Novidades

Incoerência dos Preços da TAP

basapistas

Membro Conhecido
Colegas,

Nas várias pesquisas de voos que realizo, encontrei algumas situações "caricatas" que já tinha ouvido falar, mas não sabia que eram tão desproporcionais, relativas à incoerência da TAP e de outras companhias áreas que existem no mercado, com as
políticas de preços.

Fiz uma simulação no site da TAP de uma viagem Lisboa - Dakar:
- Partidas a 27 julho e regresso 03 de Agosto 2018,
- tarifa discont a TAP apresenta por pessoa um preço de 739,72 Euros, sem malas de porão.

Se por mero acaso fizer essa mesma simulação no site da TAP com partidas de Vigo - Espanha para Dakar,
- nos mesmos dias e apanhando o mesmo voo,
- o preço passa para 402 euros, sem malas de porão por pessoa.

Isto é, se acrescentar um voo à mesma viagem (nos mesmos dias e voos) a partir de Vigo, o preço da viagem fica quase a metade do preço???

Já vi a mesma situação noutras companhias aéreas, mas nunca com esta diferença de preços!

Nos casos de voos para destino africanos em algumas datas, a TAP cai noutra situação ridicula parecida com as politicas das low-cost:

- Se um casal só desejar levar só uma mala de porão, não pode pois a TAP para alguns destinos restringiu a compra de bagagem de porão à parte por falta de espaço nos aviões, já que a TAP cobra preços absurdos em aviões de médio porte nestas viagens com pouca capacidade de carga.

Logo obriga cada passageiro a levar uma mala de porão a 50 euros ida e volta, pois o processo de reserva for realizado para dois ou mais passageiros e se for selecionada mala de porão para um também terá que ser para os restantes passageiros, mesmo que não necessitem, os outros passageiros também pagam, só
restando marcar os voos separadamente, o que não é uma solução prática!

Antes de viajar... veja o que esta a comprar....



 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @basapistas,

A situação que refere não é nova nem é de todo exclusiva da TAP, verifica-se em todas as companhias aéreas.

O preço das tarifas é determinado pela procura/oferta pelo que é normal, neste caso em específico a TAP baixar a tarifa em aeroportos onde tenha maior concorrência do que em Lisboa onde a oferta é mais reduzida.

Faça pesquisa para outras companhias aéreas e veja lá se não chega às mesmas conclusões ;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Isto tem 1 nome, que a nós viajantes não diz nada, pois o que nos interessa é o preço.
Chama-se "cotas de mercado", todas as companhias fazem isto por interesses.. nunca se esqueçam que para eles isto é 1 negócio.. e dos grandes ;).

Podem fazer 1 exercício simples :D, simulem por favor 1 viagem do Brasil para uma cidade Europeia com a Tap (via Lisboa)... ;) e simulem a mesma viagem do mesmo destino no Brasil para Lisboa...

Espero ter ajudado
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá.
Realmente, a questão economicista não olha à justeza do que está em causa.
Neste caso em concreto em que o destino é Dakar e varia a origem, Lisboa ou Vigo, não estou a ver por que razão Vigo sai mais barato. É que o tráfego do aeroporto de Vigo é muito mais reduzido do que o de Lisboa.

@Paulo Leite , fiz a simulação que sugeriste no site da TAP e deu-me o seguinte resultado para uma ida a 1 de Setembro e regresso a 8 de Setembro:
Lisboa > Rio de Janeiro: 764,44 EUR
Sevilha > Rio de Janeiro: 798,97 EUR
O voo com partida de Sevilha é com a TAP e faz escala em Lisboa. Parece-me tudo normal, ie, este voo é mais caro do que com partida em Lisboa.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Faz ao contrario... ;) Rio de Janeiro / Lisboa ou Rio de Janeiro / Paris via Lisboa... ou é + barato ou só pagas taxas para fazer o Lisboa /Paris...
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Faz ao contrario... ;) Rio de Janeiro / Lisboa ou Rio de Janeiro / Paris via Lisboa... ou é + barato ou só pagas taxas para fazer o Lisboa /Paris...
Ah ok. Tens razão, disseste que a partida é que teria de ser no Brasil.
Agora deu-me:
Rio de Janeiro <> Sevilha: 944,33 EUR
Rio de Janeiro <> Lisboa: 920,80 EUR
Mantém-se a mesma lógica...
Não será por estares a colocar um aeroporto com maior tráfego(Paris) comparativamente a Lisboa e por isso, sair mais barato de Paris ?
 

Nuno Gomes

Membro Conhecido
A explicação dos preços serem mais baixos de Vigo para Dakar com escala em Lisboa, é que a TAP tem o seu hub em Lisboa e com isso tentar passageiros de outros aeroportos para encher os aviões.
Todas as grandes companhias fazem isso.
 

basapistas

Membro Conhecido
É verdade que muitas companhias fazem isso e já encontrei mais casos KLM, que num voo Amesterdão - Delhi cobra 800 Euros ida e volta, mas, se partirmos de Portugal, esse mesmo voo ronda os 500 Euros!
Mas, por ser recorrente, considero simplesmente abusivo, dentro da UE, pagarmos mais dependendo da nossa localizacão, sem ter em consideração o serviço prestado! Na prática, relativamente a TAP e como vivemos em Portugal, estamos a ser discriminados em relação a passageiros oriundos de outros países.
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
É verdade que muitas companhias fazem isso e já encontrei mais casos KLM, que num voo Amesterdão - Delhi cobra 800 euros ida e volta, mas se partirmos de portugal esse mesmo voo ronda os 500 euros!
Mas por ser recorrente considero simplesmente abusivo dentro da UE pagarmos mais dependendo da nossa localizacao, sem ter em consideração o servico prestado! Na pratica relativamente a TAP e como vivemos em Portugal, estamos a ser discriminados em relacao a passageiros orioriundos de outros paises.
Não tem nada de abusivo, tem a ver com a oferta e a procura e com as políticas comerciais de cada companhia, que têm interesses diferentes em relação a cada origem e a cada destino.

E, por mera curiosidade, no exemplo que deste da KLM quem teria razão para se sentir discriminado seriam os holandeses...
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
@basapistas , realmente, viajar mais e pagar menos, sem olhar a mais nada, é injusto.
Ainda para mais, estamos a falar de uma companhia nacional que apresenta preços mais elevados para os portugueses (partindo de Lisboa) do que para os espanhóis (partindo de Vigo). Já sabemos, uma empresa não olha a nacionalidades/patriotismos, olha a questões financeiras/lucro.
 
Última edição por um moderador:
Top