Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

ploferreira

Administrador
Staff
Nesta situação a companhia não tem qualquer responsabilidade (extraordinário). Mesmo tendo tido sofrido o atraso à partida, a Air France recuperou o tempo de voo e aterrou às 8:31, mas só lhe foi atribuído uma porta para o desembarque mais tarde, tendo este começado às 8:45 (as autoridades do aeroporto são responsáveis por atribuir as portas para o desembarque). Nesta situação, a companhia aérea também não se pode responsabilizar pelo atraso. Quer seja a partida quer seja a chegada, as circunstâncias foram alheias a Air France.

Parece que não vou conseguir nada...Enfim. Paguei para ter escala de 1h levei com 6h.
Um atraso na atribuição de uma porta de embarque dificilmente será considerado situação excepcional, a não ser por exemplo que esse atraso tenha sido motivado por mau tempo. Pode ver nas Orientações para a Interpretação do Regulamento (CE) n.o 261/2004 os casos considerados aceitáveis para invocar situação excepcional

Na minha opinião e tendo por base o que relatou terá direito à indemnização mas claro, se não reclamar dificilmente a vai receber.
 

Lady_R

Membro Conhecido
"Uma dada circunstância extraordinária pode produzir mais de um cancelamento ou atraso no destino final, como é o caso de uma decisão de gestão do tráfego aéreo, tal como referido no considerando 15 do regulamento."
Como interpretam isto?
 

ploferreira

Administrador
Staff
"Uma dada circunstância extraordinária pode produzir mais de um cancelamento ou atraso no destino final, como é o caso de uma decisão de gestão do tráfego aéreo, tal como referido no considerando 15 do regulamento."
Como interpretam isto?
A resposta está no considerando 15 do regulamento:

(15) Considerar-se-á que existem circunstâncias extraordinárias sempre que o impacto de uma decisão de gestão do tráfego aéreo, relativa a uma determinada aeronave num determinado dia provoque um atraso considerável, um atraso de uma noite ou o cancelamento de um ou mais voos dessa aeronave, não obstante a transportadora aérea em questão ter efectuado todos os esforços razoáveis para evitar atrasos ou cancelamentos.



 

ploferreira

Administrador
Staff
Existe uma série de sites desse género, são bons para quem não quer ter trabalho a enviar e-mails para as companhias e entidades de supervisão.

Convém só ter em conta que cobra fees entre os 25%-50% da indemnização.
 

Lady_R

Membro Conhecido
Experimente a airhelp.com, preenchendo o questionário deles, vê logo se a reclamação tem pernas para andar.
 

rodrig

Membro
Experimente a airhelp.com, preenchendo o questionário deles, vê logo se a reclamação tem pernas para andar.
Ok. Obrigado
Existe uma série de sites desse género, são bons para quem não quer ter trabalho a enviar e-mails para as companhias e entidades de supervisão.

Convém só ter em conta que cobra fees entre os 25%-50% da indemnização.
Pois a comissão é um bocado elevada, mas antes isso do que nada.
O problema é que estou numa fase que já não sei o que fazer... A companhia está sempre a dar com aquela treta.

Assim sendo o melhor site e comissão mais baixa será o airhelp ?
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
@rodrig, nunca trabalhei com eles. Sei apenas que o questionário inicial deles ajuda a verificar se a sua reclamação tem ou não pernas para andar, dado que vai ter de preencher uma série de dados sobre o voo, motivo do atraso, etc.
 

ploferreira

Administrador
Staff
A Air help cobra 25% se conseguir a indemnização sem recurso a tribunal, caso seja necessária acção em tribunal sobe para 50%
 

rodrig

Membro
A Air help cobra 25% se conseguir a indemnização sem recurso a tribunal, caso seja necessária acção em tribunal sobe para 50%
Exacto foi o que eu vi, então mas é má ideia meter ao barulho a airhelp ?
Que mais poderei fazer? DECO ?

edit: ia meter reclamação no INAC, mas tenho de deixar passar 6 semanas.
O campo "Data do Voo" apresenta uma data inválida. Certifique-se que decorreram pelo menos 6 semanas.
 
Última edição:

ploferreira

Administrador
Staff
Deco não me parece que seja uma solução.

Aqui não há grande ciência, Primeiro reclama-se com a companhia, se a companhia não responder ou a resposta não for satisfatória reclam-se na ANAC.

Em último caso pode-se recorrer ao tribunal ou Air Help.

Se ainda não decorreram ainda 6 semanas ainda é de facto cedo para passar à ANAC, terá de aguardar.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Como já tive oportunidade de aqui relatar, sofri um atraso de dois dias de Cuba para Portugal no inicio de Setembro (avaria do aparelho).
Após reclamação à Sonhando e à Euroatlantic das quais não obtive qualquer resposta, nem sequer a acusar a recepção dos emails, e após decorrido o prazo legal para resposta, enviei reclamação à ANAC, isto no fim do mês de Outubro.
A ANAC acusou a recepção da reclamação e informou que iria intervir, pelo que seria expectável que a Sonhando e a transportadora entrassem em contacto comigo a fim de resolver a situação, o que até à data não aconteceu, pelo que questiono aos que tenham tido experiências similares, se este período de tempo sem qualquer contacto dos intervenientes é normal.
Neste momento não sei se continue a aguardar e até quando, ou se terei de tomar outras medidas.
 

rodrig

Membro
Bem, eu recorri à airhelp analisaram o processo e enviaram para a Airfrance, mas sem sucesso.
Disseram que não tinha direito a nada. Mas para ser sincero estou meio desconfiado, perguntei o que a companhia alegou para não pagar e até agora não responderam.
 

yara

Membro Conhecido
Bem, eu recorri à airhelp analisaram o processo e enviaram para a Airfrance, mas sem sucesso.
Disseram que não tinha direito a nada. Mas para ser sincero estou meio desconfiado, perguntei o que a companhia alegou para não pagar e até agora não responderam.
Mas o atraso foi por greve de controladores aéreos?
 

rodrig

Membro
Em resposta à sua pergunta, a sua reclamação foi rejeitada devido a restrições impostas pelos controladores aéreos o que fez que o voo se atrasasse. Nestes casos a companhia aérea está isenta de culpas porque é uma situação à qual não poderia fazer nada (situação extraordinária). Como a senhora disse na descrição, foi principalmente culpa pela equipa do aeroporto, o que não está no nosso alcance porque tentamos é que as companhias aéreas indemnizem os seus passageiros.

Foi esta a resposta do qual foi dada para negar o pagamento de indemnização.
 
Última edição por um moderador:

Minhota80

Membro Ativo
O meu marido tinha viagem marcada do Porto para Manila (Filipinas) com escala em Istambul pela Turkish airlines. Quando chegou ao aeroporto foi informado de que o voo foi cancelado. Sugeriram-lhe voo no dia seguinte com 3 escalas e com companhias aéreas diferentes. Ele tinha urgência em chegar às Filipinas (trabalho) e aceitou. Oferecelham-lhe as refeições e o hotel. O voos foram Porto-Lisboa pela TAP, Lisboa-Paris pela Air France, Paris- HongKong e HongKong - Manila, sempre com companhias aéreas diferentes. Disseram-lhe que não seria necessário recolher bagagem e fazer novo check in em qualquer aeroporto. Assim foi. Chegou a Manila mais de 24h após do que seria suposto e com muitas mais horas de voo e escalas.
Mas não fica por aqui...

Chegou a Manila mas a bagagem não. Já chegou há 3 dias e ainda não houve sinal da mala. Quando chegou a Manila fez a reclamação pelo atraso/perda de bagagem e até ao momento ainda não teve novidades.
24h após ter chegado (e porque já estava com a mesma roupa há 3 dias) foi às compras. Comprou alguma roupa e artigos de higiene. Guardou faturas de tudo.

E agora?
A quem deve pedir indminizacao?
À Turkish airlines pelo cancelamento do voo e chegada após 24h do previsto?

A quem deve reclamar o atraso/perda da bagagem? A viagem teve 4 companhias aéreas diferentes. A qual delas pede a indminizacao a que tem direito?

Agradeço toda a ajuda pois estamos um pouco perdidos.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Minhota80

Terá direito à indminização prevista no regulamento comunitário, neste caso no valor de 600€/passageiro salvo se a companhia conseguir provar que o cancelamento se ficou a dever a circunstâncias extraordinárias. Esta reclamação deverá ser feita à Turkish.

Em relação à bagagem, esta foi entregue à Turkish logo será esta a companhia responsavel pela mesma, assim deverá reclamar (também junto da turkish) e caberá a esta averiguar o que se passou junto das restantes companhias.

Verificou no talão da bagagem de porão se o destino final indicado era mesmo Manila?

@rum a reclamação é referente a um voo único Porto-Manila operado pela Turkish, segundo a legislação a indminização é devida caso o voo parta ou chegue a um aeroporto da UE indpendentemente de ser operado ou não por uma companhia da UE, portanto aqui estará salvaguardada.
 

yara

Membro Conhecido
Olá @Minhota80

Terá direito à indminização prevista no regulamento comunitário, neste caso no valor de 600€/passageiro salvo se a companhia conseguir provar que o cancelamento se ficou a dever a circunstâncias extraordinárias. Esta reclamação deverá ser feita à Turkish.

Em relação à bagagem, esta foi entregue à Turkish logo será esta a companhia responsavel pela mesma, assim deverá reclamar (também junto da turkish) e caberá a esta averiguar o que se passou junto das restantes companhias.

Verificou no talão da bagagem de porão se o destino final indicado era mesmo Manila?

@rum a reclamação é referente a um voo único Porto-Manila operado pela Turkish, segundo a legislação a indminização é devida caso o voo parta ou chegue a um aeroporto da UE indpendentemente de ser operado ou não por uma companhia da UE, portanto aqui estará salvaguardada.
Realmente acerca do cancelamento do voo da Turkish deve reclamar à própria Turkish se o cancelamento não se ficou a dever a circunstâncias extraordinárias.

Em relação à bagagem, o que fiquei a perceber é que quando o voo foi cancelado pela Turkish foram propostas alternativas (outras companhias aéreas) para o marido da @Minhota80 porque tinha de estar em Manila e a proposta alternativa foi aceite e a bagagem foi entregue a outra companhia aérea que pelos vistos garantiu que naquelas escalas todas a mala não teria de ser levantada.
Logo, se era bilhete corrido, e a bagagem foi entregue no Porto, a reclamação deve ser redigida à companhia aérea a quem a mala foi entregue no Porto e pode reclamar também junto da última companhia aérea em que voou no trajecto Hong Kong/Manila.

Já agora, @Minhota80 , pode esclarecer-nos quais foram as companhias que fizeram Porto/Lisboa + Lisboa/Paris + Paris/Hong Kong + Hong Kong/Manila.

Deduzo que o 1º e 2º vôos tenham sido pela TAP, o Paris/Hong Kong pela AirFrance e o Hong Kong/Manila talvez pela Cathay Pacific ou Cebu Pacific.
Deve ver o que diz o ticket que tem, se a mala seguia mesmo até Manila e eu talvez reclamasse junto das duas companhias aéreas (a que entreguei a mala e a que fez o ultimo vôo).
 

Minhota80

Membro Ativo
Olá @Minhota80

Terá direito à indminização prevista no regulamento comunitário, neste caso no valor de 600€/passageiro salvo se a companhia conseguir provar que o cancelamento se ficou a dever a circunstâncias extraordinárias. Esta reclamação deverá ser feita à Turkish.

Em relação à bagagem, esta foi entregue à Turkish logo será esta a companhia responsavel pela mesma, assim deverá reclamar (também junto da turkish) e caberá a esta averiguar o que se passou junto das restantes companhias.

Verificou no talão da bagagem de porão se o destino final indicado era mesmo Manila?

@rum a reclamação é referente a um voo único Porto-Manila operado pela Turkish, segundo a legislação a indminização é devida caso o voo parta ou chegue a um aeroporto da UE indpendentemente de ser operado ou não por uma companhia da UE, portanto aqui estará salvaguardada.

Obrigada.

A bagagem foi entregue no Porto à TAP. Por isso acho que a reclamação da bagagem não deverá ser à Turkish.
No talão da viagem de porão diz: Porto-Manila.
Os voos foram:
- Porto - Lisboa pela TAP;
- Lisboa- Paris pela AirFrance
- Paris-HongKong pela CX
- Hongkong -Manila pela KA.

O bilhete era corrido. Não foi necessário fazer check in em nenhum outro aeroporto nem recolher a bagagem.
 
Top