Novidades

[Informação] Informações úteis sobre o México

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Informações uteis sobre o México I

MOEDA – A moeda oficial é o peso mexicano. O câmbio varia continuamente, pelo que, deverá verificá-lo no momento da viagem.

CORRENTE ELECTRICA- 110v, tomadas tipo americano, pelo que é aconselhável levar um adaptador para os aparelhos eléctricos portáteis.

DIFERENÇA HORARIA - Menos 6 horas que Portugal Continental

COMPRAS – No México podem adquirir objectos de pele, roupas bordadas e de seda, pinturas, esculturas, reproduções de figuras mayas e aztecas, joalharia em ouro e prata, pedras semi preciosas , etc…

CANCUN
Cancún é o principal destino turístico do México, país de 105 milhões de habitantes e berço de culturas ancestrais como a maya e a asteca. O balneário de hotéis luxuosos diante de um mar azul-turquesa fica na Península de Yucatán, a duas horas de voo da capital, Cidade do México, e atrai multidões de norte-americanos sobretudo de Novembro a Março, a alta temporada.
De Abril a Junho os preços baixam, enquanto sobem a temperatura e a humidade do clima tropical. Em Julho, volta a ser temporada de férias e de calor para turistas do hemisfério sul fugindo do inverno. Depois de Agosto e até Outubro, instala-se a temporada dos furacões.
A cidade está sendo reconstruída desde a devastação provocada pelo furacão Wilma, em Outubro de 2005. Toneladas de areia branca e milhares de palmeiras foram injectadas na orla, que se estende por cerca de 20 km da famosa Zona Hoteleira, onde se concentram centenas de opções de hospedagem e diversão.

Cancún tem a vida nocturna mais animada do país. Se em paraísos como Aruba a noite conta com comportados frequentadores de casinos e boémios para quem a maior contravenção é mergulhar numa Piña Colada gigante, na cidade mexicana a excitação costuma subir para dançar nas mesas, em casas de show com múltiplos ambientes, com ou sem participação especial de drag queens e strippers. É outro nível. Além da vida nocturna digna de nota, duas qualidades somam pontos para Cancún na comparação com destinos em que o forte é o relax na praia em verão prolongado: a proximidade de sítios arqueológicos importantes e a gastronomia mexicana. Os maias, uma das civilizações pré-hispânicas, deixaram obras monumentais na arquitectura e na astronomia. A cultura floresceu em Yucatán dos anos 100 ao 1000 da era cristã. A cidade de Chichén Itzá teria sido abandonada no século 13. Descobertas por europeus no século 19, as ruínas chegam a receber cerca de 90 mil visitantes por mês, graças ao fascínio exercido por construções como a pirâmide El Castillo, o Templo de los Guerreros e o observatório El Caracol.
Genial e duradoura, a engenharia ancestral concebeu efeitos especiais de som e de luz, ainda comprováveis. Chichén Itzá é um passeio obrigatório.

Milho, feijão, pimenta, chocolate
De sabores intensos, erguida sobre o poder do milho, do feijão e do chile (fruto da pimenta), a comida mexicana tem fãs no mundo inteiro. O México continua sendo o melhor lugar para conhecê-la.

O chocolate, por exemplo, "bebida dos deuses", enobrece o mole a Poblana, na companhia de frango, pimentão, tomate, nozes, cravo, alho e pimenta. Desde cedo no dia aprende-se a diferenciar salsa (molho mais líquido) de mole (tipo de creme), já que o café da manhã pode incluir um picante molho de tomate sobre huevos (ovos) rancheros.

As raízes indígenas estão por toda a parte, da barbacoa (carne preparada em buraco na terra, por vezes envolta em folhas de bananeira) ao picadinho de cacto.

Em Cancún, a cozinha regional tem seus melhores restaurantes localizados em El Centro. Pratos rápidos como tacos dorados, gorditas, quesadillas, burritos e panuchos estão por toda a parte. Cuidado com os temperos: a Península de Yucatán ganhou fama pela potência de seu chili habanero. Quando a sede apertar, as típicas aguas frescas servem de amparo, em sabores como tamarindo ou hibisco.

Tradição e religião


A primeira universidade do Novo Mundo começou a funcionar no México em 1553, três décadas depois de o espanhol Hernán Cortés e seus homens terem derrubado a portentosa cidade asteca de Tenochtitlán. As lutas de independência contra a Coroa espanhola se iniciaram em 1810.

Em meio a ondas de violência, golpes militares e contra-golpes no governo, no século 20, a população nativa, ávida por reforma agrária, apoiou líderes como Emiliano Zapata e Pancho Villa, ambos assassinados, respectivamente em 1919 e 1923.

Mesmo que Cancún seja um pólo turístico modelado ao gosto dos fregueses do exterior, com seus campos de golfe, parques aquáticos e pistas de dança hi-tech, ela integra uma cultura latina bastante complexa, rica em tradições e religiosidade. Há ilhas no Caribe onde o visitante nunca sabe direito se está num posto avançado da Holanda, da França ou dos Estados Unidos. Cancún é mexicana, lá se fala espanhol. E uma comunidade que consegue transformar a dor pelo Dia dos Mortos em cores e celebração merece o mais profundo respeito.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Informações uteis sobre o México II

RIVIERA MAYA

A Riviera Maya, verdadeiro paraíso natural banhado pelas águas do Mar do Caribe, possui uma costa de mais de 120 quilómetros entre Puerto Morelos e Punta Allen, no estado de Quintana Roo, região da Península de Yucatan. Seu clima é semi-tropical, com uma média anual de temperatura de 25°C. Considerado como um dos destinos turísticos de maior crescimento durante a última década, neste lugar é possível descansar em luxuosos resorts escondidos na floresta, que oferecem alternativas de diversão e descanso em seus campos de golfe e exclusivos spas; ou em suas praias de areia branca, como as do Secreto e Paraíso, onde poderá tomar sol e praticar todo tipo de actividades aquáticas, como mergulhar a mais e 10 m de profundidade nos espectaculares corais que dão forma ao maior recife maia, situado na frente de suas praias. Também descobrirá antigas cidades maias como Cobá e Tulum, situados este último na beira do mar; e conhecerá incríveis reservas ecológicas como Sião Ka´an, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, onde poderá praticar também o eco-turismo, pesca do peixe vela e marlim, entre outras actividades ao ar livre, tais como caminhada ou cavalgada, com o Mar do Caribe como cenário principal. Durante sua visita na Riviera Maya não deixe de visitar Xcaret e Xel-Há, dois dos parques temáticos mais importantes do México, onde além de observar magníficos exemplos da flora e fauna local, E, ao fim da tarde, não percam de vista os espectaculares espaços projectados para dançar e satisfazer a busca pela diversão nocturna com uma boa bebida na companhia dos amigos, ou bem comer uma deliciosa lagosta, atributos que consolidam a fama da Riviera Maya como o destino ideal para desfrutar da vida

HISTÓRIA
O povo maya estendeu-se por um território de mais ou menos 500 mil quilómetros quadrados incluindo actuais estados mexicanos de Yucatán, Quintana Roo, Tabasco, Chiapas e Campeche e os países da América central de Guatemala, Belize, a parte ocidental de El Salvador e Honduras. Suas origens são de até 5000 anos atrás podendo ser ainda mais antigas, mesmos que os registos de assentamento são mais recentes, como em Guatemala, ao redor de 2500 A.C, ou em Yucatán, de 1600 A.C.
Desde o ponto de vista histográfico a evolução do povo maya se divide em três períodos principais: o Pré-Clássico (1600 A.C 250 D.C), o Clássico (250-900 D.C) e o Pós-Clássico (900-1542). Cada uma representa uma fase diferente de desenvolvimento que caracterizou a vida social e cultural dos diferentes grupos mayas até a derrota frente os espanhóis, em 1548. O primeiro contacto entre ambos os grupos foi muito antes, em 1511, quando chegou à zona de expedição onde só sobreviveram Jerónimo de Aguilar, quem seria depois guia e intérprete de Hernán Cortés, e Gonzalo Guerrero, o primeiro espanhol que se integraria a vida maya. A partir do colapso frente ao poder espanhol, o povo retirou-se da selva, onde seguiu sua evolução silenciosa até chegar na actualidade. Por isso não podemos dizer que a cultura maya é uma cultura morta, ao contrário, sobrevive através do povo, sob a forma de lendas, de ditados, de costumes que conservam viva a magia e o conhecimento de uma sabedoria milenária.
A civilização maya deixou um enorme legado cultural, desenvolvendo uma arquitectura característica, e talhado em jóias e cerâmica a construção de uma linguagem escrita avançada e um assombroso conhecimento de matemática e astronomia, mais adiantados que os da civilização europeias nos mesmos períodos. O período Pré-Clássico cedo (1800-1000 A.C) e que desenvolveu-se nas zonas das actuais Guatemala e Chiapas, não existem mais dados que permitiu obter a partir das análises dos restos ocultos no solo, pois o estado evoluído era rudimentar. Mesmo assim todas as observações levam a crer que foi nessa época que desenvolveram a agricultura com base no cultivo do milho e aperfeiçoaram-se as armas para caça, utilizando flechas com ponta de obsidiana. A aplicação de técnicas de ramagem permitiu um melhor rendimento nos cultivos, e, portanto foram a base de expansão demográfica durante esse período. E é sobre esta base que esta o Período Pré-Clássico Médio (1000-500 A.C), onde começaram as construções de pedra como as encontradas nas escavações em Nakbé, no Petén, norte de Guatemala. Nos tempos do Pré-Clássico Tardio (500 A.C-250 D.C) é quando se fazem evidentes os signos diferentes da cultura maya, como a escritura, os calendários e as construções em pedra de calcário. Nele constitui templos altares, como o Kiminaljuyú em Guatemala, pintam-se cenas místicas em forma bidimensional e originam-se monumentos. Também a matemática e a astronomia começam nessa última fase da evolução. O Período Clássico (250-900 D.C) a maior complexidade e riqueza. Adoptou-se o sistema vigésima de numeração e estudo dos ciclos da lua, Vénus e Saturno, inventando dois calendários que completavam um ciclo de 52 anos e começa também a escritura hieroglífica. Nessa época aprofunda-se expansão económica das redes comerciais e se utiliza o grão de cacau como moeda para intercâmbio. As principais cidades desse período foram Tikal, ao norte de Guatemala; Uxmal, ao oeste de Yucatán e Edzná, no Estado de Campeche. Aperfeiçoaram as técnicas de pintura em mural e utilizou o estuco (uma mistura de cal, água e sascab, grava calcária) para a decoração de muros e fachadas como também o material base para as esculturas. Realizam-se estátuas de barro, constroem-se fachadas e peças de cerâmica com uma técnica aperfeiçoada. No Período Pós-Clássico intensifica-se a mistura de culturas, e o predomínio passa a Chichén Itzá e Mayapan, a Uxmal no oeste e a cidade de Cobá, a este. Também Tulum e Xel-Há foram parte dessa cultura, localizadas no Estado de Quintana Roo. Foi nessa zona onde misturaram a influência mexicano-tolteca e dos Itzáes, que implantaram o culto a Kukulcán, a serpente de plumas tolteca. A civilização maya chega ao seu crepúsculo logo depois do declínio de Chichén Itzá, como resultado dos conflitos internos.A chegada dos espanhóis determinou a independência do povo maya. Entretanto sua cultura, mitologia e sua ciência resistiram à cultura ocidental, e continuam vivas até a actualidade.
CULTURA MAYA
Fauna e flora, jazidas arqueológicas, praias solitárias, mar turquesa e cristalino que se transforma prateado à luz da lua, a fantasia e o calor do trópico, o mistério da milenar cultura que vive no povoado maya, são algumas das características e qualidades que converteram a Riviera Maya em um destino capaz de competir com todos os demais lugares turísticos do Caribe.

O LUGAR
A cultura maya continua presente na zona através das inúmeras comunidades indígenas que conservam tradições, religião e organização social, o esplendor da antiga civilização é evidente nas numerosas zonas arqueológicas da área. Através de suas pirâmides, jogo de bola, a luz de um cometa, centros comerciais e templos que foi possível decifrar algo de mistério que ainda envolve o desenvolvimento de uma das culturas mais importantes da América.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Informações uteis sobre o México III

PASSEIO PELA RIVIERA MAYA:
O passeio nesta magnífica região pode começar em Cancun, situado a 37 quilómetros ao norte de Puerto Morelos, que é considerada a porta de entrada ao mundo maia, é um espectacular destino de praia que conta com areias brancas banhadas pelas águas cor turquesa do Mar do Caribe, modernos complexos turístico e alegre vida nocturna.
Seguindo para o sul, 68 quilómetros a mais chegarão à praia Playa del Carmen, cidade cosmopolita que combina o singular estilo dos seus restaurantes e estabelecimentos praieiros e espectaculares paisagens. Deste lugar pela estrada nº 307 para o sul, encontrarão Xcaret, um importante parque eco turístico que conta com uma área de praia, e uma rede de rios subterrâneos, um aquário, um delfinário, um mariposario, um orquidário e um apiário para aqueles que gostam de admirar a flora e fauna da região; a visita inclui também um passeio pela zona arqueológica e por uma recreação de uma cidade maia. 27 Quilómetros a mais encontrarão Puerto Aventuras, um lugar ideal para praticar golfe na frente do Mar do Caribe, para nadar ou fazer uma caminhada ou um passeio de caiaque, e somente 2 quilómetros depois pode chegar em Akumal, região de praias com areias brancas e águas cor turquesa, dedicada aos amantes da tranquilidade e descanso, pois cria uma atmosfera de paz e de contacto íntimo com a natureza. Se continuar pela estrada nº 307 para o sul, chegará a Xel-Há, 47 quilómetros de Playa del Carmen; este local é considerado um dos melhores para praticar o snorke, já seja em sua lagoa principal ou em seus rios subterrâneos. Dentro de suas instalações, encontrará todos os serviços, além de poder nadar com golfinhos. Por esta mesma estrada chegará a Tulum, a 64 quilómetros ao sul de Playa del Carmen. É uma das zonas arqueológicas mais lindas da costa oriental da península de Yucatan. Entre seus edifícios mais importantes são El Castillo, o Templo de los Frescos e Templo del Dios Descendente. Sua vista ao mar do Caribe é uma das melhores postais que o visitante pode guardar como lembrança de sua viagem pela Riviera Maya.

PLAYA DEL CARMEN
Playa del Carmen é um dos destinos mais atractivos do Caribe mexicano. Localizado no coração da Riviera Maya, a 68 quilómetros ao sul de Cancún , tem um clima semi-tropical, com uma temperatura média de 25°C, embora possa chegar em 35°C durante o verão, com dias ensolarados durante a maioria do ano.
Neste lugar, banhado por águas do Mar do Caribe, encontrará bonitas praias ideais para descansar ou, para praticar uma grande variedade de desportos aquáticos: snorke, windsurf e até mesmo kitesurf, novo desporto radical que tem como particularidade, a associação do surf e do parapente para deslizar numa grande velocidade nas ondas do mar. Para aqueles que são a favor do mergulho, na zona do cais, poderão encontrar emocionantes rotas no grande Recife Maia, o segundo maior do mundo, poderá mergulhar, em mais de 10 m de profundidade, entre centenas de peixes multicoloridos e corrais com mais de 500 anos de antiguidade ou, pelos arredores de Playa del Carmen onde poderá descobrir Playa Paamul e Playa Paraíso, bonitas praias com ondas tranquilas, e os bonitos parques ecológicos de Xcaret e de Xel-Há, assim como uma zona de poços naturais onde pode praticar rappel e espeleísmo para explorar as surpreendentes profundidades destes espelhos de água conectados de forma subterrânea.Ao cair a noite, recomendamos andar pela Quinta Avenida, o ponto de reunião mais famoso da praia da Playa del Carmen, onde existe todo o tipo de restaurantes, bares e boates de atmosfera cosmopolita, assim como um centro comercial com exclusivas lojas de roupa, joalharias e boutiques.

ROTA PELOS ARREDORES DE PLAYA DEL CARMEN:
Do cais de Playacar tome uma balsa que lhe conduzirá até Cozumel, ilha localizada a aproximadamente 40 min. de Playa del Carmen, um dos destinos mais visitados, principalmente pelos amantes do mergulho, quem chega aqui para mergulhar nos incríveis recifes que dão forma ao grande recife maia, segundo mais grande do mundo. Durante sua estadia nesta ilha recomendamos visitar a zona arqueológica de San Gervasio; o parque natural de Chankanaab, lugar ideal para a prática de snork e observação da flora e fauna local; o museu da ilha de Cozumel; e a reserva ecológica de Punta Sur, onde poderá admirar as diferentes espécies de flora e fauna, os mangues e lagoas. Mais tarde, poderá retornar a terra firme para assim, iniciar, em Puerto Morelos, uma rota para Cancún (a 68 quilómetros ao norte), destino de praias espectacular, considerado como "a porta dianteira ao mundo maia", que conta com praias de areia branca banhado pelas águas cor turquesa do Mar do Caribe, complexos turísticos modernos e uma alegre vida nocturna. Uma outra rota que se pode fazer é saindo de Playa del Carmen, inicia o parque eco-turístico de Xcaret, localizado a aproximadamente 8 quilómetros ao sul de Playa del Carmen, pela estrada nº 307, verdadeiro paraíso que conta com uma área de praia, uma rede de rios subterrâneos, um aquário, um delfinário (para nadar com os golfinhos), um mariposário e um orquidário, para aqueles que são a favor de admirar a flora e fauna predominantes na região; a visita a este parque inclui uma rota por uma pequena zona arqueológica que recria uma cidade maia.

Xcaret http://www.xcaret.com.mx/
Seguindo pela estrada nº 307, há 27 quilómetros deste lugar, poderão chegar a Puerto Aventuras, um local ideal para praticar o golfe na frente das águas do Mar do Caribe ou para contratar os serviços de um iate particular e ir pescar. 2 Quilómetros a frente poderão visitar Akumal, região de mar de areia branca e águas cor turquesa, visitada por muitos amantes do mergulho e por aqueles que procuram para descansar enquanto apreciarem a ligação directa a natureza.

Pouco quilómetro a mais chegará em Xel-Há, um dos locais mais visitados de Riviera Maya, ideal para praticar o snork em sua principal lagoa ou em seus rios subterrâneos habitada por centenas de peixes multicoloridos. A rota termina em Tulum, 64 quilómetros ao sul de Playa del Carmen, uma praia de zonas arqueológicas mais bonitas da costa oriental da península de Yucatan; sua vista ao Mar do Caribe é um dos melhor postais que o visitante poderá ter como memória de seu passeio por Riviera Maya.

Xel-Há - http://www.xelha.com.mx/

SERVIÇOS TURÍSTICOS

Playa del Camen é um dos melhores dos destinos de comunicação de Riviera Maya; pela estrada nº 307 conecta (68 quilómetros para o norte) com Cancún e (320 quilómetros para o sul) com Chetumal, a capital do estado de Quintana Roo. Para sua comunicação pela Playa del Carmen conta com um importante cais que, cada dia, deixa uma balsa que conecta com a ilha de Cozumel. Em relação ao transporte aéreo, a melhor opção para viajar a este paraíso da Riviera Maya é o aeroporto internacional de Cancún, situado a aproximadamente 45 min. de Playa del Carmen.

CHICHÉN ITZÁ
É uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã. Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e económico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitectónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "na beirada do poço do povo Itza". Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Património Mundial da Unesco em 1988.
 

Trick

Membro
Olá Paulo

Vejo tem um elevado Know how da riviera maya, por isso, gostaria de lhe colocar uma questão, se possível claro:)
Vamos para Riviera maya em junho mas estamos indecisos no hotel a escolher, pois parece que se situam em locais distintos: Hotel Catalonia Yucatan Beach ou o Catalonia Riviera Maya.
E como pretendemos usufruir das praias e também dos locais a visitar não sabemos qual o mais bem localizado.

Agradeço a atenção:)
 

petrus

Membro Ativo
Olá Paulo

Obrigado pela informação. Perguntando muito directamente entre os 2 parques temáticos (calculo que conheças os dois), qual recomendas mais e porquê!

Estamos a pensar ir visitar apenas um e o resto são as visitas habituais: Tulum, Coba, Chichen, um Cenote (talvez o Ikil) e pouco mais que uma semana não dá para mais ou voltamos mais cansados do que antes e lisos!!!
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Pedro,


Lamento nao conseguir ajudar, mas quando la estive, tive uma otite:D,
que estragou um pouco as ferias. So consegui fazer CHICHÉN ITZÁ
 

amateus

Membro Novo
petrus disse:
Olá Paulo

Obrigado pela informação. Perguntando muito directamente entre os 2 parques temáticos (calculo que conheças os dois), qual recomendas mais e porquê!

Estamos a pensar ir visitar apenas um e o resto são as visitas habituais: Tulum, Coba, Chichen, um Cenote (talvez o Ikil) e pouco mais que uma semana não dá para mais ou voltamos mais cansados do que antes e lisos!!!

Olá Petrus,

Deixo-te aqui a minha sugestão: já que queres ir a Tulum, faz a excursão que inclui Tulum E Xel-Ha. Começa-se por Tulum e segue-se para Xel-Ha. Almoças e passas o dia no parque aproveitando tudo o que existe à disposição dos visitantes. É um local fantástico :D Também podes nadar com os golfinhos mas não é barato, aviso-te já...

Outra sugestão: compra as excursões em Playa Del Carmen, num dos muitos quiosques que ficam na rua principal. São muito mais em conta que adquirindo directamente no hotel.

Espero ter ajudado.
 

carlosjb

Membro Ativo
petrus disse:
Olá Paulo

Obrigado pela informação. Perguntando muito directamente entre os 2 parques temáticos (calculo que conheças os dois), qual recomendas mais e porquê!

Estamos a pensar ir visitar apenas um e o resto são as visitas habituais: Tulum, Coba, Chichen, um Cenote (talvez o Ikil) e pouco mais que uma semana não dá para mais ou voltamos mais cansados do que antes e lisos!!!
Concordo com o colega viajante acima,em relação a xel-ha,é muito melhor que xcaret e tem a vantagem de conheçeres tulum...... por outro lado xcaret tem um espectaculo ao fim da tarde que é fantastico..
Passaporte:
2009 R. Dominicana,Gran Bahia Pincipe Bavaro ....em agosto
2008 México,Gran Sirenis Riviera Maya
2007 Jamaica, ClubHotel Riu Negril
2006 Cuba, Barceló Marina Palace
2005 Mexico, Gran Bahia Principe Riviera Maya
2004 R. Dominicana, Gran Bahia Principe Bavaro
2003 Porto Santo, Hotel Torre Praia
2002 Porto Santo, Hotel Torre Praia
2001 São Miguel, Açores/ Saint Tropez
2000 Roma,Napoles,Ischia,Capri
 

Lokiee

Membro Novo
Vou deixar uma informação importante para quem viaja por madrid para cancun, no volta quem comprar coisas no freeduty de cancun tem de pagar taxas em madrid. Eu tive o azar de o meu voo atrasar em cancun e cheguei a Madrid sem tempo para pagar as devidas taxas das coisas que trazia (o balcão ficava na outra ponta do terminal), vi-me obrigado a decidir apanhar o voo e deitar as coisas fora ou ficar com as coisas e perder o voo.
Como não foram nada acessíveis para resolver a situação e eu tinha cerca de 200 dólares em compras, obriguei-os a retirarem as minhas malas e vim para Lisboa de outra maneira, o tempo de fazerem isso tinha dado perfeitamente para eu pagar as taxas e embarcar...enfim.
 

rum

Membro Conhecido
Lokiee disse:
Vou deixar uma informação importante para quem viaja por madrid para cancun, no volta quem comprar coisas no freeduty de cancun tem de pagar taxas em madrid. Eu tive o azar de o meu voo atrasar em cancun e cheguei a Madrid sem tempo para pagar as devidas taxas das coisas que trazia (o balcão ficava na outra ponta do terminal), vi-me obrigado a decidir apanhar o voo e deitar as coisas fora ou ficar com as coisas e perder o voo.
Como não foram nada acessíveis para resolver a situação e eu tinha cerca de 200 dólares em compras, obriguei-os a retirarem as minhas malas e vim para Lisboa de outra maneira, o tempo de fazerem isso tinha dado perfeitamente para eu pagar as taxas e embarcar...enfim.
Bolas... não sabia dessa. Mas é algum produto especifico que paga essa taxa?
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Lokiee disse:
Vou deixar uma informação importante para quem viaja por madrid para cancun, no volta quem comprar coisas no freeduty de cancun tem de pagar taxas em madrid. Eu tive o azar de o meu voo atrasar em cancun e cheguei a Madrid sem tempo para pagar as devidas taxas das coisas que trazia (o balcão ficava na outra ponta do terminal), vi-me obrigado a decidir apanhar o voo e deitar as coisas fora ou ficar com as coisas e perder o voo.
Como não foram nada acessíveis para resolver a situação e eu tinha cerca de 200 dólares em compras, obriguei-os a retirarem as minhas malas e vim para Lisboa de outra maneira, o tempo de fazerem isso tinha dado perfeitamente para eu pagar as taxas e embarcar...enfim.
Também não percebi muito bem

Mas essas coisas vinham em que malas?? Porão ou mão??

Eu trouxe várias bebidas de Punta Cana e passei na boa em Madrid, trouxe na mala de porão claro...

Desculpem o off topic, visto ser um tópico do México...
 

rum

Membro Conhecido
Tiago Oliveira disse:
Também não percebi muito bem

Mas essas coisas vinham em que malas?? Porão ou mão??

Eu trouxe várias bebidas de Punta Cana e passei na boa em Madrid, trouxe na mala de porão claro...

Desculpem o off topic, visto ser um tópico do México...
Eram do Dutty free... deveriam de vir na mão... digo eu.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
rum disse:
Eram do Dutty free... deveriam de vir na mão... digo eu.
Realmente

Nao li bem essa parte

Então deviam ser bebidas, deviam ultrapassar os ml que eles deixam levar...

Comigo acontece sempre, deixo sempre ficar os shampoos no raio x, nunca me lembro que la em Madrid não deixam passar nada... Enfim
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Lokiee disse:
Vou deixar uma informação importante para quem viaja por madrid para cancun, no volta quem comprar coisas no freeduty de cancun tem de pagar taxas em madrid. Eu tive o azar de o meu voo atrasar em cancun e cheguei a Madrid sem tempo para pagar as devidas taxas das coisas que trazia (o balcão ficava na outra ponta do terminal), vi-me obrigado a decidir apanhar o voo e deitar as coisas fora ou ficar com as coisas e perder o voo.
Como não foram nada acessíveis para resolver a situação e eu tinha cerca de 200 dólares em compras, obriguei-os a retirarem as minhas malas e vim para Lisboa de outra maneira, o tempo de fazerem isso tinha dado perfeitamente para eu pagar as taxas e embarcar...enfim.
Hmm, atenção que apesar de ser duty free existem limites para as quantidades que trazes. Se for a mais pagas taxas ou pode ser apreendido.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Rui Araujo disse:
Hmm, atenção que apesar de ser duty free existem limites para as quantidades que trazes. Se for a mais pagas taxas ou pode ser apreendido.
Tal e qual o meu pensamento... Lá no México compras na boa, depois chegar a Madrid e já levas com outras leis, infelezmente é assim que funciona...

Na ida para MALTA, no aeroporto do PORTO levei 1 litro na mala de mão, mal chego a Madrid, escusado dizer que foi quase tudo para o lixo, pois não deixaram passar... Para passar tinha que pagar as taxas... Sem comentários...
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Top