Novidades

Itália - Outubro 2018. 14 dias.

MiguelRosa

Membro
Olá Viajantes!
Este ano vou a Itália e estou a organizar o itinerário para 13/14 dias.

A ideia é a seguinte:
Dia 1) Faro - Milão de avião. Chegada a Milão, visitar e dormir na cidade
Dia 2) Viajar para Verona e no mesmo dia ir para Veneza
Dia 3) Veneza
Dia 4) Sair de Veneza para Bolonha e no mesmo dia chegar a Florença
Dia 5) Florença
Dia 6) Florença
Dia 7) Sair de Florença para Roma
Dia 8) Roma
Dia 9) Roma
Dia 10) Sair para Nápoles
Dia 11) Nápoles - Costa Amalfitana
Dia 12) Cinque Terre
Dia 13) Milão - Faro

Parece-vos demasiado ambicioso?
A ideia será fazer de carro para termos flexibilidade e outras dicas que possam achar importantes.
 

jukas

Membro Novo
Olá, Miguel! Há aí partes que podem ser feitas de comboio. A não ser que seja um grupo grande e compense alugar carro (o comboio é ao preço ± do nosso Alfa)...
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Miguel ;)

A mim parece-me um pouco ambicioso colocar tantas cidades grandes em tão poucos dias... mas eu tenho uma "paixonite" por Itália e gosto de andar por lá perdida!
Esse itinerário até pode resultar se forem de comboio entre cidades pois vão directo... mas de carro certamente vão querer parar várias vezes pelo caminho pois existem paisagens lindas e terreolas encantadoras e não vão ter tempo para usufruir delas. Eu optaria por ficar de Florença para cima ou de Roma para baixo.
Por exemplo, em Milão têm a zona dos lagos Maggiore e Como, ao pé de Verona o Lago di Garda, em Veneza vale a pela um passeio pelas ilhas, a Toscana é top e muito mais que apenas Florença (podes espreitar o meu report na minha assinatura)... e a lista continua...

Caso façam esse circuito e de forma a poderem ganhar algum tempo e usufruir um pouco mais, eu optaria por voar para Milão e regressar por Nápoles ou vice-versa para não ter de andar para trás e poupar uns 600 km. Acho que a Easyjet faz Faro-Nápoles... só têm é de ter em atenção em reservar um carro sem taxa de entrega em outro local (quando fiz a Toscana, levantei em Roma e entreguei em Pisa sem pagar mais por isso).
O estacionamento nas cidades é pago e caro! O melhor é reservar locais na periferia e depois ir a pé/bus ou pagar apenas as horas que se está na cidade em vez do dia inteiro pois alguns hotéis na cidade cobram caro pelo parque.
Se optarem pelo comboio, a maioria das estações tem cacifos para as malas (usei em Veneza, Milão, Bolonha sem problemas) e comprando com antecedência podem poupar muito (em 2012 fiz Milão»Veneza»Milão por 24€ no site da Trenitália quando a tarifa normal acho que é à volta de 64€ ida e volta).

Para terem uma ideia do tempo que passei em cada uma:
» 1,5 dias em Milão mas penso que em 1 dia conseguem ver o principal (se quiserem visitar A Última Ceia é melhor comprar online o quanto antes).
» 4-5 dias em Veneza com muito relax mas 2,5-3 dias chegam contando com um dia para irem às ilhas Murano e Burano que valem mesmo muito a pena.
» Uma manhã em Bolonha até depois de almoço e vi apenas a parte do centro nas calmas.
» 8 dias na Toscana: 2,5 dias em Florença, não foi muito mas deu para o que tinha programado... também fui em Outubro e apanhei 1 dia de tempestade!
» Para Roma acho que 2 dias é muito pouco (eu fiquei 5-6)... só entre Vaticano/São Pedro/Capela Sistina e Coliseu/Monte Palatino/Forum vão-se quase os 2 dias.
A Verona, Cinque Terre, Nápoles e Costa Amalfitana ainda hei-de ir :D

Espero estar a ajudar e isto é apenas a minha opinião, mas acho que a Itália é linda e merece ser saboreada e não vista a correr :rolleyes::)
 

MiguelRosa

Membro
Obrigado pelas vossas preciosas dicas. Assim sendo, a 1.ª alteração é no voo de regresso. Queria aproveitar a ida a Milão para passar por Cinque Terre, mas assim regresso a partir de Nápoles. Poupo 1,5 dias por não regressar a Milão, dando assim para ajustar. A minha grande duvida é mesmo usar carro ou comboio, embora esteja consciente que o comboio é mais económico, no entanto, poderei perder a possibilidade de visitar locais que valham a pena ser visitados.

Sobre o alojamento, aconselham o AirBnb ou alguns hostels?
 

yara

Membro Conhecido
Concordo com o que já disseram aqui.
São muitas cidades para esses dias todos.
Quando fui a Roma fiquei 4 dias completos e acho que ainda poderá ter ficado alguma coisa por ver.
Quando fui a Veneza, fiz 1 dia em Milão, 2 dias em Veneza e mesmo assim não fui a Burano (que muito me arrependo) e segui para Bergamo onde passei 1 dia.
Florença e Nápoles e Cinqueterre não conheço mas estão na (longa) lista... :rolleyes:
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
O melhor é fazeres uma simulação em termos dos custos do aluguer de carro + gasóleo VS comboio (obriga a planear com antecedência para sair mais barato online).
Também dá para fazer um mix consoante o roteiro e o que desejas realmente visitar. Há 2 anos na Toscana aluguei carro 4 dias para visitar as terreolas (168€ com seguro extra e 2 condutores» alugamos 2 carros e dividimos a conta por 7 pelo que saiu barato ;)) e fiz a parte de Pisa»Florença»Bolonha de comboio.

No teu caso penso que daria jeito alugar carro pelo menos para fazer a parte da Costa Amalfitana e estando em Nápoles ir a Pompeia e ao Vesúvio.
O resto é fácil fazer de comboio: Milão» Verona» Veneza» Bolonha» Florença » La Spezia (troca em Pisa)» Roma» Nápoles.

Com esse roteiro e mesmo não entrando em museus penso que não te sobra tempo para andar a ver muito mais!
Sinceramente, na minha opinião, cortava Roma deste circuito pois é uma cidade espectacular e demasiado grandiosa para se ir apenas 2 dias... vais ver que não chega :p.
Em Setembro vou lá voltar para levar o sobrinho e vão ser 4D/4N e não acho muito mas foi o possível.

Quanto ao alojamento, eu tento procurar o mais central e barato com bom aspecto.
Se estiver de carro procuro locais com parque grátis ou barato ou vou para a periferia (na Itália foi assim pois os parques são caros).
Geralmente pesquiso no Booking.com e começo sempre pelos hostels com quarto privado ou apartamentos (quando vamos vários) e às vezes comparo em outros sites para ver se está mais barato: Trivago, Destinia, Logitravel, na companhia aérea, etc.
Se fizeres login no Booking tens aceso a alguns descontos. AirBnB ainda não experimentei (as vezes que aluguei casas foi por outros sites).

;)
 

MiguelRosa

Membro
Estou a afinar... vou cortar Nápoles e só desço até Roma. Nápoles é imperdível?

Dia 1) Faro - Milão de avião. Chegada a Milão, visitar e dormir na cidade.
Dia 2) Viajar para Verona (suficiente um dia?) e no mesmo dia ir para Veneza
Dia 3) Veneza
Dia 4) Sair de Veneza para Bolonha (suficiente um dia?) e no mesmo dia chegar a Florença
Dia 5) Florença
Dia 6) Florença
Dia 7) Sair de Florença para Roma
Dia 8) Roma
Dia 9) Roma
Dia 10) Sair para Pisa e no mesmo dia ir para Cinque Terre
Dia 11) Cinque Terre
Dia 12) Sair para Milão
Dia 13) Milão - Faro

Acham que o número de dias em cada lugar está bem distribuído?

Obrigado @PaulaCoelho e @yara
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não sei se Nápoles é imperdível mas acho um bom local para conjugar com Pompeia, Vesúvio e Costa Amalfitana e talvez Matera e Bari numa futura viagem... já estou a sonhar :D

Esse novo roteiro já dá para usufruíres um pouco mais!
E dá para fazer sem problemas de comboio pois a rede italiana é boa e frequente.

Não sei o horário dos voos mas pelo que percebo o dia 12 vai ser todo em Milão e provavelmente parte do 13, pelo que te sugeria no dia 1 seguir logo para Verona e assim ir mais cedo para Veneza para aproveitar e ir a Murano e Burano no Vaporetto no Dia 3 (eventualmente até trocava Bolonha pelas ilhas... vê aí umas fotos na net ou nos reports... não te vais arrepender ;)).
Acho que tanto Bolonha como Pisa se vêm calmamente numa manhã/tarde, pelo menos os pontos principais.
E um dia em Cinque Terre acho que dá pois não deves ir a banhos em Outubro. Era para ter ido há 2 anos mas tive de alterar o roteiro mas na altura vi que dava para fazer todas de comboio desde La Spezia e no regresso voltar de barco pois a vista também é bonita do mar.
No dia 7 sairia bem cedinho para Roma para ficar com quase 3 dias por lá ou Dia 6 ao fim do dia... só para o principal já vais gastar muita sola de sapato :D
 

MiguelRosa

Membro
Não sei se Nápoles é imperdível mas acho um bom local para conjugar com Pompeia, Vesúvio e Costa Amalfitana e talvez Matera e Bari numa futura viagem... já estou a sonhar :D

Esse novo roteiro já dá para usufruíres um pouco mais!
E dá para fazer sem problemas de comboio pois a rede italiana é boa e frequente.

Não sei o horário dos voos mas pelo que percebo o dia 12 vai ser todo em Milão e provavelmente parte do 13, pelo que te sugeria no dia 1 seguir logo para Verona e assim ir mais cedo para Veneza para aproveitar e ir a Murano e Burano no Vaporetto no Dia 3 (eventualmente até trocava Bolonha pelas ilhas... vê aí umas fotos na net ou nos reports... não te vais arrepender ;)).
Acho que tanto Bolonha como Pisa se vêm calmamente numa manhã/tarde, pelo menos os pontos principais.
E um dia em Cinque Terre acho que dá pois não deves ir a banhos em Outubro. Era para ter ido há 2 anos mas tive de alterar o roteiro mas na altura vi que dava para fazer todas de comboio desde La Spezia e no regresso voltar de barco pois a vista também é bonita do mar.
No dia 7 sairia bem cedinho para Roma para ficar com quase 3 dias por lá ou Dia 6 ao fim do dia... só para o principal já vais gastar muita sola de sapato :D
Obrigado pelas dicas e pelo contributo na construção do meu roteiro. Já comprei os voos (Faro a 5 Out - Milão - Faro a 18 Out - 118,22€ com lugares marcados para duas pessoas).
Próximo passo é comprar os bilhetes de comboio e ponderar alugar carro. Aconselham alugar carro em alguma zona para poder desfrutar e descobrir sem me limitar ao comboio?
Obrigado!
 

jukas

Membro Novo
Concordo com a Paula: tendo carro, a tendência é ir parando por lugares que vão aparecendo e lá se vai o plano de visitar a cidade como deve ser... Nos últimos 4 anos (incluindo este) temos ido para Itália e ainda não "atacámos" a parte de Roma... Verona basta um dia mas, ± a caminho, tem o Lago de Garda, que merece um desvio... Em Veneza (tal como noutras cidades) vai estar a pagar carro desnecessariamente. Num dos verões, fomos de carro até Veneza, por causa do Lago de Garda, entregámos o carro no aeroporto e, regressámos a Bolonha de comboio. O hotel (de Bolonha) era em frente à estação, o que nos poupou tb tempo... Bolonha faz-se muito bem a pé e o carro não lhe vai dar jeito pois é tudo pedonal... Pessoalmente, e atendendo ao seu plano, optaria por ir de Veneza a Roma de comboio e, depois, ir subindo, de carro ou comboio... Escolheria um horário de fim de dia para aproveitar e descansar, da caminhada desse dia... Como disse a Paula, os parques são caros. Pisa foi uma desilusão. Já lá tinha estado, há 20 anos, e agora está uma cidade com um ambiente mais "pesado" (cheia de pedintes e muito suja). O estacionamento foi um balúrdio... Gostei mais de Luca, Ferrara, Modena, só para citar algumas mais pequenas, no centro... mas, pronto, Pisa é Pisa! Contudo, prepare-se para as (longas) filas para a torre, caso queira subir! As Cinque Terre merecem a ida de barco mas não leve muita expectativa: muito turística e demasiada gente...
Outra sugestão é instalar-se o mais perto possível da estação, se optar por comboio, e/ou não muito distante do centro: saberá bem, depois de caminhar muito, chegar depressa ao hotel para descansar e/ou fazer umas compras num super, de comida e bebida, e levar para o quarto! É tudo muito caro!!! Nós, ao almoço, optamos por pizzas e sandochas mas, ao jantar, por termos 2 filhos, lá fazemos uma refeição um pouco mais composta. Os preços são sempre pela hora da morte...
Ah! Se pretender visitar algum Museu ou Galeria de Arte marque previamente: evita muitas demoras nas filas.
Judite
 

MiguelRosa

Membro
VIAGEM MARCADA...
PRÓXIMO PASSO - ORGANIZAR O CIRCUITO (DIAS, VISITAS E TRANSPORTE)

Dia 1 - 5 Out) Faro - Milão Malpensa. Chegada a Milão às 13h35
  • Alojamento
  • Visitar a cidade
Dia 2 - 6 Out) Viajar para Verona (suficiente um dia?)
  • Visitar pontos principais de Verona até meio da tarde
  • Seguir para Veneza e aproveitar para visitar durante a noite
  • Alojamento em Veneza
Dia 3 - 7 Out) Veneza
  • Dia todo
Dia 4 - 8 Out) Murano e Burano
  • É suficiente uma manhã para visitar estas Ilhas? Onde posso deixar as malas?
  • Seguir para Bolonha na parte da tarde a partir de Veneza
  • Alojamento em Bolonha
Dia 5 - 9 Out) Bolonha
  • Visitar a cidade
  • Seguir para Florença
  • Alojamento em Florença
Dia 6 - 10 Out) Florença
  • Visitar a cidade
Dia 7 - 11 Out) Florença
  • Visitar a cidade
Dia 8 - 12 Out) Sair para Roma
  • Visitar a cidade
  • Alojamento em Roma
Dia 9 - 13 Out) Roma
  • Visitar a cidade
  • Alojamento em Roma
Dia 10 - 14 Out) Roma
  • Visitar a cidade
  • Alojamento em Roma
Dia 11 - 15 Out) Seguir para Pisa e no mesmo dia ir para Cinque Terre
  • Sair para Pisa de manhã, ir à Torre e a mais alguma atração e seguir para Cinque Terre
  • Em que local das Cinque Terre ficar e em que Estação de comboio?
  • Alojamento em Cinque Terre (ou nas proximidades)
Dia 12 - 16 Out) Cinque Terre
  • Visitar
Dia 13 - 17 Out) Cinque Terre
  • Visitar
Dia 14 - 18 Out) Sair para Milão
  • Dormir em Milão próximo do aeroporto, pois temos de nos levantar de madrugada
  • Alojamento próximo do aeroporto
Dia 15 - 19 Out) Descolagem às 7h25: Milão Malpensa - Faro
 

MiguelRosa

Membro
Concordo com a Paula: tendo carro, a tendência é ir parando por lugares que vão aparecendo e lá se vai o plano de visitar a cidade como deve ser... Nos últimos 4 anos (incluindo este) temos ido para Itália e ainda não "atacámos" a parte de Roma... Verona basta um dia mas, ± a caminho, tem o Lago de Garda, que merece um desvio... Em Veneza (tal como noutras cidades) vai estar a pagar carro desnecessariamente. Num dos verões, fomos de carro até Veneza, por causa do Lago de Garda, entregámos o carro no aeroporto e, regressámos a Bolonha de comboio. O hotel (de Bolonha) era em frente à estação, o que nos poupou tb tempo... Bolonha faz-se muito bem a pé e o carro não lhe vai dar jeito pois é tudo pedonal... Pessoalmente, e atendendo ao seu plano, optaria por ir de Veneza a Roma de comboio e, depois, ir subindo, de carro ou comboio... Escolheria um horário de fim de dia para aproveitar e descansar, da caminhada desse dia... Como disse a Paula, os parques são caros. Pisa foi uma desilusão. Já lá tinha estado, há 20 anos, e agora está uma cidade com um ambiente mais "pesado" (cheia de pedintes e muito suja). O estacionamento foi um balúrdio... Gostei mais de Luca, Ferrara, Modena, só para citar algumas mais pequenas, no centro... mas, pronto, Pisa é Pisa! Contudo, prepare-se para as (longas) filas para a torre, caso queira subir! As Cinque Terre merecem a ida de barco mas não leve muita expectativa: muito turística e demasiada gente...
Outra sugestão é instalar-se o mais perto possível da estação, se optar por comboio, e/ou não muito distante do centro: saberá bem, depois de caminhar muito, chegar depressa ao hotel para descansar e/ou fazer umas compras num super, de comida e bebida, e levar para o quarto! É tudo muito caro!!! Nós, ao almoço, optamos por pizzas e sandochas mas, ao jantar, por termos 2 filhos, lá fazemos uma refeição um pouco mais composta. Os preços são sempre pela hora da morte...
Ah! Se pretender visitar algum Museu ou Galeria de Arte marque previamente: evita muitas demoras nas filas.
Judite
Olá Judite, obrigado pelas suas dicas. Acabei de fazer no post seguinte o nosso plano, acho que final, do itinerário. A viagem vai ser feita toda ela de comboio. Pois sou só eu e a minha namorada e não irá justificar ter de pagar estacionamento, aluguer e combustível. Se poder dar umas dicas ao meu post, agradecia. Obrigado!!
 

jukas

Membro Novo
Pessoalmente, acho muito tempo nas Cinque Terre, a não ser que queira fazer caminhadas por lá. Nós fizemos apenas um dia até Monterosso mas antes o barco parou em Porto Venere. Acho que chega, sinceramente... Se for verão, ainda pode fazer praia; no outono, talvez o tempo não convide e acaba por desperdiçar tempo útil noutras cidades... Pode sair diretamente de várias cidades/localidades ali perto (Pisa, Florença, Milão...).
Murano e Burano faz numa manhã, mas levante um pouco cedo, para aproveitar bem. Se não tiver tempo para as 2, vá, pelo menos, a Burano. A outra não é tão especial, a não ser que seja fã de artigos da Marinha Grande! :D Da última vez que lá estive, ficámos no "Corte 1321 Hotel": muito bem localizado e com cozinha equipada. Como ao lado tinha um "Conad Supermarket", íamos lá buscar comida, aquecíamos no micro e poupámos algumas refeições ou também comprávamos o pão e fazíamos o lanche para levar! Comer, por lá, é ainda mais caro que em qualquer parte de Itália (recordo-me sempre de há uns 20 anos ter pago 50 euros, ± 10 contos, por um almoço para 3 pessoas: 3 bifes+salada e água!)... Veneza também me desiludiu, em relação ao passado: muito massificada, muitos produtos chineses à venda e lixo por todo o lado... Não é à toa que os nativos estão a fugir de lá... Mas vale sempre uma visita, claro!
Em Milão, se pretender ver a Última Ceia, faça uma reserva: quando lá estive, em 2007, não consegui vaga... A ver se não me escapa este ano! ;)
O ano passado, em Florença, ficámos no Globus, a cerca de 10 minutos a pé da estação mas mesmo junto ao Mercado (onde se podem abastecer, de dia, e jantar, à noite) e ao centro pedonal...
Vá reservando e controlando: estão sempre a alterar as tarifas e, de um dia para o outro, pode sempre conseguir melhores preços...
Quanto a Roma, como já lhe disse, ainda está para breve. Este ano será, ainda, dedicado ao Norte! :p
Disponha!
Judite
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Com o vosso roteiro realmente não compensa carro pois nas cidades grandes não é útil, pagam caro pelo parque e acreditem que não vão ter tempo para mais ;)

Como a Judite escreveu sai caro comer em Itália, mas se saírem das ruas mais turísticas conseguem comer a preços aceitáveis (pelo menos em Roma e na Toscana não gastei muito)... já em Veneza a conversa é outra: a maioria das refeições também comprava take-away para comer numa praça ou no apartamento e das duas vezes que jantei sentada pagamos uns 3€ por pessoa de taxa de mesa! O café bebia ao balcão pois sentada era bem mais caro. A taxa de turista eram 4€ dia em 2012!

Adorei Veneza e saindo da zona Rialto-São Marcos as enchentes são menores a anda-se mais à vontade. Quando fui estava muita gente mas não apanhei lixos nem mau cheiro e em Pisa também não. Eu passei um dia nas ilhas Murano»Burano»Mazorbo»Lido»Veneza mas dá para ver Murano e Burano numa manhã.
Deixei as malas umas horas na Estação de Comboios (acho que foram uns 6€ mais ou menos) e em Bolonha também.

Ainda não conheço Cinque Terre mas a minha ideia também era fazer em 1 dia com o bilhete diário de comboio desde La Spezia e voltar de barco... sei que o ano passado ou há 2 anos alguns trilhos estiveram fechados por queda de terra e/ou manutenção... uma colega queria fazer a Via dell'Amore e estava interdito.
A Judite falou em Luca (era para ter ido há 2 anos mas estávamos cansados e seguimos para Florença com muita pena minha) e é fácil fazerem Pisa» Luca » La Spezia.

Quando às principais atracções realmente poupam muito tempo de filas se comprarem antecipadamente» penso que comprei tudo 1 ou 2 meses antes:
» Veneza: comprei lá subida ao Campanille sem grande fila em Setembro
» Bolonha: comprei lá para subir ao terraço da Basílica San Petronio sem fila
» Milão: para a Última Ceia https://cenacolovinciano.vivaticket.it/
» Florença: para a Catedral com subida à Cúpula The great museum of Florence's Dome - Opera di Santa Maria del Fiore - Florence e para Galeria Uffizi The Uffizi Galleries
» Roma: para o Vaticano e Capela Sistina Vatican Museums - Online Ticket Office e para o Coliseu e Monte Palatino Colosseum - Rome - Official Ticket Office

Continuação de bom planeamento :)
 

Tuxa

Membro Conhecido
Quando estive em Milão fiquei no DoubleTree by Hilton Milan. Tínhamos paragem de eléctrico praticamente à porta e o hotel é excelente. Pequeno-almoço excelente!
 

MiguelRosa

Membro
No grupo Amantes de Viagens no Facebook disseram-me para acrescentar Siena. Dizem que é uma paragem obrigatória. Vou ter de ajustar mais uma vez os meus planos. Corto 1 dia em Cinque Terre e acescento 1 dia em Siena.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Pois, em Itália não faltam destinos interessantes, por isso mesmo às vezes menos é mais...

Eu pessoalmente prefiro ver menos coisas em mais tempo do que colocar muitos destinos e depois ter de andar "a correr"
 
Top