Novidades

Maldivas - dúvidas

Monikitalex

Membro Ativo
Em Agosto vou fazer um combinado de India+ Maldivas.
Já alguém esteve em Agosto nas Maldivas? Está sempre calor, dia e noite? É melhor levar algum agasalho?
Que excursões recomendam?
Quanto ao dinheiro, qual é a melhor moeda para levar?
 

toly

Membro Ativo
Está sempre calor, mas menos que em Portugal.
Se tiveres frio, podes sempre dar um mergulhito( a água anda sempre pelos 26 a 28º).:D
O grande problema é a humidade.
Nos primeiros dias custa um pouco a respirar e transpira-se bastante, mas o corpo habitua-se rapidamente àquele ambiente.
Quanto a excursões,não sou grande fã disso e muito menos nas Maldivas.
A religião exclusiva daquela rapaziada é a muçulmana e de um ramo dos mais ortodoxos e radicais.
Não é agradável para uma mulher com cultura ocidental e relativamente atenta ao ambiente que a rodeia, a convivência ou permanência entre os locais, principalmente se tiverem idades superiores a 40 anos.
A atitude mais comum expectável será a indiferença, existindo algumas bem piores.
Mas é a terra deles, e só se sujeita àquilo quem quer ou não sabe onde vai.
As Maldivas que interessam(falo por mim) são as dos hotéis/ilhas e eventuais excursões para mergulho ou observação de fauna marinha.
Quanto ao dinheiro, todas as cotações e pagamentos são feitos preferencialmente em dólares ou com cartão de crédito.
Com o euro, perde-se um bocado com o câmbio.

Apesar deste discurso parecer tétrico ou alarmista, vou para lá no dia 19 de julho.
...mas só para as partes que me interessam.

Boas férias para vocês.
 

Monikitalex

Membro Ativo
Ola Toli.
Obrigado pela tua resposta.
Só não percebi uma coisa ... de que ambientes falas, que não são muito agradáveis?
Para que hotel vais nas Maldivas?
Algumas pessoas acham um desperdicio fazer excursões, se temos o paraíso aos nosso pés. São capazes de terem razão.
Nas Maldivas está menos calor que em Portugal? Ai não me assustes:p Será que vou andar encasacada?Referes-te a que temperaturas?
 

toly

Membro Ativo
O ambiente de que falo é da atitude dos locais para com as mulheres ocidentais.
É uma questão cultural e religiosa, e não há grande volta a dar.
Quanto mais velhos forem os nativos, mais radical é a atitude perante a mulher.
Em Malé, numa loja, a minha mulher perguntou o preço de um artigo a um nativo e ele deu a resposta a mim.
Nova pergunta dela, e nova resposta dele para mim.
Claro que ficou de imediato a falar sózinho, porque não estou para apanhar com aqueles filmes.
E isto é a atitude de alguém que está a vender e precisa de cativar o cliente.
Agora imagina o que é entrar com a minha mulher e a minha filha adolescente dentro de um café em Malé para beber um expresso.
Desde os sabujos que não tiravam os olhos da míuda, até aos que demonstravam um ostensivo desprezo e repugnância pela presença das duas, vi de tudo.
Mas isto é o comum num país muçulmano, apenas sendo um pouco mais evidente e menos dissimulado aqui.
O importante é estar de sobreaviso para esta realidade e consciente da envolvência, para evitar situações melindrosas ou complicadas.
Como disse no outro post, a terra é deles e temos que aceitar a situação e tentar evitar a exposição a coisas que nos desagradem ou choquem culturalmente.
Mas o importante nas Maldivas é o ambiente, o mergulho e a praia e não a gente e as cidades/vilas.
Nos hotéis a situação é bastante diferente e há a vantagem de muitos dos empregados serem indianos.
A diferença de atitude deles para os maldivianos é da noite para o dia(vê um report que fiz do Paradise Island onde falo disso).
Como em todos os destinos, há sempre prós e contras.
Neste caso, os prós suplantam largamente os contras, ainda para mais podendo controlar e evitar os factores mais desagradáveis.

Este ano vou para o Vilamendhoo, principalmente por causa do mergulho.
Ainda estive quase a optar pelo Eriyadu, mas o facto de eles terem tido um incêndio no bar, o preço mais alto e a pequena dimensão- que torna a variedade de escolha alimentar para a minha filha bastante mais reduzida- levaram-me a desistir da idéia.

Quanto a calor e frio, das 2 vezes que lá estive, sempre em Julho e no pico da monção húmida, nunca apanhei temperaturas mínimas abaixo dos 27º e máximas acima dos 34º.
A agua do mar mais fresquinha que apanhei estava a cerca de 25º.
Se ainda assim conseguires vestir um casaquito, dou-te um prémio.:lol:
Choque, é chegar a Lisboa e estarem 40º e tempo seco, depois de uma escala em Doha com quase 50º e outra em Londres com 12º.:blink:

Desculpa o testamento e aproveita para gozar tudo o que de bom aquelas ilhas têm para te oferecer.
É um destino que vale bem a pena, pelo menos uma vez na vida.

Boas férias
 

Monikitalex

Membro Ativo
O ambiente de que falo é da atitude dos locais para com as mulheres ocidentais.
É uma questão cultural e religiosa, e não há grande volta a dar.
Quanto mais velhos forem os nativos, mais radical é a atitude perante a mulher.
Em Malé, numa loja, a minha mulher perguntou o preço de um artigo a um nativo e ele deu a resposta a mim.
Nova pergunta dela, e nova resposta dele para mim.
Claro que ficou de imediato a falar sózinho, porque não estou para apanhar com aqueles filmes.
E isto é a atitude de alguém que está a vender e precisa de cativar o cliente.
Agora imagina o que é entrar com a minha mulher e a minha filha adolescente dentro de um café em Malé para beber um expresso.
Desde os sabujos que não tiravam os olhos da míuda, até aos que demonstravam um ostensivo desprezo e repugnância pela presença das duas, vi de tudo.
Mas isto é o comum num país muçulmano, apenas sendo um pouco mais evidente e menos dissimulado aqui.
O importante é estar de sobreaviso para esta realidade e consciente da envolvência, para evitar situações melindrosas ou complicadas.
Como disse no outro post, a terra é deles e temos que aceitar a situação e tentar evitar a exposição a coisas que nos desagradem ou choquem culturalmente.
Mas o importante nas Maldivas é o ambiente, o mergulho e a praia e não a gente e as cidades/vilas.
Nos hotéis a situação é bastante diferente e há a vantagem de muitos dos empregados serem indianos.
A diferença de atitude deles para os maldivianos é da noite para o dia(vê um report que fiz do Paradise Island onde falo disso).
Como em todos os destinos, há sempre prós e contras.
Neste caso, os prós suplantam largamente os contras, ainda para mais podendo controlar e evitar os factores mais desagradáveis.

Este ano vou para o Vilamendhoo, principalmente por causa do mergulho.
Ainda estive quase a optar pelo Eriyadu, mas o facto de eles terem tido um incêndio no bar, o preço mais alto e a pequena dimensão- que torna a variedade de escolha alimentar para a minha filha bastante mais reduzida- levaram-me a desistir da idéia.

Quanto a calor e frio, das 2 vezes que lá estive, sempre em Julho e no pico da monção húmida, nunca apanhei temperaturas mínimas abaixo dos 27º e máximas acima dos 34º.
A agua do mar mais fresquinha que apanhei estava a cerca de 25º.
Se ainda assim conseguires vestir um casaquito, dou-te um prémio.:lol:
Choque, é chegar a Lisboa e estarem 40º e tempo seco, depois de uma escala em Doha com quase 50º e outra em Londres com 12º.:blink:

Desculpa o testamento e aproveita para gozar tudo o que de bom aquelas ilhas têm para te oferecer.
É um destino que vale bem a pena, pelo menos uma vez na vida.

Boas férias

Olá Toly. Já fiquei mais descansada :)
Em Julho, época das monções, não apanhaste chuva? Isso é que me preocupa. Apanhar dias de chuva torrencial todo o dia.
Malé vale a pena ser visitado?
Testamento? Nada disso. Continua a escrever muito sobre as Maldivas, todas as informações aqui dadas são valiosas.
Boas férias também para ti.
 

toly

Membro Ativo
Claro que apanhei chuva.
E muita.
Só que depois de um dilúvio de meia-hora, vem uma vaga de calor e seca logo tudo.
Também tenho a pancada de me enfiar dentro de água quando começa a chover, por isso até gostava que caísse bastante chuva.
Mas as chuvadas e trovoadas mais fortes são de noite.
Se o teu hotel tiver um bar com vista para o mar, é um espectáculo a não perder ver uma tempestade daquelas (principalmenta ao longe e de noite)enquanto bebes um café.
Também é aconselhável levar o material de mergulho daqui, tendo atenção ao peso.
A máscara de mergulho mais barata que vi por lá custava 80$.
Um par de barbatanas fracotas custava 100$.
O material que eles alugam é caro e não é grande coisa.
Vai a uma grande superficie de desporto e compra uma máscara e tubo em condições e umas barbatanas leves e pequenas
Poupas bastante dinheiro e ficas melhor servida.

Sobre Malé, pessoalmente não tenho grandes razões de queixa.
Não me fizeram mal nenhum.
As minhas garotas é que juraram não pôr lá mais os pés.
A escolha de ires lá ou não tem que ser tua.
A sensibilidade e susceptibilidade a certas situações varia de pessoa para pessoa.

Malé, em termos de arquitectura e atracções, não tem nada de especial para ver.
Há um mercado de peixe-engraçado pela quantidade e variedade de espécies-, uma mesquita recente(onde ocidental não entra), um cemitério e um mausoléu antigo feitos de coral cortado em blocos, um jardim com cerca de metade do tamanho do jardim da Estrela, onde a atracção principal é uma árvore com 200 anos, o palácio presidencial e motas.
Muitas motas.
Toneladas de motas.
Ainda hoje ando a meditar na utilidade que terá um veiculo a motor numa ilha plana com cerca de 2 quilómetros quadrados.

Será mais bem empregue o dinheiro numa excursão ao tubarão-baleia ou às mantas, se fôr a época deles.
Corres o risco de não ver nada, mas se resultar, de certeza que nunca mais te esqueces do momento.

Boas férias
 

Monikitalex

Membro Ativo
Claro que apanhei chuva.
E muita.
Só que depois de um dilúvio de meia-hora, vem uma vaga de calor e seca logo tudo.
Também tenho a pancada de me enfiar dentro de água quando começa a chover, por isso até gostava que caísse bastante chuva.
Mas as chuvadas e trovoadas mais fortes são de noite.
Se o teu hotel tiver um bar com vista para o mar, é um espectáculo a não perder ver uma tempestade daquelas (principalmenta ao longe e de noite)enquanto bebes um café.
Também é aconselhável levar o material de mergulho daqui, tendo atenção ao peso.
A máscara de mergulho mais barata que vi por lá custava 80$.
Um par de barbatanas fracotas custava 100$.
O material que eles alugam é caro e não é grande coisa.
Vai a uma grande superficie de desporto e compra uma máscara e tubo em condições e umas barbatanas leves e pequenas
Poupas bastante dinheiro e ficas melhor servida.

Sobre Malé, pessoalmente não tenho grandes razões de queixa.
Não me fizeram mal nenhum.
As minhas garotas é que juraram não pôr lá mais os pés.
A escolha de ires lá ou não tem que ser tua.
A sensibilidade e susceptibilidade a certas situações varia de pessoa para pessoa.

Malé, em termos de arquitectura e atracções, não tem nada de especial para ver.
Há um mercado de peixe-engraçado pela quantidade e variedade de espécies-, uma mesquita recente(onde ocidental não entra), um cemitério e um mausoléu antigo feitos de coral cortado em blocos, um jardim com cerca de metade do tamanho do jardim da Estrela, onde a atracção principal é uma árvore com 200 anos, o palácio presidencial e motas.
Muitas motas.
Toneladas de motas.
Ainda hoje ando a meditar na utilidade que terá um veiculo a motor numa ilha plana com cerca de 2 quilómetros quadrados.

Será mais bem empregue o dinheiro numa excursão ao tubarão-baleia ou às mantas, se fôr a época deles.
Corres o risco de não ver nada, mas se resultar, de certeza que nunca mais te esqueces do momento.

Boas férias

Olá Toly.
Obrigado mais uma vez pelos conselhos, são sempre muito úteis :)
Agora é contar os dias para que chegue o dia da partida. Estou mesmo a precisar de férias.Inicialmente vamos fazer um circuito pela India e depois terminamos nas Maldivas ( 6 noites), e pelos relatos que tenho lido e as imagens que tenho visto, é o local ideal para descansar.
Boas férias também para ti.
 
Top