Novidades

Maya Bay: Excesso de turismo fecha a praia mais famosa na Tailândia

Ricardo_7

Membro Conhecido
Blue-Water-Maya-Bay-Beach-Photo.jpg


O acesso à praia de Maya Bay, na ilha tailandesa de Koh Phi Phi Le, vai estar fechado a barcos de turistas durante os meses de junho, julho e agosto. O objetivo é recuperar as longas épocas de danos ambientais causados pelo excesso de turismo.
Segundo o jornal The Guardian, Maya Bay recebe até 5 mil visitantes por dia – a maioria dos turistas chega de barco a partir de Phuket ou de Koh Phi Phi Don. O turismo desta praia aumentou bastante desde que foi cenário do filme The Beach, com Leonardo DiCaprio.

O filme é sobre um backpacker (mochileiro) americano que viaja até à Tailândia para encontrar um paraíso «real» e intocado. Uma praia perfeita, por outras palavras. No entanto, a Maya Bay atualmente não tem nada de perfeito.

Esta medida vai ser implementada durante a época baixa da ilha (de junho a início de setembro), de forma a permitir a recuperação dos recifes de coral.

Cerca de 80% dos recifes da Tailândia foram destruídos, tendo como principais causas a construção de hotéis à beira-mar, as âncoras de barcos e os resíduos de plástico deitados ao mar.
Apesar de já terem sido postas em prática ações do mesmo género noutras praias tailandesas, esta é a primeira vez que os turistas serão efetivamente proibidos de chegar a Maya Bay de barco. O único acesso passa a ser através de uma outra praia na zona sul da ilha – Loh Samah Bay -, onde os barcos podem atracar. O passeio é de cerca de um quilómetro, mas pode valer a pena pelas paisagens incríveis.
Thon Thamrongnawasawat, vice-reitor da Faculdade de Pescas da Universidade de Kasetsart, em Banguecoque, afirma que a «solução ideal» seria fechar a baía permanentemente. Thon tem sido firme na defesa da necessidade de proteger os parques marinhos da Tailândia e tem alertado para o risco do turismo de massas. Durante uma visita a Maya Bay, em 2016, descreveu a praia como estando «tão densamente lotada que ficou sem palavras». "

Em voltaaomundo
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
É uma pena que assim seja, mas o turismo em massa tem destas coisas :( todos nós somos turistas e todos gostamos de ver, conhecer e explorar... Cabe-nos ter consciência para minimizar os danos :(
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Pois, é sempre chato quando estas situações acontecem, mas estou de acordo com a medida.
É importante que o turista tenha consciência do que pode fazer para ajudar a preservar a natureza.
Muitas vezes um saco para colocar lixo pode fazer a diferença (se todos o fizerem claro).
 
Última edição por um moderador:

goaman

Membro Conhecido
"O Departamento Tailandês dos Parques Nacionais e Conservação da Vida Selvagem e Plantas anunciou, o encerramento, entre 1 de junho e 30 de setembro, da praia de Maya Bay, nas Ilhas Phi Phi, para a realização de estudo aprofundado sobre as condições da fauna e flora da praia, controlo ambiental e gestão turística e planeamento de medidas para assegurar a sustentabilidade ambiental em futuras épocas em que a baía receba menos visitantes.
Não serão permitidos aos barcos entrar na baía, mas os visitantes ainda poderão ter um vislumbre da beleza da praia, imortalizada no filme “A Praia” com Leonardo diCaprio, a uma distância de 400 metros, ou espreitando por entre os penhascos que delimitam a entrada na baía. Isto será, contudo, estritamente controlado pelo Departamento dos Parques Nacionais e Conservação da Vida Selvagem e Plantas."

Informação retirada do Facebook Oficial da Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal (TAT)
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Eu quando estive lá fiquei desiludido.
Tailândia 2012 0616.JPG


Além destes deviam ser mais 30 barcos, e o cheiro a gasóleo era insuportável.
Isto foi em Junho de 2012.
 

goaman

Membro Conhecido
Ainda está aberta, conheço malta que está lá agora.
Não me interprete mal, mas tenho serias duvidas que tenham ido a Maia Bay. Acompanho a pagina oficial das Phi Phi, e tem lá bem explicita a proibição. No entanto dizem que existem outras 14 praias para visitar, e devem ser estas as que menciona.

A fonte:

Phi Phi Islands
 

Kufrua

Membro Conhecido
Em Julho estava fechada, fiz a excursão as phi phi desde Ralay, e não fomos a Maya Bay porque estava fechada.
 

bdavid

Membro
Não posso!! :mad:
Vou para lá na próxima semana
Realmente o turismo em massa em muitos locais deteora tudo e todos, é triste mas faz sentido :(
 

yara

Membro Conhecido
O excesso de turismo às vezes tem este resultado.
Aconteceu o mesmo com Boracay.
Fechou em Abril e acho que reabre em Novembro.
 
Top