Novidades

Israel e Jordânia - Dezembro

toozinha

Membro
Boa tarde :)

precisava de algumas dicas. Irei a Israel de 22 a 31 de Dezembro. Aproveitando para explorar mais a zona.
Questões:
-que sítios recomendam?
-a nível de movimentações, existe algum passe para comboios? Qual o preço, e como o comprar? (antes, via Internet ou na hora). As viagens convém serem previamente marcadas antes de lá chegar? Ou aconselham mesmo carro?
-câmbio: fazer aqui em Portugal ou assim que lá chegar?
-a nível de visto, como funciona?
-por ultimo: é muito complicado entrar na Jordânia? Já ouvi falar do Jordanpass. Elucidem-me :p

Todas as dicas são bem vindas :)

Obrigada.
 
Última edição:

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas. Falando da minha experiência, foi em fevereiro do ano passado: sítios, é relativo pois depende das cidades a que quer ir.
Utilizei autocarros para me deslocar entre cidades (tal como a nossa rede expresso) comprava normalmente o bilhete no dia anterior para me salvaguardar com os lugares, em especial à 6ª feira, pois pareceu me um dia muito movimentado pelos jovens militares.
Cãmbio que troquei por cá um pequeno valor, que é o que faço sempre que não vou utilizar euro. Gosto de ir salvaguardado com algum dinheiro.
Visto foi à chegada, não é colado no passaporte, tem de andar sempre consigo, eles devem colocar um clip ou simplesmente colocam dentro do passaporte.
Entrada na Jordânia, tem de ter o JordanPass...a lei tinha mudado 1 mês antes de eu ir, foi em conversa num hostel que soube que iria precisar dele e comprei online.
Tenho um report feito, leia pode ser que ajude em alguma coisa.
Entretanto ajudo no que for necessário.
 

toozinha

Membro
Boa noite! Obrigada pela resposta :) estive a ver o seu report, muito interessante, parabéns! Ainda estou a definir a rota, para depois fazer as devidas marcações via booking. Acabo por planear por mim mesma as viagens, tirando algumas dicas sem recorrer a companhias.
Os preços dos autocarros/comboios são acessíveis?
Fiquei também com uma dúvida: o JordanPass funciona como visa para entrar na Jordânia, não tendo problema na fronteira? Estou a pensar ficar dois dias.
Muito obrigada pela disponibilidade :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
A empresa de bus que utilizei foi a Egged, no site deles consegue ver os horários e numero de autocarro para as varias cidades.
Sim, precisa do JordanPass para entrar. Comprei e fiz download de uma imagem que continha um QRCode ou algo do género e servia para lerem o meu JordanPass, depois utilizei para entrar em Petra. Está a pensar atravessar a fronteira como ?
 

toozinha

Membro
Obrigada, vou verificar o site! Ajudará sem duvida principalmente se em alguns casos puder comprar no dia anterior para estar relaxada :)
A partir de Ein Bokek ou Massada de bus ate Eilat. Depois pensei em seguir de táxi ate Wadi Mousa (onde vou ficar dois dias e depois regresso a Tel Aviv para o voo).
Será a melhor forma?

Por agora ... Tel Aviv de 23 para 24. 24 a 27 para Jerusalém. 27 para 28 Eink Bokek e Massada. 28 a 30...Petra! :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Eu fui às estações comprar o bilhete no dia anterior.
Ao atravessar a fronteira pode apanhar taxi à cidade de Aqaba e daí apanhar bus para Wadi Musa. Fui diretamente da fronteira até Wadi Musa pois era 6a feira.
2 dias em Petra tem de pensar bem o que quer ver por lá ou a quantidade de horas que quer passar por lá em cada dia, para não estar a ver as mesmas coisas.
 

Joana S S

Membro Ativo
Fiz Israel e Jordânia em abril deste ano e, em Israel andei sempre com carro.. só para entrar na Palestina é que usei taxi, por questões de segurança.
Tendo carro permitiu-me andar por todo o país sem estar dependente de autocarros e, para mim foi o melhor pois consegui visitar tudo o que queria.
O valor de taxi da fronteira Eilat-Aqaba até Wadi Musa é de 47 JOD.. certamente apanhar autocarro em Aqaba vai permitir poupar imenso dinheiro.
Pequenos conselhos:
- Museu Yad Vashim vale muito a pena, mas gasta pelo menos 4h para o ver;
- ver bem o horário para entrada no Duom of the Rock;
- subir Masada (Cerca de 1h30); programar para ver o nascer do sol no topo;
- comprar o Jordan Pass - funciona como visto e está incluido a entrada em Petra;
- Petra é enorme!! - começar cedo para ver o máximo possível;
- ...

Qualquer questão, pergunte! :D
 

toozinha

Membro
Fiz Israel e Jordânia em abril deste ano e, em Israel andei sempre com carro.. só para entrar na Palestina é que usei taxi, por questões de segurança.
Tendo carro permitiu-me andar por todo o país sem estar dependente de autocarros e, para mim foi o melhor pois consegui visitar tudo o que queria.
O valor de taxi da fronteira Eilat-Aqaba até Wadi Musa é de 47 JOD.. certamente apanhar autocarro em Aqaba vai permitir poupar imenso dinheiro.
Pequenos conselhos:
- Museu Yad Vashim vale muito a pena, mas gasta pelo menos 4h para o ver;
- ver bem o horário para entrada no Duom of the Rock;
- subir Masada (Cerca de 1h30); programar para ver o nascer do sol no topo;
- comprar o Jordan Pass - funciona como visto e está incluido a entrada em Petra;
- Petra é enorme!! - começar cedo para ver o máximo possível;
- ...

Qualquer questão, pergunte! :D
Olá Joana! Muito obrigada :) uma questão: o carro então foi entregue antes de entrar na Palestina, certo? O valor compensou, se não é indiscrição? E o Jordan Pass comprou online? estou a ver aqui: How does it work?

Masada planeio visitar. Vou ficar um dia em Eink Bokek para ver o Mar Morto e pensava ir nesse dia a Masada. Não sei se as ligações são boas. Subiu de teleférico?
Em Petra fico dois dias ;) penso que será o ideal!

Grata :D
 

Joana S S

Membro Ativo
@toozinha
No dia que fui à Palestina, deixei o carro no parque do hotel e apanhei um táxi para a Palestina.
É normal os taxistas oferecerem o pacote de táxi + guia em Belém... Já não me recordo de quanto paguei, mas não é barato. Aliás, Israel não é um país barato.
Paguei cerca de 300 euros por 13 dias de carro. Compensou imenso porque a maioria dos locais que queria visitar ficariam limitados aos horários dos transportes e não teria visto tudo.
Foi o que aconteceu em Masada. Como estava com carro consegui começar a subida às 04h30 (a pé!), a tempo de ver o nascer do sol no topo; o teleférico só começava a funcionar às 8h... os transportes nesta zona são muito raros.

Quanto a Petra, 2 dias são suficientes, mas prepare-se para andar, andar, subir e subir... caso queira ver a área toda! Vale a pena!
IMG_4433.JPG
 
Última edição por um moderador:

toozinha

Membro
Obrigada pela vossa ajuda :) eu vou ficar em Ein Bokek e espero ter tempo para Masada e para explorar a zona nesse dia.
Só uma pergunta mais (chata :p): li que do pôr-do-sol de sexta-feira até ao pôr-do-sol de sábado fica difícil a movimentação, assim como fotos etc. notaram diferenças? A nível de transportes etc?
Estou a pensar levar parte do dinheiro já trocado para Israel e outra para a Jordânia...

Obrigada:)
 
Última edição por um moderador:

Joana S S

Membro Ativo
Obrigada pela vossa ajuda :) eu vou ficar em Ein Bokek e espero ter tempo para Masada e para explorar a zona nesse dia.
Só uma pergunta mais (chata :p): li que do pôr-do-sol de Sexta-feira até ao pôr-do-sol de Sábado fica difícil a movimentação, assim como fotos etc. notaram diferenças? A nível de transportes etc?
Estou a pensar levar parte do dinheiro já trocado para Israel e outra para a Jordânia...

Obrigada:)
Esse periodo que estás a falar é o shabat.. "o shabbat (sábado) é considerado o “dia do descanso” e é dedicado exclusivamente ao equilíbrio da harmonia das famílias com Deus. Todas as obrigações profissionais e financeiras devem ser evitadas durante o shabbat. Atualmente os judeus e muitos cristãos "guardam o sábado", o que significa que não trabalham e dedicam o dia para Deus.".. tens negócios e transportes parados.. mesmo os elevadores podem estar parados ou em modo de uso "shabat"; que consiste em parar em todos os andares para que os judeus não façam esforços.
Passei este período em Eilat, cidade costeira no sul cheia de cadeias hoteleiras internacionais, logo não senti muito este período.
 

toozinha

Membro
Olá! Agradeço. Felizmente nessa altura (sexta para sábado) estou na Jordânia. Penso que não passarei algum problema.

Uma questão: o Jordanpass é sempre necessário? Li algures que era só para estadias superiores a 3 noites. Só ficarei 2 em Petra.

Mal se compra no site, fica logo disponível?

Obrigada!!
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Julgo que é mesmo necessário. Mas não o posso afirmar.. eu sei que sem ele não tinha entrado na Jordânia, mas dormi 3 noites.
Sim, enviam-lhe uma email onde tem um código que depois eles lêem e está feito.
Atenção que na sexta-feira pode eventualmente apanhar poucos transportes na Jordânia... Pois é o dia de descanso de quem tem como religião o Islão.
 
Última edição por um moderador:

toozinha

Membro
Obrigada! A minha dúvida quanto ao JordanPass recai nisto:

  • Waiving of tourist entry visa fees if you purchase the Jordan Pass before arrival to Jordan and stay a minimum of three nights (4 days).
Dado que apenas vou ficar de 28 a 30... estou algo confusa :x
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Pelo que entendo evita umas taxas com o JordanPass.. Acho que tem mesmo que o comprar..
Vi uns franceses a voltarem para trás na fronteira.
Depois de pagar a taxa de saída em Israel (não lhe devolvem a taxa em caso de ser recusada a entrada na Jordânia) os últimos policias perguntaram se tinha visto disse que tinha o JordanPass e eles disseram que então entrava e lá fui eu atravessar a fronteira.
 

Joana S S

Membro Ativo
O Jordan Pass só compensa se ficar mais que 2 noites na Jordânia..
Contudo, penso que a compra compensa sempre pois, com o Jordan Pass na mão não lhe vão negar a entrada na Jordânia, se não o tiver, isso pode acontecer...
Eu fiquei apenas uma noite na Jordânia e comprei o Jordan Pass.
Temos que pagar na mesma na saída de Israel uma taxa de 50 shekels p/pax.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Pois a questão é que acho que sem o JordanPass não nos deixam entrar... aqueles franceses arriscaram e pagaram para sair de Israel e voltaram para trás.
Eu comprei 2/3 dias antes por causa duma conversa com pessoal no hostel em Tel Aviv.
 

toozinha

Membro
Obrigada ;) eu vou comprar o de 2 dias (106 USD). Tiveram que pagar ao sair de Israel e também da Jordânia?

Espero que não exista nenhum conflito de maior até lá... vamos ver ;)
 
Top