Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Nós, quando começamos a fazer a reclamação, também ficamos na dúvida mas como estava este ponto no formulário e o nosso número de reserva era o mesmo seguimos com o pedido. Entretanto recebemos resposta deles a dizer que temos direito a indemnização e a carta vem dirigida a quem fez a reclamação e outros :)
Se calhar dão a hipótese de cada um fazer como quiser :p
O meu número de reserva é o mesmo!!
Optou logo por fazer com a AESA ou tentou primeiro com a companhia aérea??
 

SEDA

Membro Conhecido
O meu número de reserva é o mesmo!!
Optou logo por fazer com a AESA ou tentou primeiro com a companhia aérea??
Primeiro contactámos a companhia aérea. Depois deles alegarem "circunstâncias extraordinárias" solicitamos à companhia informação sobre que tipo de "circunstâncias extraordinárias" se tratavam. Só após a primeira resposta da companhia é que fizemos reclamação à AESA (assim, nesta reclamação, juntámos a resposta enviada pela companhia aérea).

Estava aqui a ver no formulário e não encontro onde pedem o número do bilhete, por isso não a consigo ajudar nesse aspeto (estou mesmo a ver no formulário que preenchemos e só colocámos o número de reserva).
 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Primeiro contactamos a companhia aérea. Depois deles alegarem "circunstâncias extraordinárias" solicitamos à companhia informação sobre que tipo de "circunstâncias extraordinárias" se tratavam. Só após a primeira resposta da companhia é que fizemos reclamação à AESA (assim, nesta reclamação, juntamos a resposta enviada pela companhia aérea).

Estava aqui a ver no formulário e não encontro onde pedem o número do bilhete, por isso não a consigo ajudar nesse aspeto (estou mesmo a ver no formulário que preenchemos e só colocamos o número de reserva).
Eu estou a ver no link que o broka me deu Atención Cliente
Até porque de manhã não estava a conseguir entrar no site deles!!
 

SEDA

Membro Conhecido
Eu estou a ver no link que o broka me deu Atención Cliente
Até porque de manhã não estava a conseguir entrar no site deles!!
Ah! Pensei que estava a falar sobre o formulário da AESA. Nós não preenchemos formulário, enviámos e-mail diretamente para a companhia aérea (no nosso caso era a Orbest). O @broka pode responder melhor porque a dele também era Air Europa.
 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Ah! Pensei que estava a falar sobre p formulário da AESA. Nós não preenchemos formulário, enviamos mail diretamente para a companhia aérea (no nosso caso era a Orbest). O @broka pode responder melhor porque a dele também era Air Europa.
Muito obrigada :)

Não entendo nada...
Resposta do Juan:

"Você tinha contratado um pacote vacacional com voos internacionais chárter.
Nesse caso, para poder solicitar uma indemnização o atraso deve ser superior as 6 horas (não 7 como lhe indiquei ontem).

De todas as formas, se a sua viagem não fora um pacote vacacional e os vôos foraminternacionais regulares, você podería solicitar uma indemnização se o atraso fora superior as 4 horas. , e o atraso no seu voo Cancún-Madrid foi (sehum indicou o operador), de 3h. 51min."
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
Não entendo nada...
Resposta do Juan:
Você tinha contratado um pacote vacacional com voos internacionais chárter.
Nesse caso, para poder solicitar uma indemnização o atraso deve ser superior as 6 horas (não 7 como lhe indiquei ontem).

De todas as formas, se a sua viagem não fora um pacote vacacional e os vôos foraminternacionais regulares, você podería solicitar uma indemnização se o atraso fora superior as 4 horas. , e o atraso no seu voo Cancún-Madrid foi (sehum indicou o operador), de 3h. 51min.
EUR-Lex - 32004R0261 - EN - EUR-Lex
(5) Como a diferença entre serviços aéreos regulares e não regulares é cada vez mais ténue, o referido regime deverá aplicar-se não só aos passageiros dos voos regulares, mas também aos dos voos não regulares, incluindo os que fazem parte de viagens "tudo incluído".

E já agora, duração dos atrasos e valor indemnizações (sabia que tinha visto 4 horas em qualquer lado!)

Artigo 6.o

Atrasos

1. Quando tiver motivos razoáveis para prever que em relação à sua hora programada de partida um voo se vai atrasar:

a) Duas horas ou mais, no caso de quaisquer voos até 1500 quilómetros; ou

b) Três horas ou mais, no caso de quaisquer voos intracomunitários com mais de 1500 quilómetros e no de quaisquer outros voos entre 1500 e 3500 quilómetros; ou

c) Quatro horas ou mais, no caso de quaisquer voos não abrangidos pelas alíneas a) ou b),(...)



Artigo 7.o

Direito a indemnização

1. Em caso de remissão para o presente artigo, os passageiros devem receber uma indemnização no valor de:

a) 250 euros para todos os voos até 1500 quilómetros;

b) 400 euros para todos os voos intracomunitários com mais de 1500 quilómetros e para todos os outros voos entre 1500 e 3500 quilómetros;

c) 600 euros para todos os voos não abrangidos pelas alíneas a) ou b).

Na determinação da distância a considerar, deve tomar-se como base o último destino a que o passageiro chegará com atraso em relação à hora programada devido à recusa de embarque ou ao cancelamento.

 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
@Daniela Carvalho veja neste site a informação e guie-se por aqui (já o tinham colocado anteriormente):

"Atraso
Em caso de atraso do voo à partida, tem direito a assistência, ao reembolso e a um voo de regresso, em função da importância do atraso e a distância do voo.
Se chegar ao destino final com um atraso superior a três horas, tem direito a uma indemnização, a menos que o atraso se deva a circunstâncias extraordinárias."
Sim eu vi, não consigo entender é as respostas dadas pelo operador ao Juan e posteriormente a mim... enfim!
De qualquer forma o Juan diz se eu quiser reclamar para lhe dizer...
Eu vou reclamar claro! Preciso entender a questão do número do bilhete...
 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
@Daniela Carvalho o seu atraso foram mais de 4 horas, ou quase quatro horas? Para a distância entre Madrid e Cancun, o atraso terá de ser igual ou superior a quatro horas.
Pois é o que diz o Juan, mas segundo o operador foi um atraso de 3h51 mim, estava prevista a chegada às 13h eu cheguei às 17h e só saí do avião já passavam das 17h15... enfim
 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
@Lady_R nunca tinha reparado nisso pois no resumo falam sempre em 3 horas, mas sim assim sendo tem de ser mesmo um atraso superior a 4 horas.
Sendo assim, estou com azar!! :mad: por 9min apenas não vou ter direito a nada... certo??

Mas isto já não é a primeira vez que acontece comigo... Já me aconteceu com a TAP e ignoraram os meus e-mails e cartas, até que pedi ajuda à AirHelp e a TAP inicialmente alegou com a AirHelp "circunstâncias extraordinárias", a AirHelp decidiu avancar com o processo judicialmente e a TAP deu-me 600€ (dos quais 150€ foram para a AirHelp de comissão).

Agora quando me acontece algum atraso (superior a 3h), faço reclamação à Companhia, se ignorarem o pedido ou disserem que foi por "circunstâncias extraordinárias" , preencho o formulario da autoridade de aviação do país da companhia. Caso isto tudo não resulte, vou ao site da AirHelp.
Na situação que te aconteceu com a air Europa foi um atraso de quantas horas e qual o destino? Desculpa estar a perguntar! Desde já obrigada
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
@ploferreira aqui: EUR-Lex - 32004R0261 - EN - EUR-Lex
Vê o artigo 6º. Não sei porque é que o resumo fala apenas em 3 horas, mas o artigo é claro: superior a 3500 km, são 4 e não 3.
Pesquisando um pouco mais acho que já cheguei lá, nas Orientações interpretativas da comissão Europeia em, matéria dos direitos dos transportes aéreos referem o seguinte:

3.3.2. «Atraso considerável» à chegada

O Tribunal decidiu que um atraso à chegada de pelo menos três horas confere os mesmos direitos em termos de indemnização do que um cancelamento (30) (para mais pormenores, ver secção 4.4.5 — indemnização).
Deverá ser com base neste ponto que se aplicam as 3 horas.


Sendo assim, estou com azar!! :mad: por 9min apenas não vou ter direito a nada... certo??
Com base na interpretação que coloquei acima parece que sim, acho que deve fazer a reclamação e ver no que dá, até porque não dá muito trabalho ;)
 

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Pesquisando um pouco mais acho que já cheguei lá, nas Orientações interpretativas da comissão Europeia em, matéria dos direitos dos transportes aéreos referem o seguinte:


Deverá ser com base neste ponto que se aplicam as 3 horas.




Com base na interpretação que coloquei acima parece que sim, acho que deve fazer a reclamação ver no que dá, até porque não dá muito trabalho ;)
Vou tentar a minha sorte, mas estou com um dilema pois na zona onde pede o número do bilhete só deixa colocar 13 dígitos mas o etkt tem 15, acho que o etkt é o número do bilhete certo!?
 

broka

Membro Conhecido
Sendo assim, estou com azar!! :mad: por 9min apenas não vou ter direito a nada... certo??


Na situação que te aconteceu com a air Europa foi um atraso de quantas horas e qual o destino? Desculpa estar a perguntar! Desde já obrigada
Eh pah... tantas dúvidas e confusão desde a última vez que vi este tópico... :confused:

@Daniela Carvalho , simplesmente envia a reclamação! Se não consegues enviar pelo formulário, envia por e-mail! Descomplica... :cool:
Envia para estes 2 e-mails:
[email protected]
[email protected]

Quanto a isso do e-ticket, estive a confirmar e o meu bilhete tinha 13 dígitos! Se o teu bilhete tem 15 e não consegues submeter o formulário online, envias um e-mail. e anexas o bilhete em PDF...

Não vale a pena andar a complicar muito... Quanto a ser 3 ou 4 horas... Envia a reclamação e logo vês...

Quanto a andares a enviar e-mail para a Agência de Viagens (Juan) e teres que o avisar se decidires fazer a reclamação, mas para quê?

Quanto aos meus destinos, foram Havana (atraso de 24h) pela AirEuropa e Nova York pela TAP (atraso de 8h).
E neste momento estou à espera de uma resposta da SATA por um atraso num voo de 3h15 entre Faial e São Miguel. Caso passe 6 semanas sem uma resposta favorável, contactarei o INAC, caso não consiga, tentarei pela AirHelp...
 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Eh pah... tantas dúvidas e confusão desde a última vez que vi este tópico... :confused:

@Daniela Carvalho , simplesmente envia a reclamação! Se não consegues enviar pelo formulário, envia por e-mail! Descomplica... :cool:
Envia para estes 2 e-mails:
[email protected]
[email protected]

Quanto a isso do e-ticket, estive a confirmar e o meu bilhete tinha 13 dígitos! Se o teu bilhete tem 15 e não consegues submeter o formulário online, envias um e-mail. e anexas o bilhete em PDF...

Não vale a pena andar a complicar muito... Quanto a ser 3 ou 4 horas... Envia a reclamação e logo vês...

Quanto a andares a enviar e-mail para a Agência de Viagens (Juan) e teres que o avisar se decidires fazer a reclamação, mas para quê?

Quanto aos meus destinos, foram Havana (atraso de 24h) pela AirEuropa e Nova York pela TAP (atraso de 8h).
E neste momento estou à espera de uma resposta da SATA por um atraso num voo de 3h15 entre Faial e São Miguel. Caso passe 6 semanas sem uma resposta favorável, contactarei o INAC, caso não consiga, tentarei pela AirHelp...
Obrigada mesmo ;)
 
Top