Novidades

[Informação] China - Algumas Informações Úteis

Relativamente a este tema, acrescento que as 72h de permanência têm de ser em escala, ou seja, precisamos de ter voo marcado para outro destino em que iremos permanecer mais tempo. Quando fui tirar o meu visto, estava lá uma pessoa a informar-se que tinha voo Lisboa - Londres - Pequim e com regresso passadas 70h com o mesmo trajeto (Pequim - Londres - Lisboa) e, neste caso, a isenção de visto não se aplica pois o local onde ia permanecer mais tempo era Pequim, portanto não se podia considerar uma escala, assim sendo, teve de fazer visto.
Isso é interessante. Mas mais uma vez digo, essa informação foi dada na embaixada. Eles vão sempre preferir recomendar fazer o visto. Só têm a ganhar: dinheiro e isenção de responsabilidades. Nada como ligar para os serviços de emigração em Pequim. Na altura ligámos para os de Shanghai e deixaram-nos bastante confiantes, quando na embaixada foi exactamente o contrário. Até porque não percebo o critério do tempo passado no local, não li nada sobre isso, nem me disseram tal coisas nos vários contactos que fiz. Outra informação que pode ser útil: se fizerem o visto e ele não for utilizado por estarem dentro do regime de isenção, ele pode ser utilizado mais tarde.
 
Última edição por um moderador:

euzinha

Membro Ativo
Adorei ler este Report @PaulaCoelho :D:D:D. Muito obrigado por todas as informações partilhadas sobre este destino!!
Para o ano estou a planear ir à China e todas as informações são preciosas :p.
Boas viagens :D
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@euzinha , obrigada. Vai ser certamente uma viagem memorável :D
Já fiz report de parte da viagem (Pequim e Xian) ;)

P.S. - Parece que andamos "trocadas" pois para o ano gostaria de ir à Rússia... vou agora ler atentamente o report de São Petersburgo :rolleyes:
 
@PaulaCoelho para quando o report de Shangai? :) O teu de Pequim ajudou bastante a fechar o meu plano para Pequim, fica a faltar o report de Shangai para fechar o plano de Shangai! ehehe
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @Luís Marques ;)

Estou a tentar fazer o report pela ordem da viagem e hoje comecei a organizar o de Zhangjiajie mas como ando a planear e marcar a próxima viagem e com o trabalho pelo meio não tenho dado grande despacho... :rolleyes:
Estive pouco tempo em Shanghai e apanhei um calorão pelo que fui parando muitas vezes para relaxar, mas deixo aqui o trajecto que fiz assim por alto:

Dia 1 - chegada a Shanghai ao princípio da noite» ida para hotel e aproveitar a vista do bar :cool:

Dia 2 - A ideia era ir a Suzhou e a caminho do comboio visitar o Jade Budha Temple mas enganámos-nos na saída do metro e vimos no mapa que o Museu da Propaganda ficava na zona: fomos e gostámos muito da visita (20Y) e pelo caminho passamos por zonas do tipo dos Hutongs de Pequim que aqui acho que se chamam Lilongs» comboio para Suzhou e visita ao Humble Administrator Garden (um dos jardins mais famoso mas existem muitos outros) e à zona de Shantang Street» regresso a Shanghai e passeio pela rua pedonal Nanjing Road e Bund à noite

Dia 3 - Passeio matinal ao longo da Bund» ferry por 2Y até ao bairro financial de Pudong» passeio para admirar a Pearl Tower, World Financial Center e outros edifícios tamanho XL mas decidimos não subir a nenhum (subir custa cerca de 180-200Y)» metro para a zona típica e preservada de Xintiandi e passeio» zona de French Concession e passeio» passeio pelas ruelas típicas e cheias de gente de Tianzifang» por engano metro até à Praça do Povo mas foi óptimo passear pelos parques em volta (se apanhares um fim de semana é fantástico pois das 12-17h podes apreciar um mercado de casamento à chinesa em que os pais vão tentar arranjar casamento para os filhos homens)» rua pedonal Nanjing Road de dia» regresso à Bund onde ficamos umas 2 horas sentadas à sombra a apreciar o movimento» à noite voo para Lisboa

A linha 2 do metro passa pelos principais pontos turísticos e li num blog que existe um autocarro turístico que custa apenas 3Y: sais na saída 10 do metro People Square, viras à esquerda e segues até à loja da Porsche e esperas por um autocarro vermelho vivo (não é o Big Bus bordeaux pois esse custa 30Y), o bilhete compra-se ao motorista. Não experimentei pois andei de metro e andei muito a pé.

Outros pontos principais que não visitei:
* Jardim Yu Yuan - 8h30-17h, 40Y. Na zona existe um mercado de animais e mercado de tecidos, a Rua Fuyou, a casa de chá Huxingting e uma ponte famosa em zig-zag
* Jade Temple - 8-16h30, 20Y
* Jing'an Temple - perto da French Concession, passei na rua mas não visitei
* Bund Turist Tunnel - túnel caro e com luzes psicadélicas que vai da Bund à zona financeira
* Museus grátis - Rockbund, Shanghai Museum perto da People Square
* Zona de Jiading - Templo de Confúcio, pagoda, canais
* Bairro artístico M50
* Lupu Brigde - dá para subir à ponte
* Vistas grátis - li num blog que podemos apreciar gratuitamente uma boa vista de Shanghai sem ter de pagar 200Y mas não testei: restaurante/bar no 45º andar do Hotel Radisson Blu perto da People Square com vista 360º e vista do 54º andar no lobby do Hotel Grand Hyatt na Jin Mao Tower em Pudong.

Isto é o que tenho apontado aqui no ficheiro.
Espero que possa ser útil e qualquer dúvida que tenhas em relação ao que visitei, avisa :D:D

P.S. - reparei agora na tua assinatura que o ano passado andaste por Moscovo e São Petersburgo... era a minha ideia este ano mas mudou talvez para o próximo.
Seria super fixe se fizesses um report ou um tópico com algumas dicas... fica a ideia hehe :rolleyes::rolleyes:
 
Obrigado pelas dicas!
Vou ver o que tenho aqui de dicas de Moscovo e de S. Petersburgo e abro um tópico, posso te dizer que é uma viagem TOP. Adorei Moscovo.
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
@PaulaCoelho Olá!
Parabéns pelo report, está espectacular, com informações muito úteis para os viajantes. :)
Quando visitar a China já sei a que porta tenho que bater, se não te importares claro. :D
 

MonicaMaio

Membro Novo
Informações preciosas! Será que sem VPN e com cartão de dados de lá conseguimos utilizar o maps.me, leco tradutor e o teclado da google em chinês?

Qual o preço de um cartão com 3GB? Obrigada :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@MonicaMaio, as aplicações funcionam offline, tens é de descarregar o mapa da China no Maps.me (descarreguei apenas as províncias que visitei) e as línguas que pretendes no tradutor Pleco (descarreguei português, chinês e inglês). A aplicação do Metroman também é muito útil e funciona offline.

Só precisas da VPN se quiseres aceder ao google e redes sociais.... eu instalei uma grátis e bloqueou ao 3º dia. Apenas conseguia aceder aos 8 sites que apareciam no ecrã inicial do google no telemóvel mas não houve crise pois consegui entrar no meu hotmail e falava com a família através do Whastapp utilizando o Wifi dos hotéis.

Não comprei cartão nem necessitei mas acho que no aeroporto existe um balcão da China Mobile onde podes adquirir mas não sei preços.
Fiz 2 ou 3 chamadas com o meu telemóvel apenas para avisar que tinha chegado (gastei uns 4€) e de resto usei o whatsapp. ;)
 

rum

Membro Conhecido
@MonicaMaio com VPN consegues fazer tudo, sem VPN não consegues aceder às Google Apps e redes sociais. Como a Paula já disse o Maps.me funciona offline o leco tradutor não sei e o teclado da google se conseguir trabalhar em offline é na boa se precisar de alguma ligação nada feito, de qualquer forma em 2015 o tradutor da google não era muito fiável. Mas posso dizer, quanto à comunicação que nos hotéis não vais ter grandes problemas, nos restaurantes por norma há ementas como fotografias e em inglês, na rua o segredo é falar como adolescentes e pessoas mais novas e terão muito gosto em ajudar-te.
 

Zukunft

Membro Ativo
Já agora, uma informação que acho que não está aqui as Google apps não funcionam na China. Mas é possível configurar proxy nos smarphones para contornar a limitação e conseguir uma ligação que permita o trafego destas aplicações.
Como se faz isso? Sendo assim não é preciso VPN certo? (1mês, expressvpn, 13$)
O cartão de dados deve custar quanto lá +/? Compra-se no aeroporto? Era uma salvaguarda em caso de necessidade..
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Como se faz isso? Sendo assim não é preciso VPN certo? (1mês, expressvpn, 13$)
O cartão de dados deve custar quanto lá +/? Compra-se no aeroporto? Era uma salvaguarda em caso de necessidade..
Boas! Eu primeiro experimentei VPNs gratuitos e como a net ficava muito lenta (ela já é bastante lenta de si) paguei os ditos 13USD pelo VPN Express. Sinceramente, não compensa já para não dizer que mesmo comprando 1 mês eles activam o pagamento recorrente pelo PayPal sem o teu consentimento. Por sorte acabei por me aperceber a tempo e cancelei-o. De qualquer modo se tivesse ficado tinha reclamado junto do PayPal e eles devolviam o dinheiro (aconteceu-me com outra empresa).

Se tiveres iPhone, usa o BetterNet. É gratuito e o resultado similar: consegues ir ao mail, ao face e fazer umas chamadas online com sorte.
 

Mel C

Membro Conhecido
Estava a pesquisar informação para tratar do meu visto e deparei-me com este blog post de Março 2017 que explica passinho a passinho como pedir o visto e preencher o formulário, deixo aqui esperando que seja útil a outros:)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Mel C , o formulário para o Visto é tão extenso que acaba por ser quase cómico mas na embaixada a administrativa foi muito simpática e o processo foi rápido.
A parte onde pede o nome em chinês pode ficar em branco! :p

Adorei a minha viagem à China e espero que te divirtas muito por lá e se puder ajudar em qualquer coisa, apita ;)
 

Mel C

Membro Conhecido
@Mel C , o formulário para o Visto é tão extenso que acaba por ser quase cómico mas na embaixada a administrativa foi muito simpática e o processo foi rápido.
A parte onde pede o nome em chinês pode ficar em branco! :p

Adorei a minha viagem à China e espero que te divirtas muito por lá e se puder ajudar em qualquer coisa, apita ;)
Eu vou só estar em Hong Kong, Macau e Guangzhou porque os pais e restante família do meu avô materno eram de Cantão e como estou ali ao lado a ver se dou um saltinho, mas acho que já sei o teu report de cor e salteado :D O nome em chinês pelo menos o apelido materno que é cantonês eu sei, já não falta tudo :p
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá, uma pergunta que se calhar vai ser parvinha :oops: a declaração da entidade patronal tem de ser em inglês ou pode ser português?
 
Top