Novidades

Mais de 40% dos portugueses não consegue pagar uma semana de férias por ano

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
Cerca de 41,3% dos portugueses não conseguia, no ano passado, pagar uma semana de férias fora de casa por ano, pior do que a média da União Europeia (UE), revelou esta quarta-feira o gabinete de estatísticas comunitário.

De acordo com dados esta quarta-feira divulgados pelo Eurostat, esta percentagem tem, ainda assim, vindo a melhorar desde 2009, ano no qual 63,3% dos portugueses afirmava não conseguir pagar uma semana de férias fora de casa.

Mais recentemente, em 2016, esta percentagem fixou-se em 47,2% e no ano seguinte, em 2017, em 44,3%.

A percentagem registada em 2018 colocou o país em oitavo lugar dos Estados-membros da UE com menos capacidade para suportar este tipo de encargos, numa lista liderada pela Roménia (58,9%), Croácia (51,3%), Grécia (51%), Chipre (51% também) e Itália (43,7%).

Em sentido inverso, as percentagens mais baixas registaram-se na Suécia (9,7%), Luxemburgo (10,9%), Dinamarca (12,2%), Áustria (12,4%) e Finlândia (13,3%).

Em toda a UE, em 2018, uma média de 28,3% dos europeus indicava não conseguir pagar uma semana de férias fora de casa por ano, percentagem que compara com a de 39,5% registada em 2013.

Os dados esta quarta-feira divulgados pelo Eurostat têm por base inquéritos realizados a cidadãos da UE com 16 ou mais anos.


@jornal expresso
Mais de 40% dos portugueses não consegue pagar uma semana de férias por ano
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
É muito mau, mas gostava de saber era dos outros 60% aqueles que fazem empréstimos para irem férias....
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Infelizmente existe uma grande fatia da população que não tem dinheiro para ir de férias, para muitas quase que não dá para comer e pagar as contas, quanto mais viajar.
Contudo nessa percentagem existe também muita gente que diz que não tem esse dinheiro, mas depois gasta o dinheiro que daria para umas belas férias, em telemóveis de ultima geração, Tv's enormes, carros, roupa de marca, não estou a condenar nem criticar, mas como em tudo na vida é tudo uma questão de opções.
As viagens ainda não estão enraizadas na nossa "cultura", até porque até a relativamente pouco tempo viajar era um luxo, só disponivel para uma pequena minoria.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Contudo nessa percentagem existe também muita gente que diz que não tem esse dinheiro, mas depois gasta o dinheiro que daria para umas belas férias, em telemóveis de ultima geração, Tv's enormes, carros, roupa de marca, não estou a condenar nem criticar, mas como em tudo na vida é tudo uma questão de opções.
Uma boa verdade... Ainda esta semana disse isso a uma pessoa conhecida.... "Eu viajo tu gostas de iPhones"....
E sinceramente acho que o português tem muito a mania de inventar desculpas para não sair de casa.... Conheço uns poucos assim!
Para ir de férias não é preciso ir gastar 1000€ numa semana por pessoa!

Em relação ao resto da noticia... Vale o que vale pela capacidade financeira das pessoas (ordenados) de cada país! :)
 
Última edição por um moderador:

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
Infelizmente existe uma grande fatia da população que não tem dinheiro para ir de férias, para muitas quase que não dá para comer e pagar as contas, quanto mais viajar.
Contudo nessa percentagem existe também muita gente que diz que não tem esse dinheiro, mas depois gasta o dinheiro que daria para umas belas férias, em telemóveis de ultima geração, Tv's enormes, carros, roupa de marca, não estou a condenar nem criticar, mas como em tudo na vida é tudo uma questão de opções.
As viagens ainda não estão enraizadas na nossa "cultura", até porque até a relativamente pouco tempo viajar era um luxo, só disponivel para uma pequena minoria.
tem de tudo na tuga
por norma o tuga, gosta de viver como rico

4 milhões de famílias, ganha menos de 20k por ano
 

ALTF4

Membro Conhecido
Eu faço parte desses 4 Milhões dessas famílias que vivem com menos de 20K / ano...
mas vejo viajar como um investimento, como quem investe num curso, numa formação, num psicólogo, etc... faço muitas contas e acabo por conseguir sempre poupar alguns K para poder viajar pelo menos uma vez por ano para fora de Portugal... penso que será uma questão de objectivos... viajar não tem que ser caro....
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Contudo nessa percentagem existe também muita gente que diz que não tem esse dinheiro, mas depois gasta o dinheiro que daria para umas belas férias, em telemóveis de ultima geração, Tv's enormes, carros, roupa de marca, não estou a condenar nem criticar, mas como em tudo na vida é tudo uma questão de opções.
Resumiste (principalmente o sublinhado) a opção de vida de praticamente todo o meu círculo de amigos.


Para ir de férias não é preciso ir gastar 1000€ numa semana por pessoa!
Para ir de férias basta fazeres durante uma semana, ou uns dias, aquilo que não é normal fazeres durante o ano inteiro:
Relaxar sem te preocupares com horários rigidos ou mesmo cozinhar, conhecer novos sitios etc, nem que seja como eu fazia há muitos anos atrás e ganhava menos que o ordenado mínimo que era ir acampar. Ou ir de férias é como dizes 1000€ por pessoa? NOT
Para mim férias, além da descrição normal, é desligar completamente da vida rotineira e quotidiana que a vida laboral traz durante a grande maioria do ano.
 
Top