Novidades

Islândia de autocaravana

tigra

Membro
Boa tarde,

Alguém já visitou a Islândia de autocaravana?
Como os preços do alojamento e da alimentação são caros, pelo menos para o nosso poder de compra, pensei em fazer um viagem alugando a autorcaravana lá.
Alguém já fez isso?

Obrigado
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Não fiz de auto-caravana mas, quando estive lá em 2018, cruzei-me com algumas... Do que me apercebi, há poucos parques para auto-caravana e pernoitar fora deles é proibido; são muito rigorosos e as multas elevadas.
Também depende se pretendem toda a Islândia ou só a zona sul - circuito dourado, Vik e glaciares - e também da época do ano...
Já viste este site Info4Camper - Parques de campismo e áreas AC para autocaravanas em Islândia - Info 4 Camper
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @tigra ,

O ano passado em Maio/Junho fiz uma roadtrip pela Islândia em Campervan... já comecei o report mas a ritmo lentinho :)

Aluguei uma carrinha adaptada/campervan simples para duas pessoas e não autocaravana pois ficaria mais caro que hotéis.
Visitei após terminarem com a quarentena para vacinados europeus pelo que havia poucos turistas e os valores estavam bem mais acessíveis: o aluguer da Campervan foi 600€ para 14 dias mas este ano esse valor mais do que duplicou/triplicou consoante a altura do ano. Fiz seguro total que foram outros 600€ (cerca de 40€ por dia, valor que se mantém este ano), o que acho que se justificou pois facilmente levei com uma pedra que deixou marca no vidro e nem me chatearam com nada.

Pesquisei várias empresas, optando pela Rent.is pois na altura era a que tinha melhor preço com mais coisas incluídas. Aluguei uma simples mas existem modelos mais completos. Outras aconselhadas por blogs: HappyCampers, KukuCampers, CampEasy, GoCampers, Lavacarrental.

Quanto aos parques de campismo existem muitos, alguns abertos todo o ano e outros entre meados de Maio a Setembro.
Nos sites das locadoras podes ver mapas dos campos: Campsites in Iceland - Rent.is
E pesquisar em: Tjalda.is | Þú finnur tjaldsvæðið þitt á tjalda.is , Parka.is e na App Park4night
Os Camping não necessitam marcação (apenas meia dúzia aceita reserva)... é chegar e ir à recepção ou estacionar que há-de aparecer alguém para cobrar o equivalente a 9-12€ por pessoa. Quando parávamos para almoçar, víamos no mapa alguns Camping pelo caminho e tentava chegar pelas 20h para evitar confusão nas cozinhas/chuveiros mas tirando os parques maiores como Skaftafell e Selfoss, era uma calmaria.

Existe também um Camping Card que se justifica desde que 2 pessoas fiquem 7/8 noites. Não comprei este cartão que dá para cerca de 40 parques pois em ano Covid alguns não abriram e outros só em Junho/Julho e especialmente na zona Sul e Este obrigava a muitos mais quilómetros. Campingcard | Útilegukortið

Deixo aqui algumas fotos da minha casinha sobre rodas 🤩




Tive imensa sorte pois assisti de perto a este espectáculo da natureza 😍

 

tigra

Membro
Obrigado PaulaCoelho pelas infos. Serão muito úteis.
Fico a aguardar pelo report!
Já agora, onde foi tirada a foto coma lava a fluir?
 

Leonorb

Moderador
Staff
@PaulaCoelho
Essa carrinha adaptada anda mais rápido que as roulotes. Os caravanistas com que me cruzei estavam um pouco apreensivos com a dormida. Foram para norte pelo Oeste, estrada 1, até Akureyri e nada de parques a meio do caminho 😁... e com aquela lentidão mais as paragens inevitáveis, só mesmo prevaricando
Também fico à espera do report para matar saudades
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@tigra , o vulcão é o Fagradalsfjall na Península de Reykjanes, a uns 40 km de Reykjavik e esteve em erupção entre Março e Setembro de 2021.
Em Agosto deste ano reiniciou actividade a cerca de 1 km da erupção anterior 🙂
Não sei quando pretendes ir mas podes verificar os alertas quanto aos trilhos abertos aqui: Eruption Information Site – Safetravel


@Leonorb, a carrinha até é mais estável que as roulotes se apanharmos uma daquelas ventanias malucas!
Foste em Abril, certo? Eu nessa altura não iria de caravana pois se apanhei noites de frio no final de Maio nem quero imaginar em Abril 🥶
Muitos parques só abrem em meados de Maio e pelo caminho vimos imensas tabuletas a indicar (alguns são hostels e quintas com área de camping).
Por saber que muitos estavam fechados devido ao Covid, telefonei para alguns a averiguar quando pretendia ficar num destino mais remoto.
 

tigra

Membro
A ideia seria fazer uma viagem em família.
Como somos 4 adultos, creio que alugar uma autocaravana deste tipo ficará mais barato do que hotéis. Além disso seria uma aventura.
Pena é apenas poder ser em agosto....
Uma duvida com o CampingCar. Segundo li, o cartão dá para a caravana, dois adultos e crianças. Sendo quatro adultos, teria de ter dois cartões? Cada noite desconta 1 crédito total ou um crédito/pessoa?

Obrigado
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Agosto é um mês tramado para férias pois tudo fica mais caro e a Islândia não é excepção!

Quanto ao Camping.Car, um cartão dá para 2 adultos pelo que precisariam de 2 cartões.
Cada cartão dá para 28 noites nos parques desde a data de compra até 15 de Setembro.
Fiquei em parques onde seguramente cabiam mais de 1000 carros, mas também fiquei em alguns que davam para 50 ou pouco mais. Não conheço a dimensão dos parques aderentes mas tendo em conta que vão em Agosto não sei se será uma boa aposta pois se o parque estiver cheio poderão ter de fazer um belo desvio até ao próximo.

Seja campervan ou caravana do tipo que indicas no link, será sempre uma aventura 😀
O problema é o belo mês de Agosto pois entre Covid e guerra as frotas das empresas diminuiu e nesse mês tudo esgota facilmente... se simulares para Agosto de 2023 essa caravana fica a mais de 4000€ em Agosto (na última semana 3600€) e isso é sem qualquer seguro extra. Tendo em conta a imprevisibilidade do tempo no país, acho aconselhável seguro extra.
Com a caravana têm WC e cozinha mas depois nos parques têm de pagar electricidade à parte e não sei se a parte dos despejos também se paga mas suponho que sim pois em muitos parques os banhos são pagos e custam o equivalente a 2-3€ por pessoa para 5-7minutos .
Além disso suponho que o consumo de combustível seja maior que um carro mais pequeno.
Para 4 pessoas também têm a hipótese de uma Camper deste género Renault Master 5 Campervan - Minicamper Rental in Iceland : é tipo a minha mas maior, não tem WC mas permite cozinhar e sai mais barato. Para banhos usa-se os chuveiros do parque.
Mas obviamente tudo depende do orçamento e do quanto estão dispostos a pagar.

Pelo que percebi a viagem é uma semana.
Pretendem fazer a Ring Road toda ou algo do género: Reykjavik, área sul até à lagoa glaciar e talvez península de Snaefelsness?
Se a ideia for um orçamento mais equilibrado, além das Campers podem conseguir alojamento a preço razoável (para eles) em quarto quadruplo/cabanas.
;)
 

Leonorb

Moderador
Staff
@PaulaCoelho Fui no final de Abril/Inicio de Maio. Tive sorte, só apanhei um dia de vento forte... agora de resto valeu tudo, chuva, sol, neve, nevoeiro cerrado, calorzinho ligeiro... O pior desta época é as F-roads estarem fechadas... o melhor é haver menos gente e preços um pouco mais baixos

É possível que entre 2018 e 2021 tenham surgido mais espaços de camping. Mais para norte não me pareceu que houvesse grande oferta,na altura. O que há são quintas com hostels (diversificaram a actividade) que têm preços mais acessiveis

@tigra vê este report [Report] Islândia - " A " Viagem !. Tem indicação das dormidas e os valores gastos
 
Última edição:
Top