Novidades

Legal bloquear as saídas de emergência?

Lusitanea

Membro
Boa noite a todos!
Queria colocar uma pergunta muito simples (ou não, visto que está em questão a segurança dos passageiros):
Costumo marcar assento, quando possível (pagando mais) nas saídas de emergência, já que, não sendo dos maiores, tenho 1.90m.
Algumas vezes tenho viajado com a minha filha menor que nao pode usar tais assentos, por isso procuro para mim lugares de coxia.
Tenho vários exemplos ultimamente (Easyjet, Aeroflot) em que colocam uma fila de cadeiras a mais nas ditas 'saidas', sendo que o espaço entre filas fica exactamente igual às restantes.
Isto é legal? Respeita as regras da aviação civil? O que fazer nestas situações quando somos surpreendidos com este facto já dentro da aeronave?
Alguém me poderá passar informação regulamentar a este respeito?
Como proceder nestes casos?
Antecipadamente grato pelos esclarecimentos.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Boa Noite,

Julgo que não existe nenhuma medida mínima estipulada legalmente para as saídas de emergência.

Tanto quanto sei o critério para certificação de uma aeronave (ao nível das saídas de emergência) apenas exige que seja possível evacuar a totalidade dos passageiros utilizando metade das saídas de emergência disponíveis em menos de 90 segundos.
 

@patricia

Membro Conhecido
Boa Noite,
Não sei se vai ajudar mas nas saídas de emergência não é permitido a utilização da mesma para outros meios, a menos que haja uma autorização para tal, sendo que não pode por em causa o livre transito em caso de emergência, e os lugares têm que estar obrigatoriamente na planta da aeronave, a aviação de recreio não é a mesma que a comercial, mas os requisitos nas saídas de emergência são os mesmos....
 

Ricardo Botelho

Membro Ativo
Segundo sei aquando a marcação de assento na fila de emergência a mesma não pode ser feita para a criança. Na fila de emergência só podem reservar passageiros com condições e robustez necessária à abertura das portas em caso de necessidade.
Espero ter ajudado
 

Lusitanea

Membro
Segundo sei aquando a marcação de assento na fila de emergência a mesma não pode ser feita para a criança. Na fila de emergência só podem reservar passageiros com condições e robustez necessária à abertura das portas em caso de necessidade.
Espero ter ajudado
Sim, eu referi acima que quando vou com a minha filha menor não marco lugares nas saídas de emergência.
O que eu pergunto é se não tem que haver obrigatoriamente um espaço maior nesses espaços relativamente às filas normais.
O que me dá a entender é que algumas companhias, se calhar, em função das reservas, em vez de haver duas filas de assentos em determinado espaço, passam a haver três...
Vou-me informar e depois passo informações, obrigado!
 

Ricardo Botelho

Membro Ativo
Sim, eu referi acima que quando vou com a minha filha menor não marco lugares nas saídas de emergência.
O que eu pergunto é se não tem que haver obrigatoriamente um espaço maior nesses espaços relativamente às filas normais.
O que me dá a entender é que algumas companhias, se calhar, em função das reservas, em vez de haver duas filas de assentos em determinado espaço, passam a haver três...
Vou-me informar e depois passo informações, obrigado!
Peço desculpa, li mal a questão. De facto é uma boa curiosidade... por uma questão de lógica também penso conforme a tua opinião...
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Bom dia não me parece que a companhia vá alterar a configuração de um avião consoante a ocupação do mesmo.
Essas alterações não são assim tão simples e baratas para o fazerem de um momento para o outro.
Podem é ter aviões com diferentes tipos de configuração.
 

@patricia

Membro Conhecido
Olá,
Por vezes não tem a ver com a configuração do avião, que diga-se de passagem é impossível alterar, as regras de aviação são muito rígidas. O que acontece em qualquer voo é que nas saídas de emergência existem lugares que normalmente não são utilizados. Inclusive as cadeiras quando entramos no avião não são perceptíveis, pois estão fechadas parecem aquelas dos cinemas que o assento levanta), mas em caso de estar com lotação total, essas mesmas cadeiras são utilizadas, sendo que estão obrigatoriamente nas plantas do avião.
Quando verificar uma situação destas em caso de ter pago mais pelo assento tente falar com o comissário de bordo, e explique a situação, e como se sente por ter pago mais e ter o mesmo assento que todos os outros que não pagaram, pode ser que resulte, mas nunca em caso algum mostre um desagrado total ou seja "antipático", eu digo que vale a pena tentar, mas sem contestar muito, mostrar o desagrado com um pouco de simpatia, vai fazer com que o respeitem, e tentem encarar a situação sem alvoroço .;)
 
Última edição por um moderador:
Top