Novidades

Irão: Algumas Informações Úteis

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@rmonteiro, com 12/13 dias o meu conselho é fazer apenas Irão, a menos que queiras andar a correr ou ver apenas 1-2 cidades de cada país.
Quanto ao report, é claro que vai sair, mas entre trabalho e 2 escapadinhas natalícias não tem sobrado tempo... vou dividir para ser mais rápido :D
 
@rmonteiro carimbaram-te o passaporte em Israel? A mim não. Carimbaram na Jordânia, isso sim. De qualquer modo, se renovaste o passaporte não há problema porque segundo sei essa informação não é centralizada.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
@Pedro Santiago No aeroporto não carimbaram mas em Eilat sim, tanto à saída como à entrada.
@PaulaCoelho ainda tenho que estudar o que pretenderia visitar e tal.. além de estudar outros possíveis destinos. Mas confesso que tenho o dedo no gatilho para o voo e depois estudava um roteiro, à semelhança do que fiz para o Egipto.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Li num dos blogs que pesquisei na altura (não consegui descobrir o link) alguém escrever que um conhecido tinha entrado com carimbo de Israel mas que o melhor seria não arriscar... no Tripadvisor também existe um post que menciona que podemos entrar com carimbo: You can enter Iran with Israeli passport stamps. - Iran Forum - TripAdvisor

@rmonteiro, se o preço estiver bom eu compraria sem me preocupar muito com o roteiro! Eu quando comprei o voo tinha alguma ideia do que queria pois já andava com esta viagem na mente há algum tempo, mas as reservas que fiz foram em Setembro/início de Outubro... pelo que percebi lá funciona quase tudo com marcações à última hora e há sempre hostels, táxi, transportes, guias disponíveis pois a oferta é muita... contactei um dos guias no fim de Agosto e foi um exagero de cedo segundo ele me disse já lá! :D
É mesmo muito, muito simples circular por lá ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@rmonteiro, já não me recordo se o formulário online tinha alguma pergunta sobre os países visitados recentemente!
Depois de fazer o requerimento online e receber o ok, fui à embaixada e lá foi super rápido e a senhora só me pediu o comprovativo de voo, de seguro e do pagamento do visto... não pediu reservas de hotel nem carta-convite nem perguntou nada. :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Pedro Santiago, tive pena de não ter ido a Tabriz mas não deu para tudo. :)

Não fiz nenhum voo interno mas segundo o livro do Lonely Planet tens voos de Bandar Abbas para Tabriz com a Iran Air mas penso que não são diários.
O melhor é contactares alguma agência local a questionar horários e preços mas sem comprar pois certamente vai sair mais barato comprar lá.

Uma alternativa é fazeres o voo de Bandar Abbas ou de Gheshm (é assim que vem a ilha de Queshm) para Teerão pois esses existem diários e depois fazer um comboio/bus nocturno para Tabriz. No final da viagem encontrei um português em Teerão que ia no dia seguinte para Queshm num voo comprado já lá por uns 10-15€.
 

adriana silva

Membro Novo
@rmonteiro, já não me recordo se o formulário online tinha alguma pergunta sobre os países visitados recentemente!
Depois de fazer o requerimento online e receber o ok, fui à embaixada e lá foi super rápido e a senhora só me pediu o comprovativo de voo, de seguro e do pagamento do visto... não pediu reservas de hotel nem carta-convite nem perguntou nada. :)
depois da confirmação temos que ir pessoalmente à embaixada em Lisboa?
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Adriana :)

O que diz no site IR-IRAN Electronic Visa (Iran eVisa) Application - Ministry of Foreign Affairs é que poderá ser necessária entrevista presencial... suponho que possa ter a ver com as respostas ao questionário.

Eu fui à embaixada pois vivo a 30 minutos de carro e assim deu para um passeio pela capital pelo que nem pensei na alternativa mas no report do Patinho Feyo cujo link coloquei na outra página ele refere que recebeu pelo correio após ter enviado a documentação necessária pelo correio, juntamente com um envelope com registo pré-pago para a devolução dos passaportes e recebeu-os em menos de 10 dias.
Os documentos necessários são: passaporte, 1 foto, comprovativo de seguro de viagem, comprovativo de pagamento (para o NIB que escrevi no post) e penso que comprovativo de voo.
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho ! Submeti o meu pedido de e-visa no dia 29 de Agosto, até agora não recebi nenhuma comunicação mas usando o tracking code fui ao site ver o estado da aplicação e diz "Accepted (Not Issued)". Significa que já posso ir à Embaixada? Usaste hijab na Embaixada de Lisboa?

Já agora em relação ao dinheiro, levaste € de Portugal e trocaste em Teerão, ou levantaste o dinheiro logo no aeroporto de Teerão? Que quantia será razoável para duas semanas?

Obrigada!:)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Mel ;)

Eu recebi um mail deste endereço "[email protected]" a dizer:
"I wish to advise that a decision has been made on your application and visa has been granted to the applicant listed below.
Next step is to submit the orginal passport to the Embassy or Consulate (selected during online visa application form submission) in person.
Applicant Name : PAULA COELHO Tracking Code : XXXXXXXXXXXX
For any inquiries please contact the nearest IR.IRAN Embassy or Consulate between 8:30 am and 4:30 pm Monday to Friday. "

Enviaram também um arquivo Pdf intitulado Visa Grant Notice com os meus dados» imprimi-o e levei quando fui à embaixada.
Já não me lembro quantos dias demorou a resposta mas se a tua aplicação diz "accepted (not issued)" suponho que aceitaram o pedido mas ainda não emitiram a autorização para lá ires.
Quando fui à embaixada fui de calças e manga abaixo do cotovelo e levei um lenço na bolsa just in case mas não foi preciso colocar.
É importante é pagares o visa e levares o comprovativo ou terás de andar uns 2km até ao multibanco mais próximo!

Quanto ao dinheiro, lá não há multibanco internacional por isso tens mesmo de levar euros e depois ou andas com eles na carteira ou pedes um cartão local tipo o Mah Card.
Quanto à quantia, eu decidi levar 1500€ para 20 dias mas acabei por trazer metade ou mais para casa! :p
Se as coisas se mantiverem como no ano passado, os hotéis e guias vão preferir o pagamento em euros: eu estimei cerca de 500€ pago em euros para hotéis e tours (inclui 5 dormidas com PA, 12 refeições e algumas entradas), estimei que gastaria no máximo mais uns 500€ na moeda local (não chegou a 200€ para comida, entradas, transportes, souvenirs nos 10 dias sem tour agendada) e depois levei mais 500€ para algum SOS... o resultado é que andei sempre com a bolsinha à cintura bem recheada!

Tudo vai depender do valor da moeda: oficialmente cada euro vale 46,000 rials mas no aeroporto deram-me o triplo!! Troquei 100€ e sai de lá com um molho de notas.
Aconselho a trocares logo algum no aeroporto pois quando regressei a Teerão não consegui trocar em nenhuma casa de câmbio por a moeda estar tão fraca... tive de pedir no hotel e o câmbio foi ligeiramente menor mas sem importância. Ao todo troquei 140€ para rials.

:)
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá novamente muito obrigada pelo esclarecimento tão detalhado!! :) Em relação ao Visa enviei entretanto email à Secção Consular a questionar o que estaria a acontecer!

Obrigada quanto ao dinheiro, fiquei esclarecida também! :)

Se tudo correr bem irei dia 12 de Outubro...vamos ver!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Está quase! Acho que vais adorar 😄

Quando aterrares em Teerão hás-de ter de descer umas escadas rolantes para ir buscar a mochila... quando voltares a subir para ir para a rua apanhar o transfer passas pela casa de câmbio.
 

Mel C

Membro Conhecido
Venho contar a minha experiência com o e-visa já que foi bastante diferente da experiência da Paula.

Dia 29 de Agosto fiz o pedido de e-visa no site. Passados umas duas semanas ainda não havia novidades por isso fui ver o "Application status" online, dizia que o visto estava "Accepted (Not Issued". Fiquei meio confusa mas assumi que significasse que o visto estava aprovado só faltava enviarem-me o código para ir à Embaixada, por isso esperei mais uma semana. Passado uma semana ainda não havia novidades por isso enviei email para a Embaixada; responderam logo de seguida a dizer que devia contactar a secção consular. Como foram rápidos a responder assumi que a secção consular também seria e encaminhei o mesmo email para lá.

Esperei mais uma semana e meia...e nada. Nem código, nem resposta da secção consular. Por esta altura eu já estava a desesperar e já tinha plano B (pedir o visto via agência de viagens iraniana, há uma série delas e dizem que conseguem sempre), ou fazer Visa on Arrival (dizem que quase toda a gente consegue o VOA). Decidi ligar para a secção consular de manhã, atenderam para dizer que só atendiam o telefone à tarde e que tinha de ligar de tarde...:D Liguei à tarde, a senhora disse que podia ir à secção consular com o comprovativo de pagamento (deu-me os dados de pagamento) e o seguro de viagem, então lá fui eu. Levei também comprovativo dos voos e alojamento mas não foi preciso. Depois disso esperei mais uma semana para me entregarem o visto.

Resumindo e concluindo pedi o visto dia 29 de Agosto e só tive o visto hoje, dia 3 de Outubro, para uma viagem que começa a 12 de Outubro. O visto é uma folha de papel A4 que tem as datas em que tenho de usar o visto e a duração do visto, no meu caso 14 dias, que é o número exacto de dias que vou estar no Irão.

Lição aprendida: não devia ter "assumido" tanto nem pensado que as coisas estavam bem encaminhadas, devia ter ligado logo para a secção consular e tentar esclarecer tudo!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
A minha experiência com o visto do Irão foi realmente muito linear comparada com a tua... depois do preenchimento online recebi um email de aprovação em poucos dias.
Na altura colaram o visto no passaporte em vez dessa folha A4 e dava para 30 dias apesar de a viagem ser 22.
Esperemos que essa "atrapalhação" informática se deve a alguma reformulação pelas alterações em relação ao visto e que tudo melhore no futuro. ;)
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho durante esta aventura acabei por pesquisar um pouco mais online e descobri que este sistema de e-visa dá mesmo muitos problemas, muita gente fica sem resposta e ainda mais gente tem o e-visa recusado. Em ambos os casos há muita gente que é bem sucedida pedindo o visto via agência de viagens iraniana (e há agências que têm apenas o serviço de pedido do código para o visto, algumas conseguem o código em apenas 1 dia útil); ou então pedindo Visa on arrival (VOA), li imensos casos de malta que teve recusado o e-visa mas conseguiu o VOA.

Por isso se o vosso e-visa ficar sem resposta ou se for recusado, há alternativas! :D
 
Top