Novidades

Indonésia - ajuda

Delicia do Mar

Membro Ativo
o fit for travel é fabuloso para estas coisas. bastante intuitivo e entendível. e de facto, com exceção de lombok, bali tem uma incidência muito baixa de malária atualmente, havendo até, mais alertas no que toca ao dengue.

eu tb nao vou fazer a profilaxia da malária, pois assim me foi recomendado na consulta do viajante. Já fiz duas vezes com mephaquim e foi um filme! mas se fosse necessário voltaria a fazer.
O meu marido vai frequentemente a angola e da última vez foi picado pela mosquita malandreca. foi tratado lá e felizmente correu tudo (muit) bem. mas há casos e casos e todo o cuidado é pouco.

Monikitalex, o Capung Sakti Villas está lotado nas minhas datas e os preços estão proibitivos, em datas alternativas, para o meu low budjet, mas parece ser fabuloso! depois conta como foi!!

LeonorS, podes fazer-nos um resumo do teu percurso, hoteis e dicas? ou, alternativamente, tens algum report/blog que possa consultar?
 

Copas

Membro Ativo
Boas,
Em Ubud fiquei no http://greenfieldubud.com/rooms, gostei bastante e tem vários tipos de quartos com diferentes preços (marquei diretamente pq no booking na altura só tinha os quartos mais caros), com a vantagem do serviço ser igual para todos! Tem transporte para o centro sem horário pré-definido, era chegar à receção, pedir e se não estivessem mto ocupados iam logo. No regresso, ou vinhamos a pé ou telefonávamos e íam buscar-nos.
 

Monikitalex

Membro Ativo
Leonor obrigada pelas dicas. Esse médico que tem o restaurante também é dono do hotel para onde vamos, Capung Sakti Ubud ;) Parte do dinheiro do alojamento também reverte para uma instituição.


Pedro e Leonor agradeço imenso as vossas informações.
Pedro obrigada pela informação de shuttle do meu hotel. Tinha ideia que era a pagar.


Delicia do Mar que pena que está esgotado. Eu reservei pelo booking, e vou pagar 353 euros por 5 noites. Penso que foi um óptimo preço. Mas não é difícil encontrar alojamento, aqui e a bons preços. Quando andava à procura, até fiquei indecisa.
Quanto à malária, todo o cuidado é pouco. Mas usando repelente de insectos, não há problema. Também vivi esse filme com um dos medicamentos para prevenção da malária. Tive todos os efeitos secundários possíveis. Depois só fiz a profilaxia quando fomos para África, aí é obrigatório. Nem na India fizemos.
 

LeonorS

Membro Ativo
Delícia do Mar:

Já que não tenho nenhum report sobre a viagem vou colocar aqui uns tópicos do que acho relevante da viagem:
- Fiquei 5 noites em Ubud entre os hotéis Pajar House Ubud e o Samkhya Villas;
- Pelo meio passei uma noite em Lovina (Norte). Fiquei no Lilin Lovina Beach Hotel. É uma zona pouco massificada turisticamente (ainda bem!). O hotel fica mesmo na praia. Penso que não seja tão turística pois a areia da praia é escura, mas a água é muito mais quente que no sul, sem rochas e não tem correntes (ali é o mar de Bali, o sul é banhado pelo Oceano Índico). Fiz às 6 da manhã a excursão para ver golfinhos e vi o melhor nascer do sol da ilha. Também fiquei em Lovina porque quis ir às que dizem ser as melhores cascatas da ilha, as de Sekumpul, tb pc turísticas. Só quem tem uma grande preparação física deve descer até à base para tomar banho! Caso contrário já não consegue subir, lol. Continuando na zona Norte fiz o Mayong Trekking Experience. Aconselho para quem gosta de saber mais sobre cultura e até porque têm oportunidade de almoçar em casa dos anfitriões balineses.
- No Sul vi o melhor pôr do sol no Potato Head Beach Club. É obrigatório pelo menos passar lá um fim de tarde.
- Fiquei várias noites no Hidden Valley Resort, tem transfer de e para a praia que nós desejemos, todas de Uluwatu para Norte (inclui o templo tb). As melhores praias são Pandang e Balangan.
- O Blue Heaven com vista para a praia de Pandang Pandang merece uma visita que inclua o pôr do sol de preferência;
- Tb fiquei em Nusa Dua, mas se fosse hoje teria eliminado do meu itinerário. Foi o único sítio onde fui comida pelos mosquitos nas ruas! Demasiado massificado, não deixou saudades;
- Contactei 2 guias de quem ouvi falar bem na net e com os quais fiz os tours. Muito simpáticos, nada a apontar! No entanto, o único guia que conheci por mero acaso (devido à Mayong Trekking Experience) é o que aconselho vivamente. Simplesmente um ser humano fantástico!!!, bondoso, preocupado, divertido, excelente conversador (sobre tudo) sempre preocupado com todos os detalhes, ficou mesmo nos nossos corações (e só tinha como função fazer dois transfers!), explicou mais num dia sobre tradições, religião, curiosidades, etc etc de Bali numa tarde do que os outros dois guias durante vários dias (os outros guias, também foram bons, atenção!). Este guia trabalhou nos cruzeiros MSC (já esteve em Portugal) mas voltou há pouco tempo por causa da família, tendo assim pouco trabalho ainda e é pouco conhecido... Se estiveres interessada, ou a quem quiser disponibilizo o contacto. A coisa que tive mais pena foi de não o ter conhecido antes para ter sido o nosso guia durante toda a viagem!

Estes tópicos estão mesmo muito resumidos, portanto, qualquer coisa ou dúvida é só perguntar!, :)
 

PatVC

Membro
Olá LeonorS,

Esse guia é para Bali, certo? Podes dar-me o contacto por favor?
Já agora tens o contacto de mais algum guia ou agência de viagens que aconselhes?


PatVC
 

LeonorS

Membro Ativo
Olá Delícia do Mar e PatVC.
O guia que aconselho chama-se I Made Abdi. Sim, é de Bali, aliás convidou-nos a ir um dia a casa dele, conhecer a casa e família, mas infelizmente já não tinhamos tempo. Ele tem alguma dificuldade em apanhar internet no tlm, por isso se calhar pode não responder logo... Apesar de já termos trocado mails desde que cheguei a Portugal... O mail é dele é surdana_[email protected]. O telemóvel é 081 236 020 433. O ideal é telefonar.... Refiram o meu nome, digam que me conhecem.
PatVC aconselho só este guia pois o que paguei com outros, nomeadamente com um guia espanhol enviado pelo Riasa foi demasiado caro para o serviço prestado! Esperava mais! Eu não marquei a viagem por agência, foi tudo devidamente planeado por mim.
Delícia do mar, fiz todas as deslocações com os transferes gratuitos dos hotéis onde estive, aproveitei-os bem. Aliás isso foi preponderante para os marcar. Quando pretendia idas a sítios específicos que queria mesmo estar até mais tarde, incluía-os sempre em dias de tours (fiz tours de dia inteiro ou de meio dia). Isso por exemplo aconteceu no Potato Head e no jantar romântico em Jimbaran! Se pretenderes, também podes usar táxi, são fiáveis na zona Sul. Eu levei o telefone dos táxis para utilizar caso necessário mas nem foi preciso....
Mais alguma coisa apitem!!! :)
 

Delicia do Mar

Membro Ativo
LeonorS fiquei interessada na zona de Lovina, mas não sei exatamente como me deslocar de Ubud até lá... daí a minha questão.
 

LeonorS

Membro Ativo
Delícia:
Eu tive que encadear as coisas para ter transporte para Lovina. Contratei a Mayong Trekking Experience, e incluí transporte Ubud até lá e de lá para Lovina. Eles enviaram uma pessoa para me ir buscar a Ubud às 6 da manhã (a viagem demora cerca de 2:30 minutos). Foi nessa viagem que conheci o guia que aconselhei, o Abdi. Depois de fazer o Trekking e do almoço em casa do casal que o organiza, o Abdi levou-nos até ao hotel em Lovina (cerca de meia hora de caminho). Passei a tarde a gozar o hotel em Lovina, na manhã seguinte fiz a excursão aos golfinhos (contratei ao hotel) e já tinha contratado em Portugal um guia que nos foi buscar ao hotel às 9, de seguida fomos às cascatas de Sekumpul e demos mais uma voltinha para conhecer umas coisitas no Norte. Lá a vegetação é muito luxuriante e as estradas têm muitas ravinas e são de má qualidade. Depois, o guia levou-nos de novo para Ubud, chegámos às 3 da tarde. Nesse caso, paguei o equivalente a meio dia de tour. Também podes ir de táxi, é muito mais barato, mas com guia podes ir espreitando sítios novos, parar para tirar fotos, etc.
 

Delicia do Mar

Membro Ativo
LeonorS disse:
Delícia:
Eu tive que encadear as coisas para ter transporte para Lovina. Contratei a Mayong Trekking Experience, e incluí transporte Ubud até lá e de lá para Lovina. Eles enviaram uma pessoa para me ir buscar a Ubud às 6 da manhã (a viagem demora cerca de 2:30 minutos). Foi nessa viagem que conheci o guia que aconselhei, o Abdi. Depois de fazer o Trekking e do almoço em casa do casal que o organiza, o Abdi levou-nos até ao hotel em Lovina (cerca de meia hora de caminho). Passei a tarde a gozar o hotel em Lovina, na manhã seguinte fiz a excursão aos golfinhos (contratei ao hotel) e já tinha contratado em Portugal um guia que nos foi buscar ao hotel às 9, de seguida fomos às cascatas de Sekumpul e demos mais uma voltinha para conhecer umas coisitas no Norte. Lá a vegetação é muito luxuriante e as estradas têm muitas ravinas e são de má qualidade. Depois, o guia levou-nos de novo para Ubud, chegámos às 3 da tarde. Nesse caso, paguei o equivalente a meio dia de tour. Também podes ir de táxi, é muito mais barato, mas com guia podes ir espreitando sítios novos, parar para tirar fotos, etc.
Achas viável contratar um guia em Ubud para chegar a Lovina?
 

LeonorS

Membro Ativo
Viável é, sai é muito mais caro. Podes encaixar o transfer numa excursão de dia inteiro com guia na direcção Norte, onde incluis os Twin Lakes, o lago Beratan onde vês o Pura Ulum Dane Temple, e os campos de arroz daquela zona (Jatiluwih). Chegas é de noite ao hotel de Lovina e não gozas nada da parte do dia no hotel, parte que é ótima (em caso de ser só uma noite, desaconselho). Se for só o transfer, não contrates guia. Se contratares guia vais pagar por um serviço que não usufruis. Das duas uma: ou vais de táxi, que regateado sai mt barato ou tens a hipótese de falares com o hotel onde ficares em Ubud e dizeres que necessitas de transfer para Lovina. Eles próprios podem disponibilizar o serviço (quase tds os hotéis disponibilizam esse serviço, fazer transfer para onde o cliente quiser, seja Lovina, seja aeroporto, etc), e através do hotel sai barato e tb podes regatear!
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Aproveitar o guia para mudar de hotel vale a pena se depois se ficar mais do que uma noite, fiz isso há uns anos quando mudei de Sanur para Nusa Dua, andámos o dia inteiro a passear na zona este de Bali e ao fim da tarde passámos pelo hotel em Sanur, apanhámos as nossas coisas e o guia deixou-nos no hotel em Nusa Dua.
 

Monikitalex

Membro Ativo
Boa tarde a todos.
Estou a 4 dias de partir para umas merecidas férias na Indonésia.
Mas ainda tenho ainda algumas dúvidas.

1 - Vamos estar 5 noites em Ubud. Contratamos um guia para 3 dias inteiros, e vamos visitar pontos que nos interessam na ilha. No último dia estávamos na dúvida se subíamos ao vulcão Batur ou não e decidimos que não vamos. O preço que nos apresentaram era muito elevado e não sei se a experiência valha assim tanta a pena. Além do mais era de madrugada, logo iria dormir de dia e era um dia estragado. Então, resolvemos que o último dia era para aproveitar o hotel, a piscina com vista para os arrozais e andarmos por nós em Ubud. O que recomendam visitar no centro de Ubud? Vi a Floresta dos Macacos e o mercado de Ubud. Vale a pena a visita destes 2 sítios? Recomendam mais algum?

2 - Já tinha perguntado isto e sei que me responderam, mas não encontro aqui a resposta e com o excesso de trabalho esqueci-me de apontar :( Quanto ao dinheiro, levo euros ou dólares? Para pagar os restaurantes, mercados, entradas em templos, aceitam euros/dólares ou apenas a moeda deles?
 

Copas

Membro Ativo
Sem dúvida que deve visitar a Floresta dos Macacos e o mercado. No mercado de Ubud foi onde fiz as minhas compras. Também visitei o Palácio e assisti a uma dança local.
A moeda, pode levar Euros e troca lá por rupias. Paguei sempre tudo na moeda local. Em Ubud foi onde encontrei o câmbio mais favoravel, nas Gilis o pior.

Boa viagem
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Eu só levei dolares para o visto, de resto levantei sempre rupias no multibanco.

O mercado de Ubud vale a pena e a floresta dos macacos também, mas convém ter algum cuidado, é melhor não levar sacos e manter alguma distância dos macacos, se pensarem que há comida podem tornar-se agressivos.

Falando de macacos, no templo Uluwatu ainda são mais agressivos, aí é melhor não levar sacos, mas também chapéus ou óculos escuros, eles saltam para cima das pessoas, roubam as coisas e só devolvem a troco de bananas, vendidas no local por "cúmplices" dos macacos, e claro está que as coisas não são devolvidas nas melhores condições. Estranhamente não há problemas com as máquinas fotográficas.
 

Monikitalex

Membro Ativo
Copas e Pedro Maia obrigado pelas vossas respostas.
Vou levar então dólares, euros e depois troco lá os euros por rupias.
Ui, já fiquei com medo dos macacos ;)
 

LeonorS

Membro Ativo
Não é razão para alarme, a macacada. Eu estive no Uluwatu e devia ser hora da sesta deles, pk não se meteram com ninguém k eu tenha visto...aliás, pareciam um bocado moles, devo ter tido sorte. No entanto, eles no altifalante alertam para as pessoas esconderem óculos, brincos, etc. No Monkey Forest só se metem com quem lhes dá confiança.
Relativamente a Ubud, para além do que já foi dito, recomendo o Yoga Barn para os apreciadores do género e tb o museu ARMA. Este último tem ao fim do dia danças típicas, ou às 6 ou às 7 da tarde, depende dos dias da semana. Cada dia tem a sua dança típica, é só ver no site.
 

PatVC

Membro
Pedro Maia disse:
Eu só levei dolares para o visto, de resto levantei sempre rupias no multibanco.

O mercado de Ubud vale a pena e a floresta dos macacos também, mas convém ter algum cuidado, é melhor não levar sacos e manter alguma distância dos macacos, se pensarem que há comida podem tornar-se agressivos.

Falando de macacos, no templo Uluwatu ainda são mais agressivos, aí é melhor não levar sacos, mas também chapéus ou óculos escuros, eles saltam para cima das pessoas, roubam as coisas e só devolvem a troco de bananas, vendidas no local por "cúmplices" dos macacos, e claro está que as coisas não são devolvidas nas melhores condições. Estranhamente não há problemas com as máquinas fotográficas.
Olá Pedro,

É necessário fotografias tipo passe para o visto?

Patrícia
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não é razão para alarme, a macacada. Eu estive no Uluwatu e devia ser hora da sesta deles, pk não se meteram com ninguém k eu tenha visto...aliás, pareciam um bocado moles, devo ter tido sorte. No entanto, eles no altifalante alertam para as pessoas esconderem óculos, brincos, etc. No Monkey Forest só se metem com quem lhes dá confiança.
É como dizes, na monkey forest se não te aproximares não deve haver problemas.

Mas no Uluwatu houve um que tentou aproximar-se da minha filha, que apanhou o susto da vida dela, e um japonês começou por ficar sem os óculos escuros e quando tentou recuperá-los ainda ficou sem o boné, esse conseguiu fazer o pleno...

Olá Pedro,

É necessário fotografias tipo passe para o visto?

Patrícia
Não, pelo menos até Abril do ano passado não era preciso levar fotos.
 

Copas

Membro Ativo
Pedro Maia disse:
É como dizes, na monkey forest se não te aproximares não deve haver problemas.

Mas no Uluwatu houve um que tentou aproximar-se da minha filha, que apanhou o susto da vida dela, e um japonês começou por ficar sem os óculos escuros e quando tentou recuperá-los ainda ficou sem o boné, esse conseguiu fazer o pleno...
Na Monkey Forest o meu marido tb apanhou um pequeno susto. Sentou-se num muro, tirou a mochila das costas, abriu-a para beber água e em menos de 3 segundos tinha 2 macacos aos guinchos pendurados nas costas ... fui enxota-los e ainda me mostraram os dentes ... é preciso ter um certo cuidado pq podem transmitir doenças se morderem. Mas tirando isso são muito giros e vale a pena observa-los
 
Top