Novidades

Mala de viagem

Misabel

Membro Ativo
Estou para aqui com uma duvida vejam se alguém me consegue ajudar.
Vamos viajar pela Orbest 2 adultos e uma criança pelo que eu percebi temos direito a 3 malas de porão cada uma com 23kg, a minha duvida é a seguinte se levar só uma mala de porão posso ultrapassar os 23kg sem pagar mais por isso?
 

Rita.S.M.

Membro Novo
Eu viajei em março pela Orbest, 2 adultos e 1 criança de 4 anos. levamos 2 malas de porão sendo que 1 das malas ultrapassava os 23kg mas como fizemos o check-in em conjunto o peso total foi a dividir pelos 3.
 
Última edição por um moderador:

ALTF4

Membro Conhecido
Na turkish airlines tinha uma mala que ultrapassava o peso normal e as outras 3 tinham peso a menos e deixaram seguir.. mas isso depende de companhia para companhia...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Algumas companhias facilitam, outras não, eu não arriscava.
A arriscar não esquecer que 32kg é o peso máximo de handling.
 

rum

Membro Conhecido
Há normativos internacionais que, no âmbito do manuseamento de bagagens por pessoas, regulam as condições de trabalho, segurança e saúde. O peso das malas entram nesses normativos e, porque são manuseadas por pessoas, quando ultrapassam o limite terá de ser tratado e transportado como carga aérea. Claro que se o excesso não for considerado por aí além poderá ser considerada na mesma como bagagem de porão mas mesmo assim sujeita ao pagamento do excesso de peso. Em teoria se há excesso de peso há que pagar por isso, ou então arriscar e apelar à boa vontade que quem faz a recepção da bagagem.
 

yara

Membro Conhecido
Há companhias que facilitam e outras que não.
E às vezes, mesmo na mesma companhia, os critérios são diferentes.
Dou um exemplo.
Quando ia para o Brasil podia-se levar 1 mala de 23kgs.
Na ida, a funcionária da TAP se uma pessoa levasse 1 mala com 24kgs e a outra uma mala com 20kgs praticamente obrigava a transportar aquele kilo a mais para a mala que tinha 20kgs.
Na volta, 1 mala as vezes trazia 25kgs e outra 20kgs e a funcionária da TAP no Brasil pesava os 45kgs e dividia por 2, dava média de 22.500kgs e ela não dizia nada.
 
Última edição por um moderador:

Nuno Gomes

Membro Conhecido
Num voo da Evelop uma das malas tinha 25 kg e outra 20kg e obrigaram-me a passar bens de uma mala para a outra ou então tinha de pagar o excesso.
Depende muito da pessoa que está no handling, o melhor é jogar pelo seguro.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá
Nós somos 3 e levo sempre 2 malas, e mais que uma vez, a viajar pela Orbest a mala maior passou dos 23 kg, fizemos o check-in todo junto e nunca tivemos problemas, já aconteceu perguntarem quantas pessoas somos nós respondemos, mas nada dizem.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
@Misabel, o conselho que lhe vou dar serve para qualquer companhia, mas desse grupo (Orbest) em especial já tive problemas (Evelop) em Junho/Julho aqui e dizem ser recorrente.
O que aconselho é:
  1. Leve sempre consigo mala de mão com produtos de primeira necessidade, muda de roupa, etc. para o caso da mala não aparecer;
  2. Em vez de 1 "malão" com mais de 23 kg, levar 2 malas com os bens de cada pessoa nas 2 malas, ie, metade da sua roupa numa mala e a outra metade na outra e as outras pessoas o mesmo. Isto porque, se perderem/atrasarem uma mala, o inconveniente não é tão grande porque têm a outra com metade das coisas. Se meter tudo numa mala e perderem-na ou ficar atrasada é bem pior.
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
@Cláudio Pereira faço isso em todas as viagens, é sem dúvida a melhor pratica.
felizmente em 130 voos até hoje só me atrasaram uma vez a mala e foi à chegada :D
Infelizmente foi algo que nunca pensámos muito até ao dia que aconteceu. Dos muitos voos que fizemos só tinha havido uma vez um atraso. É algo que pensámos nunca acontecer, mas os casos não são assim tão raros.
Felizmente a mala com quase tudo para a nossa filha de 11 meses chegou, porque se fosse essa que não tivesse chegado, teria sido grave.
 

yara

Membro Conhecido
A única vez que a minha mala não apareceu, entregaram passadas 22h no hotel.
Por acaso tinha mala de cabine com quase tudo e o que comprei a companhia pagou.
 

Misabel

Membro Ativo
@Misabel, o conselho que lhe vou dar serve para qualquer companhia, mas desse grupo (Orbest) em especial já tive problemas (Evelop) em Junho/Julho aqui e dizem ser recorrente.
O que aconselho é:
  1. Leve sempre consigo mala de mão com produtos de primeira necessidade, muda de roupa, etc. para o caso da mala não aparecer;
  2. Em vez de 1 "malão" com mais de 23 kg, levar 2 malas com os bens de cada pessoa nas 2 malas, ie, metade da sua roupa numa mala e a outra metade na outra e as outras pessoas o mesmo. Isto porque, se perderem/atrasarem uma mala, o inconveniente não é tão grande porque têm a outra com metade das coisas. Se meter tudo numa mala e perderem-na ou ficar atrasada é bem pior.
Olá
Obrigado pelo seu conselho já faço isso desde que viajamos com a nossa pequena, normalmente levamos 2 malas de porão mas este ano estavamos tentados a levar só uma de porão e uma de mão com alguma roupa. Como levamos o carro da pequena 2 malas grandes são sempre um problema.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá
Obrigado pelo seu conselho já faço isso desde que viajamos com a nossa pequena, normalmente levamos 2 malas de porão mas este ano estavamos tentados a levar só uma de porão e uma de mão com alguma roupa. Como levamos o carro da pequena 2 malas grandes são sempre um problema.
Não sei exactamente se percebi o problema, mas o carrinho do bebé é à parte, pode levar até 2 peças sem custo extra. Nós levámos o carrinho tipo bengala e o ovo para colocar no carro que alugámos.
 
Top