Novidades

Leite creme e outras iguarias...

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Ai agora a culpa é minha??? :eek::eek:
Bem....
Vou deixar a minha receita de leite creme:
1 litro de leite (uso sempre magro)
4 gemas (guardo as claras para fazer bolo de prata)
Açúcar (a olho - uso açúcar amarelo - muito ou pouco consoante for mais ou menos lambareiro)
1 casca de limão (generosa)
1 pau de canela
Farinha maisena (a olho - entre 1 a 2 colheres, consoante se pretende mais ou menos espesso)
Levar ao lume num tacho todos os ingredientes, mexendo sempre para não criar grumos.
Quando começar a prender baixar o lume para o mínimo.
Retirar a casca do limão e o pau de canela e verter para um prato fundo/travessa.
Deixar arrefecer.
Quando estiver frio, polvilhar com açúcar (continuo a usar o amarelo) e queimar. :rolleyes:
Depois é ir provando até acabar....:eek::eek::D:p
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Parece que leite cremes há muitos :eek:;):)
Esse parece bem apetitoso ;):D

Deixo a minha receita:

Leite creme
6 gemas e 2 claras
7,5dl leite
Cerca de 200 gr açúcar amarelo (deito sempre menos)
1 vagem de baunilha, ou uma colher de café de açúcar baunilhado
Casca de limão
Pau de canela
1 colher de sopa de farinha maizena
Açúcar para polvilhar e queimar qb, canela em pó
Retira-se um pouco do leite frio e dissolve-se a farinha maizena (deve sempre dissolver-se em leite frio). Ferve-se o leite e deita-se devagar (para não cozer os ovos e talhar) por cima dos outros ingredientes previamente bem envolvidos. Leva-se a lume brando sempre a mexer para não agarrar e não criar grumos. Depois de ferver, apaga- se o fogão e retira-se o limão e a canela. Deita-se num prato ou travessa de sobremesa. Queima-se na altura de servir e polvilha-se com canela a gosto.

@Cristina Sousa o que é bolo de prata?
 

Bee

Membro Conhecido
Vou perder a vergonha, já que andam por cá alentejanos(as).
Ninguém me consegue dar a receita da Teculameca ou Teculameco (não sei como se diz)?
É um bolo viciante de amêndoa.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Cá deixo a que pedi:

Bater bem 12 gemas. Aquecer 1 l. de leite gordo com um pau de canela e uma casca de limão. Desse litro de leite tirar um bocadinho para dissolver 2 colheres de sopa de farinha antes de o pôr a aquecer. Quando o leite estiver quente deitar as gemas batidas, 250 grs de açucar e o leite com a farinha dissolvida. Mexer até cozer a farinha e as gemas. Não deixar talhar.

@Bee
Teculameca?! Ops! Descreve lá o que é....


Já sei. Eu digo Teco Lameco. É parecido com o toucinho do céu. Vou ver se me dão de lá;)
 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
@Bee, o tecolameco é um doce conventual do norte alentejano, Elvas, Crato, Portalegre, por ali. Diz-se até que tem origem em Olivença.
Ficou foi realmente muito conhecido por ser servido como uma das sobremesas do famosíssimo restaurante Fialho de Évora.
Há várias receitas, a que @Cristina Sousa colocou, uma delas;):D
 
Top