Novidades

Israel e Jordânia em finais de Maio

Pedro85

Membro Conhecido
Boas,

Vou a Israel e Jordânia (6 dias) em finais de maio e gostava de tirar algumas dúvidas, pois sei que há algumas pessoas pelo fórum que estiveram lá recentemente.

Não tive muito tempo de pesquisar ainda, por isso a minha ideia inicial é a seguinte:

1º dia- Chego ao aeroporto de Tel Aviv por volta das 3h da manhã de um sábado. Alugar carro, se tiver sono dormir um par de horas, depois seguir viagem.
- Seguir em direção a sul, Eilat
- Pelo meio visitar o Mar Morto e aquela montanha conhecida
- cruzar a fronteira, caminhar até Aqaba e tentar ir de autocarro (ou taxi) até Wadi Musa

2º dia- Visitar Petra

3º dia- Sair de manhã cedo em direção a Aqaba se possível de autocarro
- Cruzar a fronteira de novo e ir em direção a Jerusalem
- Tentar visitar aquelas caves naturais no sul de Israel

4º e 5º dia- Jerusalem e Belém

6º dia- Tel Aviv / Haifa / Nazaré

7º dia- 5h da manhã o voo parte de Tel Aviv


Várias questões:
- 2 dias não será muito para Jerusalém?
- Nazaré vale a pena?
- Acham que o aluguer de carro justifica-se no meu caso? Dá mais flexibilidade... Mas ia estar 2 dias sem o poder usufruir, quando estiver na Jordânia.
- Os cartões tipo Revolut e os nossos de débito/crédito, funcionam bem em Israel e na Jordânia?
- Aconselham levar dinheiro local?

Desde já obrigado! :)
 
Última edição por um moderador:

filipino

Membro
Olá Pedro. 2 dias poderá ser suficiente para Jerusalém, eu fiquei 5, mas fui a alguns locais varias vezes.... Porque não trocas Nazaré por Ramalah?
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas. É ambicioso esse roteiro em 6 dias em especial o início.
O carro vai te permitir poupar tempo e podes parquear junto a fronteira em Eilat.
Já te informaste do JordanPass ? Epaba que não tenhas tempo para explorar Wadi Rum.
Em relação a dinheiro, levei algum comigo já de Portugal. Em Israel usei meu cartão sem problemas. Na Jordânia o que levei comigo foi suficiente.
 
Última edição por um moderador:

Pedro85

Membro Conhecido
Boas, obrigado aos dois pelas respostas.

Olá Pedro. 2 dias poderá ser suficiente para Jerusalém, eu fiquei 5, mas fui a alguns locais varias vezes.... Porque não trocas Nazaré por Ramalah?
Tenho de pesquisar melhor mas pelo que vi isso fica já na Palestina. A minha intenção era passar mais pelo norte de Israel no último dia, e Nazaré é sempre aquele lugar simbólico bíblico. :)

Boas. É ambicioso esse roteiro em 6 dias em especial o início.
O carro vai te permitir poupar tempo e podes parquear junto a fronteira em Eilat.
Já te informaste do JordanPass ? Epaba que não tenhas tempo para explorar Wadi Rum.
Em relação a dinheiro, levei algum comigo já de Portugal. Em Israel usei meu cartão sem problemas. Na Jordânia o que levei comigo foi suficiente.
Sim eu li acerca do JordanPass no teu report. Vou comprar porque segundo li preciso por causa do "visto" de entrada na Jordânia, mas só conto em dormir lá 2 noites.
Wadi Rum, pelo que vi muito superficialmente, não me atrai. Quero mesmo é Petra! :)

Estou para já a pensar levar comigo uns 100 € em dinheiro da Jordânia (se conseguir comprar bilhete de autocarro de ida e volta para Petra não os devo gastar) e 50 € em dinheiro Israelita. Sei que por lá há vários sítios que aceitam USD e EUR.
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Ainda assim no site vê bem, porque 2 noites não sei se precisas do JordanPass. É uma questão de pesquisar. Ficas com o visto e com a entrada em Petra assegurada.
Tens de pagar para sair de Israel. Atenção que Israel é um bocado caro. Na Jordânia a moeda deles é cara. Isto pelo menos em 2016.
 
Última edição por um moderador:

Pedro85

Membro Conhecido
Ainda assim no site vê bem, porque 2 noites não sei se precisas do JordanPass. É uma questão de pesquisar. Ficas com o visto e com a entrada em Petra assegurada.
Tens de pagar para sair de Israel. Atenção que Israel é um bocado caro. Na Jordânia a moeda deles é cara. Isto pelo menos em 2016.
Sim eu sei é algo que já estou a contar. Mas para quem já esteve na Islândia e países nórdicos (devo este report ao fórum) não deve estranhar muito o custo de vida lá! :)
 

Pedro85

Membro Conhecido
Estou a pensar alugar também carro na Jordânia, em Aqaba no 1º dia, e daí seguir para Wadi Musa, regressando depois a Aqaba ao 3º dia.

Com isto tinha a vantagem de ganhar ainda mais tempo nas viagens para e de Petra. Por outro lado, ia ter ao mesmo tempo 2 carros alugados, um em Israel e outro na Jordânia. O que acham?

A nível de segurança de condução na Jordânia não deve haver qualquer problema, pelo que pesquisei...
 

rmonteiro

Membro Conhecido
A nível de condução por Wadi Rum e Wadi Musa e mesmo Aqaba, não deve ter problemas.
Ter dois carros alugados, significa ter duas despesas. É verdade que poupa algum tempo. Tem de fazer a bela equação do tempo VS dinheiro.
 

Pedro85

Membro Conhecido
A nível de condução por Wadi Rum e Wadi Musa e mesmo Aqaba, não deve ter problemas.
Ter dois carros alugados, significa ter duas despesas. É verdade que poupa algum tempo. Tem de fazer a bela equação do tempo VS dinheiro.
Sim a questão é mesmo essa. Li no teu report o que gastaste nas viagens de e para Wadi Musa de taxi. Sei que há viagens de autocarro mais baratas mas bem limitadas e sem horário certo. Daí colocar a hipótese do carro. :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Gastei de Aqaba para Wadi Musa. Grande parte do regresso foi num mini bus pois parei em Wadi Rum.
No caso quando cheguei era 6a feira portanto, dia santo para eles, logo menos autocarros havia.
 

Pedro85

Membro Conhecido
rmonteiro, no teu report dizes que pagaste 32USD para sair de Israel. Eles só aceitam USD ou é o valor referência, aceitando outras divisas? (suponho que a deles pelo menos aceitem :) )
Tanto nas fronteiras de Israel e Jordânia, aceitam cash e cartão de crédito/débito?
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Paguei 32USD. No máximo talvez aceitem a deles. Euros duvido que aceitem !
Na fronteira de Israel acho que esse valor tem de ser pago em dinheiro. No lado da Jordânia não precisas de pagar nada, portanto é relativo.
 
Ora bem,

Andava já com a viagem na cabeça há algum tempo e hoje, depois do reembolso do IRS ter caído na conta, resolvi avançar. Vou de 23 de Outubro a 6 de Novembro a Israel, território palestiniano e Jordânia.

Já antes encontrei dicas preciosas neste fórum, por isso voltei cá para ver se me conseguem ajudar. Dúvidas essenciais:
1) Quero ir a Tel Aviv, Jerusalém, Belém (eventualmente Ramallah), Masada (mar morto), Petra e Wadi Rum. Que trajecto recomendam, considerando que aterro e regresso de Tel Aviv?
2) como viajar dentro de Israel e Jordânia? Autocarro? Taxi? Carro? Considerem que vou sozinho...
3) Que burocracias terei na fronteira com a Jordânia? Dá para ir sozinho ou devo fazer os percursos à Jordânia em algum tipo de tour?

Obrigado desde já a todos pela ajuda.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boa noite.
Talvez a melhor hipótese seja descer Israel e passar pelos locais referidos. Uma vez que regressa a Tel Aviv, pode até deixar essa cidade para o final da viagem.
Pode utilizar autocarro para se deslocar entre as cidades.
Para a entrada na Jordânia vai necessitar do JordanPass, que pode fazer online. Pelo menos em 2016 precisei.
 
Boa noite.
Talvez a melhor hipótese seja descer Israel e passar pelos locais referidos. Uma vez que regressa a Tel Aviv, pode até deixar essa cidade para o final da viagem.
Pode utilizar autocarro para se deslocar entre as cidades.
Para a entrada na Jordânia vai necessitar do JordanPass, que pode fazer online. Pelo menos em 2016 precisei.

Muito obrigado.

Já agora, a entrada na Jordânia fizeste por onde? No sul de Israel, em Eilat, e fizeste Wadi Rum e depois subiste para Petra? Ou entraste por outro lado?

Depois, achas que vale a pena ficar uma noite em Belém ou Ramallah, ou dá para fazer tudo tendo como base Jerusalém e indo de autocarro?
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas.
Cruzei a fronteira entre Eilat (Israel) e Aqaba (Jordânia). Fui diretamente para Wadi Musa (vila junto a Petra) depois vim para Wadi Rum.
Belém fui numa tarde, apanhando transportes públicos em Jerusalém. Ramallah não fui.
No meu report tenho algumas informações que te podem ajudar.
 

NAM

Membro Ativo
Boas, obrigado aos dois pelas respostas.



Tenho de pesquisar melhor mas pelo que vi isso fica já na Palestina. A minha intenção era passar mais pelo norte de Israel no último dia, e Nazaré é sempre aquele lugar simbólico bíblico. :)



Sim eu li acerca do JordanPass no teu report. Vou comprar porque segundo li preciso por causa do "visto" de entrada na Jordânia, mas só conto em dormir lá 2 noites.
Wadi Rum, pelo que vi muito superficialmente, não me atrai. Quero mesmo é Petra! :)

Estou para já a pensar levar comigo uns 100 € em dinheiro da Jordânia (se conseguir comprar bilhete de autocarro de ida e volta para Petra não os devo gastar) e 50 € em dinheiro Israelita. Sei que por lá há vários sítios que aceitam USD e EUR.
Boa tarde.
Se conta dormir duas noites na Jordânia não precisa de comprar o Jordan pass. Não paga nada para entrar, só para sair de Israel. No regresso paga uma pequena taxa apresentando o bilhete de entrada em Petra e prova de alojamento.
Boas viagens.
 
Última edição:

rmonteiro

Membro Conhecido
Na altura não me recordo de pagar para entrar de novo em Israel. Para sair foi cerca de 32usd.
Eu precisei do JordanPass, fiquei 2 noites em Wadi Musa e uma em Wadi Rum.
 

Pedro85

Membro Conhecido
Viva,
Confirmo que também tenho lido isso que o/a NAM referiu. Eu também vou fazer igual, não vou comprar o Jordan Pass. Quando sair da Jordânia aí eles cobrar um valor, dependendo do número de noites dormidas por lá, e no caso de se ter dormido 3 ou mais noites até não cobram nada.
Parto daqui a 1 semana e pouco, depois conto como foi! :)
 
Top