Novidades

Indemnizações por Atrasos ou Cancelamentos

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Filipe Rocha, é mesmo assim, a ANAC só aceita a reclamação 6 semanas após 6 semanas (supostamente é o tempo que a companhia aéres tem disponivel para responder à reclamação)
 

basapistas

Membro Conhecido
Infelizmente a ANAC tem falta de pessoal ou de vontade, pois a mim demorou cerca de 1 ano a responder e após várias insistências, simplesmente para eu apresentar provas de forma a organizar um processo relativamente à Everjets. A everjets no meu caso (e mais outras centenas de pessoas) comunicou que me ira reembolsar, mas desde então virou uma companhia fantasma que tem sede no Aeroporto do Porto e que funciona, mas não responde a emails, nem atente telefonemas! Nada, já há mais de um ano!
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @basapistas neste caso e como já passou mais de um ano, eu ponderava envolver uma empresa (Airhelp ou similar...) está visto que sem processo em tribunal (ou ameaça dele) vai ser dificil de resolver a questão...
 

yara

Membro Conhecido
Infelizmente a ANAC tem falta de pessoal ou de vontade, pois a mim demorou cerca de 1 ano a responder e após várias insistências, simplesmente para eu apresentar provas de forma a organizar um processo relativamente à Everjets. A everjets no meu caso (e mais outras centenas de pessoas) comunicou que me ira reembolsar, mas desde então virou uma companhia fantasma que tem sede no Aeroporto do Porto e que funciona, mas não responde a emails, nem atente telefonemas! Nada, já há mais de um ano!
Mas então comunicaram que iam devolver e não devolveram?
 

Filipe Lobo

Membro
Boa tarde.
Estou com o meu voo de Madrid para Samaná com mais de três horas de atraso com a evelop.
Alguém me pode enviar o modelo para reclamação. E que procedimentos devo ter. Alguém que já tenha passado por esta situação e que tenha tido sucesso na indemnização . Mail: [email protected]. Muito obrigado.
 

Luixito

Membro Conhecido
Olá pessoal,

Alguém já fez alguma reclamação para a Air Horizont? O meu voo de Menorca de regresso para o Porto só ocorreu um dia depois do previsto, perfazendo um total de 19 horas de atraso mas não sei para onde reclamar! O site deles é horrível, o formulário de contacto não funciona e não tem contacto de nenhum de serviços ao cliente!

O operador foi a Soltour mas já sei que se reclamar à Soltour eles vão mandar-me para a companhia aérea, por isso queria reclamar logo aos 2!
 

basapistas

Membro Conhecido
Por partes:
Uma coisa é a reclamação para a Soltour para devolver a parte da viagem que não foi fornecida de acordo com o contratado! Essa deve ser realizada directamente a soltour que facilmente irá proceder a devolução da parte da viagem, existindo o provedor do cliente que facilmente resolve essa situação, caso eles não queiram devolver o valor (já tive uma situação destas de 26horas de atraso)
A 2° questão é mais complicada. É o valor que temos direito devido ao atraso do avião, pois normalmente estas companhias aéreas furtam-se a estes pagamentos, aconselhando a fazer uso de sites que apoiam (mas ficam com uma parte da indemnização) para resolver esta situação, caso a companhia não queira suportar esses custos!
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá pessoal,

Alguém já fez alguma reclamação para a Air Horizont? O meu voo de Menorca de regresso para o Porto só ocorreu um dia depois do previsto, perfazendo um total de 19 horas de atraso mas não sei para onde reclamar! O site deles é horrível, o formulário de contacto não funciona e não tem contacto de nenhum de serviços ao cliente!

O operador foi a Soltour mas já sei que se reclamar à Soltour eles vão mandar-me para a companhia aérea, por isso queria reclamar logo aos 2!
@Luixito , faz-te de saloio e envia para aqui:
[email protected]
Pode ser que alguém responda e aí já podes solicitar o contacto correcto! ;)

Li num fórum que, em 2017, a ANAC facultou este endereço: [email protected]
Não custa tentar! ;)
 
Última edição:

Luixito

Membro Conhecido
Por partes:
Uma coisa é a reclamação para a Soltour para devolver a parte da viagem que não foi fornecida de acordo com o contratado! Essa deve ser realizada directamente a soltour que facilmente ira proceder a devolução da parte da viagem, existindo o provedor do cliente que facilmente resolve essa situação caso eles não queiram devolver o valor ( já tive uma situação destas de 26horas de atraso)
A 2° questão e mais complicada, é o valor que temos direito devido ao atraso do avião, pois normalmente estas companhias aéreas furtam-se a estes pagamentos, aconselhando a fazer uso de sites que apoiam (mas ficam com uma parte da indemnização) para resolver esta situação, caso a companhia não queira suportar esses custos!

@basapistas e na Soltour para onde reclamaste? É que mesmo no site da Soltour não é fácil perceber. Só ainda encontrei contacto do tal provedor.

@Luixito , faz-te de saloio e envia para aqui:
[email protected]
Pode ser que alguém responda e aí já podes solicitar o contacto correcto! ;)

Li num fórum que, em 2017, a ANAC facultou este endereço: [email protected]
Não custa tentar! ;)
@Cristina Sousa , pois vou fazer mesmo isso, vou começar por me fazer do sonso e vou mandar para esse. Por acaso também já tinha visto essa mensagem com o 2º contacto e também vai seguir um email para esse. Vai para todo o lado! Pode ser que alguém responda.... :)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Luís,

Se compraste 1 pacote turístico ao Operador Soltour, acho que deves enviar a reclamação para a tua agência de viagens e 1 cópia para o provedor do cliente.
Isto chega. A agencia de viagens tem por obrigação tratar do resto..

Alguma coisa ....
 

Filipa Dias

Membro Novo
Boa tarde,
Resumindo o meu caso, eu e outro passageiro, fizemos parte de um voo desviado, devido à tempestade Leslie, para Málaga no passado dia 13/10/2018, cidade na qual fomos obrigados a pernoitar durante 2 dias pois a prezada companhia aérea Ryanair apenas nos disponibilizou voo de regresso para o Porto dia 16/10/2018, tendo ainda que fazer "escala" em Barcelona.
Sucede que ao estar de volta ao Porto procedi ao preenchimento do formulário online, conforme me foi indicado pelo Balcão de Atendimento da Ryanair em Málaga, para conseguir o reembolso dos gastos tidos em alojamento (reservado por mim, visto que a Ryanair nem isso se prestou a disponibilizar), alimentação e transporte de/para o aeroporto, que ascenderam a 253€.
A Ryanair prontamente me respondeu, informando que iria proceder ao reembolso da módica quantia de 82,22€, sublinhando que tal valor seria apenas correspondente ao valor tido com a alimentação (que, na realidade, correspondeu a 87€).
Respondi a esse e-mail e fiz nova reclamação, exigindo o pagamento do valor remanescente já relativo a gastos de alojamento e transporte de/para o aeroporto, aos quais sinto que tenho direito tendo em conta o artigo 9 do Regulamento Europeu 261/2004 (tendo invocado isso nesses mesmos e-mails). Não tão prontamente, recebi uma resposta dizendo que a Ryanair não possuía o encargo de reembolsar o valor do hotel/transportes e, após novo e-mail enviado (julgo que já terei trocado cerca de 5 e-mails com eles acerca deste problema), que não iriam modificar a sua posição.
Ora, vejo-me a ter gasto 253€ e a ser reembolsada apenas de 82€, só relativos a alimentação…
Gostaria de saber se me podem ajudar, dizendo se realmente tenho direito à totalidade desse valor e em que outras entidades posso agir.
É de relevar que já enviei e-mail para a ANAC, pois como ainda não passaram 6 semanas desde a data do voo não me permitem preencher e enviar o formulário online, e para a DECO Proteste.
Obrigada desde já pela atenção e eventual ajuda!!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Se a Ryanair já respondeu que não ia alterar a sua posição, não há muito mais a fazer, é esperar pela resposta da ANAC.

Se mesmo após a resposta da ANAC a Ryanair não alterar a posição resta recorrer ao tribunal ou empresa do género da AirHelp.

Boa sorte ;)
 

Filipa Dias

Membro Novo
Olá,

Se a Ryanair já respondeu que não ia alterar a sua posição, não há muito mais a fazer, é esperar pela resposta da ANAC.

Se mesmo após a resposta da ANAC a Ryanair não alterar a posição resta recorrer ao tribunal ou empresa do género da AirHelp.

Boa sorte ;)
Julgava que a Airhelp se prendia apenas com indemnizações de voo e não com reembolsos face a direitos de assistência... posso reclamar lá os valores que pedi à Ryanair?
E qual a vossa opinião? Acham que efetivamente temos direito a eles ou é uma batalha perdida? Obrigada
 

ploferreira

Administrador
Staff
Direito creio que terá pois o DL estabelece que a companhia aérea terá de providenciar refeições, alojamento e deslocações do aeroporto para o hotel (caso o tempo de espera seja justificado)

Já agora qual a base que a Ryanair alega para não fazer o pagamento?
 

Filipa Dias

Membro Novo
Direito creio que terá pois o DL estabelece que a companhia aérea terá de providenciar refeições, alojamento e deslocações do aeroporto para o hotel (caso o tempo de espera seja justificado)

Já agora qual a base que a Ryanair alega para não fazer o pagamento?
É uma boa questão. Honestamente não sinto que alegue nada em concreto. No penúltimo e-mail que recebi deles, referem que disponibilizaram transporte para todos os passageiros para o seu destino final e como tal não ficam encarregues de suportar gastos em alojamento e transporte... eu respondi que de facto esse transporte me foi dado mas apenas 3 dias depois, motivo pelo qual fui obrigada a permanecer em Málaga e como tal eles deviam suportar o custo do hotel que eu própria tive de reservar e os transportes que eu própria também tive de encontrar para chegar até ao hotel, invocando inclusive o Regulamento Europeu e respetivo artigo, mas foi aí que obtive como resposta que eles não iam alterar a sua decisão
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não vejo motivo para a ANAC não lhe dar razão, é aguardar.
Da parte da Ryanair é lamentável que tentem fugir das suas responsabilidades de forma descarada...
 
Top