Novidades

"InterPlane" pela Europa

Nuno Breia

Membro Conhecido
Boas viajantes,

Estou a ponderar em dar uma volta pela Europa pelas principais cidades, ficar um ou dois dias para visitar o principal de cada cidade, isto dormindo em hostels e viajando apenas em voos low cost com valores entre 20 e 50 €, e nas cidades mais próximas utilizar comboio ou autocarro, o roteiro seria mais ou menos o seguinte:

Lisboa > Oslo > Estocolmo > Helsínquia > São Petersburgo > Tallin > Riga > Vilnius > Varsóvia > Budapeste > Bratislava > Viena > Praga > Berlim >> Drubnovik > Split > Zagreb > Liubliana (Lago Bled) > Veneza > Roma > Paris > Dublin > Londres > Amsterdão > Lisboa


A parte do precurso a vermelho está em standby devido ao preço do avião, talvez necessite de alterar a rota de alguma forma, ainda não pesquisei bem como...

Em relação ao custo, é difícil de apurar, mas em voos a minha estimativa é entre 650/800€;

Em alojamento, estimo uma média de 15€ por noite, se forem 45 dias, deve custar por volta de 750 €

O custos dos transportes entre aeroportos e nas cidades, também deverá ser um valor a considerar, talvez cerca de 300 €


A quem já fez este tipo de viagem ou interrail, que vos parece, estou próximo dos valores médios, estou muito abaixo?

Acham que há alguma destas cidades que deva cortar pela falta de interesse em visitar?


Obrigado.
 

Miguel Trindade

Membro Novo
Inspiring Travels disse:
Maio/Junho... Porque a partir daqui os preços inflacionam bastante...
Então, a não ser que consideres a hipótese de ficar nos hostels mais rascas de cada sitio, sobe a média para 20 euros por dormida... Acho que é um valor mais aceitável. Em Oslo prepara-te para gastar, e bem em dormida e, basicamente, tudo o resto).

Desculpa a minha ignorância, mas vais sempre de avião e entre cada país ou só em alguns?

Assim por alto, acho os valores baixos demais...Quanto às cidades que apresentaste, acho que todas têm interesse. Umas precisam de vários dias, outras fazes em pouco tempo, mas em suma, são todas cidades interessantes. Sendo a mais bonita a primeira e a última :angel:
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Depende dos casos, entre os mais distantes avião, nos mais próximos autocarro ou comboio, sobretudo no leste europeu... E o valor que estimei é o valor dos voos, autocarros e comboios para aquela altura, claro que entre marcar e não marcar pode sempre subir algum valor...

Em relação aos hostels, fiz uma prospecção geral com pontuação acima de 7 no booking, em Londres, Oslo, Estocolmo, Helsínquia, Roma, Viena é uma média de 20/25€ por noite, mas depois nos restantes países há hostels entre 5/10 € por noite...

A alimentação, apesar de ser costuma gastar pouco é que é mais dificil apurar... E também os transportes nas cidades...

Em relação aos dias, a ideia não é visitar a fundo, mas sim visitar o principal, ficar 2 noites em cada cidade, ficando sempre com 1 dia totalmente livre, viajar dia sim, dia não...
 

Miguel Trindade

Membro Novo
Para conseguires bons preços, quer dos aviões, quer dos quartos tens que marcar com antecedência e numa viagem tão grande é sempre um risco (mas até pode correr bem).
Fiz uma pesquisa rápida e aleatória para Vilnius, dia 15 e 16 de Maio e já só um ou outro quarto abaixo dos 10 euros. Vais sozinho? Eu elevava a fasquia para...digamos...18 euros de média para cada quarto. Sempre que faço médias, tendo sempre a acrescentar um ou dois euros, para ter a certeza que a margem de erro me favorece.
Quanto a aviões, principalmente nesta altura, não sei mesmo como te ajudar. De Oslo até Berlim não precisas de nenhum avião, mas a partir daí já vais precisar em quase todas as mudanças de cidade.

Já agora, desde São Petersburgo até Varsóvia: http://www.luxexpress.eu/en não precisas de mais nada
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Este tipo de viagem, o ideal seria planear em Janeiro e começar em meados de Abril, até fim de Maio, principio de Junho...

Em relação ao risco, uma viagem destas em cima da hora, ou se marca logo tudo, principalmente voos, ou corre-se o risco de surpresas...

Mas ainda estou a afinar o roteiro, para estimar o custo e só depois vem a grande decisão... Esse site é muito útil, obrigado.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas. Faz bem as contas, são muitas cidades.
Pesquisa varias opções para o teu roteiro. Tem em conta tempos de deslocações, valores de dormida, tempo para ver o minimo em cada cidade etc..
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Há cidades onde vale a pena perder 3 ou 4 dias e não ficas a conhecer tudo.
Pondera retirar algumas e ficar mais tempo noutras, senão no regresso vais poder dizer que passaste por esta ou aquela, mas conhecer........ já não será bem o caso.
E olha que tens cidades belissimas no teu roteiro.
É só uma opinião :)
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
rmonteiro disse:
Boas. Faz bem as contas, são muitas cidades.
Pesquisa varias opções para o teu roteiro. Tem em conta tempos de deslocações, valores de dormida, tempo para ver o minimo em cada cidade etc..
Em relação às deslocações as contas estão feitas, se os bilhetes fossem comprados neste momento...

O meu receio de inflacionar muito o valor são os transferes do aeroporto e as deslocações dentro das cidades...

O tempo em cada cidade, era mesmo entre 2 a 3 noites para ver o principal... a ideia seria ver o principal e não visitar as cidades a fundo...

Cristina Sousa disse:
Há cidades onde vale a pena perder 3 ou 4 dias e não ficas a conhecer tudo.
Pondera retirar algumas e ficar mais tempo noutras, senão no regresso vais poder dizer que passaste por esta ou aquela, mas conhecer........ já não será bem o caso.
E olha que tens cidades belissimas no teu roteiro.
É só uma opinião :)
Acredito que em algumas cidades não consiga sequer ver metade... Mas isto é um plano que ainda não tem luz verde...

O plano seria algo dentro disto:
(A - Avião | B - Autocarro | C- Comboio)

1 Lisboa > Paris A
2 Paris
3 Paris > Dublin A
4 Dublin
5 Dublin
6 Dublin > Oslo A
7 Oslo
8 Oslo > Estocolmo C
9 Estocolmo
10 Estocolmo
11 Estocolmo > Helsinquia A
12 Helsinquia
13 Helsinquia > S Petersburg C
14 S Petersburg
15 S Petersburg
16 S Petersburg > Tallin B
17 Tallin
18 Tallin > Riga B
19 Riga
20 Riga > Vilnius B
21 Vilnius
22 Vilnius > Varsóvia B
23 Varsóvia
24 Varsóvia
25 Varsóvia > Budapeste A
26 Budapeste
27 Budapeste >Bratislava C
28 Bratislava > Viena C
29 Viena
30 Viena > Praga C
31 Praga
32 Praga
33 Praga > Berlim C
34 Berlim
35 Berlim > Roma A
36 Roma
37 Roma
38 Roma > Bruxelas A
39 Bruxelas > Amsterdão B/C
40 Amsterdão
41 Amsterdão > Londres A
42 Londres
43 Londres
44 Londres > Lisboa A
 

rmonteiro

Membro Conhecido
olha, viste as opções mais baratas ? Em alguns casos parece que vais andar "para trás".
digo isto porque se fizesses algumas ligações de comboio acho que podias fazer um plano mais "a direito". Poupavas talvez tempo e dinheiro.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Sim, é pelos preços/ ligaçoes... Fazer roteiro directo fica bastante mais caro, mas este plano esta em standby, talvezno va fazer por partes e conhecer melhor cada cidade
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Ok. A diferença de dinheiro compensa no tempo que perdes ? Para uma viagem dessas, tens mesmo que ter isso em conta. Nesses detalhes ganhasse muita coisa.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Londres, Bruxelas e Amsterdao e de Varsovia para Budapeste e regressar ate Berlim é o que esta fora de rota... Em relaçao ao tempo são viagens de aviao sao 1 ou 2 horas de diferença... Em relaçao ao preço podem der centenas de euros... Fiz o estudo ponderado as varias hipoteses.
 

Miguel Trindade

Membro Novo
olha, viste as opções mais baratas ? Em alguns casos parece que vais andar "para trás".
digo isto porque se fizesses algumas ligações de comboio acho que podias fazer um plano mais "a direito". Poupavas talvez tempo e dinheiro.
Sinceramente, não vejo onde esteja a andar para trás, isto tendo em conta o último post onde fez uma atualização do itinerário.

Londres, Bruxelas e Amsterdao e de Varsovia para Budapeste e regressar ate Berlim é o que esta fora de rota... Em relaçao ao tempo são viagens de aviao sao 1 ou 2 horas de diferença... Em relaçao ao preço podem der centenas de euros... Fiz o estudo ponderado as varias hipoteses.
Para muita gente, a parte que suprimiste seria o highlight da viagem! Para mim não, mas meramente por razões emocionais (todos os países do báltico )
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Pelo que percebi, de Berlim vai para Roma e depois vai para Bruxelas e Amesterdão.
Pareceu me um bocado a andar para trás, mas se já vês vários estudos, é a melhor opção.. há que aproveitar.
 

Miguel Trindade

Membro Novo
rmonteiro disse:
Pelo que percebi, de Berlim vai para Roma e depois vai para Bruxelas e Amesterdão.
Pareceu me um bocado a andar para trás, mas se já vês vários estudos, é a melhor opção.. há que aproveitar.
O problema de Roma é que fica fora de mão, em qualquer cenário. Uma boa opção seria suprimir Roma e deixar para depois.
Mas claro, se esse desvio é viável, aposta nisso!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Se o percurso fosse idealizado para fazer de comboio, concerteza iria perder-se imenso tempo e dinheiro, mas sendo de Avião, ir de Berlim a Roma (2h15) ou de Berlim a Amsterdão (1h35), estamos a falar numa diferença de 35 minutos, não é significativo o tempo...

Mas vou repartir o roteiro e fazer por etapas e conhecer melhor cada cidade... A Etapa 1, será Londres, Praga, Viena, Bratislava. Budapeste e passagem por Milão no regresso apenas por escala, aproveitando e ficando um dia e meio para conhecer minimamente, dado que é um cidade que não me seduz.
 

Miguel Trindade

Membro Novo
Inspiring Travels disse:
Se o percurso fosse idealizado para fazer de comboio, concerteza iria perder-se imenso tempo e dinheiro, mas sendo de Avião, ir de Berlim a Roma (2h15) ou de Berlim a Amsterdão (1h35), estamos a falar numa diferença de 35 minutos, não é significativo o tempo...

Mas vou repartir o roteiro e fazer por etapas e conhecer melhor cada cidade... A Etapa 1, será Londres, Praga, Viena, Bratislava. Budapeste e passagem por Milão no regresso apenas por escala, aproveitando e ficando um dia e meio para conhecer minimamente, dado que é um cidade que não me seduz.
Isso quer dizer que já nao vais fazer tudo de seguida? Até recomendava que o fizesses, fazer uma viagem com tantos kms é uma ideia muito boa e económica
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Há diversos factores/riscos que condicionam uma viagem destas...

- Um deles é o orçamento, numa viagem destas facilmente se sai das margens... Só consigo apurar o geral de momento, e não tenho árvore das patacas...
- Outro deles é o risco de ser demasiado tempo porque nunca sei o dia de amanhã, posso estar disponível ou não...
- Quem faz uma viagem destas se quiser levar rotas definidas do que visitar nas cidades, exige uma preparação de milhares de horas, que seria impossível fazer em 2/3 semanas...

Mas que era uma viagem de sonho, isso era...

Faço uma etapa agora... e mais à frente quando tiver oportunidade faço mais etapas... E desta forma conheço melhor cada cidade...

Isto é os planos, porque para avançar, só sei a partir do dia 15 se posso ou não para arrancar a 20 ou 21.... Tudo vai depender da inflação... Mas está quase tudo preparado em termos de roteiro geral e em cada cidade...
 
Top