Novidades

Itália - Outubro 2018. 14 dias.

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Eu em Milão fiquei no Ibis... foi barato, simples e bem localizado.
Siena é linda, foi provavelmente a cidade que mais gostei na Toscana... o que não falta são sítios giros na zona, como San Gimignano e Montepulciano e etc.
Se fores em Outubro deves apanhar o chão da catedral destapado (comprei entrada online» tens o link no meu report).
;)
 

MiguelRosa

Membro
Olá @jukas, @PaulaCoelho, @yara, @Tuxa, @ploferreira.

Tirei Verona e Bolonha, acrescentei Sirmione e Siena. Penso que com este novo roteiro vamos aproveitar melhor os sítios, pois como nos vamos deslocar de comboio e a liberdade de horários é mais rígida, parece-me a melhor solução.

auploaddeimagens.com.br_images_001_560_990_full_291AA2DD_00BA_33bb51b7a15afee5c7a018254170b5f8.png

Aguardo pela vossa opinião
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Esse roteiro já vos deixa aproveitar um pouco mais as cidades... com o primeiro iam andar mais a correr ;)

No vosso plano saem sempre de manhã das cidades... se os bilhetes ao final da tarde forem mais baratos considerem essa alternativa... implica mudar de hotel mas assim perdem menos luz solar e aproveitam o dia desde manhã cedo. No horário de Inverno algumas coisas fecham mais cedo e de manhã há menos filas.

Sirmione e Cinque Terre ainda não conheço mas está na lista :rolleyes:
Quanto a Veneza, não percam um passeio às ilhas especialmente Burano.
Em Milão caso queiram ver a Última Ceia tenta telefonar para o número que vem no site pois talvez não estejam a vender por causa da nova exposição que abre em Outubro.
Sobre Florença, Siena e Pisa se quiseres podes ver o que fiz e links no meu report ;)
Vou regressar a Roma em Setembro e já comprei bilhetes para o Vaticano e Coliseu/Monte Palatino... a igrejas são grátis e a cidade é toda um museu, por isso penso que para três dias talvez não te compense o Roma Pass, dependem do que querem ver.

Já falta pouco! :D
 

MiguelRosa

Membro
Esse roteiro já vos deixa aproveitar um pouco mais as cidades... com o primeiro iam andar mais a correr ;)

No vosso plano saem sempre de manhã das cidades... se os bilhetes ao final da tarde forem mais baratos considerem essa alternativa... implica mudar de hotel mas assim perdem menos luz solar e aproveitam o dia desde manhã cedo. No horário de Inverno algumas coisas fecham mais cedo e de manhã há menos filas.

Sirmione e Cinque Terre ainda não conheço mas está na lista :rolleyes:
Quanto a Veneza, não percam um passeio às ilhas especialmente Burano.
Em Milão caso queiram ver a Última Ceia tenta telefonar para o número que vem no site pois talvez não estejam a vender por causa da nova exposição que abre em Outubro.
Sobre Florença, Siena e Pisa se quiseres podes ver o que fiz e links no meu report ;)
Vou regressar a Roma em Setembro e já comprei bilhetes para o Vaticano e Coliseu/Monte Palatino... a igrejas são grátis e a cidade é toda um museu, por isso penso que para três dias talvez não te compense o Roma Pass, dependem do que querem ver.

Já falta pouco! :D
Obrigado pelas boas sugestões. Continuo indeciso se hei-de fazer a primeira parte (Milão a Roma) de carro ou se de comboio. Sei que o carro fica mais caro mas não vou depender de horários...
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
A rede de comboios italiana é muito boa e mesmo comprando no dia antes consegues bilhete (fiz isso na Toscana pois não tinha a rota totalmente definida e éramos 7).
O vosso roteiro tem cidades com muito para ver (especialmente Roma e Florença) pelo que não vão ter tempo para andar a parar nas terreolas e se forem de carro ou não olham para a paisagem ou vão querer parar pois vão ver muitas terrinhas com ar giro penduradas no topo de alguma colina :p:p
Além disso o estacionamento nas cidades é caro e complicado, pelo que teriam de pagar parque ou ficar na periferia.

Se mantiverem esse roteiro conseguem fazer tudo na boa de comboio. Podes ter uma ideia dos horários no site na Trenitália ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá

Este pano parece-me muito mais equilibrado, com estas cidades a visitar sem duvida que optaria pelo comboio em vez do carro, mais barato, rápido e menos preocupações.
 

MiguelRosa

Membro
Já alguém fez Milao - Sirmione de comboio?

Estou a finalizar praticamente o roteiro de comboio. Duvida: em que estação parar nas Cinque Terre?
Chego num dia de manhã e saio no dia a seguir à tarde para Milão.
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não fiz Milão-Sirmione de comboio mas pelo que li tens de apanhar o comboio até Desenzano del Garda, atravessas a rua a apanhas o autocarro LN026 na Via Masaccio para Colombare/Sirmione. Tens comboios da Trenitalia, Trenord e Italo Treno... podes pesquisar nos sites das companhias.
No regresso apanhas novamente o LN026 para a estação e daí o comboio para Veneza S. Lucia (a estação na ilha pois se disser Veneza Mestre ficas no continente).

Era para ter ido a Cinque Terre quando fiz a Toscana mas tive de alterar voos e roteiro e não fui, mas eis o que pesquisei na altura:
» Sais no comboio em La Spezia
» Compras o Cinque Terre Card que custa 10€ para o dia ou trajectos individuais por 2,10€ ou trajecto num só sentido por 4€ para 6h (preços de 2016) dependendo se pretendes fazer tudo em comboio ou algumas caminhadas. Podes pesquisar valores actualizados no site Parco Nazionale delle Cinque Terre
» De La Spezia à primeira terra Riomaggiore são 10 minutos de comboio, de Riomaggiore a Manarola é 1km a pé pela Via Dell'Amore (se estiver aberta pois houve desabamento de terras e obras no ano passado acho eu), de Manarola a Corniglia são 2km a pé (depois sobes 360 degraus ou vais no bus ecológico), de Corniglia a Vernazza são 4km e de Vernazza a Monterosso são 5km.
» A minha ideia caso tivesse ido seria fazer a ida de comboio e a pé e o regresso de barco. Vê neste site: Rates

Espero que ajude ;)
 

MiguelRosa

Membro
Excelente ajuda @PaulaCoelho!! Essas informações vão ser úteis para a próxima fase. Por agora fiz o roteiro e já tenho os preços dos bilhetes entre cidades. Hoje ou amanhã vou comprar e depois vou escolher o alojamento.

5 Outubro
09:45 – Faro – Milão. Chegada às 13:35 a Milão Malpensa
Alojamento
Conhecer Milão
6 Outubro
8:25 - Estação Milano Centrale em direção a Desenzano del Garda Sirmione com chegada às 09:47. Regionale 2059 (18,40€)
Conhecer Sirmione
18:38 – Sirmione – Veneza St. Lucia com chegada às 20:10 - comboio Frecciarossa 9749 (14.90€)
Alojamento Veneza
7 Outubro
Conhecer Veneza
8 Outubro
Conhecer Veneza e viagem a Burano/ Murano
9 Outubro
09:35 – Estação Veneza St. Lucia – comboio Frecciarosse 1000 9415 (51€) em direção a Florença Santa Maria Novella com chegada às 11:40
Alojamento
Conhecer Florença
10 Outubro
Conhecer Florença
11 Outubro
Conhecer Florença
12 Outubro
09:10 – Estação Florença Santa Maria Novella – comboio 11757 (18,60€) em direção a Siena com chegada às 10:38
Alojamento em Siena
Conhecer Siena
13 Outubro
08:04 – Estação de Siena – comboio Regionale 6903/ comboio Regionale Veloce 2307 (34,60€) em direção a Roma Termini com chegada às 12:48
Alojamento em Roma
Conhecer Roma
14 Outubro
Conhecer Roma
15 Outubro
Conhecer Roma
16 Outubro
11:57 Estação de Roma Termini em direção a Pisa Centrale – comboio Veloce 8616 (39,80€) com chegada às 14:53. Visitar Pisa.
18:34 – 19:47 Estação Pisa Centrale em direção a La Spezia Centrale com chegada às 19:47– comboio Regionale 11866 (15,60€)
Alojamento em Cinque Terre
17 Outubro
Cinque Terre
18 Outubro
10:35 Lá Spezia Centrale em direção a Milano Malpensa com chegada às 15:22 (65,80€). Intercity 666 e Regionale 24942
Alojamento em Milano Malpensa
19 Outubro
7:25 Voo de Milano Malpensa para Faro com chegada às 9:15

Têm sugestões para o alojamento?
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Se o roteiro fosse para mim mudaria as viagens Veneza»Florença e Siena»Roma para o fim da tarde do dia anterior pois assim chegas a Florença e Roma quase à hora do almoço e a manhã está perdida e ainda não podes fazer check-in no hotel para deixar as malas. Fazendo as viagens por volta das 16-18h não perdes luz do dia e as atracções já estão a fechar... é só uma sugestão! :rolleyes:

Quanto ao alojamento a minha sugestão é dares uma vista de olhos pelos reports de Itália pois o pessoal costuma escrever onde se alojou ;)

Em Milão fiquei no Ibis Milano Centro por 59€ a noite para 2.
Veneza ilha é um abuso de caro! Eu fiquei 4 noites em apartamento perto do Rialto e foi 100€ por noite. Geralmente as zonas perto das estações costumam ser mais baratas por isso pesquisa nos bairros de Cannaregio e Santa Croce. Ou a alternativa é ficar no continente!
Em Florença a minha ideia era ficar no WoW Florence ou no Plus Florence perto da estação mas não tinha 3 quartos para nós 7 então alugamos apartamento.
Em Siena se vão apanhar o comboio da manhã para Roma talvez seja mais prático ficarem perto da estação. Eu fiquei na periferia do lado oposto pois foi onde encontrei mais barato (100€ para 2 noites o quarto para 2) mas perto da estação na altura vi o Alfredo II com preço semelhante e perto têm uma das portas da zona muralhada.
Roma também é caro... da primeira vez fiquei no Portafortuna Guest House e desta vez vou ficar no Premier Cavour, ambos na zona de Termini.
Para Cinque Terre não cheguei a pesquisar mas tenho aqui no ficheiro sugestões que tirei de blogs... pode ser que algum agrade: La Locanda Dalla Compagnia e Locanda Ca Da Iride (Riomaggiore) ;)
 

MiguelRosa

Membro
Segui a sua sugestão é saio ao fim da tarde de comboio
Parto para Siena ao fim da tarde e durmo 1 noite e saio para Roma a partir de Siena também ao fim da tarde.
Bilhetes comprados: 250€
Tenho os bilhetes impressos. Basta apresentar as folhas?
 

Jimmy

Membro Novo
Pena já conhecer quase todo o itinerário. Não queres fazer outro noutro pais, nesses moldes road trip? Até pode ser Portugal ou Irlanda Escócia ou isso.
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Miguel, quanto aos bilhetes deve dizer no papel impresso ou no mail.
Os meus da Trenitalia em 2012 apenas dizia para mostrar ao revisor o código PNR que vinha na impressão e no site ainda é a indicação que lá vem.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

A @PaulaCoelho já disse praticamente tudo, apenas reforçar que para Veneza sem dúvida que ponderaria ficar fora da cidade, ainda para mais viajando de comboio.
Eu optei por ficar em Mestre, tem imensos hotéis de qualidade a 2 minutos a pé da estação de Veneza Mestre. Poupa no alojamento que é substancialmente mais barato e de melhor qualidade e não precisa de andar com as malas pelas estreitas rua de Veneza ou no Vaporetto.
De Veneza Mestre até Veneza Santa Luzia são 10 minutos pelo que rapidamente está na cidade ;)
 

MiguelRosa

Membro
Agora, depois dos bilhetes comprados, pouco há a fazer. A não ser que vá até S. Lucia e volte para trás. Ou será que o comboio para antes de S. Lucia?
 

petrus

Membro Ativo
Itália é uma "chatice": tanta coisa para ver e se perder em tão pouco tempo! Para ajudar à festa os preços são bastante "salgados"!

Do que conheço e dos meus gostos pessoais é, provavelmente, o país mais "interessante" da Europa, mas também bastante caro, seja em comida, dormida, hotéis, transportes, portagens, entradas em monumentos...
 

ploferreira

Administrador
Staff
@MiguelRosa, depende da tarifa, na TrenItalia existem 3 tarifas: Base, economy e Super Economy. Apenas a Tarifa base permite alterações até 1 hora antes da partida do comboio.

A alteração tem um custo de 10€ + a diferença entre o bilhete pago e o bilhete do comboio a trocar se for mais caro e está naturalmente sujeita à disponibilidade de lugares.
 
Top