Novidades

Interrail 2015

Miguel Trindade

Membro Novo
roller disse:
sim sem duvida... tal como disse no Leste/Balcãs o transporte é bem mais barato... mas se meteres centro da europa + leste e deslocações de ferrys em pleno pico de verão... custa-me a crer que seja fácil conseguir que o bilhete IR não compense.

Eu so não faço um 3o interrail pois agora os preços de todo compensam... mas das simulações para o meu 2o IR, os preços que vi para as viagens de comboio e bus que fui obrigado a fazer interrail era bem compensatório!

Viagens nocturnas de comboio com interrail no leste/blacãs custava 5/10€ e um bilhete standar com cama... ja não era bem assim.
Quando fiz o meu primeiro interrail só por uma vez usei ligação noturna e não gostei. Prefiro ficar num Hostel para passar a noite...
Quanto às ligações diurnas, e como disse no meu post anterior, não só ficava mais barato como fica por metade do preço! Eu viajei em Agosto e Setembro e só num sitio é que me ia vendo às aranhas. Porque? Porque na Austria não há autocarros entre cidades e os comboios são demasiado caros (40 euros). Felizmente existe o BlaBlaCar (boleias pagas) e apenas paguei 10 euros.
O Interrail, pelo sudoeste europeu, só pode vir a ser um vantagem se comprarem o bilhete de interrail "Sudoeste Europeu e Turquia" que só pode ser comprado no Sudoeste Europeu. E para valer mesmo a pena, tem que se ir a Istambul.


Para fazer umas contas por alto, eu gastei +/- 20 euros por viagem. Seriam precisas quase 30 viagens para pagar o bilhete. Duvido que aguém viaje 30 vezes durante um mês!
 

roller

Membro Conhecido
Miguel Trindade disse:
Quando fiz o meu primeiro interrail só por uma vez usei ligação noturna e não gostei. Prefiro ficar num Hostel para passar a noite...
Quanto às ligações diurnas, e como disse no meu post anterior, não só ficava mais barato como fica por metade do preço! Eu viajei em Agosto e Setembro e só num sitio é que me ia vendo às aranhas. Porque? Porque na Austria não há autocarros entre cidades e os comboios são demasiado caros (40 euros). Felizmente existe o BlaBlaCar (boleias pagas) e apenas paguei 10 euros.
O Interrail, pelo sudoeste europeu, só pode vir a ser um vantagem se comprarem o bilhete de interrail "Sudoeste Europeu e Turquia" que só pode ser comprado no Sudoeste Europeu. E para valer mesmo a pena, tem que se ir a Istambul.


Para fazer umas contas por alto, eu gastei +/- 20 euros por viagem. Seriam precisas quase 30 viagens para pagar o bilhete. Duvido que aguém viaje 30 vezes durante um mês!
Pelo que sei o pessoa deste tópico refere-se a um IR na Europa Central e possivelmente de Leste/Balcãs... para um Interrail no balcãs... o bilhete flexi, na minha opinião serve perfeitamente.

E sejamos coerente com o tipo de viagem... se me disseres que viajas pela europa so a boleia (conheço quem o faça) fica baratissimo comparado com outro meio de transporte, tem é que se estar disposto a tal.

Se o pretensão é 90%comboio e bus na falta de comboio, na Europa em geral... já são conversas distintas.

eu a única viagem de bus que fiz nos balcãs foi um rota bastante turista e achei preço super inflacionado. Paguei 18€ para ir de Mostar- Split. Tendo em conta as condições em que fui transportado e os 2€ extra para por a mochila na bagageira do bus.
 

Miguel Trindade

Membro Novo
roller disse:
Pelo que sei o pessoa deste tópico refere-se a um IR na Europa Central e possivelmente de Leste/Balcãs... para um Interrail no balcãs... o bilhete flexi, na minha opinião serve perfeitamente.

E sejamos coerente com o tipo de viagem... se me disseres que viajas pela europa so a boleia (conheço quem o faça) fica baratissimo comparado com outro meio de transporte, tem é que se estar disposto a tal.

Se o pretensão é 90%comboio e bus na falta de comboio, na Europa em geral... já são conversas distintas.

eu a única viagem de bus que fiz nos balcãs foi um rota bastante turista e achei preço super inflacionado. Paguei 18€ para ir de Mostar- Split. Tendo em conta as condições em que fui transportado e os 2€ extra para por a mochila na bagageira do bus.
Faço então umas contas:
tendo em conta que a viagem vai incluir uma paragem de 2/3 dias em cada sitio (acho que é o mais aceitável).

Passe global 1 mês continuo: 461/12= +/- 38 euros por viagem
Passe 22 dias contínuos: 360/9= 40 euros por viagem
Passe 15 dias contínuos: 325/ 7 = 46 euros por viagem
10 dias em 22= 281/10 = 28 euros por viagem

Eu não gastei NUNCA mais que 24 euros por viagem. O único sitio onde poderia ter gastado mais que 24 euros (na Austria onde era 40 euros) consegui arranjar outra alternativa, mas visto que ele não passará pela Áustria, não há qualquer problema.

O único bilhete que valeria a pena seria o flexi de 10 dias, mas isso quereria dizer que só poderia fazer 10 viagens. Não sei exatamente o itinerário, se calhar até vale a pena. Mas eu não sei como se vai, diretamente, da Croácia para a Grécia. Logo não posso opinar.

Eu nunca disse que viajei à boleia pela Europa, disse que arranjei, num único sitio uma viagem à "boleia". Meto entre aspas porque essa boleia é marcada num site especifico, com as informações do condutor, feedback, horário, etc. É mais ou menos como a aplicação UBER que está a ser tão falada, em Portugal. Contudo, não tenho nada contra viajar à boleia. Não o faço porque nunca viajo sozinho.

Mais uma vez, penso que estás a confudir os termos de divisão da Europa. Croácia (e já agora, toda a costa do Adriático) não faz parte da Europa de Leste,. São Sudoeste Europeu, podem também ser chamados de Europa meridional e a Croácia até faz parte da Europa Central. Para facilitar, usa-se o termo Balcãs. Atualmente, os países de Leste são a Ucrania, Moldávia, Bielorrusia, Russia e até o Cazaquistão. Podemos ainda incluir os países Bálticos, como a Lituânia, Letónia e Estónia. Estes países, até há pouco tempo, NÃO estavam incluídos no passe Interrail.
 

roller

Membro Conhecido
Consideras, a Polónia, Rep checa, Hungria, Roménia, Bulgária, Servia, Bósnia Europa central?!

Quanto a preços digo-te, e tu também o sabes, se usares países... como Alemanha, Holanda, França, Áustria, Itália, Croácia, Eslovénia o preço dos comboios é caro para bilhetes normais... isto falando exclusivamente de ligações ferroviárias.

Concordo contigo que nos Balcãs o preço das viagens é substancialmente mais baixo e poderá ou não compensar o bilhete de interrail... depende dos casos e do tipo de comboio mas ai já é bem mais discutível.

PS: O sudoeste da Europa... somos nós a península ibérica...http://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%ADnsula_Ib%C3%A9rica
 

Miguel Trindade

Membro Novo
roller disse:
Consideras, a Polónia, Rep checa, Hungria, Roménia, Bulgária, Servia, Bósnia Europa central?!

Quanto a preços digo-te, e tu também o sabes, se usares países... como Alemanha, Holanda, França, Áustria, Itália, Croácia, Eslovénia o preço dos comboios é caro para bilhetes normais... isto falando exclusivamente de ligações ferroviárias.

Concordo contigo que nos Balcãs o preço das viagens é substancialmente mais baixo e poderá ou não compensar o bilhete de interrail... depende dos casos e do tipo de comboio mas ai já é bem mais discutível.

PS: O sudoeste da Europa... somos nós a península ibérica...http://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%ADnsula_Ib%C3%A9rica
Sim, tens razão no Sudeste, que parvoíce. Não sei onde estava com a cabeça-

Quanto ao que EU considero Leste, eu, até há uns tempos, associava Polónia, República Checa ou os países Bálticos ao Leste Europeu. Porém, essa divisão já só é feita pelas Nações Unidas. Há uns anos, foi apresentado este mapa de divisão das regiões da Europa:

aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_f_f1_Grossgliede5d813947f42b19310c423babd85240aa.png


Esse mapa tem uma gralha, pois Lituânia, Letónia e Estónia são considerados Países Bálticos.



Quanto à segunda parte do teu post, concordo perfeitamente que quem planeia viajar pela Europa do centro norte e França (Croácia e Eslovenia, não acho tão caro) e só assuma autocarros e comboios deva comprar interrail QUANDO quer fazer uma viagem relativamente longa. Principalmente se comprar o passe flexível de 22 dias. Quanto à região aqui falada, essa sim, não concordo que se deva gastar tanto dinheiro por um passe. (Eventualmente o passe flexivel de 22 dias, pode ser uma opção, dependendo do roteiro)
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nos Balcãs - e isto referindo-me aos balcãs por inteiro - efectivamente o bilhete de interrail não compensa. Se na Eslovénia, Croácia e Sérvia ainda é possível viajar decentemente de comboio, no resto dos países é complicado. Montenegro, Albânia, Macedónia e Bósnia poucas ligações têm. Da Bulgária só conheci Plovdiv e Sofia e fiz a viagem de autocarro, que é definitivamente a melhor forma de viajar nos Balcãs. Quando não há autocarros nem comboios, tem que ser mesmo de mini-bus (que são carrinhas que podem ir do razoavelmente novas a autênticas geringonças emissoras de ratéres). Isto não quer dizer que não se devam aproveitar as boas ligações de comboio que existem (Sofia - Belgrado, Skopje - Belgrado, Salónica - Skope, etc). Se mesmo assim quiserem fazer um interrail nos Balcãs, existe o Balkan Flexipass.

Já na Europa Central, embora nunca lá tenha feito um interrail quase pela certa que o bilhete (desde que adequado) compensa.
 

roller

Membro Conhecido
Sem duvida... eu adorei i meu segundo interrail pelos Balcãs a diferença com o centro da Europa é abismal. Eu só liguei maioritariamente capitais de países mas a qualidade e rapidez dos comboios deixavam muito a desejar mas era exactamente esse experiência que procurava
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nós também fizemos um ou 2 sítios por país e adoramos. Aliás prometemos repetir a experiência mas com mais tempo e na altura disse à minha mais que tudo que gostava de voltar a Skopje 5 anos depois só para ver os "monumentos" que eles estavam a construir já acabados :agitado: Sim, porque os Macedónios adoram construir monumentos bem como reconstruir do 0 monumentos que depois datam como sendo de há uns bons séculos atrás! Mas afinal de contas, parece que vamos mesmo até à vizinha Albânia, que foi o país que usamos como "passagem" da Macedónia para o Montenegro e ficamos com imensa pena de não ter tido tempo para conhecer decentemente este estranho e fascinante país.
 
Top