Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

Filipa Dias

Membro Novo
Não vejo motivo para a ANAC não lhe dar razão, é aguardar.
Da parte da Ryanair é lamentável que tentem fugir das suas responsabilidades de forma descarada...
Eu não encontro justificação alguma para a Ryanair apenas me ter pago o valor da alimentação, ainda para mais incorreto. O único motivo razoável que encontro, e mesmo assim não faz sentido algum, prende-se com o facto de eles terem disponibilizado 2 voos diretos para o Porto a meio da tarde desse dia... todavia foi-nos dito que éramos o 4.º voo desviado, logo obviamente 2 aviões não seriam suficientes para fazer frente a toda a gente que lá se encontrava. Pior ainda, o embarque nesses 2 voos foi feito de forma prioritária, que não foi respeitada em nenhuma vertente! Mas enfim, é mesmo a única justificação (ainda que não seja, de todo, razoável) para se negarem a pagar alojamento e transporte, alegando que disponibilizaram transporte para o destino final... e como tal só reembolsam a alimentação.
Contudo, também já li algumas situações em que, mesmo com atuação da ANAC em defesa do passageiro, a companhia aérea não cumpre com o que lhe é dito por essa entidade
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sim, se chegar a esse caso de não cumprirem a indicação da ANAC só seguindo para tribunal (o que pelo valor não será compensatório) ou uma empresa como a AirHelp, sendo que terá de lhes pagar uma fee.
 

Filipa Dias

Membro Novo
Sim, se chegar a esse caso de não cumprirem a indicação da ANAC só seguindo para tribunal (o que pelo valor não será compensatório) ou uma empresa como a AirHelp, sendo que terá de lhes pagar uma fee.
As empresas que encontro do género da Airhelp apenas ajudam a nível de indemnização, sendo que neste caso dizem logo que não temos direito a ela por se dever a condições meteorológicas. Em qual posso pedir ajuda para obter o reembolso dado o incumprimento do dever de assistência?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sinceramente nunca recorri a nenhuma empresa deste género, até hoje das 3 vezes que tive problemas a companhia aérea pagou sem problemas (apenas 1 das vezes tive de insistir mais um pouco)

Tinha ideia que a AirHelp ajudava nestes casos, já tentou fazer a simulação no site deles?
 

Filipa Dias

Membro Novo
Sinceramente nunca recorri a nenhuma empresa deste género, até hoje das 3 vezes que tive problemas a companhia aérea pagou sem problemas (apenas 1 das vezes tive de insistir mais um pouco)

Tinha ideia que a AirHelp ajudava nestes casos, já tentou fazer a simulação no site deles?
Sim, já. A resposta é negativa pois o motivo do atraso do voo são condições meteorológicas desfavoráveis. Não tem lá a opção de pedir simplesmente reembolso de despesas tidas com esse atraso, mas sim apenas a própria indemnização
 

basapistas

Membro Conhecido
Depois de um atraso superior a 26 horas de voo charter da Everjets em 2016 (uma companhia fantasma que agora operar voos particulares no Aeroporto do Porto que era proprietária de alguns meios áereos de combate a fogos e que chegou a ter um avião Airbus 321), na falta de resposta da Everjets, da inexistência da ANAC enquanto orgão regulador e de aplica coimas e multas, recorri a AirHelp, no sentido de recuperar a minha indemnização!

Sabendo de antemão que a AirHelp ficaria por 25% da possível indemnização, e após a mesma nada ter conseguido da Everjets, vamos seguir para tribunal, que acresce mais 25% da indemnização!

Logo, se teria a receber 800 euros (400 por cada passageiro), no qual a AirHelp ficaria com 200 euros, agora com mais 200 euros de custos legais, da minha possível indemnização de 800, só ficaria (e caso receba alguma coisa) com 400 euros!
 
Última edição por um moderador:

broka

Membro Conhecido
Depois de um atraso superior a 26 horas de voo charter da Everjets em 2016 (uma companhia fantasma que agora operar voos particulares no Aeroporto do Porto que era proprietária de alguns meios áereos de combate a fogos e que chegou a ter um avião Airbus 321), na falta de resposta da Everjets, da inexistência da ANAC enquanto orgão regulador e de aplica coimas e multas, recorri a AirHelp, no sentido de recuperar a minha indemnização!

Sabendo de antemão que a AirHelp ficaria por 25% da possível indemnização, e após a mesma nada ter conseguido da Everjets, vamos seguir para tribunal, que acresce mais 25% da indemnização!

Logo, se teria a receber 800 euros (400 por cada passageiro), no qual a AirHelp ficaria com 200 euros, agora com mais 200 euros de custos legais, da minha possível indemnização de 800, só ficaria (e caso receba alguma coisa) com 400 euros!
Sim, é assim que as coisas funcionam mas se fosses a recorrer a um advogado de forma independente, terias que pagar comissões ao advogado independentemente de receberes indemnização ou não. Neste caso, pela Airhelp so pagas se receberes...
 
Última edição por um moderador:

basapistas

Membro Conhecido
Sim, é assim que as coisas funcionam mas se fosses a recorrer a um advogado de forma independente, terias que pagar comissões ao advogado independentemente de receberes indemnização ou não. Neste caso, pela Airhelp so pagas se receberes...
Limitei-me a constatar um facto, mas não deixa de ser óbvio que todos lucram com a apatia e anarquia do sistema, menos o cliente... que fica sempre a perder!
 
Última edição por um moderador:

@ Aleixo

Membro Ativo
Gostava de saber se alguém me sabe dizer se existe alguma compensação por um voo cancelado sem aviso prévio, tendo em conta o que vos abaixo indico:

Passei a passagem de ano na Madeira estando o meu regresso a Lisboa marcado para dia 03/01/2019 às 13:10. Quando cheguei ao aeroporto verifiquei que o voo da easyjet (companhia pela qual viajei) estava cancelado sem qualquer aviso da parte da companhia! Dirigi-me ao balcão indicado onde a representante da easyjet estava a explicar o suposto motivo do cancelamento. Devido ao nevoeiro que estava em Lisboa o voo não saiu, no entanto existiam voos da TAP que apesar de atrasados estavam a chegar ao funchal vindos de Lisboa. Portanto a companhia não atrasou o voo mas sim cancelou.

A partir daí foram nos dadas as opções possíveis.
- Reembolso do valor da passagem sendo que obviamente não o teríamos na altura e que teríamos que pagar do nosso bolso o bilhete para virmos para Lisboa por outra companhia aérea.
- Escolha de nova data de regresso mediante disponibilidade da easyjet. Já só existiam voos para Sábado dia 05/01 e esse voo era para o Porto. Para Lisboa só mesmo na segunda-feira seguinte.
- Dado que não podíamos (éramos 4 adultos e 1 criança) atrasar ainda mais o nosso regresso a Lisboa por motivos profissionais (e que já nos prejudicou em fechos de negócio), escolhemos o voo de sábado para o Porto, sendo que o regresso a Lisboa teria que ser feito à nossa conta.
- Ficamos alojados num hotel escolhido pela App da easyjet e com as devidas refeições pagas. Alugámos novamente um carro para nos podermos deslocar.

Posto isto vocês acham que deve ser efetuada reclamação por termos o voo cancelado e pelos gastos que tivemos na viagem do Porto para Lisboa? Se sim onde o fazemos?

Obrigado e desculpem o testamento.
Hugo
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Legalmente neste caso a companhia teria de lhe assegurar o custo de alojamento e refeições bem como:
  1. reembolso do bilhete e, se tiver um voo de ligação, um voo de regresso ao aeroporto de partida na primeira oportunidade ou
  2. um voo alternativo na primeira oportunidade para o destino final ou
  3. um voo alternativo numa data posterior da sua conveniência em condições de transporte equivalentes, em função dos lugares disponíveis
Pelo que indica a companhia propôs o regresso ao aeroporto de destino na primeira oportunidade, no entanto recusou essa possibilidade pois seria mais vantajoso o voo para Lisboa, que se enquadra no Voo alternativo em condições de transporte equivalentes,

Assim parece-me que a Easyjet cumpriu o imposto pela lei e não terá direito ao reembolso da viagem Lisboa-Porto.
Em termos de indemnização e como falou no nevoeiro, será enquadrável em circunstâncias extraordinárias pelo que não haverá lugar a qualquer indemnização
 

Leonorb

Moderador
Staff
A primeira tentativa deverá ser junto da Easyjet, mas duvido que tenhas sorte, ainda mais depois de terem aceitado a solução dada pela companhia...
Podes sempre tentar junto da Airhep...

E o @ploferreira foi mais rápido que eu a responder :D
 

@ Aleixo

Membro Ativo
Olá,

Legalmente neste caso a companhia teria de lhe assegurar o custo de alojamento e refeições bem como:
  1. reembolso do bilhete e, se tiver um voo de ligação, um voo de regresso ao aeroporto de partida na primeira oportunidade ou
  2. um voo alternativo na primeira oportunidade para o destino final ou
  3. um voo alternativo numa data posterior da sua conveniência em condições de transporte equivalentes, em função dos lugares disponíveis
Pelo que indica a companhia propôs o regresso ao aeroporto de destino na primeira oportunidade, no entanto recusou essa possibilidade pois seria mais vantajoso o voo para Lisboa, que se enquadra no Voo alternativo em condições de transporte equivalentes,

Assim parece-me que a Easyjet cumpriu o imposto pela lei e não terá direito ao reembolso da viagem Lisboa-Porto.
Em termos de indemnização e como falou no nevoeiro, será enquadrável em circunstâncias extraordinárias pelo que não haverá lugar a qualquer indemnização
No meio disto tudo só não entendo uma coisa. A companhia só me garantia o regresso na segunda-feira (5 dias depois) por isso aceitei o voo de regresso ao Porto dado que não podia prolongar de forma alguma a minha estadia, sendo que já o fiz de forma forçada (se por motivos profissionais não tivesse que vir logo no dia 04 teria sido muito bom...férias a mais sem pagar...mas não foi o caso). Neste caso não entendo como é que eu fico prejudicado (na deslocação Porto-Lisboa) apenas porque me garantiam um voo de regresso! Então se o voo de regresso fosse só 15 dias depois como é que eu me sujeitava a isso? Mesmo pedindo o reembolso do bilhete nunca teria o valor na altura e certamente não iria pagar pouco por um voo de regresso no mesmo dia, que penso que seria impossível dado a altura do ano. De relembrar que eramos 5 pessoas! Um custo muito elevado para ir ao primeiro balcão de uma companhia aérea e comprar uma passagem.

Enfim....
Obrigado pela ajuda ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Compreendo perfeitamente, mas é o que a lei impõem...

Recordo-me de há uns anos ter um caso semelhante na Madeira com um voo TAP, na altura cancelaram-me o voo Madeira-Porto e só consegui no dia seguinte fazer Madeira-Lisboa-Porto uma vez que a Tap disponibilizava essa rota, no entanto houve pessoas que tiveram de aguardar 2 dias pelo voo Madeira-Porto.

Estive no aeroporto com pessoas que foram pela Ryanair e tiveram de aguardar 1 semana pelo Voo uma vez que a Ryanair só voava 1 vez por semana... para quem teve disponibilidade foi uma semana de "férias pagas" quem não teve disponibilidade teve mesmo de arranjar alternativas.

Nestes casos um seguro de viagem mais abrangente pode evitar alguns dissabores.
 

SEDA

Membro Conhecido
Boa tarde a todos :)

Para quem está com problemas em obter o pagamentos de indemnizações, e quaisquer outros valores, devidas pelas companhias aéreas, pode recorrer aos Julgados de Paz, na vez de recorrer à AirHelp ou a tribunais, desde que a companhia aérea tenha representante legal em Portugal.

Nos Julgados de Paz o valor máximo que se paga são €70, sendo que no momento de abertura do processo paga-se €35. Também no momento de abertura do processo é marcado um dia para a mediação, onde deverão estar presentes todos os envolvidos no processo, juntamente com um mediador escolhido pelos julgados. Caso se chegue a acordo no dia da mediação é-nos devolvido €10 do valor pago inicialmente. Não se chegando a acordo na mediação, o caso é levado a tribunal e será um juiz a proferir a sentença a nosso favor ou da companhia aérea. Não somos obrigados a aceitar acordo se virmos que o mesmo não nos for favorável.

No final, no caso de ganharmos o processo é-nos devolvido o valor pago na totalidade, ficando as custas a cargo da companhia aérea. Em caso de perda paga-se €70 (ou a diferença para o que já se pagou anteriormente).

Podem abrir os processos nos Julgados de Paz da área de residência ou na área onde o representante legal esteja registado.

Podem ver aqui a lista de contactos dos Julgados de Paz existentes em Portugal.

Ah! A sugestão de recorrermos aos Julgados de Paz veio da ANAC, uma vez que o nosso processo com a Ryanair não poderia ser tratado diretamente por eles, por não se ter dado em Portugal e sim em Bruxelas.
 
Última edição:

Snider

Membro Conhecido
Imaginem a seguinte situação...
O voo é cancelado sem aviso prévio, sem justificação... Passado 2 horas e pouco eles arranjam outro voo da mesma companhia para vos levar ao destino.
Tem direito a indemnização pelo facto de "cancelarem" o voo ou não têm porque não ultrapassaram as 3 horas de atraso?
Pelo que li, tem direito à indemnização só pelo facto de terem cancelado o voo.

Já agora deixo aqui uma tabela que me parece muito útil.

Tabela
 

carla08

Membro Conhecido
Finalmente passados 3 anos tivemos direito à nossa indemnização. No nosso caso, não houve qualquer boa vontade por parte da companhia, pelo que recorremos aos serviços da airhelp. Não deixem de reclamar, vale sempre a pena.
 

basapistas

Membro Conhecido
Eu também estou a espera que a companhia fantasma da Everjets... decida a pagar em tribunal!
 
Última edição por um moderador:
Top