Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

TREPADOR

Membro Conhecido
Bom, a reclamação está feita, preenchi quatro formulários, ou seja, um por cada passageiro.
Solicitei o valor de 600€ por passageiro, mas sei que isto vai dar pano para mangas, pois voluntariamente ninguém paga nada.
Dei conhecimento da reclamação à ANAC e na mesma citei a legislação que prevê a indemnização, agora é esperar pois estou certo que vão esgotar o prazo de seis semanas para dar resposta e deixar arrastar até onde poderem.
 

basapistas

Membro Conhecido
Caros Colegas,

A Everjets ligou-me e voluntariamente decidiu pagar 400 euros por passageiro, de acordo com a legislação europeia em vigor, devido ao atraso de 28 Horas, na viagem Porto - Malta, realizada a 26 de Julho, após queixa realizada nos balcões da Portway e email dirigido à Everjets! Isto significa que reclamar ainda compensa!
 
Última edição por um moderador:

TREPADOR

Membro Conhecido
Ainda bem.
No meu caso nem email a acusar a recepção da minha reclamação, seja por parte da Sonhando, seja por parte da Euroatlantic o que me leva a acreditar que de forma voluntária não irão pagar nada.
Caricato foi a reacção da Sonhando após um primeiro contacto da agência de viagens a pedir o email para envio reclamação, mostraram-se indignados com a possibilidade de haver uma reclamação, pois providenciaram hotel, transfer e alimentação...
 

basapistas

Membro Conhecido
Trepador....
Da Sonhando... já espero tudo, foram esses senhores que disseram que iriam devolver 1/4 do valor da viagem (sem ninguém lhes perguntar nada), confirmaram posteriormente essa informação à minha agência de viagem e já passaram dois meses... e além de não ver o dinheiro devolvido, mandaram-me reclamar para o Provedor de Turismo!
Desses Senhores... espero tudo!


Ainda bem.
No meu caso nem email a acusar a recepção da minha reclamação, seja por parte da Sonhando, seja por parte da Euroatlantic o que me leva a acreditar que de forma voluntária não irão pagar nada.
Caricato foi a reacção da Sonhando após um primeiro contacto da agência de viagens a pedir o email para envio reclamação, mostraram-se indignados com a possibilidade de haver uma reclamação, pois providenciaram hotel, transfer e alimentação...
 
Última edição por um moderador:

basapistas

Membro Conhecido
Ainda não... mas já me remeteram email a confirmarem a intenção de procederem ao pagamento, declarando essa intenção por escrito, solicitando meu IBAN! Estou a aguardar!
 
Última edição por um moderador:

RF_Silva

Membro Novo
Boa noite
Quarta feira iria para Roma pela Ryanair. Fiz o voo Porto-Lisboa pela Ryanair e teria o voo LIsboa-Roma às 10.20.
Às 9.30 recebo uma sms da Ryanair a informar que o voo tinha sido cancelado. Vim a saber posteriormente que o aeroporto de Ciampino esteve temporariamente encerrado devido a um acidente, mas reabriu às 10.43 (hora de Lisboa). A Ryanair optou deliberadamente por saltar a ligação de Roma a Lisboa e passar logo para o voo seguinte, apesar de quase todos os outros voos deles terem saído (mesmo que atrasados). Tinha transfer marcado, apartamento marcado e Museu do Vaticano marcado e pago.
Como a Ryanair não arranjou voo em tempo razoável e eram só umas miniférias não fui para Roma.
Pedi o reembolso do voo que foi cancelado e queria pedir as despesas mas o site da Ryanair agora diz-me que "a informação do voo que inseriu está incorreta". Tive estas despesas e tive de regressar ao Porto e ainda tive o voo de regresso ao Porto no fim das férias de Roma que não utilizei por já estar no Porto.
Do que conhecem qual a vossa opinião?
Maria
 

ploferreira

Administrador
Staff
Boa noite
Quarta feira iria para Roma pela Ryanair. Fiz o voo Porto-Lisboa pela Ryanair e teria o voo LIsboa-Roma às 10.20.
Às 9.30 recebo uma sms da Ryanair a informar que o voo tinha sido cancelado. Vim a saber posteriormente que o aeroporto de Ciampino esteve temporariamente encerrado devido a um acidente, mas reabriu às 10.43 (hora de Lisboa). A Ryanair optou deliberadamente por saltar a ligação de Roma a Lisboa e passar logo para o voo seguinte, apesar de quase todos os outros voos deles terem saído (mesmo que atrasados). Tinha transfer marcado, apartamento marcado e Museu do Vaticano marcado e pago.
Como a Ryanair não arranjou voo em tempo razoável e eram só umas miniférias não fui para Roma.
Pedi o reembolso do voo que foi cancelado e queria pedir as despesas mas o site da Ryanair agora diz-me que "a informação do voo que inseriu está incorreta". Tive estas despesas e tive de regressar ao Porto e ainda tive o voo de regresso ao Porto no fim das férias de Roma que não utilizei por já estar no Porto.
Do que conhecem qual a vossa opinião?
Maria
Olá,

Aquando do cancelamento não foi disponibilizada alternativa pela Ryanair no aeroporto de Lisboa?

Em caso de cancelamento de voo tem os seguintes direitos:

1. Direito de informação:

    • A companhia aérea deve disponibilizar-lhe um impresso onde constem as normas em matéria de compensação e assistência.
    • Na porta de embarque deve estar afixada uma mensagem dirigida aos passageiros do transporte aéreo com o seguinte texto: «Em caso de recusa de embarque, cancelamento ou atraso do seu voo superior a duas horas, solicite no balcão de faturação ou na porta de embarque o documento onde conste os seus direitos, especialmente em matéria de compensação e assistência».
    • A companhia aérea deve comunicar-lhe por escrito os dados do organismo responsável pelo cumprimento do Regulamento (CE) 261/2004, que, no caso de Portugal, é a Instituto Nacional de Aviação Civil.
    • A companhia aérea deve informá-lo sobre os possíveis transportes alternativos.
2. Direito de assistência:

    • A Companhia deve garantir-lhe comida e bebida suficientes, consoante o tempo de espera, assim como o direito a duas chamadas telefónicas ou mensagens de fax ou de correio eletrónico. Para além disso, caso a saída do transporte alternativo só acontecer no dia seguinte ou dias mais tarde, deve igualmente providenciar-lhe alojamento num hotel e o transporte entre o local onde fica hospedado (seja ou não um hotel) e o aeroporto.
3. Direito ao reembolso ou a transporte alternativo, devendo a companhia aérea propor-lhe as seguintes opções (cabe a si escolher uma delas):

    • Reembolso, no prazo de 7 dias, do valor total do bilhete ao preço a que foi adquirido, correspondente, inclusive, à parte ou partes da viagem realizada, caso o voo já não se justifique de acordo com o plano de viagem inicial do passageiro, juntamente com, se for o caso, um voo de regresso ao primeiro ponto de partida, o mais rápido possível.
    • Transporte para o destino final, o mais rápido possível, em condições similares.
    • Transporte para o destino em condições similares, em outra data mais conveniente para o passageiro.
4. Direito a que a companhia aérea cubra as despesas decorrentes do transporte de um aeroporto para o outro, quando finalmente voe desde ou até um aeroporto distinto daquele para o qual efetuou reserva, nas localidades em que existam dois aeroportos.

5. Direito a uma compensação nos seguintes valores


    • 250€ (para voos inferiores a 1.500 kms),
    • 400€ (para voos entre 1.500 e 3.500 kms),
    • 600€ (para voos superiores a 3.500 kms,
    • Em qualquer dos três casos anteriores, pode-se também reclamar por danos e prejuízos que possam ser comprovados.
Deve portanto contactar a Ryanair e solicitar a indemnização e reembolso, fazendo prova das despesas com base nos recibos de reserva.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Trepador....
Da Sonhando... já espero tudo, foram esses senhores que disseram que iriam devolver 1/4 do valor da viagem (sem ninguém lhes perguntar nada), confirmaram posteriormente essa informação à minha agência de viagem e já passaram dois meses... e além de não ver o dinheiro devolvido, mandaram-me reclamar para o Proverdor de Turismo!
Desses Senhores... espero tudo!
O prazo legal de resposta já foi ultrapassado, enviei reclamação para a ANAC a denunciar a ausência de resposta por parte da Sonhando e da Euroatlantic.
A ANAC acusou a recepção do meu email, ao contrário da Sonhando e da Euroatlantic e vão intervir junto dos mesmos, e alertaram para o facto de não mediarem litígios, apenas aplicam as coimas se houver base legal para tal.
Falta saber se compensa mais pagar a coima aplicada ou o valor das indemnizações...
 

rodrig

Membro
Boa tarde pessoal!
Fiz uma reclamação na airfrance, por atrasar a chegada ao meu destino de 6h, em vez de chegar às 11h cheguei às 17h e eles alegaram isto para não pagar a compensação
"Depois de verificar os factos que originaram o atraso do seu voo (controladores aéreos), informo ao Sr., que embora compreenda o incómodo causado, não posso dar um seguimento favorável ao seu pedido, dado que estas circunstâncias foram alheias à Air France."
isto faz parte das excepções?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @rodrig deduzo pela explicação resumida que terá a ver com greve dos controladores aéreos, se sim está dentro das circunstâncias excecionais.

Se o voo for cancelado devido a «circunstâncias excecionais», como condições meteorológicas desfavoráveis ou uma greve dos controladores de tráfego aéreo, não tem direito a indemnização por parte da companhia aérea. No entanto, esta tem de lhe prestar uma assistência adequada enquanto espera por um transporte alternativo. Também tem direito:

  • ao reembolso do bilhete no prazo de sete dias ou
  • a transporte alternativo para o seu destino final o mais brevemente possível ou
  • a fazer uma nova reserva para uma data da sua escolha ou
  • ao transporte para e do aeroporto, se o voo chegar ou partir de um aeroporto diferente do mencionado na reserva
Direitos dos passageiros aéreos
 

rodrig

Membro
Foi dito isto: Tendo verificado os nossos registos, confirmo que o nosso voo partiu de Boston às 19:47 mas somente nos foi dado a autorização para levantar voo às 20:14.
Que eu saiba em Boston não houve greve de controladores aéreos.
O que acontece é que esse voo faz escala em Paris, ele atrasou-se e perdi a ligação Paris para Lisboa e em vez de chegar a Lisboa às 11h cheguei quase 17h do mesmo dia.
Nesta situação não vai dar em nada?
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Neste caso não me parece que consigam alegar as circunstâncias excepcionais.

Assim o meu conselho é que responda a essa comunicação indicando que as circunstâncias que descrevem não se enquadram nas circunstâncias excepcionais dispostas no Regulamento (CE) n.º 261/2004, e desta forma terão de proceder à indemnização prevista.

Indique que caso não procedam à indemnização dentro de XX dias irá efetuar uma reclamação junto das entidades competentes e abrirá um processo em tribunal para exigir a indemnização.
 

rodrig

Membro
Ok. obrigado pelas dicas.
Enviei mensagem com os artigos que tenho direito e o decreto de lei em anexo. Caso não derem nada quem é a entidade em que posso reclamar?
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
Neste caso não me parece que consigam alegar as circunstâncias excepcionais.
Depende do motivo porque só foi dada a autorização para descolarem mais tarde, "controladores áereos" pode não querer dizer só "greve de controladores aéreos".
Quando vim de Paris, devíamos ter partido às 07:20, mas avisaram logo que íamos partir mais tarde, devido a condições metereológicas adversas em Lisboa, pelo que não tínhamos autorização para descolar. Só partimos às 08:11, chegámos a Lisboa, tivemos de desviar e aterrar no Porto, e aguardar lá por autorização para aterrar em Lisboa, dado que estava tudo atrasado, devido ao nevoeiro. Resultado? Devia ter aterrado em Lisboa às 09:00, aterrei quase às 12:00...
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Ok. obrigado pelas dicas.
Enviei mensagem com os artigos que tenho direito e o decreto de lei em anexo. Caso não derem nada quem é a entidade em que posso reclamar?
Deve reclamar para a ANAC

Depende do motivo porque só foi dada a autorização para descolarem mais tarde, "controladores áereos" pode não querer dizer só "greve de controladores aéreos".
Quando vim de Paris, devíamos ter partido às 07:20, mas avisaram logo que íamos partir mais tarde, devido a condições metereológicas adversas em Lisboa, pelo que não tínhamos autorização para descolar. Só partimos às 08:11, chegámos a Lisboa, tivemos de desviar e aterrar no Porto, e aguardar lá por autorização para aterrar em Lisboa, dado que estava tudo atrasado, devido ao nevoeiro. Resultado? Devia ter aterrado em Lisboa às 09:00, aterrei quase às 12:00...

Mas nesse caso tinham de alegar condições climatéricas adversas que também está previsto na legislação.

Em relação aos controladores aéreos a única situação excepcional prevista é mesmo a greve ;)
 

rodrig

Membro
Nesta situação a companhia não tem qualquer responsabilidade (extraordinário). Mesmo tendo tido sofrido o atraso à partida, a Air France recuperou o tempo de voo e aterrou às 8:31, mas só lhe foi atribuído uma porta para o desembarque mais tarde, tendo este começado às 8:45 (as autoridades do aeroporto são responsáveis por atribuir as portas para o desembarque). Nesta situação, a companhia aérea também não se pode responsabilizar pelo atraso. Quer seja a partida quer seja a chegada, as circunstâncias foram alheias a Air France.

Parece que não vou conseguir nada...Enfim. Paguei para ter escala de 1h levei com 6h.
 
Última edição por um moderador:
Top