Novidades

Informações uteis sobre Cuba I

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
MOEDA
A moeda oficial é o peso cubano. O euro é aceite em todo o país, sobretudo em Varadero e Havana. Todos os cartões de crédito são aceites em Cuba excepto os emitidos nos Estados Unidos
LINGUA OFICIAL- Espanhol
DOCUMENTAÇAO - Passaporte e visto obrigatórios.
CORRENTE ELECTRICA
A corrente é de 110v, com tomadas de tipo americano.
Aconselha-se a levar um adaptador para os aparelhos eléctricos portáteis.
DIFERENÇA HORARIA
Menos 5 horas do que em Portugal Continental.
COMPRAS
Artigos de uso pessoal, recordações, artesanato típico, etc.. Encontram-se nas lojas dos hotéis, que estão abertas diariamente das 09h00 às 21h00. Oportunidade única para adquirir o famoso rum e os puros habanos.
CLIMA
O clima cubano é subtropical com temperaturas médias na ordem dos 25ºC. O vestuário deve ser leve e fresco. O Verão requer apenas roupas de praia; no Inverno um agasalho ligeiro. Para alguns restaurantes, sugerimos uma roupa mais formal.
GASTRONOMIAL
A gastronomia de Cuba é uma fusão da cozinha espanhola com a africana, além de outras influências. O rum cubano, produzido a partir da cana-de-açúcar, é considerado o melhor do mundo. Os “mojitos” e os “daiquiris”, cocktails cubanos universalmente famosos, são preparados com o mais genuíno dos runs.
RELIGIAO
Existe liberdade de culto. Predominam a igreja católica e os cultos sincréticos afro-cubanos, que são fruto da fusão das crenças pagãs africanas com o catolicismo. Este sincretismo religioso deu lugar a ritos de grande colorido e de singular riqueza musical.
TRANSPORTES
Uma razoável rede de estradas e auto-estradas cruzam todo o país e estão sinalizadas segundo o código internacional (a condução é feita pela direita). Para conduzir em Cuba, é necessária a apresentação de uma carta de condução emitida pelo país de origem e a idade mínima de 21 anos. O serviço de táxis funciona 24h por dia. Existe um serviço de rent-a-car.

HISTORIA
Havana
Junto com Velha Havana, Havana Central é a parte mais povoada e aglomerada da cidade. É uma área residencial e comercial, a rua principal de compras da cidade é a São Rafael, atravessa o Parque Central para o oeste. A grande fábrica de tabaco de Partagas, logo atrás do Capitólio, é a fábrica que mais exporta no país, com duzentos rolos que resultam em cinco milhões de cigarro no ano. Andando em torno desta área você entende porque Havana é às vezes considerada como a Cidade das Colunas. Quase todos os edifícios exibem uma ou várias estruturas do tipo Coríntio, Dórico ou Jônico.
Marina Hemingway
Localizado na exclusiva vizinhança residencial de Marina Hemingway, perto do Centro de Conferência Internacional de Havana, ao oeste da cidade de Havana, você pode encontrar o Hotel Acuario e as vilas Pilar e Paraíso. Ostenta uma categoria quatro estrelas, eles oferecem muitas opções para praticar vários tipos de actividades aquáticas, oferecendo acomodações modernas e confortáveis. Oferece opções múltiplas para praticar qualquer tipo de atividade aquática, fornecendo acomodações confortáveis e modernas. 381 quartos, 314 quartos do hotel, 36 bangalôs e 31 vilas com vista panorâmica dos canais. Todos com ar-condicionado, TV via satélite, telefone, rádio, frigobar e cofre. Alguns com acesso fácil para pessoas fisicamente debilitadas. O Resort Turístico de Marina Hemingway permite que você aprecie várias ofertas, entre elas, o La Vigia Shopping Center, o clube Chan Chan, restaurantes e clubes noturnos, La Cova Pizza Nova Restaurante e Bar e os serviços da Náutica Cubanacam: mergulhos, passeios de iate e excursões, clube de praia, pesca em alto mar, marina e serviços de salva-vidas.
Miramar
Seguindo ao oeste desta região, se localizam alguns dos hotéis e restaurantes mais caros de Havana, a maioria das embaixadas estrangeiras, avenidas arborizadas e as mansões do país ao redor da quinta avenida que sugerem que este seja o lugar onde a elite de Havana reside. A área contem alguns museus interessantes, como o Museu do Ministério do Interior que seria interessante a alguém que queira se actualizar sobre a Guerra Fria.
Praias Leste de Havana
Praias Leste de Havana são conhecidas como "Playas del Este". Se situam apenas a vinte minutos da Baixa Havana e incluem de oeste a leste: Praia Bacuranao, Tarara, El Megano, Santa Maria del Mar, Boca Ciega, Guanabo, Veneciana e a praia de Rincon. Possui cerca de sete quilómetros de praia com areias brancas…
A praia de Bacuranao é a mais próxima de Havana e exactamente falando, está em Celimar, distrito de Havana do Leste. Através da praia se dirige para a pequena baía de águas frescas de Bacuranao. A praia não é fácil de ser encontrada pelos turistas, mas é popular para a população local e para os havaneiros
A praia de Santa Maria del Mar é uma agradável praia não-turística, mas lotada pelos havaneiros nos finais de semana. Possui areias brancas com restos de corais e conchas. Suas águas são cristalinas com tons de verde e azul. Debaixo da água, apresenta uma bonita paisagem de recifes de coral, moluscos e peixes de cores vivas. É uma experiência mergulhar nestas águas devido à abundância da fauna e à paisagem incomum.
Vedado
Esta parte da cidade é ocupada primeiramente por escritórios e hotéis, negócios são centrados no La Rampa. Directamente para o leste na Rua São Miguel entre as ruas Ronda e Mazon está o fino Museu Napoleônico, esta mansão abriga uma colecção notável das memórias de Napoleão. Na parte superior de Vedado se localiza o Cemitério de Cristóvão Colombo.
Havana Velha
O coração e a alma de Havana estão na cidade de Velha Havana, declarada uma herança do Património da Humanidade em 1982 pela UNESCO. Isso foi importante para preservar a beleza de sua arquitectura e promover a importância histórica de seu papel nessa região
Alguns dos lugares mais interessantes para visitar são:
- A Praça das Armas, centrada em torno de uma estátua do patriota Céspedes e rodeada por bancos de mármore e vendedores de livros de segunda mão. Foi a primeira praça pública construída na cidade.
- Praça da Catedral é talvez a praça mais bonita do Caribe.É rodeada por exemplos da mais fina arquitectura barroca do país.
- El Templete, pequeno templo neoclássico que marca o lugar onde a primeira missa foi rezada, em 1519.
- O Castelo da Força Real é um dos fortes mais velhos das Américas, mostra exibições de arte moderna no andar de baixo e as muralhas fornecem boas visões além do porto.
- O Palácio dos Capitães Generais, a casa administrativa do governo e a residência do governador foram transferidas do forte para uma nova construção. O palácio presidencial e então o palácio municipal até que Castro tomou o poder, é agora o novo Museu da Cidade de Havana.
- O Museu de Arte Colonial, palácio fino construído em 1720, seu pátio amarelo e características arquitecturais quase inalteradas são complementados por uma grande colecção de móveis dos séculos XIIIX e XIIX.
- A Rua Obispo é a mais importante e elegante de Velha Havana, transformada em uma rua só para pedestres.
Pode se incluir também, o Capitólio, a Fábrica de Charutos e os bares La Bodeguita del Medio (onde Hemingway tomava os seus Mojitos) e La Floridita (onde foi inventado o Daiquiri). Assista também à cerimónia dos cañonazos, ou tiros de canhão que encerram simbolicamente o porto de Havana, às 21h. A vida nocturna nesta cidade é muito animada, e inclui desde os cinemas e teatros até aos cabarets, nightclubs e eventos musicais. O bairro a ter em atenção é La Habana Vieja, o centro histórico. A cerca de 30 Km a leste de Havana situam-se as populares Playas del Este, consideradas por muitos como superiores às de Varadero, nomeadamente a de Santa Maria del Mar.Se quiser tentar uma aventura,poderá ir até lá no autocarro 44(parte da Estação Central).
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Informações uteis sobre Cuba II

Cidade de Cienfuegos
Esta é uma cidade deliciosa e interessante com uma história muito diferente do resto do país.
É uma cidade agradável graças ao seu papel como um porto importante, tanto nacional como internacionalmente, possui um ambiente um pouco mais cosmopolitano do que a maioria das cidades no sul. As ruas são rectas e largas, como a Passeio Do Prado, a principal rua da cidade que a corta e se prolonga até o fim da península. A rua se estende ao sul através de Punta Gorda e ao norte ao longo da baía. Há excelentes paisagens para serem vistas, especialmente durante o pôr do sol quando a baía se torna aparentemente bem calma.

Se visitar Cienfuegos não se esqueça de ver:
Parque José Marti, no lado leste deste há a impressionante Catedral da Puríssima Conceição, que foi construída em 1870. Também próximo ao parque fica o Palácio Provincial do Governo, um edifício grande com enormes colunas de mármore. Exactamente ao oeste do parque está a Casa da Cultura.
O Teatro Tomas Terry, situado no lado norte do Parque José Marti possui uma estrutura bonita e impressionante, cuja fachada é coberta por três murais com mosaicos multicoloridos. O Museu Histórico, contém recordações militares do local que uma vez pertenceu àqueles que participaram das numerosas batalhas pela independência e liberdade. O Palácio do Vale, em Punta Gorda, uma casa campestre em estilo mouro, foi comprada por Alejandro Suero Balbin. Sua cor rosa desbotada não diminui o esplendor do edifício que contém alguns móveis e porcelanas excelentes.
O jardim botânico é talvez o mais famoso do país, possui mais de duas mil plantas tropicais e sub-tropicais. Entre a colecção impressionante das espécies de plantas, existem mais de duzentos tipos de árvores de palma. Há também uma colecção de tipos diferentes de palmeiras indígenas de Cuba.
A praia Rancho Luna, situada vinte quilómetros ao leste da cidade, é ainda muito tranquila e isolada. O Castelo de Nossa Senhora dos Anjos de Jagua, situado vinte e dois quilómetros da cidade de Cienfuegos, foi originalmente utilizado pelos espanhóis como um pequeno forte para se protegerem dos contrabandistas que costumavam entrar na baía de Jagua para obter água fresca e os alimentos do local.
É agora uma estrutura muito mais substancial seguindo a decisão dos espanhóis de desenvolvê-lo para defender a cidade de ameaças mais fortes oferecidas pela marinha inglesa durante a guerra entre a Espanha e Inglaterra.

Praia Rancho Luna

A praia de Rancho Luna está localizada quase fora de Cienfuegos. O formato de semi-círculo, a areia suave e a praia são banhados por águas quentes e calmas. Há diferentes áreas para mergulho bem próximas. A plataforma costeira é particularmente áspera e habitada por uma rica vida marinha, as águas superficiais ocultam belos corais que formam recifes de baixa e média profundidade na enseada de Barreras e em "Las Playitas". Um relevo grosseiro, abundantes esponjas no mar, gorgonias e corais estão localizados nas maiores profundidades e são particularmente atraentes.
Considerada como a jóia da arquitectura cubana do século XIX, Cienfuegos é uma cidade excepcional por causa do projecto perfeito de suas ruas e por seu refinamento e bom gosto dos prédios no centro histórico da cidade, que foi declarada um monumento nacional. Ao visitar a cidade, passe pela Casa do Fundador, Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Teatro Tomás Terry, Palácio Ferrer e Parque José Martí, que contém o único arco do triunfo em Cuba.
Outras atracções incluem o Prado Promenade, o Palácio do Valle, os Museus da História Naval e Provincial, o Cemitério Real e as cortes de Jai-Alai.
Mais distante do centro da cidade, excursões para Nossa Senhora dos Anjos da Fortaleza de Jagua, Cemitério Tomás Acea e os Jardins Botânicos.
Além destas atracções culturais e históricas, Cienfuegos tem facilidades excelentes para o mergulho no mar e outros desportos aquáticos, turismo da natureza e banhos termais.

Cidade Santiago de Cuba
É a segunda cidade de Cuba. Ela é exaustiva, montanhosa e quente mas ao mesmo tempo lânguida de um modo sedutor. Construída na sequência das montanhas tendo a vista panorâmica de uma grande baía com a Serra Maestra de fundo de paisagem, é certamente uma das cidades mais pitorescas de Cuba. Suas ruas coloridas sobem e descem sobre as montanhas. Fazer uma caminhada pela cidade, embora seja agradável, é um pouco cansativo se for percorrido longas distâncias.
Apesar disso, Santiago possui uma vitalidade singular, sua população que é predominantemente mulata, uma mistura de espanhóis, franceses do Haiti e de um grande número de escravos africanos, são persistentemente amigáveis.
Santiago tem muita coisa a oferecer para turistas, é abençoada com alguns dos mais interessantes museus, construções e lugares (Moncada Barracks, Museu Emilio Bacardi, A Cathedral, Morro Castle, La Maison, Rua Heredia...)

Parque Baconao
O Parque Baconao, na província oriental de Santiago de Cuba, é uma fórmula perfeita para o lazer, em combinação com as atracções de sua natureza bem preservada.
O mar, as montanhas e as lendas são oferecidos para aqueles que escolhem esta região do arquipélago cubano, como seu destino para passar suas férias após um longo tempo de trabalho.
As tradições de Baconao datam da época da descoberta de Cuba. Seu nome completo é relacionado com um jovem aborígene que pertenceu a uma das tribos pré-hispânicas que vive nessa região.
A história menciona uma árvore mágica chamada "bacona", que jogou um feitiço ao jovem indiano, capacitando-o para tocar música com as conchas da lagoa, um presente que foi passado para as árvores quando o menino morreu.
As opções do parque incluem a possibilidade de apreciar o ambiente típico rural (campestre) da região, que cobre cada detalhe, desde casas - a popular "bohío" (cabanas cobertas de palhas) - aos móveis, incluindo os "taburetes" (uma típica cadeira cubana).
Tudo isto é complementado por excursões a cavalo em contacto directo com a natureza, e visitas às ruínas de velhas plantações francesas de café.
Os restos de secadores de café, de mansões e mesmo de um cemitério colonial podem ser encontrados na região, criando uma atmosfera cheia de história e mistério. Baconao tem também um aquário, que permite que os visitantes aprendam sobre a fauna marinha caribenha em seus tanques e túneis.
Os golfinhos e as focas constituem um excelente show para crianças e adultos, exibindo suas habilidades. Torna-se um tipo de pausa necessária e refrescante, com um túnel submarino de trinta metros de extensão onde os visitantes podem ver os peixes em seu próprio habitat. As conveniências de Baconao incluem também singularidades como o Museu do Transporte Terrestre, que exibe mais de duas mil miniaturas de veículos, junto com uma exibição de carros de óptima qualidade.
A antiga fauna também é representada no parque, especialmente no chamado Vale da Pré-história, onde os visitantes podem apreciar réplicas em pedra em tamanho natural de animais que habitaram a terra há milhões de anos atrás.
Adicione ao passeio, a tradicional gastronomia de Cuba, com os pratos típicos tais como a carne de porco assada e o convidativo "congrí oriental" (arroz e feijões pretos) e um delicioso copo de café feito à moda antiga. A lagoa de Baconao reflecte as sombras dos habitantes pré-Hispânicos de Cuba na réplica de Vila Taíno, onde os turistas são recebidos em um restaurante servindo frutos do mar e onde a música é tocada no famoso "órgano oriental" (órgão oriental). A fim de complementar as atracções do parque, diversos hotéis, incluindo o Bucanero e o clube Amigo Carisol Los Corales, fornecem um porto seguro aos viajantes e contribuem para preencher qualquer vazio, se ainda existir, após uma excursão maravilhosa em Baconao.

Cidade de Pinar do Rio
A área tem uma boa reputação na produção de cerâmicas de alta qualidade, trabalhos bordados e é famosa por suas construções neoclássicas. Embora haja uma quantidade justa de tráfego e de atividade nas ruas, a cidade dá a impressão de ser geograficamente isolada assim como há tempos atrás. Entre os principais lugares para visitar, temos o Museu Provincial da História de Pinar do Rio, o Museu de ciências Naturais, o Museu do Tabaco e a rua José Marti.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Informações uteis sobre Cuba III

RESTAURANTES EM HAVANA
A comida em Cuba não é muito variada: consome-se pouco peixe, mas existe bastante oferta de marisco, especialmente lagosta grelhada (normalmente bastante cara). A chamada "comida crioula" assenta essencialmente no acompanhamento das carnes, que é um preparado à base da mistura de arroz e feijão com diversos condimentos, e a que chamam "moros e cristianos". Não deixe de experimentar as alternativas (melhoradas) à batata, como a mandioca (yuca) e a malanga. Aconselha-se também vivamente o sumo de goiaba. Em Cuba, existe a particularidade de toda a refeição que se preze ser acompanhada por música ao vivo.

Restaurante La Mina (Habana Vieja) - ambiente muito agradável e comida razoável, a preços variados.
Restaurante/Bar La Mina: El Capuccino (Habana Vieja)
Restaurante El Aljibe (Playa)
Restaurante La Cecilia (5ª Avenida) - provavelmente o melhor local para comer comida crioula.
Restaurante Havana Café (Hotel Mélia Cohiba) - boas refeições a preço acessível, naquele que é provavelmente o local mais agradável de Havana. Espectáculo nocturno. Visita obrigatória.
Paladar El Rincón de Elleguia - este é um dos locais privilegiados para experimentar o sumo de goiaba.
Paladar El Elegante (Miramar/Playa, C. 33, entre ruas 34 e 36) - o melhor prato deste acolhedor Paladar parece ser a Pierna de Cerdo Assada (Refeiçao completa: 16 EUR)
Paladar Cactus (Miramar/Playa, C. 33, entre ruas 34 e 36) - excelente decoração e boa comida a preços razoáveis.
Bar/Snack Ditú - refeições completas a preços sem concorrência..
Bar/Snack Cocinita - em frente ao Hotel Mélia Cohiba, oferece a possibilidade de uma refeição rápida por uns escassos 3 euros.

ANIMAÇÃO NOCTURNA

HAVANA
Tropicana - espectáculo de cabaret com sabor a Caraíbas, de fama internacional. A entrada pode ou não incluir jantar.
Havana Café - espectáculos diários de muito bom nível, e pista para dançar a Salsa. Entrada gratuita, excepto para o espectáculo de domingo.
Casa de la Música - Salsa para todos os gostos (15 EUR para turistas, negociável para 10 EUR)
La Bodeguita del Medio - famosíssimo bar, que era o local favorito onde Hemingway tomava o seu Mojito.
La Macumba - Discoteca com música para todos os gostos, incluindo Salsa.
La Floridita - bar muito agradável: aqui pode apreciar calmamente o seu Daiquirí, sabendo que está no local onde esta bebida foi criada!
El Pateo - agradável esplanada na Plaza de la Catedral.

VARADERO

La Rumba - sem dúvida o sítio da moda em Varadero: música variada, mas passando quase sempre por Salsa, Mambo ou derivados ... (Entrada: 10 EUR)
Havana Café - embora não seja tão exuberante como o original de Havana, é mesmo assim um local animado até às 3 da manhã. (Entrada gratuita)
Havana Club - pequena discoteca com música variada e decoração antiquada. (Entrada: 10 EUR)
ATENÇÃO aos vários "caçadores" de clientes, que por vezes esperam com autocarros à saída dos hotéis, sem especificar exactamente para onde o pretendem levar nem a que preço. Normalmente trabalham ilegalmente, e ganham comissão por cada cliente que levarem a certa discoteca (nomeadamente, o Havana Club).
 

karepa

Membro Ativo
paulo, não haverá outra forma de organizar estes topicos de ajuda? acho que são importantes demais para ficarem junto das restantes mensagens.... julgo que seria uma boa ideia colocar todas estas excelentes ajudas num lugar próprio....
 

Nuno

Administrador
Staff
Olá karepa,

Já criei um tópico em destaque dentro de cada categoria onde estão reunidos todos os tópicos que o Paulo criou.
Sempre que forem criados novos tópicos semelhantes, este será actualizado.
Desta forma é fácil encontrar o que se pretende através deste pequeno resumo.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Top