Novidades

[Informação] China - Algumas Informações Úteis

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Esqueci-me que há malta que já não sabe viver sem o smartphone!! :p
Ok, ok... sei estou a exagerar um pouco mas a necessidade de telemóvel está de tal forma instituída na nossa vida que não o ter é como se nos faltasse algo!
No dia a dia estou habituada a passar horas sem ver o meu e na China garanto que só me fez falta para ir aos mapas/metro, ir ao mail (não fosse haver alterações nos comboios/voos e a agência tivesse enviado algo) e falar com família/amigos. É o uso que lhe dou, seja na China ou na Europa, e para tirar umas fotos também.

Quando falei em aplicações úteis para a China referia-me apenas àquelas que me parecem quase imprescindíveis para facilitar a nossa vida por lá. ;)
 
  • Gostar
Reações: rum

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá Paula,

Fantástica informação, ao nível do que nos tens habituado!! Vai ser muuuito útil para mim, pois vou para lá já no dia 16 e até agora não tenho nada fechado a não ser o voo Lisboa-Pequim-Lisboa! :confused: Vou socorrer-me bastante destas dicas! :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Jorge :)

Desejo-te uma excelente viagem e espero que venhas de lá tão maravilhado quanto eu!

Se andares só pela zona de Pequim não terás problemas com transportes, mas deves apanhar algumas filas por ser época alta.
Caso penses fazer algum comboio nocturno será altamente aconselhável que compres ainda cá ou pelo menos uns dias antes já lá: muito provavelmente já não arranjas bilhetes hard sleeper (os que eu usei), mas soft sleeper/de luxe ainda apanhas.
Já comecei o report de Pequim (vou dividir por partes ou nunca mais começo nem acabo)... pode ser que ainda te dê umas ideias :D
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá :)

Ando de volta do planeamento e, à partida, será qualquer coisa como isto: Pequim - Xi'an - Yangshou - Suzhou - Xangai - Pequim. Estou a tentar perceber quantos dias quero ficar em cada local para fechar o roteiro em definitivo e ver se consigo encaixar estes locais todos ou preciso abdicar de algum. As viagens internas vou tentar que sejam de comboio.

Uma dúvida para já relativamente às vacinas: existe algumas obrigatórias que é necessário fazer prova ou são apenas recomendadas?
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Em relação às vacinas, febre Tifóide e Hepatite A são apenas recomendadas. Levei o boletim internacional e nunca o pediram.
O que me disseram na Embaixada quando pedi o visto foi que teria de ter a vacina da Febre Amarela se tivesse estado no último ano em zonas endémicas como alguns países da América do Sul e África (Brasil, Bolívia, Colômbia...). O Peru não está na lista.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não tenho a certeza mas penso que não é necessário uma vez que irás passado 5 meses de ter ido ao Brasil: no ponto 3.5 do formulário para pedir o visto pergunta "Visitou países ou territórios infectados com doenças contagiosas nos últimos 30 dias?".
Mas o melhor é confirmar com a administrativa que te atender na embaixada quando fores pedir o visto.
Ainda faltam 2 meses pelo que dá mais que tempo de ir à consulta do viajante. ;)
 
Paula,
Vou agora em setembro para a China... Faz lá o report rapidamente! ahahah
Excelente viagem :)
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela fantástica e preciosas dicas, nunca se sabe quando se pode necessitar :D Fantástico! Venha o resto :D

Boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Luís Marques, o trabalho e o part-time não me dão descanso! Vou fazer agora o pré-report de Pequim, tem de ser por partes senão nunca mais... entretanto caso possa ajudar com alguma dica, avisa. Desejo-te uma viagem TOP :D

@Ricardo_7, obrigada ;) um bocadinho do resto está quase a sair!
 
@PaulaCoelho, em termos de cartões de dados, não chegas te a comprar não é? Mas sabes onde o fazer? De resto acho que já tenho tudo mais ou menos alinhavado...

Mas pronto, para ti quais o pontos que gostaste mais tanto em Pequim como em Shangai? Alguma coisa que não fosses a contar e quando lá chegaste ficaste tipo "uauuu"…? Ahha... Em relação à muralha da China, a que zona foste?

PS: reservei hoje o comboio Shangai -Pequim no site que aconselhas-te...
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
@Luís Marques posso ajudar qualquer coisinha. Quanto à muralha, claramente Mutianyu, é relativamente perto de Pequim e não tem as hordas de pessoas que vão a Badaling que é a zona mais visitada e nem por isso é melhor. Há forma de chegar de transportes públicos, tens de apanhar dois autocarros (há vários how to basta fazer uma pesquisa no google). A maneira mais fácil é comprar um excursão (foi o que eu fiz).

Dependendo do tempo que tens em Pequim e Shangai, há muito para ver... e grandes distancias para percorrer. Em Pequim Cidade Proibida (enorme), Lama Temple e Confucius Temple, Templo do céu e Palácio de verão. Pearl Market (atenção, aqui vende-se de tudo mas tudo falso e com defeitos e limitações a tecnologia incluída), Wangfujing Street para comida de rua à noite (muito bom), Pato à Pequim (tenho de procurar a morada).

Em Shangai Yu Garden, Pudong bank, Nanjing street, Jade Buda Temple, subir ao topo do Shanghai World Financial Center.

Estes serão dos sítios mais conhecidos por e que virão em todos os guias, depende muito do tempo que tiveres para procurares mais coisas fora dos circuitos tradicionais. Mas há garantidamente muito mais. Se não tiveres ainda hotel em Pequim, tenta ficar dentro de um Hutong, são bairros típicos muito antigos e à primeira vista pouco atractivos mas depois de andar lá dentro há pormenores incríveis e é impossível não gostar.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Luís Marques, não comprei cartão pois as aplicações do metro e maps.me funcionam offline e à noite usava sempre o wifi dos hotéis. Enquanto lá estive fiz 2 ou 3 chamadas curtas sem ser por whatsapp e paguei uns 4€. Na altura quando pesquisei guardei na minha pasta este link brasileiro com dicas Chip celular pré pago (3G/4G) com VPN na China – Onde comprar o Sim Card para entrega no seu hotel • Proxima Trip

O @rum já referiu os pontos principais, não fui a todos mas os preferidos do pouco que vi talvez sejam:
- Pequim: Rua Qianmen e Hutongs à volta, Palácio de Verão e Cidade Proibida
- Muralha: fui à secção de Mutianyu em transportes públicos... no report explico como fiz e aqui fiquei tipo "uauuu" :D:D
- Shanghai: a Bund, o ferry até Pudong, a People Square. Fui ao Museu da Propaganda, cheio de posteres antigos e achei super interessante.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@PaulaCoelho isto é serviço público!!!!!
Será certamente uma ferramenta de trabalho essencial para futuros viajantes e o mínimo que podemos fazer é agradecer. :)
Se para começar já temos este nível, o que esperar do report.... :cool::cool:
 
Uau, muita e boa informação. Parabéns pelo trabalho. Da minha experiência com a China, acrescento só que em algumas regiões não é preciso visto, dependendo do tempo da estadia, desde que se esteja em trânsito. Em Shanghai é possível estar lá 144 horas sem visto. Se ligarmos para a embaixada eles vão dizer que é melhor fazer sempre, até porque o visto paga-se, mas digamos que não é bem assim. Fomos sem visto e entramos em Shanghai duas vezes sem ter qualquer problema com vistos.
 
  • Gostar
Reações: rum

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Cristina Sousa, obrigada ;)
Quando comecei a recolher dados de blogs ia ficando de olhos em bico, mas com alguma pesquisa e muita mímica lá nos safamos :D

@RicardoMDSilva, obrigada ;)
Quando pesquisei sobre os vistos também li sobre isso mas não me lembrei de referir aqui pois para andar a "saltitar" por várias regiões é sempre preciso visto.

O que li sobre isenção de visto para a China foi isto:

* Podemos beneficiar da isenção de visto para estadias até 72 horas em Pequim, Xangai, Guandong (Cantão), Kunming (Provincia de Yunnan), Chengdu (província de Sichuan), Chongqing, Dalian e Shenyang (Provincia de Liaoning), Guilin (provincia de Guangxi). Estes locais têm aeroportos com voos internacionais, pelo que a pessoa tem de ser
portadora de um visto para um país terceiro, bem como possuir o correspondente bilhete de avião com lugar marcado e data de partida no espaço de 72 horas.
* Nos aeroportos destes locais carimbam o "visto de isenção" e não se pode sair dessa região administrativa, ou seja, entramos e saímos pelo mesmo aeroporto.
* Desde 2016 entrou em vigor um regime de isenção de visto até 144 horas na zona do delta do rio Yangtze (províncias de Jiangsu e de Zhejiang e Xangai) que se aplica nos postos de fronteira do Aeroporto Internacional de Pudong, Terminal Internacional de Cruzeiros do Porto de Xangai, Terminal Internacional de Cruzeiros do Porto de Wusongkou (Xangai) e Estação Ferroviária de Xangai, Aeroporto Internacional de Xiaoshan (Hangzhou, Zhejiang). Temos igualmente de ter um bilhete com data e destino dentro desse prazo.
* Um cidadão Português pode permanecer em Hong Kong e Macau 90 dias sem visto e em Taiwan 30 dias sem visto.

Li isto num site da embaixada portuguesa em Pequim e no Portal das Comunidades, pelo que penso estar actualizado ;)
 
@Cristina Sousa, obrigada ;)
Quando comecei a recolher dados de blogs ia ficando de olhos em bico, mas com alguma pesquisa e muita mímica lá nos safamos :D

@RicardoMDSilva, obrigada ;)
Quando pesquisei sobre os vistos também li sobre isso mas não me lembrei de referir aqui pois para andar a "saltitar" por várias regiões é sempre preciso visto.

O que li sobre isenção de visto para a China foi isto:

* Podemos beneficiar da isenção de visto para estadias até 72 horas em Pequim, Xangai, Guandong (Cantão), Kunming (Provincia de Yunnan), Chengdu (província de Sichuan), Chongqing, Dalian e Shenyang (Provincia de Liaoning), Guilin (provincia de Guangxi). Estes locais têm aeroportos com voos internacionais, pelo que a pessoa tem de ser
portadora de um visto para um país terceiro, bem como possuir o correspondente bilhete de avião com lugar marcado e data de partida no espaço de 72 horas.
* Nos aeroportos destes locais carimbam o "visto de isenção" e não se pode sair dessa região administrativa, ou seja, entramos e saímos pelo mesmo aeroporto.
* Desde 2016 entrou em vigor um regime de isenção de visto até 144 horas na zona do delta do rio Yangtze (províncias de Jiangsu e de Zhejiang e Xangai) que se aplica nos postos de fronteira do Aeroporto Internacional de Pudong, Terminal Internacional de Cruzeiros do Porto de Xangai, Terminal Internacional de Cruzeiros do Porto de Wusongkou (Xangai) e Estação Ferroviária de Xangai, Aeroporto Internacional de Xiaoshan (Hangzhou, Zhejiang). Temos igualmente de ter um bilhete com data e destino dentro desse prazo.
* Um cidadão Português pode permanecer em Hong Kong e Macau 90 dias sem visto e em Taiwan 30 dias sem visto.

Li isto num site da embaixada portuguesa em Pequim e no Portal das Comunidades, pelo que penso estar actualizado ;)
Sim, no seu caso seria sempre preciso. Só achei uma nota interessante pois na altura não encontrei testemunhos de portugueses que tivessem viajado sem o visto e toda a gente me dizia que era melhor fazer.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Relativamente a este tema, acrescento que as 72h de permanência têm de ser em escala, ou seja, precisamos de ter voo marcado para outro destino em que iremos permanecer mais tempo. Quando fui tirar o meu visto, estava lá uma pessoa a informar-se que tinha voo Lisboa - Londres - Pequim e com regresso passadas 70h com o mesmo trajeto (Pequim - Londres - Lisboa) e, neste caso, a isenção de visto não se aplica pois o local onde ia permanecer mais tempo era Pequim, portanto não se podia considerar uma escala, assim sendo, teve de fazer visto.
 
Top