Novidades

[INFO] Regras de Utilização da Ryanair

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
A Ryanair acaba de lançar a tarifa Leisure Plus, que oferece aos clientes a possibilidade de embarque prioritário, um assento reservado e ainda despachar uma mala de 20 kg a partir de 51,99 euros.
A Ryanair também introduziu melhorias na tarifa Business Plus, que incluem a flexibilidade de alteração de voo para dois dias de cada lado da data programada do voo, bem como no dia da viagem.
A partir de agora, os clientes da Ryanair têm uma escolha de três tipos de tarifas: Ryanair regular, Leisure Plus e Business Plus. estas melhorias surgem no âmbito do programa “Sempre a Melhorar” , que incluiu a aposta nos meios digitais, novas cabines, novas rotas e baixas tarifas.

Um artigo Publituris
 
Última edição por um moderador:
Bom dia Caros Viajantes

Tenho um problema com uma reserva na Ryanair...
Fiz uma reserva para um adulto, mas agora quero que uma criança também viaje com esse adulto. Não consigo fazer uma reserva de uma só criança.
Nas FAQs da companhia diz para fazer uma reserva como se fosse um adulto e depois enviar um email a explicar, para que possam rectificar a idade do passageiro e associar à outra reserva.
Já o fiz, mas ainda sem resposta...viajo dentro de 2 semanas.
Alguém já teve uma situação idêntica? Qual o tempo médio de resposta da Ryanair?

Muito obrigada pela ajuda que me possam facultar.

Boas viagens.

Liliana Amorim
 
Última edição por um moderador:
Bom dia Caros Viajantes

Tenho um problema com uma reserva na Ryanair...
Fiz uma reserva para um adulto, mas agora quero que uma criança também viaje com esse adulto. Não consigo fazer uma reserva de uma só criança.
Nas FAQs da companhia diz para fazer uma reserva como se fosse um adulto e depois enviar um email a explicar, para que possam rectificar a idade do passageiro e associar à outra reserva.
Já o fiz, mas ainda sem resposta...viajo dentro de 2 semanas.
Alguém já teve uma situação idêntica? Qual o tempo médio de resposta da Ryanair?

Muito obrigada pela ajuda que me possam facultar.

Boas viagens.

Liliana Amorim
Pois é, Ryanair...lowcost...linha de telefone em Portugal não têm...
Boa sorte, espero que lhe respondam em breve. Senão, tem de telefonar para o número que disponibilizam em inglês.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Pois é, Ryanair...lowcost...linha de telefone em Portugal não têm...
Boa sorte, espero que lhe respondam em breve. Senão, tem de telefonar para o número que disponibilizam em inglês.
Não tem linha mas tem atendimento por chat que por sinal funciona muito melhor do que as linhas de atendimento por telefone e é gratuito ;)
 
Bom dia Caros Viajantes, muito obrigada pelas vossas dicas.
O problema está resolvido! Deram resposta ao meu pedido e associaram as duas reservas, para que a criança não viaje sozinha. Só tenho que fazer o checkin no aeroporto...de resto estará tudo ok.
Logo no momento já tinha tentado o chat, mas não funcionava...devo ter tido azar.
Tenho a dizer que fiquei positivamente admirada com a resposta da Ryanair (pronta e acertiva). Muito, mas muito melhor do que um processo de pagamento de despesas que tive em 2009 com eles...estão a melhorar.
Cump. Boas viagens.
LIliana Amorim
 

DirtyFly

Membro Novo
Viagem Lisboa Porto com crianças.
Olá, vou viajar para o Porto desde Lisboa pela Ryanair, a carta de consentimento da mãe que é necessária para viagens internacionais é também necessária em voos domésticos?

Obrigado e cumprimentos
Jorge
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Sendo um voo doméstico e viajando com um dos pais, não será necessária a autorização.

Os cidadãos portugueses e residentes estrangeiros com idade inferior a 18 anos que saem ou regressam a Portugal, partindo de, ou em direção a um Estado-Membro não signatário de Schengen sem estarem acompanhados pelo seu pai, mãe ou tutor legal devem estar munidos de uma autorização de viagem. A última deve estar assinada por ambos os pais ou pelo tutor legal, sendo a referida assinatura reconhecida em notário, caso os pais ou o tutor legal residam em Portugal
Website Oficial da Ryanair | Voos Baratos
 

Lady_R

Membro Conhecido
Viagem Lisboa Porto com crianças.
Olá, vou viajar para o Porto desde Lisboa pela Ryanair, a carta de consentimento da mãe que é necessária para viagens internacionais é também necessária em voos domésticos?

Obrigado e cumprimentos
Jorge
Não. Só para saídas do país.
 

ploferreira

Administrador
Staff
A Ryanair lançou voos de conexão na sua base de Roma de Fiumicino, disponibilizando aos passageiros a oportunidade de usufruir de vantagens em várias rotas.

A companhia disponibiliza voos de conexão em rotas de Roma Fiumicino para Alicante, Barcelona, Bari, Brussels, Catania, Comiso, Malta e Palermo.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A partir de agora, já pode voar para Nova Iorque, Buenos Aires ou Havana com a Ryanair. A companhia aérea low-cost anunciou ontem, 23 de Maio, uma parceria com a Air Europa, que permite voar para países da América do Norte, Central e do Sul, tais como Argentina, Colômbia, República Dominicana, Cuba, Bolívia, Equador, Honduras, Uruguai, México, Paraguai, Peru, Brasil, EUA, Porto Rico e Venezuela.

Os voos já estão disponíveis para reserva no site da Ryanair e, numa primeira fase, têm apenas partida de Madrid. «A Ryanair opera mais de 50 rotas de curta distância para e de Madrid e, a partir de agora, os nossos clientes podem reservar voos nas rotas de longo curso da Air Europa, para destinos como Buenos Aires, Havana e Nova Iorque», afirmou o CEO da Ryanair, Michael O’Leary.

Numa segunda fase, esta parceria passará a incluir voos para os mesmos 20 destinos com partida de vários aeroportos utilizados pela companhia aérea irlandesa.

A Air Europa, transportadora espanhola, vai poder beneficiar dos 130 milhões de clientes da Ryanair. Mas as parcerias não ficam por aqui: «Continuamos a falar com outras companhias aéreas de longo curso sobre possíveis parcerias e esperamos oferecer aos nossos 130 milhões de clientes uma escolha ainda maior e uma vasta gama de serviços de longo curso em 2018», acrescentou O’Leary.

Fonte: Volta ao Mundo
 

ploferreira

Administrador
Staff
Estudo sugere que a Ryanair anda a separar casais e grupos de propósito, uma investigação da Universidade de Oxford concluiu que a atribuição de lugares é tudo menos aleatória.
Foi nas redes sociais que tudo começou. Nas últimas semanas, muitos passageiros da Ryanair acusaram a low cost de ter alterado as regras de embarque, e de estar a separar casais e grupos deliberadamente. A queixa era sempre a mesma: os clientes que não pagavam por um lugar reservado (2€-15€) estavam a ser propositadamente colocados nos bancos do meio, em filas separadas.

A Ryanair foi negando as acusações, garantindo que a atribuição de lugares era aleatória.

Será? A BBC pediu a um grupo de investigadores da Universidade de Oxford para perceber se era de facto assim. Foram comprados bilhetes para quatro grupos, cada um com quatro pessoas, no sentido de ver quão “aleatória” era a distribuição das lugares. O que é que aconteceu? Todos os 16 passageiros acabaram nos bancos do meio.

Jennifer Rogers, diretora da Oxford University Statistical Consultancy, disse que a probalidade de isto acontecer era de 1 em 540.000.000. Ora ganhar o Euromilhões é de 1 em 139.838.160, portanto podemos concluir que tem quase quatro vezes mais probabilidade de ficar milionário do que conseguir um lugar na Ryanair que tenha sido de facto atribuído aleatoriamente.

O estudo também analisou a distribuição de lugares por filas. Segundo os cálculos da investigação, alguém de um dos grupos ficaria, em média, sentado a dez filas de distância de um dos seus amigos. Em dois dos voos, porém, chegou a haver uma distância de 26 filas.

“A minha análise coloca sérias dúvidas sobre se a distribuição de lugares da Ryanair é puramente aleatória.”

Um porta-voz da companhia aérea irlandesa afirmou que não houve mudanças na política da Ryanair, e que a distribuição de lugares é efetivamente aleatória.

“A razão para que as pessoas fiquem cada vez mais nos lugares do meio é justificada pelo facto de cada vez mais e mais passageiros escolherem os nossos lugares reservados (por apenas 2€), optando na grande maioria das vezes por lugares junto ao corredor ou à janela”.
Estudo sugere que a Ryanair anda a separar casais e grupos de propósito
 

Snider

Membro Conhecido
Verdade!
Já não viajava na Ryanair há 2 anos! E neste mês viajei com eles. Eu e a minha namorada.
Para além de mudarem o check-in para poucas horas antes do voo, a atribuição de lugares é feita de forma muito estranha.
No voo de ida, já haviam poucos lugares e pareceu-me ser culpa minha pois já tinha passado algum tempo depois de abrir o check-in para os pobres. Mesmo assim simulei a mudança de lugar e decidi mudar para o lugar atrás dela. Paguei 4 euros. Quando passei para o check-in do voo de volta, parece que fizeram de propósito e meteram-nos um atras do outro e nos lugares mais caros para se mudar (filas da saida de emergência), quando haviam lugares livres um ao lado do outro!! Claro que não mudei. Devem ter programado o logaritmo de atribuição no voo de volta com a ideologia "se o passageiro muda de lugar no voo de ida -> colocar os passageiros todos separados nos lugares mais caros"!
E qual foi o meu espanto quando cheguei ao avião?? Tanto no voo de ida como no de volta, haviam pares de pessoas na mesma situação que a nossa, e que em conversa mudamos entre nós.
Estas políticas metem-me impressão! Uma companhia que era tão simples e sem m**das, e já começam a impingir este tipo de coisas. Vão por um bom caminho.
 

basapistas

Membro Conhecido
Verdade!
Já não viajava na Ryanair há 2 anos! E neste mês viajei com eles. Eu e a minha namorada.
Para além de mudarem o check-in para poucas horas antes do voo, a atribuição de lugares é feita de forma muito estranha.
No voo de ida, já haviam poucos lugares e pareceu-me ser culpa minha pois já tinha passado algum tempo depois de abrir o check-in para os pobres. Mesmo assim simulei a mudança de lugar e decidi mudar para o lugar atrás dela. Paguei 4 euros. Quando passei para o check-in do voo de volta, parece que fizeram de propósito e meteram-nos um atras do outro e nos lugares mais caros para se mudar (filas da saida de emergência), quando haviam lugares livres um ao lado do outro!! Claro que não mudei. Devem ter programado o logaritmo de atribuição no voo de volta com a ideologia "se o passageiro muda de lugar no voo de ida -> colocar os passageiros todos separados nos lugares mais caros"!
E qual foi o meu espanto quando cheguei ao avião?? Tanto no voo de ida como no de volta, haviam pares de pessoas na mesma situação que a nossa, e que em conversa mudamos entre nós.
Estas políticas metem-me impressão! Uma companhia que era tão simples e sem m**das, e já começam a impingir este tipo de coisas. Vão por um bom caminho.

Infelizmente estas politicas são novas na Ryanair... pois nunca me aconteceu!
Já tive essa experiência na Volotea e na Easyjet...
 

Dfer

Membro Ativo
Na última viagem que fiz também vi que alguns casais/grupos ficaram bastante separados. Começou a negociação dos lugares, para tentarem ir perto uns dos outros, o que levou a algumas conversas mais acesas com o pessoal de bordo.
Eu gastei mais 28€ para marcar os lugares. Mesmo assim compensa bastante, tendo em conta o preço total da viagem.
Já assisti a problemas nos voos das low cost (mala, bilhete, etc) um pouco desnecessários. Neste tipo de voos, é importante saber as regras. Se queremos os comodismos todos, então pagamos mais e vamos por outras companhias. O problema é que muitos querem pagar 20€ e ter um serviço completo.
A história do algoritmo para a seleção dos lugares é óbvia. Ou compramos o lugar ou então vamos o mais afastado possível da nossa companhia. Evita a correria que era quando os lugares não eram marcados e vai "obrigando" o pessoal a gastar mais uns euros na viagem.
Bem mais grave parece-me ser o que aconteceu numas das minhas últimas viagens. A fila prioritária é realmente apenas para quem a paga, estando excluídos idosos, grávidas, pessoas com bebes a colo, etc. Aqui acho que podiam deixar de ser tão "€€€".
 
Top