Novidades

Malta // Novembro

Lili viajante

Membro Novo
Olá Malta,

Irei para Malta no mês de Novembro e ficarei alojada no Ramla Bay Resort.
Gostaria de vos pedir conselhos e sugestões sobre este destino e se perante a localização valerá a pena alugar carro ou conhecer usando transportes públicos?
Ditos por aqui onde possa fazer refeições?

Tudo o que for dito que me ajude será uma preciosidade.

Obrigada
Um beijinho
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Lili!

Visitei Malta em 2007 e na altura fiquei alojada em Mellieha e Qawra e andei de transportes públicos pois a rede é bastante boa (e tinha piada pois eram uns bus amarelos a cair de velhos).
Na altura fui a Gozo num tour através do hotel e o resto fiz de transportes (Valeta, Mdina, Paradise Bay, Golden Bay).
Podes consultar o mapa, bilhetes e trajectos no site oficial: Malta Public Transport e Malta Public Transport

Na época não aluguei carro pois eu queria passear e o namorado descansar, pelo que acabamos por fazer uns passeios de bus... mas se lá voltar pretendo alugar carro nem que seja apenas por 3/4 dias pois é a melhor forma de conhecer a ilha e aproveitar o tempo e pela localização do teu hotel não terás tantas linhas de bus disponíveis como na zona de Sliema e St Julians.
Quanto à condução, já andei "ao contrário" na Escócia e Irlanda e nas rotundas é que ficava meio baralhada mas depois apanhei o jeito da coisa!

Tenho uma colega que vai em Agosto e disse-me que onde conseguiu aluguer mais barato foi neste site (acho que mandou mail directo a pedir cotação):
R & R Car Hire Malta | Taxi, Cab & Mini Bus Service | Car Rental Malta | Malta Car Hire | Car Hire in Malta

;)
 

SEDA

Membro Conhecido
Bom dia @Lili viajante :)

Regressamos de Malta na 5f passada (e já voltava de novo 🙄 ). Nós ficámos num apartamento em Marsaskala e alugámos carro. Como chegávamos a Malta de madrugada, resolvemos ir de transfer para o apartamento no dia da chegada e ir levantar o carro no dia seguinte, 6f.

Alugar carro foi a melhor coisa que fizemos porque eles têm uma boa rede de transportes mas, por exemplo, no primeiro dia de Marsaskala para Valletta demoramos quase 1h de autocarro, num percurso que de carro se faz em 20 min. O trânsito é um bocado caótico mas porque eles não têm auto-estradas, nem vias rápidas (andam a construí-las neste momento), por isso cada vez que se quer a algum lado pode levar algum tempo. No nosso caso, usámos o Google Maps e acabava sempre por nos dar alternativas para ser mais rápido chegar ao destino, por isso andamos por muitas estradas secundárias que não nos teríamos metido de outra forma 😂.

O conduzir do "lado errado" da estrada é mais complicado no primeiro dia, mas depois uma pessoa habitua-se. Segundo o meu marido, que foi ele que conduziu a semana toda, o mais complicado são os cruzamentos. Nas rotundas não achou assim tão complicado porque já ia mesmo do lado da estrada onde tinha de entrar :p. E se houver sempre alguns carros a circular é mais fácil porque a pessoa acaba por segui-los.

O estacionamento também pode ser caótico, na zona de Sliema, St Julian's, St Paul's Bay é onde existe mais confusão e mais dificuldade em estacionar (nós só passamos de carro mesmo, não conseguimos estacionar). Em Valletta existem lugares na rua, mas na sua maioria pertencem aos residentes. No entanto, aqui existem três parques de estacionamento na entrada da cidade (um deles coberto e os outros ao ar livre) onde se pode deixar o carro (nós no último dia deixamos no parque de estacionamento coberto e pagamos €4,50 por 3h30 - ainda tentamos estacionar no exterior mas estavam lotados). Quando fomos à noite a Valletta deixamos num dos parques exteriores e não pagamos nada (não sabemos se se paga durante o dia porque não usamos).

Quando fomos a Gozo levamos o carro no ferry e também nos deu liberdade para andarmos por onde quisemos (para esta ilha nem pesquisei sequer a rede de transportes por isso só sei que o "passe" de Malta dá para usar em Gozo - relativamente aos autocarros em si não ideia de onde partem, por onde passam ou horários).

Para Comino deixamos o carro estacionado em Marfa, num estacionamento em frente ao cais, e apanhamos o barco aí. Para quem anda de autocarro o melhor local para apanhar o barco é Cirkewwa.

Atenção que estamos a falar da nossa experiência, agora no mês de junho. Em novembro poderá ser diferente em alguns aspetos porque não será uma altura tão turística (e algumas das estradas em obras agora já poderão estar concluídas).

Qualquer outra questão, disponha.

Boas viagens ✈ 🧳 😃
 

petrus

Membro Ativo
Pessoalmente gostei dos transportes públicos de malta. Não funcionam mal, há bastantes (dependendo das zonas e horários) e não são nada caros, mais ainda usando cartões, de que há várias modalidades e preços: Malta Public Transport
A condução "pelo lado errado" é diferente, mas o pior é que conduzem bastante mal, o tráfego é algo caótico e o estacionamento muito caro e raro de encontrar em algumas zonas, tipo capital, St. Juliens...

Quanto ao destino em si para nós foi meeehhh e apenas terceira escolha por vicissitudes várias. Não nos arrependemos, mas também não superou as nossas expetativas. Tem história, cultura, alguma gastronomia, boas praias (poucas de areia), mas a limpeza e cor da água (isto em junho) foram brutais.

Se o tempo ainda permitir, recomendo uma visita à lagoa esmeralda e à azul, bem como a Gozo.

Não sei se terei pachorra para fazer um report...
 
Top