Novidades

[INFO] Regras de Utilização da Ryanair

Mel C

Membro Conhecido
Obviamente que não estará relacionado com a distribuição de peso...
A questão é se o passageiro não pagou por um lugar reservado não faz muito sentido permitir essa troca
Que não está relacionado com a distribuição de peso imaginei eu, mas mais uma vez é a Ryanair a ser unhas de fome. Nas outras companhias aéreas onde voei deixavam sempre as pessoas mudarem de mudar, então na TAP, quando fiz Madrid - Lisboa assim que a hospedeira de bordo me viu a olhar para uma fila de lugares vazios disse logo "Pode ir, já embarcou toda a gente" e eu também não tinha reservado lugar.

Aliás uma vez dentro dos aviões nem sei se as hospedeiras de bordo têm maneira de saber quem pagou para escolher o lugar ou quem recebeu um lugar aleatório no check in, ou sequer se é relevante para a operação do avião...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Relevante nāo será, mas se os passageiros souberem que podem trocar de lugar sem pagar mais por isso se calhar da próxima vez já não reservam o lugar para “evitar o lugar do meio” :rolleyes:
 

Mel C

Membro Conhecido
Relevante nāo será, mas se os passageiros souberem que podem trocar de lugar sem pagar mais por isso se calhar da próxima vez já não reservam o lugar para “evitar o lugar do meio” :rolleyes:
Pois, lá está, acho que é manha da Ryanair para obrigar a malta a reservar lugares.

Por falar no lugar do meio - https://www.telegraph.co.uk/travel/news/statistics-middle-random-nature-ryanair-seats-allocate-policy/ :D

Por acaso nos dois voos que fiz na Ryanair, sozinha, em ambos calhou-me o lugar do meio. Num dos voos a companhia era porreira e foi tranquilo, no outro, o tipo à minha esquerda foi o tempo todo a dormir e a respirar alto mas quase deitado em cima de mim, o ombro no meu banco, a cabeça a cair pro meu lado e as pernas todas abertas a empurrarem as minhas, tudo bem que sou uma pessoa pequena mas também ocupo o meu espaço no mundo :mad:

Que as pessoas tenham de reservar lugar se querem viajar juntas eu entendo e concordo, agora não deixarem as pessoas mudar para os lugares que sobram vazios é só mesmo para serem enervantes. Sinceramente acho que há aqui um fenómeno interessante em que a Ryanair é odiada por muitos incluindo pelos próprios clientes, e continua a fazer de tudo para ser ainda mais odiada, mas como o preço continua a ser um factor extremamente importante para os turistas, a Ryanair lá se vai aguentando.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Ja não comprava uma viagem na Ryanair há algum tempo (cerca de um ano) mas desta vez verifiquei que já tem disponível o pagamento por paypal, que para além de ser mais seguro não cobra taxas extra pelo pagamento

Já agora alguém que tenha viajado recentemente sem lugares marcados pode-me indicar se ficaram juntos ou separados?
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Boas.
Acham que a Ryanair me fará pagar por esta mochila com as novas regras?
Claro que não vai cheia.
big_182680dad9bc4f6da7835509ae2b478d.jpg
 
Última edição por um moderador:

Mel C

Membro Conhecido
@NunoCorreia não consegui perceber qual a dimensão da mala. Se estiver dentro das medidas permitidas (40cm x 25cm x 20cm) não deve haver problema.

Já agora alguém que tenha comprado bilhetes antes de 1 de Novembro que já tenha voado depois da nova policy, tiveram algum problema? Vou voar 2ªf, comprei os bilhetes para aí em Agosto e recebi o email a dizer que podia levar bagagem gratuitamente bagagem de dimensão de acordo com a antiga policy, mas da maneira como o customer service da Ryanair funciona estou com medo de ter chatices.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
@NunoCorreia não consegui perceber qual a dimensão da mala. Se estiver dentro das medidas permitidas (40cm x 25cm x 20cm) não deve haver problema.

Já agora alguém que tenha comprado bilhetes antes de 1 de Novembro que já tenha voado depois da nova policy, tiveram algum problema? Vou voar 2ªf, comprei os bilhetes para aí em Agosto e recebi o email a dizer que podia levar bagagem gratuitamente bagagem de dimensão de acordo com a antiga policy, mas da maneira como o customer service da Ryanair funciona estou com medo de ter chatices.
Como não vai cheia poderá dar para dobrar não? Ou não é assim a política deles?
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Acham que a Ryanair me fará pagar por esta mochila com as novas regras?
Parece um bocado grande demais para as novas regras que aplicaram, mas tudo é possível.

Domingo vou fazer 2 voos com a Ryanair e vou levar esta mochila que é de 30L e já passa as medidas...
8bc2e31b7ca623df13ace9d2ed7e9cafe66eb55e.jpg

Penso que não haverá problema com esta, não é muito grande e cabe debaixo do banco da frente, que é uma das regras que eles também dizem:"Todos os passageiros têm o direito de levar 1 pequena mala pessoal a bordo, que deve caber debaixo do assento à sua frente (40cm x 20cm x 25cm). Exemplos incluem bolsa, bolsa para laptop e mochila pequena."

Posso dar o feedback quando voltar sobre a maneira de como vão aplicar essas regras nestes voos, se colocam as mochilas no medidor ou não, etc.
 
Última edição:

Mel C

Membro Conhecido
Voei hoje na Ryanair a partir de Lisboa, estavam a ver os passageiros que tinham trolley e se tinham priority boarding ou não, tirando isso não os vi a por malas nenhumas no medidor (e sinceramente pareceu-me que o medidor ainda não tinha sido adaptado).
 

yara

Membro Conhecido
Voei hoje na Ryanair a partir de Lisboa, estavam a ver os passageiros que tinham trolley e se tinham priority boarding ou não, tirando isso não os vi a por malas nenhumas no medidor (e sinceramente pareceu-me que o medidor ainda não tinha sido adaptado).
Mas estavam a implicar com quem levava mala e não tinha embarque prioritário?
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá @yara não havia ninguém que tivesse trolley e não tivesse priority boarding
 
Última edição por um moderador:

albertoguedes

Moderador
Staff
Olá.

Conforme tinha dito, no Domingo fiz 2 voos com a Ryanair, levando apenas a minha mochila. Fiz Manchester -> Lisboa -> Porto.

Tanto em Manchester como em Lisboa, a fila de priority era muito maior e via-se lá de tudo: pessoal com trolley e mochila, pessoal só com trolley e pessoal só com mochila. Nada foi medido nem pesado.

Na fila dos não priority, tanto em Manchester como em Lisboa, havia pessoal de trolley e outros de mochila. Nos que tinham trolley, colocaram a etiqueta para a mala ir para o porão à entrada do avião (sem cobrarem) e mochilas não ligaram ao tamanho também. Nada foi medido nem pesado.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Pois, foi exactamente como me aconteceu. A minha mochila mais pequena vinha tão cheia que facilmente não cabia no medidor. O meu amigo trazia uma mala daquelas de ginasio e também não disseram nada. Ou seja, dá-me a sensação que mochilas que sejam maleáveis é na boa, convem é não exagerar.
 

goaman

Membro Conhecido
Boas. Tenho uma questão se me puderem ajudar...
Comprei 2 voos para Bruxelas. Supostamente so posso levar aquelas malas pequenas que caibam por baixo do banco da frente.
Se eu quiser levar algo maior, terei que comprar o prioritário, que me indica "Desde €8". Acontece que quando abro, aparece-me isto:

Prioritário e 2 Malas de Cabine - RECOMENDADO
8,00 € por passageiro por voo
Embarca primeiro e leva contigo 1 mala de cabine pequena e uma mala de 10kg a bordo.
Perfeito se não quiseres esperar no tapete das bagagens quando aterrares.
Disponibilidade limitada - este produto vai esgotar

As 2 malas de cabine não são aquelas que mencionei antes que se mete por baixo do banco da frente certo? Ou são??
Os €32 será para apenas uma mala de 10Kg, ou uma por passageiro??

Tá complicado!! :D :D
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá, as malas de cabine são a mala pequena incluída no bilhete “normal” + uma mala maior (p. ex o trolley).

Os 32€ são o embarque prioritário (com as tais duas malas) para cada passageiro em cada um dos voos. Cada passageiro, em cada voo, tem de comprar o embarque prioritário para levar as duas malas.
 

goaman

Membro Conhecido
Obrigado @Mel C

E é possivel comprar apenas para um passageiro ou tem de ser os dois? Não me aparece a opção de ser só para um...
 
Top