Novidades

México - Março, Abril 2010

Monica Cabral

Membro Novo
Nessa altura é o final da Primavera lá. Deve estar já muito calor, com a aproximação do Verão. Estive na Riviera Maya na semana passada e, apesar de ser início da Primavera, as temperaturas já rondavam os 28-30 graus! A época das chuvas começa em Junho. Espero ter ajudado.
 

Monica Cabral

Membro Novo
Fui para o Barceló Maya Beach. Se fores à página 2 deste tópico, faço um comentário ao hotel. As estações lá são iguais às de cá, mas muito mais quentes. Lá agora é o início da Primavera, tal como cá, só que com temperaturas mais altas. O Outono lá começa em Setembro, tal como cá.
 

cgomes

Membro
Olá Viajantes

Cá estou eu de volta do Mexico cheguei ontem e só vos posso dizer uma coisa é 5 estrelas

Um beijinho grande para a Monica e um grande abraço para o Pedro
 

Monica Cabral

Membro Novo
Bem-vindos de volta! Espero que tenham aproveitado bem os restantes dias depois de vos termos deixado no hotel. Nós assim o fizemos! Ficámos mais pelo hotel, mas demos um pulinho a Playa del Carmen para as comprinhas e à praia Akumal, para fazer snorkeling e nadar com as tartarugas. Foi um espanto!
Foi muito bom ter a vossa companhia naqueles dois dias.
Bjinhos para ti e esposa!
O Pedro manda abraço
 

CatiaM

Membro Novo
Olá Mónica!
Uma vez que tenciono alugar um carro, tal como tu fizeste, podes dizer-me qual é o preço de entrada nos parques temáticos?
Xcaret, xel ha, cenotes, tulum...

Obrigada
 

sadino

Membro Novo
Alugaram o carro online ou fizeram-o lá? Onde e por quanto ficou o aluguer do carro?

Obrigado
 

Monica Cabral

Membro Novo
Olá!
Quantos aos bilhetes de entrada nos dois parques, já não me lembro a quantia exacta. Fomos a Xcaret, pagámos entrada básica e penso que ficou por volta dos 50 euros. O melhor será ires aos sites dos dois parques pq lá estão os preços todos em dólares e pesos. Tulum custou à volta de 5 euros e os cenotes 4 euros mais ou menos.
Alugámos o carro online na toprentacar.com. O escritório fica na Playa del Carmen, ao lado do Hotel Quinto Sol. Se fores ao site, fazes a simulação pra ver quanto te fica. Nós pagámos 60 euros por dois dias, o que deu um total de 30 euros por casal, mais 8,50 euros pela gasolina (gastámos um tanque de combustível: 17 euros ao todo).
Se precisarem de mais alguma informação, disponham.
 

LIGIA

Membro
Como é que descobriram os cenotes? Exsite indicação deles na estrada? Ou arranjaram um mapa com essas indicações? Pelo que li o mapa que nos dão é um pouco fraco e gostaria de arranjar um mais completo para visitar os cenotes e as praias e sul de tulum, onde poderei encontrá-lo?
 

blourenco

Membro Novo
Olá, boa tarde,

Ida 11 de Abril via Madrid
Hotel Grand Riviera Sunset Princess All Suite Resort & Spa 5*****sup

Já alguem esteve neste hotel? é bom?

Obrigada
 

Monica Cabral

Membro Novo
Há indicação na estrada sobre os cenotes, sobretudo na estrada principal da Riviera Maya. Tb há na estrada em direcção a Coba. Nós visitámos o Gran Cenote, que fica nessa estrada, e Ik-KIl, que fica a uns minutos de Chichen Itza. Pelo que li antes de ir para lá, os melhores cenotes são o Gran Cenote, o Ik-Kil, o Dznitnup e o Dos Ojos (este fica na estrada principal da R. Maya e podes lá ir de van). Neste site acho que há informação sobre cenotes e muito mais: Yucatan Peninsula Travel Info : TravelYucatan.com
 

raquelvia

Membro Novo
Olá Monica Cabral, tive a ler e vi que alugaste carro, também estou a pensar no mesmo.
E estive a ver o site que dizes e parece bastante em conta, gostaste do serviço? Fizeste a reserva pela net, e quando chegaste correu tudo bem? eles tinham mesmo o carro que tinhas solicitado com o preço da net?
Estive a ver o site e se calharo vou requerer o GPS, ou achas que não vale a pela?
Que sitios visitaste com o carro alugado? tou a pensar visitar Chichen Itzé, mas não sei se posso requisitar um guia como n irei em excursão!!
 

Monica Cabral

Membro Novo
Olá, Raquel!
Em relação ao serviço, tenho uma coisa a apontar: apesar de o horário afixado lá no escritório informar que eles abrem às 8h da manhã, só chegaram lá perto das 9h. Ou seja, perdemos quase uma hora. No entanto, eles responderam prontamente aos emails e ofereceram-se para irem buscar-nos ao hotel, que ficava a 15 minutos. Quando alugámos, escolhemos o volkswagen pointer mas deram-nos um nissan tzuru, muito económico mas sem direcção assistida! Mas o preço que pagámos foi o mesmo da simulação na net. Achámos os empregados muito prestáveis e simpáticos. Fizemos o seguro total mas não quisemos GPS, pois tínhamos o nosso. O GPS é bastante útil no interior de Playa del Carmen, pois aquilo é uma confusão (pelo menos, para nós!!). No entanto, os mapas GPS da Garmin estavam bastante incompletos, pelo que usámos pouquíssimo o GPS quando fomos nos nossos passeios, incluindo a ida a Chichen Itza. Um bom mapa e as indicações na estrada bastarão para se guiarem.
Os nossos passeios:
- dia 1: saída de Playa del Carmen em direcção a Chichen Itza por Tulum (sul); Ter em atenção aos topes (lombas) altíssimas nas zonas populacionais; quanto aos guias em Chichen Itza, existem muitos (nem todos são oficiais e os preços melhoram lá dentro); nós contratámos um que parecia oficial, visto que pagámos mesmo nas instalações das ruínas; o guia ficou a 100 pesos por pessoa; depois da visita às ruínas, fomos ao cenote Ik-Kil, a 10 minutos; nadar lá é uma experiência fabulosa; a entrada custou à volta de 4 euros; outro cenote muito giro lá perto é o Dzitnup; regresso, por sul, à Riviera Maya durante a noite; demora cerca de 2h e meia.
- dia 2: fomos a Coba; ao contrário da maioria do pessoal, fizemos o percurso todo a pé e subimos à pirâmide; à volta de 4 kms total; ou então é possível alugar bicicleta ou tricicleta com condutor; na volta, parámos no Gran Cenote; custa à volta de 4 euros; é aconselhável levar equipamento de snorkeling, que tb alugam lá; finalmente, fomos a Tulum e depois devolvemos o carro (tem de ser até às 7h da noite); o tanque de gasolina deve ser entregue como o recebeste; a gasolina lá é muito barata.
Notas: vimos muita polícia; nunca nos sentimos inseguros; nunca tivemos la mordida (paragem de stop da polícia e suborno para não cobrar multa; conselho: andar com 5 euros no bolso); na selva, passámos por vários controles militares, mas sem paragem. A experiência foi boa e repetiríamos. Ah, para ir a Playa del Carmen podem apanhar a van (custa 20 pesos), para ir buscar o carro e regressar ao hotel depois de o devolver.
Espero ter sido útil.
 

raquelvia

Membro Novo
Obrigadissimo Monica Cabral... claro q foi útil muito útil mesmo!!!
Assim já sei, só vou para lá às 9h00!! tb tava a apontar para o VW Pointer, e estive a ver no site e o nissan tzuru não é automático?? n sei se sei conduzir um carro automatico, e sem direcção assitida, festa total!! Já agora aproveito para perguntar se eles fornecem um bom mapa, ou então onde adquirir se souberes!! Na simulação solicitei o GPS, pelo sim pelo não!!
A gasolina para encher o deposito existe alguma próxima do locar de entrega do carro?
Tava a pensar fazer o percurso para Chichen Itza por cancun e dps auto-estrada... para se mais rápido... mas logo se verá. Fico bem mais descansada em relação ao guia em Chichen Itza!! e que não ter guia e ficar somente a olhar para as pirâmides, deve saber a pouco!
Coba certamente que irei fazer como tu... mas acho q vou alugar a bicicleta logo se verá ou a tricicleta!
Fico muito agradecida pelas tuas dicas, mas tou a planear alugar o carro por 4 dias!! para poder ir onde quero ... e tou é com receio da dita "mordida" dos policias... mas não há-de ser nada!!
Já agora ficaste em q hotel?
 

raquelvia

Membro Novo
Monica Cabral
ah tive a ler pots anteriores e já vi q ficaste no Barceló Maya Beach, em principio vou aproveitar uma promoção do Lupita!!
Percebi tb q viajaste via Madrid pela Iberworld, certo? se sim, qual foi o terminal de partida de madrid recordas-te?
Obrigado por tudo!!
 

LIGIA

Membro
Eu também estava a pensar ir por Cancun para chichen itza. Pelo Sul as estradas são boas? Não são mais perigosas por serem mais isoladas?
Eu gostava de visitar o cenote IK Kil mas diz-me uma coisa as escadas que desces são muito íngremes ou são escadas normais? É que tanto eu como a minha irmã temos vertigens e tenho medo de chegar lá e não conseguir descer e fazer figurinhas tristes!!!
 

Monica Cabral

Membro Novo
Antes de mais, não tens de agradecer! Não custa nada ajudar!
Em relação à rentacar, tenta chegar lá um pouco antes da 9h, pois quando lá chegámos havia muito pessoal à espera para ser atendido. Assim, se chegares antes, és atendida primeiro. O nissan Tzuru não era automático, era manual. Em relação ao mapa, eles não fornecem, mas podem comprar em Playa del Carmen, no caminho para a rentacar, ou mesmo no vosso hotel. Nós encomendámos um guia do Yucatan através da amazon e tinha todos os mapas. Acho que era da colecção Rough Guide. É em inglês. Eu sinceramente acho que a única zona que é preciso GPS é mesmo em Playa del Carmen, pois tem muitas ruas e muito trânsito. Basicamente, tens a via rápida que corre o litoral todo e a estrada (por acaso é nova e em muito boas condições) que vai de Tulum para o interior, passando por Coba, Valladolid e Chichen Itza. Nós perguntámos ao pessoal da rentacar qual o melhor caminho para Chichen Itza e eles aconselharam pelo sul, por Tulum. Não vale a pena irem para norte, em direcção a Cancun e apanhar a autoestrada. Perdem uma hora com isso. As estradas são muito boas, tudo rectas, sem subidas (daí gastar-se pouca gasolina). Atenção apenas às topes (lombas). Vê-se sempre muitos carros e há controle militar. Nunca nos sentimos minimamente inseguros. Raquel, pergunta lá na rentacar o posto de gasolina mais próximo. Fica apenas a 5 minutos. É difícil explicar-te aqui! Mas há muitos na via rápida em Playa del Carmen e na estrada para Tulum. Perto de Chichen Itza é que não há, por isso encham depois de levantarem o carro. Um depósito dá e cresce para ir a Chichen Itza.
O terminal de partida em Madrid é o terminal 4. Tem de se andar de autocarro de um terminal para outro. Os autocarros são grátis e estão sempre a passar.
No México, as estradas por sul não são nada perigosas. São movimentadas, vê-se muitos polícias e há sempre hotéis. Só a partir de Tulum para o interior é que há menos casas e vilas. É como cá: à medida que se vai para o interior, há menos movimento!
As escadas para o cenote Ik Kil não são nada íngremes. O único problema é estarem um pouco húmidas e termos de descer devagar, para não escorregarmos. Podem é ter receio de subir à piramide em Coba, mas pensei que fosse pior. Desde que se suba devagar e apoiada na corda. Achei mais difícil subir do que descer. Vale mesmo a pena, pela vista que se tem de lá de cima.
Quando é que vocês partem?
Xau...
 

Monica Cabral

Membro Novo
Um conselho importante: levem protector solar de factor alto (50 ou mais). Sou morena e, mesmo assim, usando protector 50, apanhei escaldão como nunca antes. O sol do México queima a sério e com uma rapidez!! Fiquei super-escura num instante! E isto foi em Março, no início da Primavera lá! Usem também repelente para insectos. O Previpiq é dos melhores. Vende nas farmácias e parafarmácias cá. Eu usei bastante e mesmo assim fui mordida umas 3 ou 4 vezes. Se não usasse, nem imagino...
Ah, não deixem de visitar a praia Akumal. É fácil lá chegar. Um sítio espectacular para fazer snorkeling e nadar com tartarugas! Não se paga.
 

rafix

Membro Novo
25 de Abril

olá a todos os participantes do Portal.
antes de mais, obrigado a todos pelos vossos testemunhos, ascreditem que prestam uma grande ajuda, principalmente àqueles que não sabem nada sobre o destino da viagem (EU). Irei pela primeira vez para o México dia 25 de Abril, com saida de Madrid. Vou ficar no BArceló Maya Beach, e pelos comentários que vi, parece-me bom. Uma pergunta: Qual a forma mais económica de ir apanhar o avião a Madrid? Sei que muitos o fazem, portanto agradecia uma ajuda.

Obrigado!
Rafael
 
Top