Novidades

México 2021 - Help (Roteiro)

Marks

Membro
Boas pessoal,

Como habitual, recorro a vocês porque sei que me ajudam sempre a tomar as melhores decisões.

Vou em Junho 2021 com a minha namorada para o México, não sou adepto de ficar mto tempo no mesmo sitio, como tal, tinha pensado explorar Playa del Carmen, Tulum e as ilhas envolventes, mas o tempo não estica.

9 noites.

map.jpg


Considerações:

- Planeio alugar carro logo na chegada a Cancun e seguir logo pra Playa del Carmen. Cancun não me seduz por aí além e tenho a ultima noite pra dar uma vista de olhos.

- O dia passado em Chichen-Itza/Valladolid/Cenotes teria como alternativa o dia passado no Xcaret Park. Por muito que oiça maravilhas do parque, acho que o Chichen é obrigatorio e os cenotes em redor (ik kil e suytun) são maravilhosos.

- Akumal ficará no meio da mudança de base Playa > Tulum.

- Gostava imenso de encaixar Holbox (eventualmente como alternativa a Cozumel ?!) e Lagoa de Bacalar (possivel alternativa a Sian Kaan & Punta Allen) - mas as 3h de viagem para cada lado assustam...

- Não me agrada muito mudar 3x a base nos ultimos 3 dias...

Sugestões?
 

Pedro85

Membro Conhecido
Boas!

Se tudo correr bem ainda vamos coincidir 2/3 dias lá no México! :p Vou a 29 de maio e volto a 7 de junho. :)

O meu plano é mais ambicioso, só vou ficar na zona das praias nos últimos dias. Para teres ideia marquei 5 hotéis diferentes. Conto em passar pelas ruínas Maias mais do interior (Mayapan, Uxmal, El Balam, Cobá) e por outras cidades como Mérida e Izamal. Do que estive a pesquisar, pelo menos recomendava-te Cobá, que fica mesmo perto de Tulum.

Sinceramente acho que vais perder muito tempo em viagens se quiseres ir a Holbox ou Bacalar. Em relação a este último, também era minha ideia dar lá um salto rápido, e ao Belize já agora, mas acabei por desistir por falta de tempo e por achar que ia-me cansar desnecessariamente. Também queria ir a Las Coloradas mas depois de ler algumas reviews, e ver que ia perder muito tempo, também desisti.

Em Valladolid encontrei o Cenote Zaci, que fica mesmo no centro e me pareceu simples mas muito bonito. Custa 30 pesos a entrada.
Perto do Cenote Ik Kil (e de Chichen Itzá já agora), encontrei também o cenote Yokdzonot, que pelas fotos é muito parecido ao Ik Kil mas em menor dimensão. Custa 60 pesos.
O cenote Suytun tens de reservar... ainda vou ver se vale a pena.

Tudo o que falei aqui foi com base em alguma pesquisa, claro que se já tivesse estado lá sabia-te dizer melhor. :)

Também vou investigar a ida a Cozumel.

Boa viagem! ;)
 
  • Gostar
Reações: rum

Marks

Membro
Boas,

Obrigado pelas dicas, vais fazer teste covid prévio à partida?

Li agora este post que me deixou meio confuso: Riviera Maya

Las Coloradas também vi, mas achei pobre...
Pode dar algum efeito visual agradavel, mas nada demais.
E por experiencia, o tempo nunca estica.

Cobá, já tinha visto, mas tive de preterir e ficar-me só pelo ChichenItza e Ruinas Tulum, em termos arqueologicos.

Holbox é o mais complicado, porque é uma viagem muito grande.

Bacalar, saindo de Tulum, com dedicação faz-se bem num dia.

A ideia também é tirar 1~2 de puro relax, estilo praia e descanso.

Damm Sargaço Webcams nos arredores Riviera Maya
 

Pedro85

Membro Conhecido
Boas,

Não conto em fazer o teste para ir para o México. Tenho visto alguns relatos de gente que foi muito recentemente e acho que não houve nenhum problema.

Quanto ao sargaço... parece que é como o Covid. Veio para ficar e vamos ter de lidar com ele. :D A mim não me incomoda muito porque não sou muito de praia mas claro que estraga aquela paisagem de sonho.
 

Pedro85

Membro Conhecido
E já confirmaste que eles não estão a requerer o teste para embarque?
O site deles só indica que devemos preencher um questionário: aqui: Vuela Seguro
Não me parece que tenham legitimidade para pedir mais do que o país de destino exige.

Para além disso tenho acompanhado algumas pessoas nas redes sociais que estiveram ou estão lá e não precisaram de fazer o teste para a ida.
 

rum

Membro Conhecido
Boas pessoal,

Como habitual, recorro a vocês porque sei que me ajudam sempre a tomar as melhores decisões.

Vou em Junho 2021 com a minha namorada para o México, não sou adepto de ficar mto tempo no mesmo sitio, como tal, tinha pensado explorar Playa del Carmen, Tulum e as ilhas envolventes, mas o tempo não estica.

9 noites.

Visualizar anexo 194533

Considerações:

- Planeio alugar carro logo na chegada a Cancun e seguir logo pra Playa del Carmen. Cancun não me seduz por aí além e tenho a ultima noite pra dar uma vista de olhos.

- O dia passado em Chichen-Itza/Valladolid/Cenotes teria como alternativa o dia passado no Xcaret Park. Por muito que oiça maravilhas do parque, acho que o Chichen é obrigatorio e os cenotes em redor (ik kil e suytun) são maravilhosos.

- Akumal ficará no meio da mudança de base Playa > Tulum.

- Gostava imenso de encaixar Holbox (eventualmente como alternativa a Cozumel ?!) e Lagoa de Bacalar (possivel alternativa a Sian Kaan & Punta Allen) - mas as 3h de viagem para cada lado assustam...

- Não me agrada muito mudar 3x a base nos ultimos 3 dias...

Sugestões?
@Marks tens um programa como eu gosto, muito completo. Por muito que eu goste de praia ir ao México para ficar fechado num resort é um atentado. Não é que a vida de resort seja má, muito pelo contrário, há tanto para ver e fazer no México o que faz com que seja impensável ficar "fechado".

Quanto a Cancun é bom para quem gosta de copos e all night long.

Chichen-Itza, é para mim, um ponto obrigatório. Se vais de carro sugiro que o faças cedo, evitas as horas de calor e as hordas de excursões de turistas se é que as há. E claro deves ir aos Cenotes. Dependendo do tempo disponível poderias encaixar no mesmo dia Coba, também estive num Cenote em Coba vou ver se me lembro do nome e localização (o suytun não conheço). Valladolid é mais uma cidade como muitas outras, não tem para mim grande interesse. Por isso se tivesse que escolher entre Xcaret ou Chichen-Itza e olhado ao teu programa escolhia Chichen-Itza. Normalmente existem dúvidas é na escolha entre Xcaret e Xel-Ha. Xcaret, é de facto muito giro e um dia muito bem passado. Mas quando vais a Xel-Ha percebes que se há local bonito e natural é aquele. São parques diferentes mas centrados na água, a grande diferença é que Xcaret apesar de ser mais completo e com mais orferta é tudo artificial é tudo construído e muito "folclore". Xel-Ha é totalmente natural.

Em Akumal se o objectivo é ir ver as tartarugas, há muitas informações contraditórias sobre a entrada na praia. Ao que sei no México não há praias privadas nem mesmo nos hóteis. Há uns anos ouvia muito o termo praia privada mas isso lá não existe, existe sim é hóteis com acesso direto à praia. Mas adiante, ao que parece dizem que agora cobram entrada na praia de Akumal, mas pelo que percebi esse pagamento é para usufruir das infra-estruturas da praia e talvez guias para as tartarugas, mas ao que parece podes entra livremente embora seja "aconselhado" que pagues pelos "serviços". Quando estive em Akumal era com o objectivo de ver as tartarugas, tinha lido que à de manhã seria melhor. E já lá disseram-me que são animais selvagens e tanto podem estar de manhã ou à tarde... Sendo animais selvagens não há controlo. Acabei por ir à tarde e vi as tartarugas e não precisei de nenhum guia, ao fim de 50 metros lá estavam elas (ah levei o meu equipamento de snorkel). Ultimamente e infelizmente têm havido chegadas massivas de sargaço às praias da Riviera que além de impossibilitar as pessoas de entrar na água também afasta ao fauna para outras paragens.

Não conheço Holbox nem Cozumel (só vi ao longe) mas pelo que já li diria que Holbox seria mais apelativo. A Lagoa Bacalar, também não conheço e é longe para xuxu eu contava com mais do que 3 horas. Sian Kaan é para mim uma das melhores visitas na Riviera Maya, mas conta com um dia muito intenso e preenchido, Sian Kaan ao que sei não podes visitar por "conta própria" tens de fazer um tour com a entidade que gere a reserva, normalmente é feito de jipe, Um jipe para cada 4 pessoas e trens de levar carta de condução, ou então vais sempre à pendura. Mas como vis alugar carro isso vai ter a carta contigo. Ou seja, pelo que sei não podes fazer a reserva até Punta Allen com o teu carro. Também há uma versão em carrinhas mas não tem, digo eu, tanta piada.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Bom dia,

Também estou a planear uma semana no México no início de Julho se tudo correr bem.

Sabem se, vooando pela TAP, as taxas de saída do México estão incluídas no preço do bilhete? Penso que é habitual estarem incluídas nos voos regulares mas não estou certa.

E relativamente à nova taxa cobrada pelo estado de Quintana Roo (VISITAX), quando estão a pensar fazer o pagamento? Antes ou durante a estadia? Julgo que deve ter que se apresentar algum comprovativo impresso do pagamento à saida, mas ainda não percebi bem como funciona.
 

Marks

Membro
Tenho de ler melhor sobre essa taxa…
Alguém tem experiência com uso de drones no México?
 

rum

Membro Conhecido
Normalmente, nos voos regulares a taxa de saída está incluída no bilhete. Sei que é uma prática nos voos para os EUA. Para a Europa não tenho a certeza. Mas há ou havia casos, de voos de pacote em que já tinham a taxa incluída. Essa VISITAX não sei como é que funciona, mas não me faz sentido nos dias em que correm teres de andar com papeis atrás a comprovar o pagamento. Se o mesmo é feito online a confirmação do pagamento no local também deverá ser verificada da mesma foram... digo eu...
 

Marks

Membro
Pois eu também só encontro noticias acerca disso em sites manhosos.
Dia 6 ainda estarei a recuperar do jet lag, visto que chego a 4.
 
Última edição por um moderador:
Top