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Irão: Algumas Informações Úteis

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Algumas informações úteis no planeamento
de uma viagem ao Irão de forma independente


O Irão foi o destino escolhido para as férias grandes de 2018… aterrei no ano 1397 do calendário islâmico!
A vontade de ir já existia há alguns anos mas não queria ir sozinha e finalmente convenci uma das minhas amigas a acompanhar-me à oficialmente República Islâmica do Irão, mais conhecida como Pérsia. Como é hábito pesquisei em agências portuguesas, internacionais e locais para ter uma ideia de roteiros e valores mas não cheguei a pedir orçamentos pois decidi fazer eu o meu itinerário. Juntei a minha experiência pessoal às dicas que fui recolhendo de vários sites e blogs e é isso que pretendo partilhar neste tópico esperando que seja útil a quem pretende visitar o Irão de forma independente, especialmente para quem pretenda ir de mochila e mais low-cost como eu ;)

Quando e o que visitar

* O Irão tem quatro estações com Verões muito quentes nos desertos e ilhas do Golfo Pérsico e Invernos rigorosos no norte, pelo que a melhor altura para visitar é a Primavera e o Outono, sendo a época alta de Março a Maio e Setembro-Outubro.
* Por altura dos feriados e algumas épocas festivas o turismo interno é muito e hotéis e transportes podem estar mais lotados: Nowruz (ano novo iraniano festejado durante duas semanas a partir de 20-21 Março por altura do equinócio da primavera), Ramadão (mês de jejum em data variável entre Maio e Junho), Ashura (décimo dia do primeiro mês do calendário islâmico e dia da morte de Husayn ibn Ali, neto do profeta Maomé). Este ano o Ashura comemorou-se a 20 de Setembro mas a peregrinação até Carbala no Iraque ocorreu até final de Outubro pelo que ainda apanhamos vários locais com muitas bandeiras pretas em sinal de luto mas sem sobrelotação.
* O fim-de-semana no Irão é à sexta-feira e muitas coisas estão fechadas à quinta à tarde e à sexta, ao passo que ao sábado e domingo tudo funciona normalmente.


* O Irão está dividido em 31 províncias e tem muitos locais históricos e naturais para visitar, geralmente com grandes distâncias entre eles. A rota turística mais habitual nos itinerários das agências inclui Teerão, Shiraz/Persépolis, Yazd/deserto Garmeh e Meybod, Isfahan/deserto Varzaneh e por vezes também Kashan e Abyaneh ou as cidades religiosas de Qom e Mashhad.
Para quem tem mais dias podemos incluir Tabriz (aldeia de Kandovan, Lago Urmia e Montanhas), região do Mar Cáspio e Qazvin (Vale de Alamut, Rasht, Ramsar, Masouleh), Kerman (deserto Kalouts, Jardim Persa e cidadelas de Rayen e Bam), uma ou mais ilhas do Golfo Pérsico, trekking ou estadias com nómadas nas Montanhas Zagros perto de Shiraz, trekking na Montanha Damavand a norte de Teerão ou no Parque Natural Golestan, Badad-e Surt (umas piscinas termais perto de Sari… esteve na minha mira mas não havia tempo para tudo), travessia de comboio na cordilheira Alborz desde Teerão às Províncias de Kermanshah, Hamadan e Lorestan (tentei fazer esta mas não havia o tour 3D/2N em Outubro e por conta própria pareceu-me desviado e a necessitar de mais dias)… isto são alguns exemplos pois a lista continua :rolleyes:

* Como é meu hábito fui guardando ideias num álbum do Pinterest, coloquei tudo num mapa… depois fomos riscando locais até concordarmos com o itinerário face ao tempo disponível. Alguns dos blogs que me foram mais úteis em termos de dados práticos… desta vez recorri mais aos vizinhos espanhóis: Irán | Lo mejor esta por llegar «» Guía de viaje a Irán - Fotografiando Viajes «» Irán Archives - El rincón de Sele «» Travestyle | Iranian Couple Travel Blog «» https://www.lostwithpurpose.com/country/iran/ «» Iran Travel Guides | Best Things To See & Do In Iran «» Backpacking in Iran: 42+ Tips for independent travelers!

Fuso Horário e Moeda

* No horário de Verão o Irão tem 2,5 horas a mais que Portugal e no Inverno 3,5 horas a mais.
* A moeda iraniana é o Rial mas todos negoceiam em Toman (na prática só muda um zero, se nos pedem 17.000 Toman significa 170.000 Rials mas convém confirmar) … parece confuso mas acabamos por nos habituar.
* Em Outubro oficialmente 1 euro = 48.000 IR, mas desde a saída dos EUA do acordo nuclear e com o anúncio do regresso das sanções económicas, a moeda iraniana desvalorizou muito e o valor que me ofereceram no aeroporto foi o triplo com 1€ = 157.000 IR. Nas casas de câmbio da Rua Ferdowsi em Teerão estavam a oferecer 160.000 IR mas nos meus últimos dias de viagem nenhuma estava a trocar dinheiro pelo que aconselho a que troquem algum logo no aeroporto pois a diferença é mínima.
* Troquei 100€ e saí do aeroporto com um enorme molho de notas!

* Não é possível utilizar os nossos cartões de crédito ou débito, o que nos obriga a levar todo o dinheiro que pensamos necessitar. Existe a opção de fazer um cartão de turista para utilizar lá em lojas, hotéis, transportes… O processo é simples pois basta fazer o pedido no site e dizer quanto dinheiro queremos transferir para Rials e quando chegamos ao Irão teremos alguém do banco à nossa espera no aeroporto/hotel combinado para nos dar o cartão a troco do dinheiro. Mah Card - Prepaid Travel Debit Card For Tourists in Iran
Inicialmente pensei fazer mas acabei por não o fazer pois devido à desvalorização actual todos os tours e hotéis que contactei previamente estavam a preferir o pagamento em Euros.

Voo Internacional

* Na pesquisa que fiz para Outubro podíamos voar para Teerão com a Lufhtansa (escala Frankfurt), Turkish (escala Istambul), Austrian (escala Viena), Aeroflot (escala Moscovo), Emirates (escala Dubai), Alitalia (escala Roma). Também podemos encontrar um bom negócio com a Air Pegasus via Madrid com escala em Istambul. Comprei o voo em Agosto para Outubro e para as minhas datas a melhor relação preço/horário era com a Lufthansa e o voo custou 327€.
* Também é possível entrar/sair por Tabriz ou Shiraz mas sai mais barato fazer um voo interno e entrar e sair pela mesma cidade.
* À chegada ao aeroporto de Teerão o controlo de passaportes foi rápido pois já tinha o visto.

Seguro de Viagem

* Fiz o seguro Multiassistência Plus da Intermundial no dia em que comprei o voo: 32€ para 21 dias.
* Quando viajei e ao dia que escrevo isto a World Nomad não estava a fazer seguros para o Irão.

Visto

* Pode ser pedido à chegada num dos aeroportos internacionais do Irão ou por pedido electrónico no site IR-IRAN Electronic Visa (Iran eVisa) Application - Ministry of Foreign Affairs: preenchemos o formulário com dados pessoais e da viagem, enviamos uma fotografia tipo passe (não é necessário cabelo tapado) e cópia da página principal do passaporte (com 6 meses de validade e sem carimbos de Israel) em formato Jpeg com as dimensões e kbytes pedidos e aguardamos a aprovação, o que demora 2-4 dias.
* Um mês e meio antes da viagem pedi um visto para 30 dias com 1 entrada e é válido para entradas nos 90 dias seguintes à emissão.
* Quando recebemos o email com a aprovação vamos à embaixada sendo necessário levar o comprovativo da reserva de voo, comprovativo de seguro e comprovativo do pagamento de 50€ no NIB 0033 0000 11180373119 43. Também é possível envio pelo correio como o PatinhoFeyo explica no seu report [Report] Irão.
* No site diz que o seguro deve dizer especificamente Irão mas o meu dizia Resto do Mundo e não houve problema. Também não me pediram Letter of Invitation (geralmente pedem a LOI a grupos, viajantes independentes não necessitam) nem reservas de hotéis.
* Viajantes com passaporte britânico, americano e canadense necessitavam ir com tour oficial.
* Embaixada do Irão em Lisboa: Rua Alto Duque 49, 1400-009 Lisboa. Das 9-13h (fecha sexta e feriados iranianos), Tel: +351 21 3041850/58Site: www.iranembassy.pt
*Embaixada de Portugal no Irão: 13 Rouzbeh Alley, Hedayat St, Darrous, Teerão. Tel: +98 2122764060, email: teeraone.pt site: www.portugueseembassy.ir
* Telefone de emergência consular no Irão: +98 21 2254 3237

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Alojamento

* Reservei a maioria das estadias num site que está ligado a um dos primeiros hostels de Teerão e tentei quando possível ficar em casas tradicionais: Iran Hotels in Tehran - Budget Hotels and Hostels in Tehran Iran
* Fui reservando 1 a 4 semanas antes da viagem mas quem quiser ir sem nada reservado não terá muita dificuldade em conseguir alojamento (excepto na época do Nowruz e Ashura). Todas as reservas incluíam pequeno-almoço.
* Em quase todos o chuveiro não tem cortina pelo que molhamos o chão todo e alguns têm pia e não sanita ocidental. O chão do WC está muitas vezes elevado em relação ao quarto e ninguém me soube explicar o porquê!
* Em algumas Guesthouse familiares poderá não estar incluído toalha e lençóis… convém levar uma microfibras e na ilha tapei-me duas noites com um dos meus lenços!
* É habitual ficarem com o passaporte que devolvem quando fazemos o check-out.
* Praticamente todos os alojamentos organizam tours nas cidades e Daytrips na região.
* Com as sanções actuais muitos sites internacionais não oferecem estadias no Irão.
* O Couchsurfing também é muito utilizado por lá.
* Não tive problema com nenhuma das reservas mas li em alguns blogs casos de pessoal que chegou ao hotel já tarde e o quarto estava ocupado. Para evitar isso tentei chegar cedo mas por precaução levei apontado o nome de mais 3-4 locais centrais em cada cidade para não perder muito tempo à procura.
* Outros sites locais para reservas: Short Stay Accommodations | InnIran, http://iransguest.com/index.php/en/, Iran Hotel Online Booking, Iran Hotels, Hotel Reservation, Iran Hotels Booking Online

* Deixo aqui algumas sugestões com o preço total por noite de um quarto twin com PA e WC privada em Outubro de 2018 (cada uma pagou 125€ para 10 noites, mas com WC partilhada e em camarata é mais barato). Os preços oscilam muito e reservando lá em Rials provavelmente poderá sair mais barato.
* Quase todos estes estão disponíveis no site que mencionei acima ou por mail ou telefone/Whatsapp:
Teerão: Seven Hostels 15€ (fiquei neste, é simples, barato e central), HI Teheran Hostel I e II (30€, o II é mais central),Heritage Hostel 30€ (também têm umas tendas tipo Yurt por 23€),See You In Iran 30€ (está associado a um grupo no facebook com o mesmo nome direccionado para viajantes See You in Iran Hostel in Tehran | Hostel in Iran | Cultural House)
Kerman: Keykhosro House 40€ (WC partilhada, era para ficar neste mas alterei o tour, tem um restaurante bom),Akhavan 56€ (muito utilizado para tours), Omid Guesthouse 21€ (WC partilhada), Hezar 50€. Fiquei uma noite na casa da irmã do guia e outra numa Guesthouse algures no deserto.
Qeshm: Friend House em Suza (fiquei neste incluído no tour, a WC é partilhada mas só estávamos nós, penso que é cerca de 20€ por pessoa com refeições, [email protected]), Coludang Homestay em Dehkhoda (tel 0917 366 5256 e +98 930 666 5256), Shabhaye Talai em Qeshm (Shabhaye Talai - Beach Restaurant | Accommodation | Tours), Mr Amini Houseem Tabl ([email protected]), Mrs Fattahi's Guesthouseem Shib Deraz (tel 0936 077 3467)
Shiraz: Niayesh 23€ (fiquei neste, são 7 edifícios em volta de 2 pátios centrais e um hostel mais barato), Sepehri Traditional 18€ (ao lado do anterior, tentei reservar este mas tem poucos quartos e não tinha vaga), Golshan traditional 25€, Taha Traditional Hostel
Isfahan: alojamento barato perto da praça é difícil pelo que gastamos uns euros a mais nesta bela cidade e ficamos no Mahbibi por 45€ a noite Isfahan Hostel | Budget Hostel Isfahan - Cheap dorms in Isfahan. Outras sugestões um pouco menos centrais: Ragrug 32€, Ibne Sina 30€, Seven 25€, Ghaeli 30€ e no centro o famoso Abbasi por 100€
Kashan: Sana Historical House 20€ (fiquei neste), Memary Youth Hostel 20€, Kamalamolk 22€, Puppet Museum Hostel 32€, Noghli 40€, Ehsan Historical House 50€
Qazvin: Minoo 25€ (fiquei neste), Traditional Behroozi 35€, Alborz 45€, Miremad 24€, Nasim Shomal 25€
Yazd e Tabriz: não visitei mas os mais falados nos blogs são o Silk Road, Orient, Kohan e Friendly House em Yazd, o Caravanserai Zein-o-din para uma noite no deserto perto de Yazd. Em Tabriz o Morvarind e o Darya Guesthouse.

Transportes Internos

* Li em mais de um blog que os iranianos costumam dizer que se não existir transporte para determinado lugar no Irão é porque não interessa nada lá ir!
* Os autocarros VIP e comboio são muito confortáveis.
* A maioria dos carros varia entre o velho e o muito velho, com rachas nos vidros, portas que não abrem, manivelas partidas, sem cinto… mas circulam e todos os usam. A condução é péssima mas vi poucos acidentes e sem gravidade. As motas são um perigo pois andam onde lhes apetece.
Atravessar a estrada na passadeira ou fora dela, especialmente em algumas ruas de Teerão, pode ser considerado um desporto radical!

Comboio
* De Teerão temos comboio para as principais cidades e é possível ver rotas e preços aproximados no site Unoffical Homepage of Iranian Railways
* Os bilhetes estão à venda cerca de um mês antes e para viagens nocturnas em vagão cama convém comprar com antecedência na estação/agência ou online com agência iraniana pois pode esgotar. Levei comprado o trecho Teerão-Kerman pois a viagem seria no segundo dia após a chegada. Comprei com o site do hostel em Teerão (5-6€ comissão cada mas tive de pagar em Bitcoin pois não tinham Paypal) mas penso que é possível no site que menciono acima. Alguns blogs falam também nestes para reservas: Iran Visa, Flight, Bus, and Hotels Online Booking , Tap Persia | Plan Your Budget Trip to Iran | Online Booking , Travel to Iran, Book Iran Tours, Hotels, Tour Guides and More, Iran Travel Agency | Iran Tour Operator | Iran Tour Packages | Iran visa | Iran Tickets | Iran Flight Tickets
* Na estação de comboio em Teerão, antes de passarmos o controlo de RX temos de ir ao posto da polícia logo ao lado para mostrar o passaporte e rubricar o papel da reserva.
* Li que havia carruagens femininas mas a nossa era mista em vagão com 6 camas em beliche. Tem roupa e almofada e oferecem uma garrafa de água.
* Além de bilhetes de comboio estas agências também reservam autocarro, avião, seguro e várias tours.

Autocarro
* Entre muitas cidades o mais prático é o autocarro pois é mais barato e tem mais e melhores horários. Fiz três Bus VIP nocturnos pois não sai muito mais caro que o normal e a cadeira reclina, o que permite descansar e poupar tempo e uma noite de hotel e ainda nos dão uma caixa com sumo/bolo/fruta. Não têm WC mas param a meio da noite (não sei se dá para sair pois estava a dormitar).
* Pedi aos guias/hostels para me comprarem o bilhete online no dia anterior à viagem mas é fácil comprar no próprio dia pois existem muitas companhias e muitos horários. Comprando online, no terminal mostramos no guichet da companhia a reserva no telemóvel e dão-nos um bilhete, depois é ir até à plataforma certa e confirmar se é aquele bus e a cidade certa pois existem vários homens “a gritar” para angariar clientes para os vários Bus… apesar da confirmação e porque não percebemos nada de farsi, uma vez etiquetaram-nos a mochila no bus errado e quando percebemos tivemos de sair a correr para ir para o nosso!
* Li que geralmente separavam homens para a frente e mulheres para trás, mas nos que viajei ia tudo misturado mas não juntam homens e mulheres não familiares/conhecidos lado a lado… uma das vezes mandaram-me mudar para um lugar de 1 para colocarem 2 homens no espaço de 2 em que eu estava.
* Entre as cidades que viajei custou à volta de 440-500.000 IR (Kerman» Bandar Abbas» Shiraz» Isfahan).

Voo interno
* Outra opção barata para longos percursos são os voos comprados já no Irão a agência local (pelo que li entre 10-50€), mas dependendo do horário podemos perder mais “tempo útil” do que com um bus/comboio nocturno.

Táxi oficial ou não
* Em Isfahan e Shiraz é a forma mais rápida de deslocação para locais mais periféricos e em Teerão é a forma de chegar à zona do Monte Tochal ou Darband desde a Praça Tajrish. Pequenos percursos ficam geralmente entre 70-150.000 IR total e não é hábito usar taxímetro pelo que temos sempre de regatear antes de entrar.
* Andamos em táxis oficiais e não oficiais e basta verem-nos à beira da estrada (e até no passeio) que alguém há-de apitar para saber se procuramos táxi, sendo que geralmente é em partilha com outras pessoas. Quem não quiser partilhar tem de dizer “darbast” para ser privado e paga mais.
* As cidades têm vários terminais de comboio/autocarro e muitas vezes ficam na periferia e um táxi até lá fica geralmente entre 80-150.000 IR.
* Também é fácil marcar táxi entre cidades próximas ou minivan chamada Savarin: muitos são em tour e incluem uma ou mais paragens em aldeias pelo caminho. Fiz Isfahan» Kashan com paragem em Abyaneh e no Jardim Fin por 10€ cada pessoa combinado com o hostel.
* Transfer do aeroporto: na ida reservamos táxi no site ligado ao hotel http://irantts.com/ e pagamos 10€ total pelo trajecto Aeroporto» Hotel e no regresso o hotel marcou um táxi para o aeroporto e ficou por 5€ total. Ambos eram carros não oficiais.
* Snap: nas cidades podemos usar esta aplicação tipo Uber mas é necessário ter internet. Usamos apenas com o guia em Kerman pois não tínhamos net.

Metro
* Em Teerão o metro é bom, barato e tem uma rede extensa. Existe aplicação para telemóvel.
* Cada viagem individual custa 10.000 IR e compra-se no guichet à entrada. Também existem cartões recarregáveis que custam cerca de 50.000 IR com 35.000 IR em transporte… como fiz poucas viagens fui comprando um a um.
* As primeiras 3 e as últimas 3 carruagens são só para mulheres e as restantes são mistas. No primeiro dia andamos na das mulheres mas era mais sardinha em lata pelo que nos outros dois usamos as mistas. Há metro até ao aeroporto mas algumas estações ainda não funcionam à noite.
* Shiraz também tem metro mas é uma linha com poucas estações e o centro faz-se bem a pé.

Consulta do Viajante

* Não existe nenhuma vacina específica pelo que não fui à consulta e levei o cocktail habitual de viagem: Paracetamol, Omeprazol, Aerius, Imodium e o antibiótico do ano passado. Felizmente não foi necessário nada.

Aplicações para telemóvel

* VPN: com a net dos hotéis temos acesso ao Google, correio electrónico, Whatsapp, Instagram, mas quem quiser aceder ao Facebook e Telegram necessita instalar uma VPN. Este ano não instalei pois as grátis que testei só me permitiam 10 dias.
* Maps.me com os mapas do Irão descarregados para utilizar offline.
* Tradutor: não utilizei pois é fácil encontrar quem fale inglês.
* Metro de Teerão: não utilizei pois o metro é muito simples e o mapa do hotel basta.
* XE currency ou outro conversor para sabermos o câmbio: pouco útil na situação actual do Irão.
* Coloquei no telemóvel o guia Lonely Planet Iran 2017 em pdf: https://drive.google.com/file/d/15SqkV0U11eWIx5EcKfnv4nGst8qTCDfI/view
* Learn Persian Spoken in English para aprender algumas palavras
* Os cartões SIM da Irancell são baratos e até recentemente dava para comprar no aeroporto mas passaram a ter se ser registados em nome de um iraniano… li isto no Facebook do See You in Iran e não tentei comprar pelo que não sei se ainda continua assim. Na ilha o nosso guia arranjou-nos um cartão em nome dele com algum saldo para chamadas no Irão e para usar o Whatsapp e pedi-lhe para nos colocar o tarifário mais barato de Net que era de 1Gb por 105.000 IR… não faço ideia qual as limitações desse tarifário mas não funcionou com o Google nem com o Snap, apenas dava para chamadas, Whatsapp e Instagram!!

Linguagem

* A língua oficial é o persa, também chamado parsi ou farsi.
* Nas cidades é fácil encontrar quem fale algum inglês.
* É simpático aprender algumas palavras em farsi pelo que instalei a aplicação Learn Persian Spoken in English: permite-nos aprender algumas palavras e frases simples, tem áudio e está arrumada por temas.

Aqui ficam algumas simples que tentei aprender antes de ir:
* Olá: Salam «» Adeus: Khoda hafez (o K no início nunca se lê) «» Até amanhã: Farda mibinamat
* Bom dia: Sobh be-kheir «» Boa noite: Shab be-kheir
* Sim: baleh «» Não: na «» Por favor: lotfan «» Dinheiro: poul
* Ok: bashe «» Fixe: khub «» Muito obrigada: kheili mamnun
* Sou a Paula: Man Paula am ou Man Paula hastam
* Sou de Portugal: Man portegali am/hastam
* Comida: ghaza «» Água: ab «» Chá: Chai «» Café: Ghaveh
* Laranja: Porteghal… a semelhança com a palavra Portugal dá origem a trocadilhos do tipo perguntarem se somos de Banana e etc :p
* É bonito: Zibast «» Estava delicioso: khoshmaze bod

É fácil e útil conhecer os números para saber o preço de algo ou a linha certa do comboio...

Roupa

* Basicamente é não usar roupa demasiado justa e curta, usar lenço e qualquer cor serve: as mulheres devem usar blusa/túnica que cubra o braço mas pode ir até meio do antebraço e deve tapar o bumbum, calças (pode-se usar leggins com túnica) ou vestidos compridos. Podemos usar sandálias.
* Temos de tapar o cabelo com lenço/hijab… todas usam mas muitas vezes vê-se metade do cabelo! Pode dar jeito uma mola ou gancho para prender o lenço pois no Irão passamos o tempo de cabeça para cima a olhar para os tectos :D
* Em algumas Mesquitas é preciso Chador mas à entrada dão-nos um “lençol” para nos cobrirmos.
* Os homens não devem usar calção mas podem usar manga curta.
* Uma toalha microfibras pode ser útil em algumas Guesthouse.
* Umas calças velhas ou de fato de treino também pode ser boa ideia para actividades no deserto e ilhas... entre sobe rochas e rasteja em grutas rompi umas calças sem emenda! :eek:

Comida

* O prato nacional é o kebab, têm imensos guisados (usam a romã em alguns e fica óptimo), muitos pratos vegetarianos (provei vários bons com beringela), sopa ash (serve de prato pois tem mais entulho que a sopa da pedra), chamuças, peixe frito/na chapa, muitos gelados (o de açafrão e o faloodeh são típicos), boas bolachas tradicionais, muitos frutos secos e nougats, bom chocolate.
* A comida é muito boa mas acompanham quase tudo com um prato gigante de arroz! Também acompanham com alguns legumes (usam muito umas folhas que sabem a anis e não descobri bem o que eram) e por vezes iogurte natural. Pratos grelhados ou cozidos são mais raros.
* Fomos pedindo nomes diferentes da ementa pelo que não sei bem o que provei mas gostei de tudo :D. Neste blog falam de alguns pratos http://www.backpackadventures.org/2016/04/28/persian-food-guide/
* O pão é muito bom, é daquele baixo tipo naan e vem sempre a acompanhar a comida.
* Não há vinho e a cerveja é sem álcool mas têm bons sumos naturais de romã, laranja e outros. Também têm uma bebida chamada doogh que é uma espécie de iogurte natural liquido, meio amargo e com especiarias… provei uma vez, não é mau de todo mas não encantou.
* A água é potável. Apenas nas ilhas e nas aldeias na zona do Mar Cáspio nos disseram para comprar engarrafada, nas cidades bebemos quase sempre da torneira/bicas.
* Comem de colher e garfo e é raro existir faca.
* Na maioria dos locais come-se em cima de um tapete no chão ou numa plataforma (os sapatos ficam à entrada da porta ou no chão à beira da plataforma).
* Nas casas de chá vê-se muito os típicos cachimbos de água a que chamam qalyan.

Outros factos/dicas

* Taroof: é uma espécie de regra de educação usada no Irão… por exemplo, vamos para pagar algo que é suposto pagarmos e dizem-nos que não é nada. Devemos dizer “no taroof” ou insistir que queremos pagar pelo menos duas ou três vezes para termos a certeza que a outra pessoa não quer mesmo que paguemos. Li várias vezes sobre isto nos blogs mas se isso me aconteceu não me apercebi pois nunca me dei muito ao trabalho de insistir em nada :cool:
* Também li que não se deve ter grandes gestos de carinho em público e que homens e mulheres que acabam de se conhecer se cumprimentam com aceno ou aperto de mão se iniciado pela mulher!
* De modo geral o povo iraniano é muito simpático e gosta de conversar com estrangeiros, pelo que é muito natural que metam conversa e nos acompanhem até ao que vamos visitar, nos dêem conselhos e até nos convidem para um chá ou comer algo.
* Algumas mesquitas têm entradas diferentes para homens e mulheres.
* Geralmente tira-se os sapatos à entrada do quarto, da mesquita, da plataforma para refeição.
* É útil levar papel higiénico para usar nas WC públicas pois não costumam ter.
* Algumas cidades oferecem Free Walking Tours de 3h em Teerão, Shiraz, Isfahan e Tabriz. Não cheguei a fazer mas anotei estes sites: https://www.tappersia.com/ e http://www.shirazfreetours.com/.

E para terminar…
* Viajar pelo Irão de forma independente é muito fácil e muito seguro e cruzamos caminho com vários viajantes a solo e pequenos grupos de 2/3 pessoas, alguns com itinerário definido outros ainda indecisos pois é fácil mudar de ideias e ir marcando as coisas por lá.
* O meu trajecto base foi Teerão» Kerman» Qeshm» Shiraz» Isfahan» Kashan» Qazvin» Teerão, pelo que qualquer coisa em que possa ajudar nestas zonas, avisem.
* Nas cidades andamos por nossa conta mas para a área de Kerman, Qeshm e Alamut procurei por guias locais no facebook e fiquei muito satisfeita com a minha escolha: o Sajjad no deserto (https://www.facebook.com/groups/440320689641499/), o Jimmy nas ilhas (https://www.facebook.com/jimgraphy) e o Hosein em Alamut (https://www.facebook.com/gateofalamut/).
* A viagem decorreu de 9 a 29 de Outubro (19 dias inteiros no Irão) e o valor gasto foi perto de 1200€ cada uma contando com tudo e tendo em conta que metade dos dias foi por nossa conta e a outra metade foi com guias locais.
* Espero que o tópico seja útil e que actualizem/acrescentem as vossas dicas… o report mais detalhado desta aventura sai assim que possível :):)

 

rmonteiro

Membro Conhecido
Bolas...
Das 3/4 hipóteses para 2019 já estava quase decidido qual ia ser e agora aparece este tópico.. :rolleyes::rolleyes:
Vou ter que estudar a coisa..
Um muito obrigado ! :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Realmente este tópico está fantástico, e de uma grande utilidade para quem pensa viajar para o Irão.
Um autentico compêndio.
Muito obrigado em nome do portal e de todos os membros a quem este tópico vai ser bastante útil.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@PauloNev, obrigada. espero realmente que o post seja útil e ajude a conquistar mais viajantes para este belo país ;)

@Pedro Santiago, desejo que tenhas uma viagem tão espectacular quanto a minha! Qualquer coisa que possa ajudar, avisa :cool:

@Leonorb, ir ou voltar :p... adorei esta viagem!

@rum, é isso mesmo! Umas singelas informações que fui juntando num ficheiro do mail enquanto fazia a pesquisa :D

@ploferreira , obrigada. É fácil andar pelo Irão pois é muito "turist friendly" :)

@Isabel A., obrigada, é um país fantástico :)

@Bee, ainda não comecei o report mas acho que o maior problema vai ser escolher as fotos :p:D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
@PaulaCoelho já foi dito mas não é demais sublinhar, autêntico serviço de utilidade pública.
São também estes contributos que marcam a diferença no PV e o fazem tão rico.
O Irão é um país fascinante, com uma história incrível e sobre o qual gosto de ler. Já conheceu um desenvolvimento enorme mas cedeu ao fundamentalismo da religião. Li, não há muito tempo, o livro “O último setembro em Teerão” e adorei.
Muito obrigada pela fantástica partilha.;):)
 

Mel C

Membro Conhecido
Já agora o Irão vai deixar de carimbar vistos no passaporte - notícia aqui

Bastante relevante para quem quer ir aos EUA depois (conheço quem não tivesse consegui o ESTA por causa do carimbo do Irão).
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Antonia.M.S., obrigada ;)
A maioria das pessoas com quem contactamos manifestaram descontentamento com muitas das regras... tenho esperança que as coisas mudem para melhor!
Não conheço o livro, quando passar na Bertrand hei-de pesquisar.

@Mel C, o meu passaporte foi estreado no Irão e quando decidi a viagem já sabia que não conseguiria o ESTA online caso fosse aos EUA nos próximos anos.
Quem tiver visitado o Irão (e também Iraque, Síria, Sudão, Líbia, Somália e Yemen) tem de ir à Embaixada pedir o visto e provavelmente responder a 1001 perguntas. :rolleyes:
Mesmo com um novo passaporte é mais seguro ir à Embaixada ou então teremos de mentir no formulário do ESTA e com os EUA é melhor não o fazer!

@rmonteiro, fui apenas ao Irão e nem me passou pela cabeça juntar algum dos países vizinhos embora tivesse gostado de ir a alguns locais dos outros "ãos"... quando comecei a fazer um roteiro vi logo que não tinha dias para tudo o que queria ver pois o país é grande e com muito para explorar :D
 

rmonteiro

Membro Conhecido
A questão do visto por exemplo, li que se tivermos carimbos de Israel que o Irão não aceita. Renovei o passaporte em Setembro e não tem carimbo nenhum, mas o antigo tinha carimbos de Israel.
Voltando ao tópico, gostava de juntar algum dos países vizinhos mas se for ao Irão, não vou conseguir estar mais de 12/13 dias por lá secalhar não consigo. Tenho que estudar para ter uma ideia.
E vai sair report ou não ? Ando em pulgas...:rolleyes:
 
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