Novidades

Ida México dia 5 de Agosto - algumas dúvidas

sofiam

Membro Novo
Olá a todos

No próximo dia 5 de Agosto, eu e a minha irmã vamos partir para esse magnífico destino que é o México (Riviera Maya) para o Hotel Catalonia Yucatan e esperamos aproveitar ao máximo esta nossa viagem.

Como tal estamos aqui com algumas dúvidas que espero que nos possam ajudar:

1. Relativamente às excursões, elas podem ser marcadas lá no méxico, nas próprias agências? Se sim qual é que recomendavam tendo em conta a relação qualidade/preço (estamos particularmente interessadas em Chichen Itza). E dá para pagarmos em euros?

2. Em Playa del carmen e nos mercados tradicionais será melhor pagar em dolares ou em pesos?

3. Relativamente à alimentação, é preciso ter algum cuidado especial com certos alimentos (tipo leite, iogurtes por exemplo) ou é à confiança?

4. É seguro efectuar levantamentos nas caixas ATM com cartões de débito?

Por enquanto são estas as dúvidas. lol
Agradeço a todos aqueles que não se importem de comentar e responder.

Já agora há alguém por aqui que também esteja de partida para o México por estes dias?

bjs e boas férias a tds
Sofia ;-)
 

Ahidalgo

Membro
Olá,;)
Fui ao México em Maio e adorei. Aqui vai o meu contributo:

1. Relativamente às excursões, elas podem ser marcadas lá no méxico, nas próprias agências? Se sim qual é que recomendavam tendo em conta a relação qualidade/preço (estamos particularmente interessadas em Chichen Itza). E dá para pagarmos em euros?
As excursões podem ser marcadas pelo Operador (no meu caso pela Soltour) ou poderá faze-las por conta própria.

Eu fiz:
Chichen Itza - eramos 2 casais. Alugámos um carro por cerca de 40 € e garstámos cerca de 20 € de gasolina. è muito facil conduzir na Riviera Maya, é sempre a direito. Não gostei especialmente de Chichen Itza, tirando os recuerdos. Arranjei preços fantásticos.
Seguimos para um dos cenotes mais conhecidos (não me recordo do nome), gostei, mas não me fascinei.
Neste dia ainda fomos à playa del carmen, que sinceramente não achei nada de especial. para além de que achei as lembranças muito caras e não havia grande hipotese de regatear.

X-caret - fantástico. Fomos de colectivos, cerca de 30 pesos por pessoa. Os colectivos apanham-se à porta dos hoteis. Adorei, acho que vale mesmo a pena. Se puder compre a passagem pela net, pois terá 10% de desconto.
Tulum - Fomos de colectivo. Adorei, tem uma praia fantástica. Fizemos snorkel 2 horas por cerca de 30 € por pessoa. Regressámos ao hotel (bahia principe) por cerca de 20,00 €.

Tenho a noção de que ficou muito por ver!



2. Em Playa del carmen e nos mercados tradicionais será melhor pagar em dolares ou em pesos?

Eu paguei sempre em pesos. Acho que é a melhor opção, mas eles aceitam dolares e nalguns casos até euros.

3.
Relativamente à alimentação, é preciso ter algum cuidado especial com certos alimentos (tipo leite, iogurtes por exemplo) ou é à confiança?
Aquilo que vou dizer não é generalista - eu apanhei uma gastroenterite no penultimo dia, o que não foi muito agravel, mas eu não sou exemplo, pois seja onde for eu apanaho sempre qualquer coisa do foro gastro-intestinal. As 3 pessoas que estavam comigo apenas tiveram umas diarreias passageiras.
É preciso muita atenção à agua, e mais ainda ao gelo!
Se tiver crianças...muita atenção, mas atenção não significa obsessão, senão não se aproveita nada! O que for será!
Recomendo que leve medicação, pois é meio caminho andado para remediar algumas situações.


4. É seguro efectuar levantamentos nas caixas ATM com cartões de débito?
Sim, não tive qualquer problema. É só ter atenção às taxas, mas isso também depende banco para banco. Eu trabalho com o BES e não paguei quase nada, um dos meus amigos trabalhar com o santander e pagou e bem!

Aproveite! De certeza que vai gostar e que vai querer voltar.

Boas férias ;)
 

uska

Membro
Riviera Maya

sofiam disse:
Olá a todos

No próximo dia 5 de Agosto, eu e a minha irmã vamos partir para esse magnífico destino que é o México (Riviera Maya) para o Hotel Catalonia Yucatan e esperamos aproveitar ao máximo esta nossa viagem.

Como tal estamos aqui com algumas dúvidas que espero que nos possam ajudar:

1. Relativamente às excursões, elas podem ser marcadas lá no méxico, nas próprias agências? Se sim qual é que recomendavam tendo em conta a relação qualidade/preço (estamos particularmente interessadas em Chichen Itza). E dá para pagarmos em euros?

2. Em Playa del carmen e nos mercados tradicionais será melhor pagar em dolares ou em pesos?

3. Relativamente à alimentação, é preciso ter algum cuidado especial com certos alimentos (tipo leite, iogurtes por exemplo) ou é à confiança?

4. É seguro efectuar levantamentos nas caixas ATM com cartões de débito?

Por enquanto são estas as dúvidas. lol
Agradeço a todos aqueles que não se importem de comentar e responder.

Já agora há alguém por aqui que também esteja de partida para o México por estes dias?

bjs e boas férias a tds
Sofia ;-)

Olá Sofia,

Cheguei na 6ª do México e posso ajudar nalgumas questões:
1. Fizemos as excursões pela Iberojet (tubarão-baleia e Rio Secreto) pq os preços eram semelhantes ao que tinha visto na net. A Tulum fomos por conta própria de colectivo e poupámos um balúrdio.
2. Preferimos pagar em pesos, pq eles dão o troco sempre em pesos. Assim não dá tanta confusão nas contas. De qq forma os preços aparecem quase sempre, tanto em pesos como em dólares.
3. Também estive num Catalonia (Royal Tulum - estou a preparar um report para breve) e comi de quase tudo: leite, iogurtes, sumos... Não tive qq tipo de problema e olha que já tenho sofrido com isso.
4. Levantámos dinheiro (pesos) na ATM do hotel com o cartão de débito e, até agora, não tivemos notícias de problemas.

Espero ter ajudado.

Boas férias (o tempo tem estado óptimo)
 

paulomor

Membro Novo
Ola eu estive já faz quase 1 ano (set. 2009) no Riu tequilla
Vou tentar tirar as tuas duvidas:

1. Em relação as excursões, no dia a seguir ao da chegada é da praxe darem a conhecer as excursões, e a diferença nao é assim tão grande em relação a Playa del Cármen, deves é ter em atenção que o pagamento é sempre feito em pesos, mas dizem-te o valor da excursão em dólar (atenção ao cambio dólar->euro ou pesos->euro).
Concelho não faças mais de 2 excusoes se fores 8 dias, pois além de ser muito cansativo (sais as 7am e chegas as 8pm) nao aproveitas a estadia no hotel.

2. O pagamento pode ser feito em qualquer moeda, embora eles prefiram o dólar ou euros...

3. O único cuidado que tens de ter é as bebidas alcoólicas (cocktail) quase todos teêm, e como faz muito calor vais precisar de beber muitos líquidos.( a agua engarrafada achei intragável), de resto a comida é normal ao fim de 6 dias o nosso estômago já esta que não pode....

4. Eu só fiz levantamentos nas caixas ATM com cartões de débito e continuo achar que é o melhor, o problema é que pagas uma taxa por levantamento mais o cambio( levantas mais), o meu banco é o millenium, feitas as conta mesmo assim fiquei a ganhar.


Bjs e boas férias
Paulo
 

Filipe Almeida

Membro Novo
Olá..
Estivemos no México de 19 a 26 de Julho no Hotel Riu Yucatan

Cá vão algumas opiniões:

1.EXCURSÕES
Nós tinhamos andado a ver as excursões aqui na net e realmente os preços conpensam.. Tinhamos planeado marcar no México fora do operador convencional. Mas.. chegado o dia e no dia da apresentação das excursões foi-nos dito que em caso de qualquer acidente em excursões que fossem feitas fora da operadora oficial, o seguro não cobria nada.. Verdade ou não.. acabamos por marcar lá.. mas das excursões que fizemos, a diferença de preços tambem não era muita.. fomos a XCARET e a COBA-TANKAH.. o melhor de tudo é a companhia.. e como a maior parte dos portugueses decidiram fazem o mesmo, foi muito agradável...
Se gostarem de aproveitar um pouco da noite.. aproveitem e vão ao COCO BONGO em Playa del Carmen.. é caro, mas vale a pena.. Espectacular...
Quanto ao pagamento... como tinhamos levado dólares, acabamos por pagar uma parte em dólares e outra em euros..eles lá aceitam tudo.. chegamos a fazer compras em que pagámos com 2moedas..


2. Em Playa del carmen e nos mercados tradicionais será melhor pagar em dolares ou em pesos?
A moeda de pagamento é o cliente que escolhe


3. Relativamente à alimentação, é preciso ter algum cuidado especial com certos alimentos (tipo leite, iogurtes por exemplo) ou é à confiança?
Não tivemos qualquer cuidado e não aconteceu nada a ninguém que conhecemos...
A água engarrafada não é igual à nossa, mas bebe-se bem..
Ao início toda a gente pensa nas bebidas com gelo.. mas depois.. já ninguém pensa nisso.. tudo quer é experimentar as magníficas bebidas que eles têm...

4. É seguro efectuar levantamentos nas caixas ATM com cartões de débito?
Muitos portugueses fizerem levantamentos em caixas ATM. Até agora.. tudo seguro!

Não se preocupem porque na chegada ao hotel e no dia da apresentação das excursões conhece-se muitas pessoas..

E.. não se admirem se apanharem chuva.. só lá para andar no mar e começar a chover.. até sabe bem.. só por 2 vezes.. é que a chuva estragou os planos.. porque ´quando começa a chover a sério, é melhor resguadarem-se!

Preparem-se também para o pedido de gorjetas (prupinas).. eles lá abusam a pedir!

Boa viagem
Aproveitem cada momento porque passa muito depressa!
 

sofiam

Membro Novo
Muito obrigada pelas vossas preciosas dicas, opiniões e sugestões. Como é a primeira vez para o méxico, surgem várias dúvidas que só podem mesmo ser respondidas por quem já lá esteve :)

Estamos a pensar levar alguns dólares daqui (não queremos levar muito dinheiro vivo) e utilizar o Multibanco. Penso que para além de ser mais prático, é mais seguro.

Relativamente às excursões, como temos transporte gratuito do hotel para a praia del carmen e como queremos ir passear por lá pensamos em procurar excursões mesmo lá nas agências e não reservar pela net, até pk estamos um pouco em cima do dia da partida. Mas como dizem que lá no hotel nos explicam, ainda melhor.


Aproveito para colocar outra questão que me surgiu depois de ler o post do uska, a respeito do colectivo. Desculpem lá a ignorância mas isso são os autocarros de lá ou é algum meio de transporte especial? Onde se apanha e como funciona ao nível das paragens e trajectos?

Mais uma vez mt obrigada pelas vossas respostas.
bjs
Sofia ;-)
 

jfreitas

Membro Conhecido
sofiam disse:
..... .....

Aproveito para colocar outra questão que me surgiu depois de ler o post do uska, a respeito do colectivo. Desculpem lá a ignorância mas isso são os autocarros de lá ou é algum meio de transporte especial? Onde se apanha e como funciona ao nível das paragens e trajectos?

Mais uma vez mt obrigada pelas vossas respostas.
bjs
Sofia ;-)
Olá sofia

Os colectivos são carrinhas van de 9 lugares que funcionam como transporte colectivo.

A mesma estrada dá acesso directo a todos os resorts da Riviera, playa del carmen, tulum (ruinas e cidade) cancún e à maior parte dos cenotes que podem ser visitados, assim como a xel-ha e xcaret.

Portanto os colectvos vão e vêm sempre na mesma estrada e param à porta dos hoteis e dos locais onde alguém queira ficar
 

uska

Membro
Colectivos

"Aproveito para colocar outra questão que me surgiu depois de ler o post do uska, a respeito do colectivo. Desculpem lá a ignorância mas isso são os autocarros de lá ou é algum meio de transporte especial? Onde se apanha e como funciona ao nível das paragens e trajectos?"

A grande vantagem dos colectivos é que são muito mais baratos. Paguei 35 pesos (cerca de € 2) à ida para Tulum e 30 no regresso (ao todo, com a entrada, a visita ficou por 86 pesos/pessoa, +/- cerca de € 6, enquanto os operadores pediam à volta de 35 dólares - anda-se um pouco mais, mas nada que não se faça). Qd fomos a playa del carmen, usámos o mesmo sistema, foi só chegar à estrada e parou um autocarro. Perguntámos se passava por playa e o preço. Não só passava, como nos deixou ao pé da 5ª avenida, por apenas 15 pesos, cada.

As vans têm ar condicionado e, embora por vezes, se tenha de fazer um bocado da viagem em pé, os trajectos são relativamente curtos e está sempre gente a sair, deixando lugares vagos.
Só tens de ir até à estrada (atenção que nalguns hotéis ainda fica longe) e fazer sinal. As vans estão geralmente assinaladas e qd vêem pessoal à beira da estrada junto aos hotéis fazem sinais de luzes. Qd se entra diz-se ao condutor o destino e pronto.
Além disso, estão sempre a passar, não é como aqui que tenho autocarro de hora a hora e pago € 3.

Divirtam-se muito.:)
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Olá,

Cheguei da Riviera Maya há 2 dias. Vou responder-te sem ler as outras respostas e baseado apenas na minha experiência.

1. Relativamente às excursões, elas podem ser marcadas lá no méxico, nas próprias agências? Se sim qual é que recomendavam tendo em conta a relação qualidade/preço (estamos particularmente interessadas em Chichen Itza). E dá para pagarmos em euros?

Eu fiz 3 excursões: Chichen Itza (um pouco cansativa (são cerca 230km para lá chegar e depois outros tantos no regresso, mas um "must"... E depois aqueles mergulhos no cenote de Il Kil compensam tudo!...); Tulum + Xel HA (aqui tive azar com o tempo ... foi chuva pesada praticamente todo o dia) e Sian Kan (foi maravilhoso! mas aqui é preciso gostar-se de alguma "aventura" ... passeio de lancha pelos mangais de uma zona ecológica, almoço (fraquito) numa aldeia de pescadores, depois fizemos snorkel no mar num refice natural e fomos ao encontro dos golfinhos (alguns) e tartarugas (vimos 4)... foi um dia bem passado).

Todas estas excursões marquei-as aqui em Portugal, por e-mail, com a Odyssey Tours - [email protected] . São MUITO MAIS BARATAS do que as oferecidas pelo operador (Iberojet). Eu, por curiosidade, fui àquela reunião habitual no dia a seguir à nossa chegada e pude comprovar isso mesmo. Por exemplo Chichen Itza: paguei 45 dólares por pessoa na Odyssey enquanto que o preço, pelo operador, era de 78 dólares. Já Tulum+Xel Ha paguei 99 dólares na Odyssey e, pelo operador, pediam-me 139 dólares. Portanto, como podes comprovar, diferenças consideráveis.
Quanto ao serviço da Odyssey ... nada a dizer. Claro, não há recibos nem há nada (apenas nos dão um autocolante identificativo para por no peito) mas tudo "rolou" normalmente.
Atenção: não paguei nada antecipado! Apenas fiz a reserva por e-mail e eles confirmaram-me a reserva (um Sr. Óscar). Depois, quando cheguei ao hotel, telefonei para a Odyssey e então, de viva voz, confirmei tudo. Paguei as excursões (em dólares) ao entrar para a carrinha.

E dá para pagarmos em euros? Sim, eles também aceitam em euros. Por exemplo, Chichen Itza eram 37 euros (ou 45 dólares), pela Odyssey.

2. Em Playa del carmen e nos mercados tradicionais será melhor pagar em dolares ou em pesos?
Eu tive o cuidado em levar muuuuitas notas de 1 dólar. Levei perto de 30. E o jeito que me fizeram!.... É que enquanto, em euros, a nota mais baixa que temos são 5€, com as notas de 1 dólar eu podia "marralhar" até ao máximo! Por exemplo, uma Tshirt estampada. Pediram-me 30 dolars e eu ofereci ... 5. Após uns minutos de conversa, trouxe-a por 9 dolares. As notas de 1 dolares permitem esta flexibilidade (e, já agora, servem também para as darmos como "propinas"/gorgeta no hotel ... reparei que as camareiras apreciavam muito a atenção e os barmans, que me serviam óptimos wishkys de malte, também)

3. Relativamente à alimentação, é preciso ter algum cuidado especial com certos alimentos (tipo leite, iogurtes por exemplo) ou é à confiança?

Eu estive no hotel Iberostar Paraiso Maya (de grande qualidade, diga-se) e comi rigorosamente DE TUDO (marisco, mexilhão, doces, leites, iogurtes avulso, etc etc...) e não me aconteceu nada. Também bebi (bebemos... fomos 4) toda a espécie de cocktails e bebidas (sempre com gelo!) na praia e na piscina e nada de anormal nos aconteceu.
Como precaução, quando atravesso o Atlântico, levo sempre na bagagem as pastilhas habituais para a diarreia, mas felizmente nunca as utilizei nem ninguém da família. Nunca tivemos problemas digestivos. Apenas ... muito apetite! :)
Não esquecer que o hotel fornecia sempre, no frigobar, muitas garrafas de água (e cerveja e sumos) que utilizavamos regularmente.
Neste capítulo, é importante a qualidade do serviço do hotel e também a ... sorte. No meu caso, não tive problemas.


4. É seguro efectuar levantamentos nas caixas ATM com cartões de débito?

Não cheguei a utilizar as caixas ATM nem o cartão de crédito. Como disse antes, planifiquei a viagem e as visitas/excursões a efectuar. Já levava os dólares "preparados" para cada uma delas + os 60 dólares (ou 50 euros) por pessoa que são necessários pagar no aeroporto, à saída.
Portanto, como já levava tudo "programado", não tive necessidade de recorrer às caixas multibanco ou ao cartão de crédito. Mas se fosse preciso, teria-o feito sem problema. Reparei, contudo, que não existem assim tantas ATM como cá ...

Para terminar só 2 observações:

1) a viagem: as 9 horas passadas dentro do avião são ... entediantes. Leva algo para ler, um entretenimento ou então ... faz por dormir. Para mim, é o grande "contra" destas viagens (para além do preço, claro).

2) o tempo: eu tive azar com o tempo! Da minha semana de férias, apanhei 2 dias (integrais) de chuva intensa e outros 2 de, apenas, 3 ou 4 horas de sol. Foi uma pena. Uma decepção.

Resumindo: tendo em atenção o tanto que há a ver e a imprevisibilidade metereológica, aconselho vivamente a visitares a Riviera Maya (e até Cancun, por que não? Passar uma tarde/noite em Cancun deve ter a sua graça) por ... 2 semanas! Isto é, na minha modesta opinião e atendendo às distâncias, 1 semana é manifestamente pouco se se pretende disfrutar do hotel e da praia e, simultaneamente, ficar a conhecer algo de significativo do México/Yucatan.
 
Top