Novidades

[Informação] Informações uteis sobre a Polinésia Francesa

Estado
Não está aberto para novas respostas.

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Informações uteis sobre a Polinésia Francesa I

No meio da imensidão do Pacífico, que é como quem diz, no meio do nada, nasceu o que se parece com um paraíso na terra, sendo que de terra também tem muito pouco. Chama-se Polinésia Francesa e é uma região composta por 118 ilhas verdadeiramente paradisíacas. Está longe de tudo (o país mais próximo é a Nova Zelândia, a 4000 quilómetros de distância), mas é difícil não notar, já que se trata de uma área equivalente a metade do Brasil.
A Polinésia Francesa é um território ultramarino francês com 2,5 milhões de quilómetros quadrados, dos quais só 4167 km são de terra firme. Com os seus cinco arquipélagos – Australes, Gambier, Marquises, Société (sociedade) e Tuamotu - a Polinésia francesa é maior do que a Europa. As ilhas são exactamente o que seria de esperar, um cenário de praias deslumbrantes, com a vantagem de poderem ser vistas do alto das suas montanhas e picos, características de uma região que resultou de erupções vulcânicas. Dos cinco arquipélagos, destaca-se o da Sociedade, mais famoso e conhecido pelas suas ilhas. O Tahiti é a maior da região, mas Bora Bora e Moorea também fazem parte dos destinos de eleição dos amantes de praias de excelência. Areias muito brancas, um mar pintado por um chão de corais, coqueiros e vegetação tropical atraem turistas de todo o mundo. Bora Bora serve os mais românticos, uma ilha afrodisíaca, onde se concentram os que dedicam mais tempo ao amor, não fosse esta ilha conhecida pelas suas noites mágicas, quase todas de núpcias. Podem fazer-se passeios de helicóptero, de canoa ou a pé, mergulho, ou vela e, se tiver coragem, pode até alimentar tubarões, mas se não quiser fazer nenhum dos programas disponíveis para turistas, experimente seguir o rasto das flores. Estão por toda a parte, de todas as cores e feitios. Vai perceber a importância que têm para os polinésios, logo à chegada ao aeroporto, no ritual de boas-vindas, onde as nativas oferecem colares dessas mesmas flores. São jardins que crescem na alma dum povo, que celebra a bênção das pequenas maravilhas da Natureza.

Documentação
Passaporte óptico
Idioma
Taihitiano e o Francês são as línguas oficiais, mas o Inglês é muito utilizado a nível do turismo.
Clima
As ilhas da Polinésia Francesa desfrutam de clima tropical, típico do sul do Pacifico, agradável todo o ano. O período mais seco é entre Junho e Outubro.
Corrente Eléctrica
A corrente é de 110 ou 220V, 50Hz mas é necessário um adaptador pois as tomadas são com 2 pinos (tipo americanas).
Moeda
Franco do Pacífico e 1€= +/- 120 XPF. O euro pode-se trocar facilmente nos bancos, hotéis e casas de câmbio. Não existem muitos multibancos.
População
Taiti ( a maior ilha) e as restantes têm mais de 257.000 habitantes, numa mistura de polinésios (75%), chineses (10%), e europeus (15%).
Aproximadamente, 86% da população reside no Arquipélago da Sociedade, sobretudo na ilha do Taiti. Os arquipélagos de Tuamotu e Gambier agrupam 7% dos insulares e as Marquesas 4%. Enfim, 3% da população reside nas ilhas Austrais. Por volta de 40 ilhas permanecem desabitadas.
Em quase todas as praias é possível alugar lancha ou jet ski .A prática de mergulho, surf e pesca sub aquática , vela é oferecida pelos clubes e hotéis .
O Mercado Municipal de Papeete é um parque de diversões para quem deseja mergulhar nos costumes da Polinésia Francesa. Visitando o mercado você pode conferir o artesanato local , tikis (estátuas de pedra, madeira ou coral), pareôs com cores e desenhos variados pintados à mão, pérolas negras (maior produtor mundial desse adorno) são vendidos

Coordenadas Geográficas: 15 00 S, 140 00 W
Capital: Papeete
Tipo de Governo: Colónia Ultramarina Francesa

Ilhas da Sociedade
Taiti – Conhecida como a Ilha do Amor
Moorea - A apenas 17 km do Taiti, Moorea é uma das mais bonitas ilhas da Polinésia e o 2º maior destino turístico, após o Taiti.
Tetiaroa - A 42 km do Taiti, essas 12 ilhotas desabitadas - exceto aquela onde se levanta o pequeno e rústico hotel construído com troncos de palmeiras, são mais conhecidas como a "Ilha do Marlon Brando".
Huahine - A 175 km, a noroeste do Taiti
Raiatea – É a 2ª maior ilha do arquipélago e fica a 192 km a noroeste de Papeete.
Tahaa - Compartilha a mesma laguna que Raiatea e dista apenas 4 km de Uturoa
Bora Bora -É a ilha mais célebre da Polinésia Francesa, também chamada de “ A ilha mais linda do mundo”
Maupiti - É a jóia escondida do colar de esmeraldas que formam o Arquipélago da Sociedade.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Informações uteis sobre a Polinésia Francesa II

BORA BORA – “ RAINHA DO PACIFICO”
Bora Bora é a mais mágica de todas as ilhas da Polinésia Francesa. A principal ilha com serca de 4.225 habitantes, está no centro de uma multicolorida lagoa, rodeada por um mar interior (Motu) ilhotas com protecção coral. As ilhotas Motu BOra Bora são o local ideal para um "Bora Bora" lua-de-mel. Bora Bora possui inúmeros luxuosos hotéis e resorts. O Hotel Bora Bora foi o primeiro na Polinésia Francesa a construir bungalows sobre a água. Esta ilha é uma visita obrigatória quando se vem à Polinésia Francesa.

TAHITI – “ A ILHA DO AMOR”
Tahiti, muitas vezes chamado A Ilha do Amor, é a maior das 115 ilhas e atóis que compõem a Polinésia Francesa. Os seus 1042 km ². (402 metros quadrados milhas) de superfície consistem nos picos das montanhas mais densas florestas tropicais As praias da ilha do Taiti variam, pode encontrar praias de areia preta, nas praias ao norte e leste, e areias brancas nas praias do lado sudoeste do Taiti. A maioria dos hotéis no Tahiti podem ser encontrados na costa oeste do lado da ilha do Taiti. Uma estrada interior sobe passando explorações leiteiras e pomares de citrinos com uma vista panorâmica a partir do Planalto de Taravao - que liga as duas ilhas.
Papeete, a movimentada capital do Tahiti e suas ilhas, contém os gabinetes governamentais, sede da polícia, os hospitais e clínicas, bancos, centro de telecomunicações, linhas aéreas e agências de viagens, boutiques e lojas pérola negra.

MOOREA – “ A ILHA MAGICA”
Moorea, que tem sido muitas vezes comparada a James Michener mítico da ilha de Bali Hai, é a apenas 17 km (11 milhas) do Taiti. Muitos visitantes dizem que vale a pena a visita aérea para ver Moorea, para visualizar as espectaculares baías. Os picos vulcânicos, reflectida na tranquilo águas de Cook's Bay e Opunohu Bay, como aumento da mandíbula de um tubarão. As encostas da montanha são cobertas com plantações de abacaxi, praias e lagoas cristalinas. Moorea é ideal para um dia de visita e ainda melhor quando essa visita é por via aérea.
Após apenas alguns dias, você vai descobrir que Moorea está preenchida com a paz, aproveite a maravilhosa sensação de felicidade.

 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Top