Novidades

Mercados de Natal

Olá,
Este ano queria fazer uma viagem no fim de Novembro aos mercados de Natal na Europa. Inicialmente ponderei Alemanha, mas quando vi reports da região da Alsácia acho que me rendi, o q não dispensa no futuro uma visita aos mercados alemães. De facto acho que são zonas não comparáveis, Berlim, Munique são cidades grandes, enquanto o charme da Alsácia acredito que seja diferente e em menor escala em termos de turismo massificado. Somos 2 adultos e uma criança de 7 anos. Sinceramente o que aconselham?

Já conhecemos mercados de Praga, Viena e Londres.

Se optarmos pela Alsácia, estive a comparar valores entre o aeroporto de Basileia e Frankfurt e as viagens estão mais baratas para a Alemanha. Em termos de deslocação julgo que seja mais ou menos a mesma coisa.
Outro dos motivos que me faz pender mais para viajar para Frankfurt tem a ver com o aluguer dos carros, q fica substancialmente mais barato. Caso não passemos pela Suíça não precisamos que o carro tenha aquele selo verde pois não? Se andarmos só a sul de Frankfurt em direccao à Alsácia julgo q não seja necessário pois não? Porém aguardo os vossos Feedback pq são mais experts do q eu nesta matéria de certeza!

Estamos a pensar alugar casa pelo Airbnb na periferia das cidades pq fica mais em conta q no centro e visto q temos carro acho q não há problema.

Sabem se os estacionamentos nas cidades da Alsácia são pagos?

Muito obrigada desde já e umas excelentes viagens!
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Na Alemanha não há portagens nas auto-estradas, não vais precisar de entrar na Suiça por isso não precisas da "vignette" e na Alsácia não me parece que vás andar em auto-estradas, mas se for o caso em França pagam-se as portagens por trajecto, como em Portugal.

A Alsácia é uma zona com muito turismo, mas em finais de Novembro duvido que esteja cheia de turistas.
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Estive o ano passado nos mercados de Natal da Alsácia e recomendo totalmente. Aquelas vilas são mágicas. :rolleyes:
Fomos para o aeroporto da Basileia e não precisamos de comprar nenhum selo verde pois não entramos na Suiça. Saímos do aeroporto pelo lado francês. Ao pesquisar aluguer de carros em sites tipo rentalcars por exemplo, deve seleccionar o aeroporto lado francês. No lado suiço os preços sobem consideravelmente.
Relativamente ao estacionamento, as vilas têm parques de estacionamento pagos sim mas não me recordo de valores.
Boa viagem!
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Ia dizer justamente isso, o aeroporto de Basel é também o aeroporto de Mulhouse (e de Freiburg) e está situado em França, há aluguer de carros no sector francês e no sector suiço mas não se entra na Suiça, a não ser que se queira ir lá.
 
Preferia ir em dezembro mas só conseguiria ir depois de dia 17 e nessa altura os voos estão com valores exorbitantes, dai q vamos escolher ir em Novembro.
Então acham melhor a opção pelo aeroporto de Basel. Desconhecia essa questão que referem do aeroporto ser do lado francês. Muito obrigada
 

sicpaiva

Membro Conhecido
@carolmartins, convém confirmar em que datas começam os mercados de Natal. O ano passado penso que foi no ultimo fds de novembro.
Não sei qual a diferença de custo nos voos, mas o aeroporto de Basel-Mulhouse parece-me uma melhor opção pela distância. Convém claro ver também os horários dos voos de forma a rentabilizar o tempo. :)
Qualquer coisa que eu possa ajudar, disponha.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Em 2016 fui aos mercados de natal de Munique, Salzburgo e Innsbruck, em 2017 fui à Alsácia. Todos eles valem bem a pena, mas na minha opinião existem algumas diferenças... os mercados da Alemanha e Áustria são mais fortes no conteúdo dos produtos que tens à venda (as ditas "barraquinhas"), com mais variedade e artesanato de melhor qualidade. Por outro lado, a Alsácia bate na decoração das ruas, no ambiente e no charme das pequenas povoações.
 

yara

Membro Conhecido
Os mercados de Natal começam todos no último fim-de-semana de Novembro?
 
Obrigada a todos pelas dicas.
Já nós decidimos, vamos ficar pela zona de Alsácia.
Neste momento aceito sugestões de hotéis nessa zona.
Quanto aos estacionamentos queria saber se em Colmar e Estrasburgo os estacionamentos são sempre pagos ou se dá para arranjar lugar gratuito mesmo que se tenha que andar um pouquinho até ao centro.
Obrigada
 

NunoGC

Membro Novo
Olá.

É o meu primeiro post aqui no forum - e vinha à procura dessa informação sobre as "vinhetas" para as auto estradas Suíças, mas - aproveito para dizer o seguinte: Os Mercados de Natal da Alsácia são fantásticos!!!

Estivemos lá no ano passado, em Dezembro (eu, a minha mulher e os nossos dois rapazes, de 11 e 14 anos) e foi absolutamente maravilhoso. Para quem gosta do Natal como evento e, por isso, gosta das luzes. dos enfeites, etc, é o sítio ideal para passar uns dias.

Nós fomos por Karlsruhe - Baden Baden (o voo era mais barato para lá) e regressámos por Frankfurt, com direito a visita ao Museu da Mercedes (para quem gosta de carros, só custa é decidir entre visitar este ou o da Porsche...).

Fomos saltitando entre França e Alemanha - Estrasburgo, Colmar, Obernai, Oberkirsch, Riquewihr...são as que vêm à memória - sendo que o ponto alto foi, sem dúvida, Colmar.

Penso que só em Estrasburgo é que paguei parque de estacionamento, por ficar mais perto da cidade, mas, mesmo assim, "do lado de cá" do rio. Isto é, para visitar o centro histórico e os mercados, tivemos de atravessar uma das pontes e passar por um controlo de segurança (eles não brincam em serviço!).

Em Colmar, por exemplo, escolhemos um hotel à entrada da cidade - Comfort Hotel Expo Colmar (uma espécie de IBIS melhorado, com estacionamento gratuito). Quase em frente ao hotel havia um autocarro gratuito para a cidade e passámos lá toda a tarde e noite. Colmar é, sem sombra de dúvida, quase uma réplica da Disney em tamanho real, com as casas todas cheias de luzes de Natal e uma atmosfera fantástica.

As casas, em toda a Alsácia, têm aquelas traves em madeira nas paredes exteriores, o que, desde logo, lhes dá um ar mesmo pitoresco!

Talvez uma foto ou duas ajudem...

IMG_9462.jpg IMG_9455.jpg

Nuno
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@carolmartins
Provavelmente já venho tarde para dar sugestões mas fiz os Mercados da Alsácia no ano passado e o meu roteiro foi este:

Dia 30 - Aterrar em Karlsruhe-Baden-Baden às 11h» apanhar carro» seguir até Freiburg, almoçar e passear» ver Colmar à noite e estadia no Hotel Roi Soleil
Dia 1 - Colmar de manhã» visitar 2-3 aldeias (Eguisheim, Kayserberg, Riquewihr) » seguir caminho para ver Estrasburgo à noite e estadia no Ibis Sud Illkirch
Dia 2 - Estrasburgo» à tarde seguir para hotel Kloster Maria Hilf, numa antiga abadia em Buhl, já perto do aeroporto
Dia 3 - Voo de regresso às 10h50

O voo foi cerca de 55€ e o carro 81,5€ para 3 dias com seguro extra na Autoeurope.
Os hotéis nas cidades são caros nesta época pelo que escolhi hotéis fora da cidade e depois estacionei nos parques pagos (nas aldeias o ticket diário custou uns 3€, Estrasburgo é mais caro mas acho que vale a pena deixar num parque e não nos parquímetros de rua pois têm limite de hora e obriga a voltar para colocar mais moedas).
Quanto aos hotéis, ficamos num triplo e num duplo e cada pessoa pagou 72€ pelas 3 noites + uns 12€ para 2 PA no Roi Soleil e no Ibis, a Abadia tinha um óptimo PA.

;)
 

Blribeiro

Membro Novo
Já estive no de Nuremberg, Praga, Budapeste, Karlsrue, Munich, Berlin... Sou suspeito porque adoro Nuremberg mas para mim é o melhor que visitei lado a lado com Praga!

Alguém que tenha estado num destes e que possa dar opinião comparando com Edimburgo, ou Rothenburg ob der Tauber , ou Estrasburgo...

Ando a tentar escolher um para este ano :p
 
Última edição por um moderador:

sicpaiva

Membro Conhecido
Já estive no de Nuremberg, Praga, Budapeste, Karlsrue, Munich, Berlin... Sou suspeito porque adoro Nuremberg mas para mim é o melhor que visitei lado a lado com Praga!

Alguém que tenha estado num destes e que possa dar opinião comparando com Edimburgo, ou Rothenburg ob der Tauber , ou Estrasburgo...

Ando a tentar escolher um para este ano :p
Eu adorei Colmar! Aliás, toda a Alsacia, para mim, é linda e já mercados são de contos de fadas. Recomendo muito.
Este ano vou a Nuremberga e Rothenburg ob der Tauber.
 

Blribeiro

Membro Novo
Adoro Nuremberga! Cidade pequena mas com tanto! Podes espreitar Erlanger é logo ao lado e também muito fixe o espírito que se vive! Rothenburg ob der Tauber não conheço....mas tava capaz... Ou Tallinn ou Edimburgo
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei os de Praga e da Alsácia!
Também gostei de Estrasburgo (ganhou o "meu prémio" de melhor chocolate quente 😋) e Hamburgo+Bremen.
O ano passado dei a volta ao Lago Leman + Annecy... a zona é linda mas mercado a sério só em Montreux.

Este fim de semana vou até Edimburgo :) e em Dezembro a Lyon por altura do Festival Lumières.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Para mim Praga, Estrasburgo, Hamburgo.... Annecy (a cidade é linda e fazer a volta ao lago também mas o mercado é pequeno).
;)
 
Top