Novidades

Mefloquina ou Malarone

Ladybug79

Membro
Bom dia a todos,

vou para Bali e para as Gili daqui a 3 semanas.
Fui à consulta do viajante ontem e a médica aconselhou-me a profilaxia da malária Malarone.
Já li em vários testemunhos que a Mefloquina é suficiente. Para quem já viajou para essas bandas, o que aconselham?
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Das duas vezes que fui a Bali não fiz profilaxia da malária, às Gili nunca fui.

Quando fiz a profilaxia da malária, das vezes que fui à Africa do Sul, tomei Malarone, nem eu nem a minha mulher nem os nossos filhos tivémos efeitos secundários
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Tomei porque ia para zonas onde há malária, uma das vezes fui primeiro à Cidade do Cabo e depois ao Kruger e só fiz a profilaxia quando fui para o Kruger.

A escolha do Malarone foi porque é suposto ter menos efeitos secundários, mas também é mais caro.
 

susy4

Membro Conhecido
Eu fiz mefloquina, quando estive na Guiné, durante 6 meses seguidos e sem nenhum problema. Mas, somos todos diferentes e podemos reagir de maneira diferente aos medicamentos... sugeriram-me fazer 15 dias antes da viagem para "testar" - caso houvesse problema trocariam a medicação ( mas eu fui por um período muito longo...o que não é o caso )
O único cuidado era não beber bebidas alcoólicas no dia da toma e no dia seguinte.
 

broka

Membro Conhecido
É suposto tomar uma semana antes de ir certo? E na semana que se vai. Ou seja... 1 por semana.
Tambem fiz Mefloquina porque era mais pratico (pus lembrete no tlm).
Iniciei uma semana antes. Estive 2 semanas na Guiné.
Nao vou fazer para Bali, apenas vou levar repelente para pele e repelente para tecidos / bagagem.
 

Ladybug79

Membro
Olá broka,

Eu disse isso à medica cá em Aveiro e ela ia-me matando!! Por isso na pior das hipoteses devo comprar o Mefloquina... dar 45€ por caixa e meia de comprimido quando o mais importante é repelir os bichos.
 
Última edição por um moderador:

broka

Membro Conhecido
Olá broka,

Eu disse isso à medica cá em Aveiro e ela ia-me matando!! Por isso na pior das hipoteses devo comprar o Mefloquina... dar 45€ por caixa e meia de comprimido quando o mais importante é repelir os bichos.
Mas era Médica da Consulta de Viajante?

Nem há casos de malária em Bali (nas zonas que os turistas visitam). A menos que fosses ver os Dragões Komodo...

"None in the cities of Jakarta, and Ubud, or resort areas of Bali and Java, and Gili Islands, and the Thousand Islands (Pulau Seribu)."
CDC - Malaria - Travelers - Malaria Information and Prophylaxis, by Country

Agora usar o repelente é super importante porque há outras doenças além da Malária...
 

Ladybug79

Membro
Isso tentei eu explicar... que não tinha conhecimento de malária lá... e sim... medica de consulta de viajante.

Por ela era vacinada contra tudo. A minha sorte é que já tinha a vacina da Hepatite desde o Liceu, senão era mais uma conta redonda.
A profilaxia da malária, a que ela aconselhou custa 45€!
Repelente conto usar muito!

Vais quando para Bali?
 
Última edição por um moderador:

tama

Membro
Olá,

Tomo sempre o Malarone por 2 motivos, primeiro tem menos efeitos secundários e depois a toma é menos prolongada. A toma correta da Mefloquina é uma dose por semana a iniciar 2 semanas antes da viagem, continuando nas semanas em que estiverem na região e mais 4 semanas após o regresso.
De qualquer forma para Bali não me parece que fosse realmente necessário mas se ela o diz...
 

Ladybug79

Membro
Olá,

Tomo sempre o Malarone por 2 motivos, primeiro tem menos efeitos secundários e depois a toma é menos prolongada. A toma correta da Mefloquina é uma dose por semana a iniciar 2 semanas antes da viagem, continuando nas semanas em que estiverem na região e mais 4 semanas após o regresso.
De qualquer forma para Bali não me parece que fosse realmente necessário mas se ela o diz...
O problema segundo a médica, é que vou apanhar o avião a Lombok.

Olá,

Tomo sempre o Malarone por 2 motivos, primeiro tem menos efeitos secundários e depois a toma é menos prolongada. A toma correta da Mefloquina é uma dose por semana a iniciar 2 semanas antes da viagem, continuando nas semanas em que estiverem na região e mais 4 semanas após o regresso.
De qualquer forma para Bali não me parece que fosse realmente necessário mas se ela o diz...
Se tomar a Malarone terei que tomar 18 comprimidos. A Mefloquina, tomo 2 antes de ir, 2 lá e 4 cá... menos de metade.

Vi isto na internet:

CDC - Malaria - Travelers - Malaria Information and Prophylaxis, by Country

https://www.cdc.gov/malaria/images/map/indonesia_3.14.16.jpg

Recomendam a Mefloquina e não a Malarone
 
Última edição por um moderador:

NAM

Membro Ativo
Boa tarde.
Espero que a sua médica a tenha advertido que a profilaxia da malária não impede que apanhe a mesma. Simplesmente atenua os sintomas. O uso de um bom repelente é suficiente em Bali, nas Gili ou numa curta passagem por Lombok.
Com todo esse cuidado (exagerado e pouco fundamentado a meu ver) ainda torna as férias num "pesadelo" com os sintomas adversos de qualquer profilaxia desse género.
Ah, a sua médica não aconselhou também a vacina da encefalite japonesa? Bali continua a ser um foco.....
O bom senso, o não alarmismo e a informação cuidada são indispensáveis....
 

Ladybug79

Membro
Boa tarde.
Espero que a sua médica a tenha advertido que a profilaxia da malária não impede que apanhe a mesma. Simplesmente atenua os sintomas. O uso de um bom repelente é suficiente em Bali, nas Gili ou numa curta passagem por Lombok.
Com todo esse cuidado (exagerado e pouco fundamentado a meu ver) ainda torna as férias num "pesadelo" com os sintomas adversos de qualquer profilaxia desse género.
Ah, a sua médica não aconselhou também a vacina da encefalite japonesa? Bali continua a ser um foco.....
O bom senso, o não alarmismo e a informação cuidada são indispensáveis....
Olá Nam,
Por acaso falei nisso (encefalite japonesa) à médica... que basicamente me ignorou.
Estou mesmo tentada a não fazer a profilaxia.
Tenho que comprar um bom repelente, sim.
De resto há alguma outra recomendação que me queira fazer?
Ela mencionou também o uso de manga comprida e calças... mas duvido que consiga cumprir com as expectativas dela.
 
Última edição por um moderador:

Pudzianowski

Membro Novo
Eu fui um dos que se deixou convencer a tomar mefloquina. Tomei duas semanas antes e tomei o terceiro no domingo passado. Desde o segundo comprimido que tenho episódios nocturnos de vertigens e tonturas. Ando extremamente assustado porque acordo a meio da noite com tonturas e nestes preciso momento não consta sigo sequer estar de barriga para cima a apanhar sol de olhos fechados sem sentir desconforto com ligeiras tonturas. Tenho algumas dificuldades em adormecer e ando com o humor alterado, só não tenho a certeza se é efeito secundário directo ou apenas por estar assustado. Estava a pensar em tentar arranjar beta histina para as vertigens mas não faço a mínima ideia se me vai resolver o problema. A verdade é que tenho mais 12 noites aqui e não sei se vou conseguir descansar. Alguém tem ideias?
 
Última edição por um moderador:

Ladybug79

Membro
Eu fui um dos que se deixou convencer a tomar mefloquina. Tomei duas semanas antes e tomei o terceiro no domingo passado. Desde o segundo comprimido que tenho episódios nocturnos de vertigens e tonturas. Ando extremamente assustado porque acordo a meio da noite com tonturas e nestes preciso momento não consta sigo sequer estar de barriga para cima a apanhar sol de olhos fechados sem sentir desconforto com ligeiras tonturas. Tenho algumas dificuldades em adormecer e ando com o humor alterado, só não tenho a certeza se é efeito secundário directo ou apenas por estar assustado. Estava a pensar em tentar arranjar beta histina para as vertigens mas não faço a mínima ideia se me vai resolver o problema. A verdade é que tenho mais 12 noites aqui e não sei se vou conseguir descansar. Alguém tem ideias?
Por essas e por outras é que o Malarone é menos violento... é uma toma diária, logo a dosagem deverá ser menor.
Eu decidi não tomar nada para ir a Bali. Vou levar um bom repelente e vou por em doses industriais. Não haverá mosquito que me queira chatear.
Vais continuar a tomar o Mefloquina?
 
Top