dia: regresso a Lisboa

O que acham do itinerário?
Colocámos também a hipótese de voar para Pisa em vez de Milão, mas pelo menos no Skyscanner não encontro voos directos Lisboa - Pisa... :(
A ideia inicial era alugar um carro, embora pense que é possível fazer este trajecto de comboio. Aliás, a forma mais cómodo de conhecer as Cinque Terre é precisamente de comboio, certo? O que acham que compensa?
Também tenho algumas dúvidas relativamente ao clima. Alguém lá esteve neste altura? Segundo o accuweather, as previsões são maioritariamente de céu pouco nublado. Mas isto vale o que vale, não é? :)

Bom, para já acho que chega de questões! :)

Agradeço qualquer ajudinha!

Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá ;)

Planeio ir em Outubro à Itália e a ideia era ir por Pisa mas os preços estão impossíveis! Também tinha as Cinque Terre no roteiro mas decidi ficar-me pela Toscana e deixar as Cinque Terre para quando houver voos baratos para Pisa (a Ryanair costuma ter voos directos às 3ª-5ª-Sabado mas em Outubro só tem 3ª-Sábado). Também tens a hipótese de regressar de Florença por Roma, se os voos estiverem mais baratos. Esse roteiro faz-se bem de comboio.

Cinque Terre: A viagem Milão –La Spezia de comboio são cerca de 3h, por isso, convém ir cedo para aproveitar bem as terreolas ou então esquecer Milão e ir directamente para lá. Pelo que pesquisei, o Cinque Terre Card Train custa 10€ para andar à vontade, mas também se pode comprar trajectos individuais por 2,10€ ou um só sentido por 4€/6h. De La Spezia a Riomaggiore são 10 minutos de comboio. A minha ideia era ir num sentido a pé + comboio e regressar de barco (8€ sem paragens ou 15€ viagens ilimitadas). Existem trilhos entre as terras e alguns são curtos: de Riomaggiore a Manarola é 1km pela Via Dell’Amore, de Manarola a Corniglia são 2km (depois ou se sobe 360 degraus ou se vai de autocarro ecológico), de Corniglia a Vernazza são 4km e de Vernazza a Monterosso são 5km.

Pisa-Florença: também vou fazer de comboio. Estou a pensar visitar Pisa de manhã e depois do almoço comboio para Lucca e ao fim do dia comboio para Florença. O bilhete comboio Pisa-Florença é barato, mas Milão-La Spezia e Florença-Milão/Roma convém comprar com antecedência no site da Trenitália pois consegue-se grandes promoções.

Quanto ao tempo, é sempre uma incógnita. Há uns anos fui a Roma em Junho e apanhei imenso calor e um dia choveu torrencialmente durante 1 hora!
Ainda ando a estudar o meu roteiro mas qualquer coisa que possa ajudar, avisa ;)

Última edição:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Também tenho algumas dúvidas relativamente ao clima. Alguém lá esteve neste altura? Segundo o accuweather, as previsões são maioritariamente de céu pouco nublado. Mas isto vale o que vale, não é? :)
Basicamente não vale absolutamente nada, não existem previsões meteorológicas a essa distância.

RRRocha

Membro Ativo
Olá,
De La spezia para a primeira vila, podes ir de comboio ou ferry, eu aconselho comboio porque é mais barato e mais rápido. Entre as vilas podes ir a pé, faz-se bem e é um percurso bonito, contudo atendendo ao pouco tempo que vais lá estar não sei se será viável, era melhor comprares o bilhete de comboio assim aproveitas a praia em monterroso que é a que tem areia e maior, contudo podes sempre mas vilas mais próximas ir a pé, vem como fazer o trilho de via dell amoure que vai de riomaggiore até manarolo e é bonito apesar de se ter que pagar para andar a pé (pelo menos quando lá fui pagava-se)...
De la spezia a Pisa é rápido mas em Pisa ainda perdes algum tempo a andar, aconselho umas 4 horas. De Pisa a Florença também se faz bem... os bilhetes de comboio são baratos e existem vários horários, aconselho a comprares lá os regionais e não pela net....
Eu não gostei de Florença e Pisa adorei, Cinque Terre foi o melhor e fantástico e apenas lá estive um dia o que soube a pouco. Pode sempre excluir Pisa e aproveitar mais as cinque terre e ires directo para Florença

Nika

Membro Conhecido
Olá @Moiteiro !
Aconselho que já nas Cinque Terre utilize o barco em pelo menos uma das direcções, tal como a PaulaCoelho pretende fazer. ;)
A panorâmica desde o mar da Liguria é bem interessante. Eu num dos sentidos utilizei o barco e no outro o comboio (dado que o tempo era excasso). Se quiser apreciar se vale a pena a vista do barco para as Cinque Terre pode espreitar o meu report: [Report] LIGÚRIA - Cinque Terre, Lerici e Portovenere (post 4 e 5) ;)

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Chelena ;)

Eu também vou em Outubro e vou fazer apenas Toscana pois tem tanta terrinha bonita que me pareceu melhor não sobrecarregar demasiado.
O roteiro está praticamente delineado e já fiz uns mapas no google para me orientar.
Só falta ver os horários e preços de algumas atracções que acho conveniente comprar antecipadamente para não ter fila (Galeria Uffizi, Duomo Florença, Torre de Pisa).
Vou enviar-te mensagem ;)

Ola PaulaCoelho,
Sou nova por aqui acabei de fazer o cadastro, mas vou a Italia em Outubro e ainda nao planeei o roteiro, o teu está a calhar bem.
Podemos falar ?

Florinha

Membro Ativo
Olá Pessoal,
Andamos a planear uma viagem a Itália para Outubro (somos um casal) e a ideia para já é a seguinte:

1º dia: voo para Milão (terei uma tarde para conhecer a cidade)
2º dia: partida para Cinque Terre
3º dia: partida para Florença (com uma passagem por Pisa)
4º e 5º dia: Florença
6º dia: regresso a Lisboa

O que acham do itinerário?
Colocámos também a hipótese de voar para Pisa em vez de Milão, mas pelo menos no Skyscanner não encontro voos directos Lisboa - Pisa... :(
A ideia inicial era alugar um carro, embora pense que é possível fazer este trajecto de comboio. Aliás, a forma mais cómodo de conhecer as Cinque Terre é precisamente de comboio, certo? O que acham que compensa?

Bom, para já acho que chega de questões! :)

Agradeço qualquer ajudinha!

Olá!!

Em 2013 fiz Roma-Pisa-Florença-Roma (por esta ordem), sempre de comboio. Aconselho comprar com antecedência, assim que decidires o roteiro.

Pisa não achei nada especial, vê-se numa manhã. Florença arrependi-me de não ficar mais tempo, é uma cidade encantadora, prometi a mim mesma voltar um dia.
Mas lá está, são opiniões muito pessoais decorrentes das expectativas e experiências de cada um.

Qualquer ajuda, dispôe.

Boas viagens!

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Só vai ficar em Cinque terre 1 dia? apesar de nunca lá ter ido parece-me pouco.

Em relação a Florença/Pisa, apenas dois dias em Florença pode ser curto, a cidade apesar de pequena tem muita coisa para ver, tudo depende se vai pretender ver os museus e ai o tempo não vai chegar de certeza, pelo que neste caso eu retiraria Pisa do roteiro.

Florinha

Membro Ativo
Olá,

Só vai ficar em Cinque terre 1 dia? apesar de nunca lá ter ido parece-me pouco.

Em relação a Florença/Pisa, apenas dois dias em Florença pode ser curto, a cidade apesar de pequena tem muita coisa para ver, tudo depende se vai pretender ver os museus e ai o tempo não vai chegar de certeza, pelo que neste caso eu retiraria Pisa do roteiro.
@PaulaCoelho o comentário acima do @ploferreira acrescentou também o que pensei, nunca fui a Cinque Terre (ainda, espero! :D ), mas um dia pelo que tenho visto em reports, destinado para Cinque Terre parece apertado.

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Florinha não sou eu quem vai a Cinque Terre, é o Moiteiro. Eu vou ficar-me pela Toscana e deixar as Cinque Terre para outra altura, mas como as tinha no roteiro inicial decidi partilhar o que tinha pesquisado. Quando for pretendo ir com mais tempo e conhecer outros locais na zona ;)