Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @minhota,

Sim deve fazer a reclamação a companhia que lhe aceitou a bagagem, neste caso a TAP, pois são eles que conseguem ver através desse localizador onde está a bagagem.

Anteriormente referi turkish porque tinha ficado com a ideia que as malas tinham sido entregues a turkish no porto é que os voos alternativos tinham sido efetuado a partir de Istambul.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
No que toca à reclamação ao INAC só depois de feita a reclamação à companhia aérea e após ultrapassado o prazo legal para resposta, pois o INAC não faz mediação de conflitos, apenas abre um processo com vista à penalização da companhia em causa, pelo não cumprimento das obrigações legais por parte desta.
 

Minhota80

Membro Ativo
Obrigada a todos.

Acham que a reclamação poderá ser feita por e-mail ou será melhor enviar por correio registado?
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
O meu marido tinha viagem marcada do Porto para Manila (Filipinas) com escala em Istambul pela Turkish airlines. Quando chegou ao aeroporto foi informado de que o voo foi cancelado. Sugeriram-lhe voo no dia seguinte com 3 escalas e com companhias aéreas diferentes. Ele tinha urgência em chegar às Filipinas (trabalho) e aceitou. Oferecelham-lhe as refeições e o hotel. O voos foram Porto-Lisboa pela TAP, Lisboa-Paris pela Air France, Paris- HongKong e HongKong - Manila, sempre com companhias aéreas diferentes. Disseram-lhe que não seria necessário recolher bagagem e fazer novo check in em qualquer aeroporto. Assim foi. Chegou a Manila mais de 24h após do que seria suposto e com muitas mais horas de voo e escalas.
Mas não fica por aqui...

Chegou a Manila mas a bagagem não. Já chegou há 3 dias e ainda não houve sinal da mala. Quando chegou a Manila fez a reclamação pelo atraso/perda de bagagem e até ao momento ainda não teve novidades.
24h após ter chegado (e porque já estava com a mesma roupa há 3 dias) foi às compras. Comprou alguma roupa e artigos de higiene. Guardou faturas de tudo.

E agora?
A quem deve pedir indminizacao?
À Turkish airlines pelo cancelamento do voo e chegada após 24h do previsto?

A quem deve reclamar o atraso/perda da bagagem? A viagem teve 4 companhias aéreas diferentes. A qual delas pede a indminizacao a que tem direito?

Agradeço toda a ajuda pois estamos um pouco perdidos.

Já teve novidades, @Minhota80 ?
 

Minhota80

Membro Ativo
Pelo menos 1 mês devem demorar...
Já responderam.... o_O

A resposta da TAP foi:
"Segundo os dados que constam no processo da Cathay Pacific a que temos acesso, a sua bagagem ficou em Paris na transferência apesar de ter sido despachada diretamente do Porto para Manila.
Informamos que deverá continuar a tratar do seu processo com a Cathay Pacific a quem pode apresentar as faturas para analise da sua reclamação."

Acho que isto vai ser um processo longo...

Agora vou reclamar na Cathay :mad:

O que fariam no meu lugar?
Acham que devo enviar o caso para a ANAC, ou a TAP está correta?
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Já responderam.... o_O

A resposta da TAP foi:
"Segundo os dados que constam no processo da Cathay Pacific a que temos acesso, a sua bagagem ficou em Paris na transferência apesar de ter sido despachada diretamente do Porto para Manila.
Informamos que deverá continuar a tratar do seu processo com a Cathay Pacific a quem pode apresentar as faturas para analise da sua reclamação."

Acho que isto vai ser um processo longo...

Agora vou reclamar na Cathay :mad:

O que fariam no meu lugar?
Acham que devo enviar o caso para a ANAC, ou a TAP está correta?
Se a TAP lhe diz para reclamar na Cathay, trate de reclamar na Cathay e o mais rápido possível porque tem até 21 dias depois do atraso/perda da bagagem para reclamar...
 

Minhota80

Membro Ativo
Se a TAP lhe diz para reclamar na Cathay, trate de reclamar na Cathay e o mais rápido possível porque tem até 21 dias depois do atraso/perda da bagagem para reclamar...
Já fiz a reclamação à Cathay e já responderam. Dizem que pagam somente 50% dos gastos com a compra de roupa e 100% dos artigos de higiene. Já fiz as contas e dá cerca de 40€. Não dizem nada de indemnização!!! O meu marido esteve 3 dias sem a sua mala, privado dos seus bens o que causou um grande transtorno pois era uma viagem por motivos profissionais.

Não deveria receber também uma indemnização?
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
Já fiz a reclamação à Cathay e já responderam. Dizem que pagam somente 50% dos gastos com a compra de roupa e 100% dos artigos de higiene. Já fiz as contas e dá cerca de 40€. Não dizem nada de indminizacao!!! O meu marido esteve 3 dias sem a sua mala, privado dos seus bens o que causou um grande transtorno pois era uma viagem por motivos profissionais.

Não deveria receber também uma indemnização?
Se foi atraso, compensam pelos gastos que teve, durante os dias que esteve sem bagagem, devidamente comprovados por faturas. Indemnização por outros prejuízos que considere que teve, durante esses dias, terá de intentar uma acção judicial, durante os dois anos seguintes.

"P. Em caso de extravio ou perda de bagagem há lugar a indemnização?

R. As transportadoras aéreas podem ser responsáveis pela bagagem registada de cada passageiro, até ao limite máximo de 1.000 DSE (cerca de 1.200€). Não obstante a companhia aérea não será responsável se puder provar que foram adoptadas todas as medidas razoáveis para evitar o dano ou que era impossível adoptar tais medidas.

No prazo de 21 dias a contar da data em que a bagagem deveria ter chegado, o passageiro pode fazer valer os direitos decorrentes do contrato de transporte contra a companhia aérea.

Qualquer acção judicial respeitante a indemnização por danos deve ser interposta no prazo de 2 anos a contar da data de chegada do avião ou a contar da data em que o avião deveria ter chegado.

Fotocópia dos comprovativos de todas as despesas directamente relacionadas com o extravio ou atraso na entrega da bagagem devem acompanhar a reclamação."
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Já fiz a reclamação à Cathay e já responderam. Dizem que pagam somente 50% dos gastos com a compra de roupa e 100% dos artigos de higiene. Já fiz as contas e dá cerca de 40€. Não dizem nada de indminizacao!!! O meu marido esteve 3 dias sem a sua mala, privado dos seus bens o que causou um grande transtorno pois era uma viagem por motivos profissionais.

Não deveria receber também uma indemnização?
Dizem que só pagam 50% dos gastos com a compra de roupa?
E argumentam o quê para só pagarem 50%?

Tem recibos de tudo?
 

Minhota80

Membro Ativo
Não argumentaram nada. Disseram que só pagariam 50% da roupa e 100% dos artigos de higiene. O meu marido tem recibos de tudo. Não comprou muita coisa, só mesmo o necessário (1 muda de roupa e os artigos de higiene).
 

yara

Membro Conhecido
Não argumentaram nada. Disseram que só pagariam 50% da roupa e 100% dos artigos de higiene. O meu marido tem recibos de tudo. Não comprou muita coisa, só mesmo o necessário (1 muda de roupa e os artigos de higiene).
Isso é um bocadinho estranho, dizerem que só pagariam 50% da roupa.
Demoraram quantos dias a responder?
 

Minhota80

Membro Ativo
Isso é um bocadinho estranho, dizerem que só pagariam 50% da roupa.
Demoraram quantos dias a responder?
Responderam passado umas horas e a resposta da Cathay Pacific foi esta:

"We are sorry for the inconvenience caused by the delay of your luggage.

Please be advised that we can reimburse 50% for clothing's and 100%

reimbursement for toiletries. We would like to ask if you are still in the country

or if not please advise us where your are staying as of now. So we can process

proper assessment."
 

yara

Membro Conhecido
Responderam passado umas horas e a resposta da Cathay Pacific foi esta:

"We are sorry for the inconvenience caused by the delay of your luggage.

Please be advised that we can reimburse 50% for clothing's and 100%

reimbursement for toiletries. We would like to ask if you are still in the country

or if not please advise us where your are staying as of now. So we can process

proper assessment."
50% da roupa nunca tinha ouvido falar...
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Como cheguei a relatar anteriormente, o meu voo de Cayo Coco em Setembro do ano passado sofreu um atraso de dois dias.
Tenho mantido contacto com a transportadora Airatlantic, que tem vindo a adiar sucessivamente o pagamento das indemnizações.
Se por um lado dizem que pagam, por outro então constantemente a adiar o pagamento por mil e um motivos, estando na minha opinião ultrapassado em muito, o prazo que considero razoável para a liquidação dos valores devidos.
Face ao exposto irei partir para a via litigiosa, pelo que a questão que coloco é, quais as empresas que medeiam neste tipo de situações para além da airhelp?
Sei que a referida empresa cobra 25% do valor da indemnização, mas sei que existem outras empresas a prestar o mesmo tipo de serviços, não sei é quais...
Terei de ver qual será a mais vantajosa, se a airhelp ou outra similar.
Agradeço desde já os contributos.
 
Top