Novidades

[Informação] Dicas para quem vem ao Porto

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Dicas para quem vem ao Porto

Olá a todos,

Estas são as minhas dicas para uma visita ao Porto.

Agora gostava de saber as dicas das vossas cidades:)


Locais a visitar:
Serra do Pilar(Gaia): a melhor vista sobre a cidade do Porto
Edifício da Alfândega - Edifício assente sobre a antiga praia de Miragaia, numa plataforma em estacaria, projectado pelo engenheiro francês Jean Colson em 1859 - séc. XIX. De estilo neoclássico e ocupando uma área aproximada de 36.800 m2.
Horários: 3ª a 6ª – 10h00/18h00 * Sábados/Domingos/Feriados: 15h00/19h00
Visitas gratuitas aos fins-de-semana e feriados.
Sé Catedral - A Sé do Porto é um edifício de estrutura românica, dos séc. XII e XIII. A visita da igreja é grátis o Claustro é pago (3€)
Torre do Clérigos - Obra de Nicolau Nasoni, construída durante o séc. XVIII, em estilo barroco. Destaca-se o interior da igreja decorada com talha barroca-rococó, o retábulo policromado de Manuel Porto e a imponente torre de 75,60 m. É possível a subida da torre (2€).
Palácio da Bolsa - Monumento Nacional, o Palácio da Bolsa, propriedade e sede da Associação Comercial do Porto, foi construído em estilo neoclássico na segunda metade do séc. XIX. Horário: Abril/Outubro – 09h/18h30 * Novembro/Março – 09h/12h30 /14h/17h30. Custo (6€)
Cais da Ribeira - Zona típica e emblemática da cidade, a visita é obrigatória seja de dia ou de noite. A maravilhosa paisagem é digna de ser fotografada… Se forem de táxi, peçam para ir para o Cubo da Ribeira…
Igreja S. Francisco - A igreja é dos poucos edifícios medievais que a cidade do Porto ainda conserva, sendo a única igreja gótica. Fazia parte de um convento franciscano, e a sua construção estendeu-se por finais do século XIV.
Casa de Serralves - Serralves é uma referência singular no património da paisagem em Portugal, sintetizando e simbolizando uma aprendizagem e um conhecimento das condições de transformação do território, no espaço e no tempo, num contexto cultural.
Caves vinho do Porto – Paragem obrigatória para quem vem ao Porto, na zona ribeirinha de Gaia, onde uma visita guiada seguida da prova de vinhos é um cartão de visita.
Casa da Musica - A Casa da Música é uma daquelas obras em que a Arquitectura e a Engenharia são indissociáveis e se potenciam mutuamente. O desafio era “encaixar” um complexo programa funcional num objecto com uma forma atípica, conseguindo simultaneamente que a estrutura de suporte fizesse parte integrante do conceito espacial do Arquitecto.
Palácio de Cristal -Os Jardins do Palácio de Cristal, ainda hoje conhecido como tal, deve o seu nome ao belo edifício em ferro e vidro, que existiu no mesmo local, e que teve como modelo o Crystal Palace de Londres. Projectado pelo Arquitecto Dillen Jones e do Engenheiro W. Shields. Hoje em dia, além dos bonitos jardins, e matas , encontramos O Pavilhão Rosa Mota, a Nova Biblioteca Almeida Garrett, com Fonoteca e Videoteca.A Casa do Roseiral, antiga residência do Director do Palácio, o Miradouro da Torre, pequena torre em granito, com uma fantástica vista sobre o Douro, a Capela de Carlos Alberto, Rei da Sardenha exilado na Quinta da Macieirinha e que faleceu em 1849. A Irmã do Rei, a princesa Frederica Augusta de Monthleart mandou-a edificar entre 1854 e 1861. Na Avenida das Tílias, fica a Concha Acústica. Virado para o lado do Douro, encontramos o Jardim dos Sentimentos assim como a maravilhosa paisagem sobre o Porto e Vila Nova de Gaia.
Café Majestic / www.cafemajestic.com - Mais do que um café, oMajestic conta a história do Porto. O Porto dos anos vinte, das tertúlias políticas e do debate de ideias..
Museu do carro Eléctrico – O Porto foi a primeira cidade de Portugal e da Península Ibérica a dispor deste tipo de viaturas. Também faz parte do seu espólio o Carro Americano - tracção animal - que circulou pela primeira vez no Porto em 15 de Maio de 1872.
Passeio de eléctrico entre a Ribeira o Castelo do Queijo.

Onde Comer:
“Antunes” – Comida feita a lenha em que as famosas tripas são um dos pratos típicos.
“A cozinha do Manel” – Arroz de Pato, Vitela, Bacalhau com Broa
“Chez Lapin” - Bacalhau e polvo assado no forno
“A Badalhoca” – Melhores sandes de presunto da Cidade
Capa Negra 2 – Francesinhas
“Zé da Serra (Zé Ladrão)” Gaia – Comida típica portuguesa
“Aleixo” – Filetes de polvo e pescada….
“Conga” – Bifanas para o lanche
Em Matosinhos e Leça para quem procura peixe e marisco é a melhor zona para comer.
 

silvia santos

Membro Ativo
Eu acresscento

o Museu Romantico onde viveu e morreu o ultimo rei de Italia, e no mesmo edificio o

Solar do Vinho do porto
onde se pode saborear um vinho do porto "na companhia " do rio

para mim embora n seja do porto é um lugar a não perder

parece que retrocedemos ao sex XIX

silvia
 
para mim falta um restaurante na tua lista que acho imperdivel o "portucal"
é o restaurante com melhor vista sobre a cidade do porto e com comida excelente
 

rui moreno

Membro Novo
Boas,ainda te falta por mais uma coisas na tua lista....(LOL) ir a ate as GALERIAS beber um copito...e ir ate a cervejaria GAZELA os melhor cachorinhos do mundo......
 

Chinchilla

Membro
Desculpem-me discordar, mas infelizmente as Francesinhas no Capa Negra já tiveram melhores dias... Há locais muito melhores para se comer boas Francesinhas e até a preços mais baratos.
 
  • Gostar
Reações: Bee

Ladyhawke

Membro
SDSilva disse:
Desculpem-me discordar, mas infelizmente as Francesinhas no Capa Negra já tiveram melhores dias... Há locais muito melhores para se comer boas Francesinhas e até a preços mais baratos.

Então coloca aí os nomes para sabermos quando formos ao Porto e quisermos comer uma boa francesinha!
 

Chinchilla

Membro
Bem, no que me vim meter... :D
Isto de falar de Francesinhas tem muuuuiittto que se lhe diga... É pior que discutir futebol e política! Eheheheh! Depende mesmo dos gostos das pessoas... Mas pronto as minhas sugestões são estas:

Restaurante Quinta da Pena (Canelas, V. N. Gaia) - são em forno de lenha;
Café Requinte (Matosinhos);
Restaurante São João (Canelas, V. N. Gaia);
Restaurante Yuko (Costa Cabral - Porto);
Restaurante Manjar do Nordeste (Praia da Madalena, V. N. Gaia) - também em forno de lenha;

Dos locais "típicos" de Francesinhas do Porto o que talvez se mantém é o Cufra, na Avenida da Boavista mas já não vou lá há muito tempo mas ainda ouço falar bem.
Também há um em Avintes, V. N. Gaia, perto do Parque Biológico, mas não me lembro do nome e também são em forno de lenha. Depois de me lembrar ponho aqui.

As minhas sugestões, como deu para perceber, não ficam bem no Porto mas na minha opinião nos arredores as Francesinhas são muito melhores e assim também ficam a conhecer os locais! :D
 

thir13en

Membro Novo
Falta um: O Locanda Real (nos Carvalhos e em Canelas).
As francesinhas são óptimas, também em forno de lenha (a receita da Quinta da Pena foi desviada de lá, segundo consta). Só é pena o atendimento nos Carvalhos deixar um pouco a desejar...
 

Chinchilla

Membro
Sim, no Locanda também são em forno de lenha mas nunca fui, nem a um nem a outro!
Se foi desviado, não sei... é possível. No São João um dos funcionários trabalhou no antigo e famoso Cunha e consta-se que também ficou com a receita original. :D
 

Starlight

Membro Novo
Já fui ao Locanda e não gostei nada, as melhores são no Café Hamburgo, mas para quem é de fora, explicar só mesmo se vierem com GPS :D
No Porto prefiro as do Tropical Burguer ás do Capa Negra (Capa Negra é rissois! :D)
 

tsuki

Membro Novo
Adooooro o Puerto, carago!!!!!Sempre que posso tou lá caída (uma exposição...um espectáculo...tudo é uma boa desculpa, hehehe)mas não gosto de francesinhas.!!!!sorry!!!!
 

thir13en

Membro Novo
Starlight disse:
Já fui ao Locanda e não gostei nada, as melhores são no Café Hamburgo, mas para quem é de fora, explicar só mesmo se vierem com GPS :D
No Porto prefiro as do Tropical Burguer ás do Capa Negra (Capa Negra é rissois! :D)
No Tropical, gosto mesmo é do Tropical Burger! :D
 

tezita

Membro
Notícia JN - 19 Agosto 2009

(...)
Descontos

Porto Card
O cartão turístico Porto Card é uma iniciativa do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal do Porto e tem como objectivo promover a cidade e a marca Porto como "destino turístico de excelência". Entre outras vantagens, o Porto Card (que pode ser adquirido nos postos de turismo municipais) permite entrdas com redução em museus e monumentos, descontos em salas de espectáculo, cruzeiros no rio Douro, circuitos turísticos, restaurantes e lojas tradicionais, assim como a circulação gratuita na quase totalidade das linhas de metro, no funicular dos Guindais, e em toda a rede STCP. O preço do Porto Card varia entre os 3,50 euros (1 dia pedonal) e os 17,50 euros (72 horas consecutivas).

Passport VIP
O Porto VIP Passport resulta de uma parceria entre a STCP, a Carristur, a Douro Azul, as Caves Cálem, Serralves, a Casa da Música, o Museu Soares dos Reis, o Museu do Carro Eléctrico e o Sea Life. O bilhete dá descontos em transportes e nas entradas em museus e caves do vinho do Porto. Custa 39 euros. Circuitos organizados

Autocarros panorâmicos
Um tour panorâmico fica no mínimo por 10 euros.

Comboio turístico
Parte da Sé Catebral do Porto e uma viagem fica por 6 euros.

Cruzeiros
Diferentes empresas operam no Douro. Um cruzeiro pelas pontes custa 10 euros.

Funicular
Da Batalha à Ribeira ou vice- -versa em apenas dois minutos. Uma viagem custa 95 cêntimos.

In JN - 19/08/209
 

amvba

Membro
Olá!
Como sou da cidade, vou só deixar aqui mais algumas sugestões:
- Palácio da Bolsa
- Igreja de S. Francisco (lá perto)
- Mercado do Bolhão
- Planetário
- Serralves
- Museu do Vinho do Porto (na Alfândega)
- Museu da Imprensa (no Freixo)
- Torre dos Clérigos
- Estádio do Dragão (para quem não fôr alérgico :))

O Porto é uma cidade para se conhecer a pé, mas é giro utilizar os autocarros City View e o antigo eléctrico!
 
Top