Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

Sílvia78

Membro Ativo
Olá @TREPADOR , Eu tive um problema de Punta Cana-Madrid com a Evelop e reclamei junto do www.reclamador.pt e já fui indemnizada.
Penso que o funcionamento é parecido com a Airhelp. Apenas terás de pagar, se ganhares. Serão 25%+Iva e 15€ gastos administrativos.
 
Última edição por um moderador:

Luixito

Membro Conhecido
Olá pessoal,

Bem chegou a minha vez de passar por esta situação. Ora esta semana no regresso de férias Dubai-Porto perdi a minha ligação em Istambul porque o primeiro vôo se atrasou, e quando cheguei ao aeroporto já o vôo para o Porto tinha fechado as portas de embarque.

Após isto fui colocado num vôo para Genebra e depois para o Porto. No total cheguei ao Porto com um atraso de 7h.

Segundo eu percebo disto que já vimos por aqui, terei direito a esta indemnização, não acham? É que o site da Airhelp é muito confuso para situações destas e da forma como estou a preencher diz que não tenho indemnização....

Resumindo ia fazer

Dubai - Istambul - Porto ( tudo Turkish Arlines)

e acabei por fazer

Dubai - Istambul - Genebra ( Turkish Airlines) - Porto (Tap)

Para juntar a isto tudo, neste momento 2 dias depois a minha mala ainda não chegou....

Sabem qual o email ou parte do site da Turkish onde devo apresentar a reclamação? é que ainda não encontrei...
 

yara

Membro Conhecido
Olá pessoal,

Bem chegou a minha vez de passar por esta situação. Ora esta semana no regresso de férias Dubai-Porto perdi a minha ligação em Istambul porque o primeiro vôo se atrasou, e quando cheguei ao aeroporto já o vôo para o Porto tinha fechado as portas de embarque.

Após isto fui colocado num vôo para Genebra e depois para o Porto. No total cheguei ao Porto com um atraso de 7h.

Segundo eu percebo disto que já vimos por aqui, terei direito a esta indemnização, não acham? É que o site da Airhelp é muito confuso para situações destas e da forma como estou a preencher diz que não tenho indemnização....

Resumindo ia fazer

Dubai - Istambul - Porto ( tudo Turkish Arlines)

e acabei por fazer

Dubai - Istambul - Genebra ( Turkish Airlines) - Porto (Tap)

Para juntar a isto tudo, neste momento 2 dias depois a minha mala ainda não chegou....

Sabem qual o email ou parte do site da Turkish onde devo apresentar a reclamação? é que ainda não encontrei...
Olá, @Luixito !
O voo foi comprado à Turkish e era bilhete corrido?

Pelo atraso de 7h tem direito a indeminização mas acho que pelo atraso da mala estando já "em casa" não tem direito, li isso algures mas posso estar errada.

Mas também li isto...
"Estou protegido se não for autorizado a embarcar num voo de ligação devido a um atraso na chegada do primeiro voo?
SIM - Se os voos fizerem parte de uma reserva única, a companhia aérea deve oferecer-lhe a possibilidade de optar pelo reembolso do bilhete e um bilhete de regresso ao aeroporto de partida o mais cedo possível, um transporte alternativo para o destino final o mais cedo possível ou um transporte alternativo numa data posterior da sua conveniência em condições de transporte comparáveis, se existirem lugares disponíveis. Se optar por um transporte alternativo e chegar ao seu destino final com um atraso de mais de três horas, tem direito a receber uma indemnização."

Retirado de: FAQs Direitos dos passageiros aéreos

Pelo que entendo aceitou a alternativa deles, não foi?
 

Luixito

Membro Conhecido
Olá,

Sim, o bilhete era corrido e eles eram responsáveis pelas ligações, tanto que me puseram noutro vôo.

Não comprei à turkish, mas numa agência, mas o bilhete era todo na Turkish.
 

ladym

Membro Conhecido
Quanto a bagagem convem remeter uma lista pormenorizada do conteúdo da mesma (juntamente com a participação feita no aeroporto) mesmo estando ela "atrasada" (atrasada= 21 dias sem ela aparecer); quanto a indemnização por atraso, uma vez que ja te encontras no teu domicílio, terás que provar despesas feitas devido à falta da bagagem...Já terias que o fazer se estivesses fora do domicílio, mas estando já em casa, tem que se justificar ainda melhor as compras absolutamente necessárias devido ao atraso.
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Pela bagagem se ela desaparecer mesmo (esperemos que não) depois tem de comprovar os itens da mala para lhe pagarem a indemnização pelo desaparecimento.
Pelo atraso estando já em casa teria de ter despesas (e recibos das mesmas) que comprovem que precisou gastar dinheiro por a mala não ter aparecido.

Quanto ao atraso do voo, claro que deve reclamar, mas como lhe deram alternativa, não sei...
 

ladym

Membro Conhecido
Pela bagagem se ela desaparecer mesmo (esperemos que não) depois tem de comprovar os itens da mala para lhe pagarem a indemnização pelo desaparecimento.
Mas convém mandar já a lista do conteúdo...da trabalho, mas convém. Eu fiz isso com a TAP, mandei no prazo de 78H como está no site deles, ainda nem sabia se a mala se ía perder ou apenas atrasar uns dias ;)
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Mas convém mandar já a lista do conteúdo...da trabalho, mas convém. Eu fiz isso com a TAP, mandei no prazo de 78H como está no site deles, ainda nem sabia se a mala se ía perder ou apenas atrasar uns dias ;)
Isso não sabia, que tinha um prazo.
Mas tem lógica porque no caso da mala ser dada como perdida, já fez inventário das coisas...
 

Luixito

Membro Conhecido
Para fechar o tema que lancei aqui, recebi hoje o dinheiro da indemnização pelo atraso. A Turkish foi impecável no tratamento da minha reclamação e super rápida a encerrar o caso. O serviço ao cliente em Istambul foi muito fraco, mas talvez fosse pela quantidade de pessoas que estava naqueles balcões a reclamar. O serviço pós-venda onde tratei a minha reclamação foi sem dúvida muito bom.

Posto isto, deixo aqui um comentário porque esta situação causou-me alguma confusão, embora tenha sido em meu benefício. Acho que esta lei está um bocado abusada, por exemplo no meu caso recebi uma indemnização superior ao valor que me custou o bilhete.... :confused: Acho muito bem aqueles valores tabelados de acordo com as distâncias, mas também acho que o valor devia estar limitado ao custo do bilhete. Neste caso, a companhia aérea levou e trouxe-me do destino, recolocou-me em outros vôos e além disso ainda me pagou uma indemnização superior a quanto eu paguei pelo bilhete! Acho que algo não bate muito bem nesta lei...:confused::confused::confused:
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Luixito

Obrigado pelo Feedback, é bom ver que ainda existem companhias aéreas que cumprem a legislação, já tinha excelente imagem da Turkish, mas estou a ver que não facilitam no apoio ao cliente.

Em relação ao valor da Indemnização, esta não tem qualquer relação com o valor do voo, e para mim faz todo o sentido, aqui o legislador pretende essencialmente punir a companhia área de modo a que as situações de overbooking/cancelamento sejam reduzidas.
 

yara

Membro Conhecido
Tive um atraso na Ryanair a meio de Junho mas nem vale a pena reclamar porque foi num dia de trovoada na altura que o avião ia levantar voo, caiu um raio.
Certamente iriam alegar "circunstâncias extraordinárias" (mau tempo)...
 

pedrohdi

Membro Ativo
Olá companheiros de viagens, venho colocar aqui este tópico sem no entanto saber se existe já algum do mesmo género. Se houver agradeço que me indiquem que eu não consegui encontrar.
O objectivo deste post é saber como proceder em caso de o voo se atrasar ou ser cancelado, tanto à ida como na volta.
O que fazer? Deve-se acionar o seguro? Entrar em contacto com a agência? Reclamar no aeroporto com a companhia? Somos ressarcidos de alguma forma? Se sim, como e por quem?
Agradecido!
 
Última edição por um moderador:

broka

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

broka

Membro Conhecido
Acabei de receber por parte da AirEuropa (fiz reclamação por atraso num voo Havana - Madrid, Julho 2017), 2 opções:

1 - Voucher viagem para 2 pessoas num voo ida-volta à minha escolha (válido por 1 ano).
2 - 600€ em compensaçãao monetária

Escolhi a 2ª opção. Verifiquei que tinha que pagar as taxas de aeroporto na 1º opção e não compensaria.

Esta resposta da Aireuropa foi em relação à minha reclamação com a AESA. Porque a Aireuropa inicialmente respondeu-me que não tinha direito a indemnização. Pelos vistos, tive! ;)
 
Última edição por um moderador:

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Olá pessoal, preciso de ajuda!
Então, viajei pela Air Europa desde Madrid para Cancun, na ida o voo atrasou 1 hora e na vinda atrasou 4 horas!
Entrei em contacto com o Juan a quem comprei a viagem e segundo ele diz, só tenho direito a reclamar ao operador ou à companhia aérea se o atraso for superior a 7 horas!!
Não tenho ideia de que assim seja... alguém me pode ajudar??

Desde já muito obrigada
 
Top