Novidades

Máquina fotográfica aquática - Nikon Coolpix S32,S33 ou semelhante

andre.doc

Membro Ativo
Viva! Apesar de (com muita pena minha) não fazer mergulho e me contentar com o snorkeling, sempre que regresso de um destino de praia tropical, arrependo-me de não ter levado uma máquina aquática minimamente boa. A Rollei Sportsline que comprei há uns anos por cerca de 50€ é muito fraca em termos de qualidade e torna-se até muito difícil ver o visor quando estamos na praia ou outro local com exposição solar. Pelo que, a antecipar o próximo destino de férias, estou a ponderar comprar uma maquina fotográfica melhor.

Alguém pode-me dar feedback da Nikon Coolpix S32 ou S33? Ou indicar um modelo semelhante em termos de qualidade (11-13 Megapixels, 3x zoom óptico)?
Ou mesmo postar em resposta a este tópico uma ou duas fotos tiradas com os modelos referidos? Se calhar já é pedir muito :) Toda a ajuda é bem-vinda. Obrigado!
 

Joana1992

Membro Novo
Boa noite
Eu estava muito inclinada a adquirir essa maquina pelo preço acessível e como é apenas para férias, no entanto uma amiga comprou uma e não gostou nomeadamente pela estabilização de imagem: queixava-se de que muitas das vezes não era fácil focar, o que dificultava no uso com monopod. Apesar de não ter testado a maquina isso acabou por me fazer mudar de ideias. Comprei um olympus tg860 foi mais cara, mas para já estou a gostar bastante, falta esperar pelas pelas férias para testa-la dentro de agua.
 

andre.doc

Membro Ativo
Boa noite
Eu estava muito inclinada a adquirir essa maquina pelo preço acessivel e como é apenas para férias, no entanto uma amiga comprou uma e não gostou nomeadamente pela estabilizacão de imagem: queixava-se de que muitas das vezes não era facil focar, o que dificultava no uso com monopod. Apesar de não ter testado a maquina isso acabou por me fazer mudar de ideias. Comprei um olympus tg860 foi mais cara, mas para já estou a gostar bastante, falta esperar pelas pelas férias para testa-la dentro de agua.
Joana, obrigado pelo feedback. De facto a Olympus TG 860 tem muitos melhores atributos mas o preço é também muito mais elevado. Neste momento consigo obter a Coolpix S32 a um preço muito atrativo mas receio que a qualidade da imagem fique aquém do desejável. E uma maquina do calibre da TG860 já está muito fora do meu orçamento... Há uns tempos mandei vir umas bolsas impermeáveis transparentes que supostamente são 100% à prova de água (e não chegaram a custar 5€) com a ideia de utilizar a minha velhinha mas fiável maquina digital compacta Sony DSC W350, mas tenho medo que essas bolsas não garantam uma perfeita estanqueidade e danifiquem a máquina...
 

SEDA

Membro Conhecido
Bom dia! Nós temos uma Nikon Coolpix S32, por isso deixo aqui a nossa opinião.

A máquina é bastante boa para o seu preço, a qualidade da fotografia é bastante boa (coloquei umas fotos abaixo para verem) e é inclusivamente uma das poucas máquinas subaquáticas que tem zoom ótico incorporado, apesar de ser apenas de 3x e não servir para grande coisa... :p Se forem fãs de vídeo, ela filma em HD e o som não é nada de especial, mas cumpre mínimos. É muito levezinha e liga-se muito rápido o que ajuda a não perder o momento.

Coisas menos boas:
- Tal como já foi dito, a focagem por vezes tem problemas. O facto de a lente ser zoom obriga a que a lente não esteja diretamente em contacto com a água e é como se estivesse dentro de uma mini caixa estanque. Isso faz com que por vezes se ganhe um pouco de humidade nessa zona o que vai sem dúvida dificultar a focagem, já sem falar na qualidade da imagem que parece que fica enevoada.
- Outra coisa que notei é que, não sendo uma grande angular (como por exemplo as Go Pro's), ela atua quase como uma lente zoom (distância focal mínima equivalente a 30mm, para quem for útil) o que quer dizer que é mais difícil fotografar planos próximos da câmara. Debaixo de água este efeito é ampliado, o que torna ainda mais complicado apanhar aquele peixe que anda a circundar as nossas pernas.
- Apesar da fotografia em baixa luz ser bastante aceitável, quando passamos para debaixo de água já deixa algo a desejar. O que acontece aqui é que, como é fácil perceber, debaixo de água é mesmo muito difícil manter a máquina estável e por melhor que seja o estabilizador de imagem, com pouca luz é mais que certo que a fotografia vai ficar desfocada. Neste caso culpo a abertura máxima da lente (de 3.2 para quem for útil) e o tal efeito zoom. Para efeitos de comparação, a Go Pro Hero 3 (e uso novamente este exemplo por ser uma marca de referência, apesar de nunca ter usado uma) tem uma abertura de 2.8 e uma distância focal de 9.5mm, ou seja, uma grande angular e uma abertura melhor, o que facilita nas fotografias em baixa luz onde não podemos usar um tripé (como por exemplo debaixo de água).

Perdoem-me se isto soa muito técnico, terei todo o prazer em esclarecer dúvidas :)

De qualquer forma, e em jeito de resumo, estas desvantagens (e o facto de ter perdido uma grande foto - que mostro abaixo - por causa delas) levaram-nos a comprar recentemente (ontem :)) uma nova câmara para usar nestes casos, a ELE CAM Explorer. É uma Action Cam com características muito semelhantes às Go Pro's mas quase 10x mais barata (ficou por 63€ já com portes e vários acessórios incluídos). Quando ela chegar posso partilhar aqui a experiência para saberem se vale a pena.

Entretanto deixo algumas fotos (não editadas) da Coolpix S32:

Fotos normais durante o dia

Fotos subaquáticas com boas condições de luz

A tal foto que "perdi"
 

Lipe

Membro Conhecido
Investir com um propósito e depois não conseguir cumprir esse propósito ainda é pior!
Acho que deves pensar bem para que queres a máquina e obter feedback de quem a possa ter (esta e outros modelos).
Em relação ao modelo que falas e bem descrito pelo @SEDA ... parece-me insuficiente e arriscas a que não cumpra o propósito.

Eu tenho uma Sony TX-10... atualmente existe a TX-30 mas as diferenças são minimas (megapixels e tal) e até agora estou bastante satisfeito!

Das maiores vantagens face a uma "Action CAM" estilo "Go Pro" ou qualquer outra com caixa estanque... é que eu debaixo de água a filmar continuo a obter som, seja da água, das bolhas ou até se falar... e nas restantes máquinas a caixa estanque corta praticamente o som todo.
 

map

Banidos
@Lipe Também tenho uma Sony tx10 é boa a filmar e tem boas fotos, mas é lenta entre a focagem e o disparo não acha?
 

Lipe

Membro Conhecido
@Lipe Também tenho uma Sony tx10 é boa a filmar e tem boas fotos, mas é lenta entre a focagem e o disparo não acha?
A parte menos boa de facto é ser algo lenta, inclusive o touch do ecra não é dos melhores. Já tive outra Sony mais antiga, também touch e era bem mais preciso! Entre a focagem e o disparo ou após o disparo e até estar pronta para a próxima foto? É que aqui o problema já será da velocidade do cartão de memória.
 

map

Banidos
A parte menos boa de facto é ser algo lenta, inclusive o touch do ecra não é dos melhores. Já tive outra Sony mais antiga, também touch e era bem mais preciso! Entre a focagem e o disparo ou após o disparo e até estar pronta para a próxima foto? É que aqui o problema já será da velocidade do cartão de memória.
Mesmo com um classe 10 de 50mbs é lenta. Paguei pela minha 400€ foi em 2011 é carote mas na altura queria ;)
Está satisfeito com a sua ou pretende trocar? Enquanto a minha durar não pretendo gastar €
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Já que acordaram o tópico, aproveito para dizer que a minha Sony morreu e encomendei a nova Xiaomi Yi 2 4k onde certamente vou perder captação de som quando estiver com a caixa estanque, mas espero ganhar no ângulo de visão e versatilidade.
 

SEDA

Membro Conhecido
Olá @Filsoares, sim já consegui experimentar e até já era para ter postado isso aqui mas andava com um pouco de falta de tempo. Vou aproveitar a tua pergunta e trato agora disso :)

Conseguimos que a máquina chegasse antes da nossa viagem a Punta Cana portanto ficou logo bem testada. Tentei reunir exemplos de várias situações (as fotos estão em baixo) em que usámos a máquina para poder complementar as nossas conclusões.

No geral a máquina é bastante boa para o preço que é (ficou em cerca de 80€ já com custos de desalfandegamento... sim, parou lá :p sem esses custos ficava por 63€) e é nessa gama de preços que temos de a avaliar. Pessoalmente nunca usei uma Go Pro tempo suficiente para fazer uma comparação decente, por isso vou-me limitar a comparar com o que conheço e, aproveitando o tópico, comparo com a Coolpix S32.

A qualidade da fotografia parece-me um pouco inferior à da Coolpix, especialmente em condições de pouca luz ou com grandes contrastes, onde os brancos ficam explodidos e se nota muito ruído. Em boas condições de luz a qualidade é bastante razoável: cumpre mas não impressiona. O verdadeiro ponto forte desta máquina é sem dúvida o vídeo. A máquina filma a 4K, apesar de filmar apenas a 15fps, o que faz com que o vídeo pareça aos soluços. No entanto também filma a 2.7K a 30 fps e em HD e também faz slow motion (120fps) e time-lapses, funcionalidades que achámos muito engraçadas e permitem brincar um bocado. A qualidade do filme, seja em que modo for, é muito boa. A câmara reage a alterações de luz de forma bastante rápida e o ângulo de visão amplo é muito útil.
É também muito fácil de utilizar e tem vantagens em relação a algumas máquina desta gama (por exemplo vi uma máquina que uma vez dentro da caixa estanque, não se podia alternar entre modo foto e vídeo, o que para mim não faz sentido algum). A caixa vem simplesmente atulhada de acessórios e não é preciso comprar mais nada para trabalhar com ela.

Coisas menos boas:
- quando dentro da caixa estanque, o som fica muito abafado (como seria de esperar). Tem também o mesmo problema da Coolpix que é de vez em quando ficar embaciada.
- a máquina não consegue manter estado na memória, ou seja, se tivermos uma bateria suplente e a trocarmos, perde-se as configurações anteriores, como por exemplo o relógio. E uma vez que os ficheiros são criados com base na data e hora, se não se acertar o relógio sempre que se troca a bateria, os ficheiros vão ficar todos desordenados no cartão.
- como já referi, a qualidade de imagem (em modo foto) é pobre em condições de pouca luz (muito ruído e artefactos) e de muito contraste (ruído e descoloração).
- não existem à data (que eu conheça) selfie sticks para esta máquina (apesar de estarem a preparar um) o que quer dizer que se quisermos tirar uma selfie com o selfie stick (que aqui seria um monopé normal) temos de meter o timer da máquina. E para meter o timer da máquina, temos de ir até às configurações, correr os menus, meter o timer, voltar ao modo foto, tirar a foto e depois voltar a correr as configurações para tirar o timer para a próxima foto não escapar.... isto é, não tem atalhos para algumas funções que às vezes convém ter à mão. Julgo que isto também é comum nestas máquinas.

Coisas boas:
- pode ligar-se ao telemóvel por wi-fi e a aplicação da Ele cam é grátis. Permite controlar a câmara pelo telemóvel e ver as fotos e vídeos no cartão. É também outra forma de tirar selfies e mitigar o problema das configurações na máquina
- a qualidade de vídeo é muito boa e o som também é bom, desde que fora da caixa estanque
- traz muitos acessórios, inclusivamente a caixa estanque
- permite alternar rapidamente entre modos (vídeo, foto, time-lapse e slow-motion) dentro ou fora da caixa estanque
- curiosamente, as fotos aquáticas parecem sair com melhor qualidade que as fotos fora de água nas mesmas condições de luz (possivelmente porque a água distribui os raios de luz e impede que haja tantos contrastes que estragam as outras fotos. Deste modo, aquela foto que "perdi" provavelmente tinha sido bem conseguida com esta máquina

Como tal, e em jeito de conclusão, acho que a máquina cumpre aquilo a que se propõe, especialmente se tivermos em conta o preço. Para o fotógrafo/repórter de férias julgo ser suficiente, desde que complementada com outra máquina, claro, visto que a grande angular não permite tirar fotos a detalhes. É por exemplo muito difícil tirar fotos decentes a animais com estas máquinas, pois teríamos de nos aproximar muito e eles fugiriam. No entanto não considero isso um defeito, pois a máquina não é feita com esse propósito.

Deixando agora as imagens falarem mais que as palavras, ficam algumas fotos (não editadas) da Ele Cam:

Fotos normais durante o dia (boas condições de luz)

Fotos normais durante o dia (alto contraste / pouca luz)

Fotos subaquáticas com boas condições de luz

 
Top