É tudo opiniões, respeito todas.
Eu não sou defensor da TAP só por que sim. Sei que tem vários problemas desde há muitos anos. Agora companhias europeias e para aeroportos principais da Europa (que é com essas que podemos comparar a TAP) não a acho assim tão fraca. Já tive problemas de bagagens, atrasos e cancelamentos com TAP, Iberia, British e Air France, etc. Todas essas situações resolvidas felizmente com compensação para o passageiro.
Quando ocorre alguma situação de repatriamento ou necessidade de voos extraordinários por questões de ocorrências não programas (fecho de fronteiras com o COVID), a TAP manda sempre um avião de maior porte para trazer o tugas ( por exemplo; recordo-me ha una anos numa tempestade de neve em dias antes do natal em Londres e a TAP mandou o velhinho e ja extinto A340, quando reabriram o aeroporto para trazer o portugueses todos para Lisboa.)
Neste momento têm das frotas mais modernas de longo curso e o A330neo da TAP permite fazer viagem de 10h até ao Brasil com um conforto que só grande companhias (não europeias) proporcionam.
Em suma, eu uso muito as low cost e as companhias de bandeira, não tenho nenhum preferida, mas também não odeio nenhuma. Todas falham e em terras lusas a proporção de falhas poderá ser maior na TAP porque é a maior companhia de bandeira no nosso pais.
Quando aos efeitos da pandemia neste verão em especifico, o problema acho que é claro para todos, que não esta afeto as companhias mas sim aos aeroportos (handling).