Novidades

Interrail 2012

Boas pessoal!

Antes de mais, os meus parabéns pelo fórum, visto que é dos poucos com informação disponível, detalhada e, acima de tudo, actualizada.

Passando ao que interessa, eu e um amigo meu estamos decididos a fazer um interrail este Verão. Como já conhecemos algumas cidades do centro da Europa (Praga, Cracóvia, Milão, Paris...), e uma vez que temos a felicidade de poder viajar com alguma frequência, estávamos apostados num percurso na zona dos balcãs (Eslovénia, Croácia, Sérvia) com uma "escapadinha" obrigatória a Istambul.

A minha pergunta é: tendo em conta que vamos 22 dias e que "partimos" de Milão e voltamos de Milão, que percurso seria o ideal para conseguirmos chegar a Istambul e poder estar lá 3/4 dias?

E em termos de custos (sabendo que preferimos as alternativas mais baratas não temos problemas com comida)?

Cumprimentos, e agradeço desde já a ajuda!!!
 

jonny_ovar

Membro Novo
boas! porque não fazes toda a zona costeira da dalmacia ate a grecia e dps apanhas o ferry para a turquia,
 
boas! porque não fazes toda a zona costeira da dalmacia ate a grecia e dps apanhas o ferry para a turquia,
Obrigado pela sugestão!

Eu inicialmente estava a pensar "dar a volta por cima", isto é, fazer tipo Eslovénia, Hungria, Roménia, Turquia... Deixei de lado a Grécia por causa da questão dos comboios internacionais, que pelos vistos não vão existir este ano... Como é que isso se pode resolver?

Por outro lado, o percurso que eu tinha pensado exige deslocações bastante longas ( Eslovénia-Hungria; Hungria-Roménia; Roménia-Turquia), e tenho algum receio que isso nos faça perder tempo..

Abraço!
 

jonny_ovar

Membro Novo
ou entao tens a opção de fazer eslovenia - hungria ( +/- 8h), hungria - croacia ( +/-5h ); croacia - servia ( +/-5h ), servia - bulgaria ou romenia (+/10H) e depois turquia para poupares tempo fazes as viagens nos comboios nocturnos
 
ou entao tens a opção de fazer eslovenia - hungria ( +/- 8h), hungria - croacia ( +/-5h ); croacia - servia ( +/-5h ), servia - bulgaria ou romenia (+/10H) e depois turquia para poupares tempo fazes as viagens nos comboios nocturnos

Talvez vá por esta última via.. Nessas zonas apanhar os comboios nocturnos costuma ser tranquilo ou há um risco aceitável de se ficar "apeado"? (Vou na última semana de Agosto e duas primeiras de Setembro)
 

jonny_ovar

Membro Novo
eslovenia , croacia e hungria nao tens qualquer problema nos outros tb acho que n tens grandes problemas ate porque sao ligaçoes internacionais e so veres os horarios quando chegas ao destino e fazeres a reserva de imediato para o proximo destino qnto a € tendo em conta que esses paises tem um nivel de vida mais baixo que portugal penso que 1500€ no maximo deve chegar ja incluindo bilhete IR e se arranjares voos baratos tb podes incluir neste budget
 

jonny_ovar

Membro Novo
isso depende muito das necessidades, do que vais visitar e do tipo de alimentação que vais fazer , se vais curtir noites! mas deves estabelecer a volta de 50€/ dia
 

sergiosil

Membro
aproveitas as viagens longas para dormir, fazes as viagens por exemplo de 8-10h durante a noite e sempre poupas na dormida, passando pelos países dos balcãs, diria que consegues gastar menos do que 1500€ tudo incluido ;)
 

sergiosil

Membro
Pedro, eu nunca fui para essas zonas pois sempre tive curiosidade por outros sitios, mas tenho amigos que já foram, e pelo que ouço, dubrivnik é a melhor praia da croacia, montenegro tambem tem umas zonas engraçadas, alem disso e estes são dois paises que eu tenho obrigatoriamente de ir nos proximos tempos: bulgaria e turquia...depois n sei, se nunca tiveste em budapeste tens obrigatoriamente de passar la, e ja que tas ali ao lado passa em bratislava...bucareste tambem é capaz de ser engraçado... ;)

pena pena é os paises balticos (letonia, estonia e lituania) nao estarem incluidos no passe de interrail :(
 
Pedro, eu nunca fui para essas zonas pois sempre tive curiosidade por outros sitios, mas tenho amigos que já foram, e pelo que ouço, dubrivnik é a melhor praia da croacia, montenegro tambem tem umas zonas engraçadas, alem disso e estes são dois paises que eu tenho obrigatoriamente de ir nos proximos tempos: bulgaria e turquia...depois n sei, se nunca tiveste em budapeste tens obrigatoriamente de passar la, e ja que tas ali ao lado passa em bratislava...bucareste tambem é capaz de ser engraçado... ;)

pena pena é os paises balticos (letonia, estonia e lituania) nao estarem incluidos no passe de interrail :(
Budapeste é pra ir com toda a certeza, e visto que quero ir a Istambul a Roménia também vai por certo entrar nas contas. O que me estraga o esquema é que já estive na Bulgária (Sófia e Plovdiv), o que me vai fazer por certo "perder tempo" no regresso. Mas o que tem de ser, tem de ser, e as búlgaras são óptimas :p
 
Bom, depois de consideradas diversas hipóteses, acabei por alterar um pouco o meu percurso. Assim sendo, vou comprar o passe de 30 dias (que chatice), e vou fazer o seguinte trajecto:

Eslovénia (Ljubljana, Bled); Hungria (Budapeste); Sérvia (Belgrado); Bósnia (Sarajevo, Mostar) e Croácia (Zagreb, Split, Dubrovnik).

Não quero andar a correr de um sítio para o outro, mas ainda estou na dúvida se vou ao Montenegro, Roménia ou Áustria. Estou a contar 5 dias por país, mas pelo que tenho lido 5 dias na Eslovénia e na Sérvia parecem exagerados. Nesse caso, aproveitaria para reduzir e ir antes à Roménia (Bucareste e Brasov), Áustria ou Montenegro.

Obrigado a todos pela ajuda, mesmo que tenha sido indirecta!
 

Zed

Membro Novo
Boas!

Antes de mais verifica bem quantos dias pretendes viajar (numero de viagens de comboio). Pois as modalidades Flexi do passe interrail sao bem mais em conta que as modalidades normais, de dias continuos de viagem. E se ponderas ficar numa determinada area 4 ou 5 dias de cada vez, o pass continuo pode não te compensar. No ano passado fiz 17 dias em que viajamos de comboio em 10 deles e compramos o pass Flexi de 10 dias de viagem em 22 dias de validade. Verifica bem o que te compensa, pois pagares 30 dias de viagem e estares 5 dias numa cidade, pode não compensar!
Verifica aqui ;)

Estive a ver o roteiro que propões e tens aí Bled, grande escolha (se bem que numa manha/tarde ves tudo que a vila/cidade é bem pequena) ;)
Na Hungria aconselhava-te o Lago Balaton. Tendo passe interrail vais verificar que na documentação o roteiro em volta do lago, de comboio, conta sempre como roteiro cénico.
Nas opçoes que apontas: Roménia (Bucareste e Brasov), Áustria ou Montenegro. Na minha opinião, Austria!
Vienna é bonito, mas Salzburgo é extraordinário.
E ainda tens outra vantagem: o comboio que vem Salzburgo-Insbruck-Verona atravessa uma das zonas mais bonitas do centro/Sul da europa, aposta nessa viagem! Sim é um dia a andar de comboio mas vale a pena pois vais ver paisagens espectaculares!

Boa viagem ;)
 
Top