Novidades

[Informação] Informações uteis sobre S. Tomé e Principe II

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Informações uteis sobre S. Tomé e Principe II

CULTURA
A cultura santomense é muito rica e diversificada. Sobretudo, nas expressões de índole musical, em que os ritmos musicais africanos se misturam com a harmonia melodiosa da música europeia, principalmente a portuguesa, e que produz um efeito belíssimo. O socopé é a dança santomense mais bela e popular que não deve perder. É, contudo, na expressão teatral que a cultura santomense é mais importante. Os dois tipos de teatro mais significativos são a Dança Congo e as representações Clónicas (o Tchiloli na ilha de São Tomé e o São Lourenço na ilha do Príncipe), ambas atraindo multidões. E se a Dança Congo é um grande baile transformado em “festa” pela participação não organizada do povo e pretende ser uma crítica sarcástica social e cultural ao sistema colonialista, as representações clónicas são a teatralização de dois textos dramáticos portugueses. O Tchiloli é uma mistura original de teatro, música e dança, cujas origens remontam às peças encenadas na Europa por comediantes ambulantes que representavam os romances do Imperador Carlos Magno. Algumas dessas peças terão sido representadas em S. Tomé para distracção dos portugueses. Nestas expressões teatrais o texto original, misturado com algumas expressões locais, mantém-se, alterando-se as representações gestuais e o acompanhamento rítmico, que é de cariz africano.


PASSEIOS E EXCURSÕES
O charme do arquipélago baseia-se na diversidade de oportunidades que são oferecidas ao visitante. Neste pequeno paraíso verde, situado no meio do Oceano Atlântico, pode desfrutar de inúmeros passeios a pé e caminhadas mais longas, conhecendo verdadeiros paraísos como a Roça Bombaim, a Roça Valcarmo, o Pico Maria Fernandes, as fantásticas e variadíssimas cascatas. As caminhadas organizadas à floresta virgem tropical da cordilheira são uma óptima forma de ficar a conhecer melhor este pequeno mundo natural. As excursões ao extremo sul podem ser feitas de jeep, a pé ou de canoa. Poderá conhecer locais fantásticos como a Roça do Porto Alegre e o Ilhéu das Rolas, as Sete Pedras e o Pico do Cão Grande. O Ilhéu das Rolas é um pequeno ilhéu, em São Tomé, revestido de densa vegetação, cascatas e rios de correntes rápidas que descem a montanha vulcânica até ao mar. A temperatura dentro e fora de água é praticamente a mesma, 27ºC. Está principalmente vocacionado para quem adora a praia, as actividades náuticas, ecologia e aventura: percursos pedestres para observação de aves, tartarugas, golfinhos e baleias.
A escalada do Pico de São Tomé, situado no sul da ilha, é outra das muitas maravilhas a não perder, mas que deve ser efectuada com guia. A escalada da cordilheira passa no parque natural por várias zonas climáticas da floresta virgem tropical coberta de névoa e oferece vistas de plantas e árvores sem igual. De 700 tipos de plantas locais existem só em São Tomé e Príncipe cerca de 100, onde se destacam as rosas de porcelana, símbolo de São Tomé. Aproveite o passeio para observar as várias espécies endémicas de insectos, tão características de São Tomé e Príncipe, com as quais irá ficar completamente deslumbrado. O mundo das aves é igualmente visto como uma das maravilhas da natureza do país: de 55 espécies existentes aparecem 15 somente neste lugar do mundo e pertencem, assim, às aves mais raras do planeta. Por exemplo, o "Pardal do Norte" de São Tomé foi avistado somente duas vezes, em 1888 e 1991! Os amantes da caça submarina e da pesca grossa em alto mar também poderão passar momentos inesquecíveis em São Tomé e Príncipe. As águas fervilham de peixe e marisco e são o domínio privilegiado do atum, dos golfinhos, dos espadartes, da barracuda gigante, do “Blue Marlin” e todos os seus primos, inclusive, do tubarão. O mergulho é também um atractivo fantástico se pensarmos que muitas zonas de mergulho de São Tomé ainda não estão exploradas. As ilhas São Tomé e Príncipe proporcionam ao mergulhador uma excepcional abundância de peixes. Pode-se mesmo garantir a observação de peixes grandes, raias e tartarugas. Também os adeptos do snorkeling se podem divertir (por exemplo na Lagoa Azul ou no Ilhéu Santana). Poderá ainda conhecer melhor os diversos ilhéus de pequena dimensão, entre os quais se destacam, em São Tomé, o Ilhéu das Cabras e as Sete Pedras e, no Príncipe, o Ilhéu Bombom, o Boné de Jockei, a Pedra da Galé, as Tinhosas e os Mosteiros. Os ilhéus estão quase todos desabitados, mas chegam a ser ocupados temporariamente por pescadores em busca de melhores oportunidades de pesca.



DICAS PARA O VIAJANTE
COMO CIRCULAR NA ILHA
Não existem autocarros em S. Tomé. Só há táxis na Capital, junto ao mercado e nos hotéis alugam-se veículos. Para explorar a ilha ou simplesmente para relaxar tem a possibilidade de alugar jipes ou cavalos, para melhor apreciar todas as belezas da região. São Tomé e Príncipe não possui um porto marítimo. Cada ilha possui um aeródromo; para a aterragem de grandes voos comerciais só é adequado o aeroporto de São Tomé.


DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA
É necessário passaporte válido por 6 meses depois da data da partida.
O visto é obrigatório. Este pode ser obtido através da Embaixada de São Tomé em Lisboa.
Embaixada da República Democrática de São Tomé e Príncipe:
Av. Gago Coutinho, n.º 26, 6º piso, Lisboa
Telefone: 21 846 19 17
Fax: 21 846 91 19
Poderá contactar a Embaixada de São Tomé em Lisboa (Tel: 218 439 243), o Consulado de São Tomé no Porto (Tel: 226 096 723) ou o Consulado de São Tomé em Coimbra (Tel: 239 855 900) e obter o visto de turismo por €39,00, se solicitado com 8 dias de antecedência, ou por €49,00, se solicitado com 2 dias de antecedência (valores sujeitos a confirmação na embaixada).
A vacina da febre amarela é obrigatória. Recomenda-se a profilaxia da malária. Para mais informações contacte:
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Rua da Junqueira n.º 96, 1300 Lisboa
Telefone: 21 365 26 00
É também necessário levar o Boletim de Vacinas e Seguro de Viagem.
Protecção Solar – Sob a linha do equador, os raios solares incidem a 90º. Use um filtro solar apropriado ao seu tipo de pele.

MOEDA, CÂMBIO E PAGAMENTOS
A moeda oficial é a Dobra(Db), que não tem cotação Internacional. O Euro e o Dólar Americano são as moedas fortes aceites.
Os cartões de crédito só são aceites pelo Banco Internacional de São Tomé e Príncipe e em algumas unidades hoteleiras.

VOCABULÁRIO ÚTIL
A língua oficial é o Português. No entanto, também se usam dialectos locais como o Fôrro (São Tomé), o Angular, o Lunguye (Príncipe) e o Crioulo de Cabo Verde.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Top