Novidades

Informações sobre São Tomé e Príncipe

Olá boa noite caros viajantes,

Estou com intenções de viajar a São Tomé e Príncipe no próximo ano. Como tal começo já a buscar informações sobre o destino e a perguntar a quem tenha interesse em ajudar e tenha estado lá. Antecipadamente, muito obrigado pelas respostas possíveis. Aqui vai a primeira dose de perguntas:
1 - São Tomé e Príncipe coloca alguns problemas no que toca a doenças tropicais. No que toca ao paludismo, leio que o malarone é o comprimido mais adequado pois tem menos efeitos secundários. Está correto? Acontece que a minha companheira toma alguns medicamentos, e temos medo que haja contra indicações. Vamos ver isso na consulta do viajante que já está agendada. Esperemos que não hajam problemas. Pensei em começar a tomar por precaução bastante antes, por forma a ver se não aparecem efeitos desagradáveis.
2 - Sobre a febre amarela, não é obrigatória a vacina para quem venha directamente da Europa, mas aconselham a tomar? Há febre amarela em STP ou está erradicada?
3 - Sobre redes mosquiteiras: Queremos dormir em pensões e residenciais, pois é mais barato. Elas têm A/C e redes mosquiteiras? Será que deveremos trazer de Portugal? Isto é importante para nós porque queremos estar seguros sobre isso.
4 - Ida à Ilha do Príncipe. Queremos ir 5 dias à ilha do Príncipe o que coloca outras questões adicionais sobre a deslocação e preços. Acontece que somos plebeus, não somos príncipes, como tal, temos um orçamento limitado :). A estadia em resorts é muito cara. 500€ por noite?????? Há também alojamento a 50€ na ilha do Príncipe, pelo menos vem na booking.com. Aconselham? Não temos grandes exigências na acomodação. A única questão obrigatória é a rede mosquiteira. De resto até podíamos dormir num local sem paredes e só com tecto para a chuva e rede mosquiteira. Será que há?
5 - Alimentação na ilha do Príncipe. Dá para ler que é para nobres, mas existe maneira de comer de forma mais barata: Peixe frito com banana e fruta pão. Poder-se-ia levar comida para lá. Podemos levar algumas latas de conserva para São Tomé e Príncipe?
6 - Transportes. Há o avião e... havia o barco Príncipe. Ainda há este barco? Li que apesar do enjoo, é mais barato que o avião. Será que para além do risco de vomitar, há outros riscos?

Obrigado
João e Magda
 

petrus

Membro Ativo
Olá,

Não vou servir de grande ajuda porque eu próprio ando a planear se vamos ou não lá este ano. Também não somos ricos, mas temos a consciência duma coisa: São Tomé nem tanto, mas o Príncipe sim é mesmo CARO e não há volta a dar! É o preço da insularidade! Ainda assim, para nós, só faz sentido a viagem indo ao Príncipe, mesmo que o preço duplique! Só a ilha principal e as Rolas não mesmo!

Quanto a medicação não me vou pronunciar porque é uma decisão muito pessoal com ou sem consulta do viajante e não quero influenciar ninguém até porque a patroa é da área da saúde;
Há de facto alguns alojamentos mais "alternativos" e em conta na ilha, mas corre-se os riscos das condições serem mazinhas, mas se vão espírito aberto... porque não? Já agora, os preços comprando em pacote nada têm a ver com o booking, sei disso pelo que simulei! Por exemplo, o resort Bom Bom por agência fica um bom bocado mais em conta!

Atenção que a viagem para o Príncipe é feita de avião (um pequeno Saab de 18 lugares) e o limite de peso são 15 kg e parece que são mesmo rigorosos nisso! Esqueçam a ideia do barco! Não é feito para passageiros, parece que a viagem é agreste por causa da meteo e nem sempre se realiza! Ou avião... ou não vão!

É a minha percepção e o resultado do que tenho pesquisado. Já era para estar a decisão tomada, mas...:rolleyes:
 
Petrus e Leonorb: Muito obrigado pelas respostas.

Sobre a medicação, vamos ver com o médico.
Sobre o transporte para o Principe, devemos ir de avião. Não ouvi mais falar sobre o barco Principe, e tem havido casos de barcos desaparecidos ao largo. Que será? Esperamos encontrar um voo a + ou - 150€ I/V por pessoa. Se for menos, melhor.
Sobre o alojamento, "googlando" encontra-se blogs de portugueses que estiveram lá. Há uma pessoa que ficou em alojamento a 15€ por noite, mas era em 2013. Vamos perguntar por contactos! A questão são os mosquitos. Protecção adequada é mesmo o mais importante para nós. De resto contentamo-nos com o básico. Praia, selva, peixe, banana, fruta pão....
Não deveremos ir com pacote porque queremos ficar 15 dias em São Tomé e Príncipe, dos quais 5 dias aproximadamente na ilha do Príncipe e o resto em São Tomé.
Tencionamos comprar os bilhetes de avião pela STP Airways. Lisboa-São Tomé-Lisboa e São Tomé-Principe-São-Tomé de forma independente.
Os pacotes vendem só 1 semana normalmente. Ou será que no caso de São Tomé vale mesmo a pena comprar pacote, neste caso personalizado para 15 dias?
 
Olá, pessoal.

Ainda estou indeciso de vamos ao Principe ou não. Tem o fator $$$$ a ter em conta. A São Tomé vamos de certeza. Vamos pela STP que tem vôo direto e vamos ficar em hospedagens baratas. Sobre as doenças, vamos tomar o comprimido para a malária, aquele que se toma 1 x por dia e tem menos efeitos secundários. É que a malária lá é da estirpe mais perigosa por isso, deve-se tomar. Febre amarela não há lá, por isso a vacina não é necessária.

Vamos dizendo algo. Se alguém quiser acrescentar algo é bem vindo.

J & M
 
Olá, peço desculpa pela demora em responder. Não estou a conseguir aceder ao Portal das Viagens a partir do meu computador, não sei porquê. Está tudo planeado para ir, tambem em 2020. Vamos ao Principe também por 4 noites e lá vamos ficar no alojamento mais barato que existe na ilha. Já temos os bilhetes de avião para o Principe também. Para a ilha de São Tomé ja reservámos cerca de metade das noites pela Booking.com.
 

RitaMestre

Membro Novo
Boa noite,
Por aqui já temos viagem comprada (independe de agência) para fevereiro, 3 dias em principe e 4 em são tomé.
Ainda com a dúvida sobre as deslocações por lá, muita gente me recomenda o guia em vez de alugar o carro pelo estado da estrada. Mas a verdade é que estar dependente de alguem para ir para qualquer lado não me agrada muito. Ainda mais quando queremos ver o norte, o centro e ficar 2 noites no sul (inhame). Se aproveitarmos a rota sul para ir para o sul depois teriamos que pagar um transfer para voltar para são tomé e apanhar o voo de regresso. Além disso estando no sul sem transporte ficaria restrita à praia do hotel!!
Duvida ainda se vale a pena ir ao ilhéu ou ficar os dois dias nas praias do sul.

Obrigada desde já.
 
Boa noite,
Por aqui já temos viagem comprada (independe de agência) para fevereiro, 3 dias em principe e 4 em são tomé.
Ainda com a dúvida sobre as deslocações por lá, muita gente me recomenda o guia em vez de alugar o carro pelo estado da estrada. Mas a verdade é que estar dependente de alguem para ir para qualquer lado não me agrada muito. Ainda mais quando queremos ver o norte, o centro e ficar 2 noites no sul (inhame). Se aproveitarmos a rota sul para ir para o sul depois teriamos que pagar um transfer para voltar para são tomé e apanhar o voo de regresso. Além disso estando no sul sem transporte ficaria restrita à praia do hotel!!
Duvida ainda se vale a pena ir ao ilhéu ou ficar os dois dias nas praias do sul.

Obrigada desde já.
Olá bom dia,

Estive em São Tomé o ano passado e aluguei um jeep (sem guia) durante 5 dias (posso facultar o contacto se quiser), explorámos o mais que pudemos... Os carros não têm a manutenção dos nossos... mas tive um problema com o jeep e foram substituí-lo por outro (e confesso que ainda estávamos a uma distancia de 75km da cidade de São Tomé). Não senti qualquer insegurança nas deslocações (e éramos 2 raparigas), fomos às Neves, Lagoa Azul e praia das Conchas no mesmo dia (no Norte), a maior parte da estrada não está má... faz-se bem. Quando fomos para sul, também fomos até Porto Alegre, praia Jalé, onde dormimos... almoçámos no Hotel Praia Inhame (na minha opinião caro), e fomos ao Ilhéu das Rolas. Também lhe posso passar um contacto para combinar a ida até ao Ilhéu, com almoço de peixe fresco na praia (no Ilhéu), atenção que boa praia não é só no Ilhéu, na minha opinião tem ótimas praias no sul da ilha, como a praia Jalé, a praia Piscina e a praia Cabana.

Qualquer questão adicional não hesite em contactar, eu adorei aquele país de gente genuína e comida maravilhosa.

Boas viagens
 

RitaMestre

Membro Novo
Olá bom dia,

Estive em São Tomé o ano passado e aluguei um jeep (sem guia) durante 5 dias (posso facultar o contacto se quiser), explorámos o mais que pudemos... Os carros não têm a manutenção dos nossos... mas tive um problema com o jeep e foram substituí-lo por outro (e confesso que ainda estávamos a uma distancia de 75km da cidade de São Tomé). Não senti qualquer insegurança nas deslocações (e éramos 2 raparigas), fomos às Neves, Lagoa Azul e praia das Conchas no mesmo dia (no Norte), a maior parte da estrada não está má... faz-se bem. Quando fomos para sul, também fomos até Porto Alegre, praia Jalé, onde dormimos... almoçámos no Hotel Praia Inhame (na minha opinião caro), e fomos ao Ilhéu das Rolas. Também lhe posso passar um contacto para combinar a ida até ao Ilhéu, com almoço de peixe fresco na praia (no Ilhéu), atenção que boa praia não é só no Ilhéu, na minha opinião tem ótimas praias no sul da ilha, como a praia Jalé, a praia Piscina e a praia Cabana.

Qualquer questão adicional não hesite em contactar, eu adorei aquele país de gente genuína e comida maravilhosa.

Boas viagens
Obrigada pela resposta :)
Então na sua opinião iria novamente ao ilhéu ou aproveitaria as praia do sul? A questão é que no ilhéu teria que ter um guia para ir conhecer ou não?
Se me conseguir facultar os contactos agradecia!
 
Obrigada pela resposta :)
Então na sua opinião iria novamente ao ilhéu ou aproveitaria as praia do sul? A questão é que no ilhéu teria que ter um guia para ir conhecer ou não?
Se me conseguir facultar os contactos agradecia!
Olá,

Não precisa de guia para conhecer o Ilhéu, não há forma de se perder por lá, eu fiz o percurso de barco com almoço incluído e acho que o rapaz que nos levou ao Ilhéu acabou por ir conosco até ao marco da linha do Equador (acho que é interessante). Também gostei imenso das praias do sul. Já que vai estar em São Tomé eu recomendaria a visita ao Ilhéu, acho que é interessante.
Os contactos vou enviar-lhe por mensagem privada.
 
Já agora, qual é a melhor forma de ir da cidade de São Tomé até à praia Jalé? Taxi, guia, transfer, alugar carro?
Eu aluguei jeep, e fiz a viagem sozinha, não necessita de guia, com o Google Maps facilmente chegará ao destino, foi a ferramenta que nós utilizamos, de salientar que éramos duas raparigas e nunca sentimos qualquer tipo de insegurança.
Qualquer questao, disponha.
 
Portanto, conduziu da cidade de Sao Tomé até à Praia Jalé? Sobre ser perigoso tenho ideia de que não é. E como em muitos países do mundo não é mais perigoso para mulheres do que para homens. Mas isso é outro tema.

Portanto, conduziu da cidade de Sao Tomé até à Praia Jalé? Sobre ser perigoso tenho ideia de que não é. E como em muitos países do mundo não é mais perigoso para mulheres do que para homens. Mas isso é outro tema.
Tenho agora um contacto de um guia que cobra 70€ 2 pax pelo percurso entre sao tome e a praia jalé na ponta sul da ilha. Que acha do preço? Normal? Ou é caro?
 
Se se sentir mais seguro em fazer o percurso com um guia, acho o preço razoável, contudo depois acaba por ficar um pouco limitado na praia jalé sem meio de transporte.
 
70€ é caro. E já me confirmaram que se arranja bem mais barato para transporte só.
Eu alugaria um jeep. A questão é que 4 dias depois vamos bem cedo para o aeroporto para apanhar o avião para o Principe e não sabemos onde deixar o carro para o entregar.
Por isso, quando chegarmos a São Tomé arranjamos um táxi para nos levar à Praia Jalé. Se não houver, tentamos algum dos contactos que arranjámos.
A questão é no 2º dia e no 3º dia. Precisamos de transporte para nos tirar dessa praia. No 2º dia queremos ir ao Ilheu das Rolas pôr o pé no hemisfério sul (LOL), e no 3º dia queremos ir embora.
Estou à espera de resposta por parte do Jalé Ecolodge para saber se arranjam transportes.
.
O carro deverá ser em principio para quando voltarmos do Principe. Aí temos 7 dias para ver a parte norte da ilha, para ver roças e algum interior
 
Olá,
Ainda estão por aí?
A nossa viagem a São Tomé e Príncipe em Janeiro de 2020 correu na perfeição.
Estivemos 10 dias em São Tomé e 5 dias no Príncipe (4 noites)
Tivemos muita sorte com o COVID 19 pois as restrições só começaram em Março.
O clima em Janeiro é bom para o turismo. É a mini-estação seca e é a atura do ano com as temperaturas mais elevadas (segundo o que nos disseram). Apesar de ser a mini estação seca, tem sempre muita humidade no ar se comparado com Portugal. As toalhas de praia não secam de noite por exemplo.

Na ilha de São Tomé e Ilhéu das Rolas conhecemos:
1 - A praia Jalé (não tomar banho nesta praia pois é perigosa - apenas serve para apreciar a maravilhosa paisagem)
2 - Praia Piscina - cuidado com as correntes ao largo também
3 - Ilhéu das Rolas. Em Porto Alegre contratam-se facilmente pessoas para nos levar de piroga ao ilheu, por 10€
4 - Marco do Equador no Ilhéu das Rolas - por acaso a localização não está correta. Está 200m já para sul do equador. O marco é muito interessante como monumento.
5 - A maravilhosa selva equatorial entre o Marco do Equador e a Praia Café.
6 - Almoço na Praia Café, com porcos a passear na praia. Pena que na Praia Café o café seja tão caro. Esta praia fica mesmo no equador. Latitude 0.
7 - Banhos na Praia Café que é das melhores praias que já vi.
8 - Volta de barco ao Ilhéu das Rolas, com passagem na lindíssima Praia Bateria
9 - Praia Inhame no sul da ilha de São Tomé. Muito bonita.
10 - Praia das Ondas e Praia Micondó. As praias onde a água é mais quente. Está morna mesmo.
11 - Boca do Inferno.
12 - Roça Água Izé.
13 - Cidade de São Tomé
14 - Casa Museu Almada Negreiros - O local onde nasceu o Almada Negreiros, situado numa zona de altitude que é mais fresco. Almoçámos no restaurante da roça. Como tinha apanhado no dia anterior uma intoxicação alimentar, deram-me uma aguardente especial que me curou logo. A aguardente tinha quinino. Será que tinha apanhado malária e a aguardente curou-me?
15 - Roça Monte Café - visita guiada a esta Roça, onde nos explicaram como se produz e processa o café e o cacau. Muito bom.
16 - Lagoa Azul - Não tão bonita como as praias do sul e do leste, mas é bom para banhos também.
17 - Praia dos Tamarindos - infelizmente os locais deixam lixo na praia, que os turistas apanham. Tirando isso, a praia é boa e é perto da cidade de São Tomé.
18 - Jantar da Marisqueira O Santola. Lagostas e sapateiras.
19 - Dormida na Roça Monte-Forte, que é bom para passar uma noite ou 2.
20 - Passagem pelo túnel de Santa Catarina
21 - Breve visita à Roça Diogo Vaz

Na ilha do Príncipe conhecemos:
1 - Praia Banana
2 - Roça Sundy. O tal local onde um físico inglês fez experiências científicas no sentido de provar que a teoria da relatividade do Einstein estava correta.
3 - Praia da Roça Sundy
3 - Praia Macaco
4 - Praia Boi
5 - Ilhéu Bom-Bom.
6 - Aldeia do Abade
7 - Caminhada pelo parque do Obô até à Cascata Oque Pipi e banho na cascata.

O alojamento na ilha do Príncipe é caro. Contudo A Santa Casa da Misericórdia da Ilha do Príncipe, em Santo António, tem 4 quartos a 30€ por noite cada quarto. Foi onde dormimos.
Há ainda residenciais e Santo António, que ficam mais em conta. Os resorts são muito caros - bem ao estilo africano, com preços exorbitantes. Não dormimos aí.
Usámos moto-taxis para as deslocações entre a cidade de Santo António e os locais a visitar.

Na ilha de São Tomé, alugámos um jipe.

Recomendo vivamente.

Recomendo mesmo.
João
 
Top