Novidades

Guiné Bissau - Bijagós por conta própria

PP72

Membro
Boas,

Estou a ponderar ir para a Guiné Bissau, mais concretamente, para o arquipélago das Bijagós.
Os preços dos pacotes de viagens que existem não são nada convidativos, pelo que a minha intenção é fazer a minha viagem á medida.
Agora o problema é a falta de informação que existe...
Assim queria ver se encontro aqui ajuda para:
- Transfer Bissau-Bubaque: Gostaria de saber preços para lanchas rápidas (somos 3 adultos e uma criança). Sei que para os "ferrys" o preço é cerca de 11€ por trajeto em 1ªclasse, mas ainda nem sei os horários e a que dias trabalham.
- Em Bubaque penso ficar na praia do Bruce, mas gostaria de saber se vou ter como alternativas para alimentação apenas os hotéis (existem 2), pois a vila fica bastante distante. Será que existe alguma oferta por perto?
- Preços dos passeios entre ilhas (Orango,...). Também não encontro nada.

Desde já quem puder ajudar agradeço!

Cumprimentos
PP
 

Leonorb

Moderador
Staff
Já estive nos Bijagós, mas há tantos anos que nem digo.
Na época Bubaque estava desactivado há uns meses e fui para a Formosa... era novo
A menos que tenham evoluido muito, o que duvido, terá de fazer as refeições no hotel.... mesmo que seja bungalow com cozinha como no meu caso, compras não deve ser nada fácil.
Em relação ao transfer para a ilha, quase de certeza que há pescadores a fazê-lo tambem, mas se viaja com crianças é melhor ir no ferry/lancha com menos riscos. Attn que não devem ser diárias
Passeios entre ilhas duvido que consiga sem ser o diponiveis na ilha... terá mesmo de se sujeitar
Tenha em consideração que vai para um destino muito "exotico". Procure informações no consulado da GB em PT sobre o pais e faça a consulta do viajante
Eu no seu lugar optaria pelo pacote da agencia; é mais seguro. Por sua conta, de cá, não consegue organizar tudo com garantia.
Mas é um destino lindissimo
 

broka

Membro Conhecido
Fui há cerca de 4 anos às Bijagós, fiquei alojado na ilha de Rubane.

Nessa ilha, só tens 2 alojamentos! E és obrigado a fazer as refeições no Hotel porque não há mais nada nessa ilha (além da tribo local)!
No meu caso, o Hotel tratou do nosso transfer de barco desde Bissau, também tens a opção de ir de hidroavião (muito mais caro).
O Hotel dispunha de um barco que levava quem quisesse à ilha de Bubaque, não cheguei a fazer excursões pelas outras ilhas (apenas fiquei na ilha de Rubane durante um fim-de-semana).
Já não me recordo quanto paguei de alojamento, mas não achei mesmo nada barato (tendo em conta que é a Guiné!).

+ info de alojamentos na ilha de Rubane:
Alojamento na Ilha de Rubane

A ilha de Bubaque tem ligeiramente mais opções de alojamentos, acho que deves enviar e-mail para os diversos alojamentos a pedir orçamentos de quartos, se fornecem transfer de barco Bissau - Bijagós, preço de excursões para outras ilhas, etc.

+ info de alojamento na ilha de Bubaque:
Alojamento na Ilha de Bubaque

Apesar da fama dos Hipopótamos de agua salgada, não cheguei a ver nenhum.

Fiz Profilaxia da Malária + vacina febre amarela + vacina febre tifoide.
 

pedronb

Membro
Olá PP72
Em primeiro lugar uma sugestão: Coloca uma foto e o teu nome assim não escrevo para um "boneco" e não tenho a sensação de está a falar para eu "robot" da guerra das estrelas.

Tens toda a razão é um destino que ficou agora servido por uma companhia nova de aviação e ainda não houve reacção dos operadores de viagens, gostam de jogar pelo seguro e ter 10 hotéis de 4 estrelas à disposição.
Estou a pensar fazer o mesmo do que tu para o ano. A "altura de ir" é a partir de Novembro.

Valores por pessoa:
Voo à 4ª F Lisboa Bissau ida e volta 318€
Lancha ida e volta 76€ (o barco demora 4 horas a lancha 1.5h)
Transporte | Festival de Bubaque
Bubaque 7 noites quarto duplo wc privativo pensão completa 187€ (sem piscina e com ventoinha de tecto o único hotel de 4 estrelas custa 500€)
Apart Hotel Cruz Pontes - Bolama-Bijagos
Casa Dora | Início. Casa Dora - o seu hotel em Bubaque, Guiné-Bissau!
Taxa turismo 17€
Visto 85€

Total 683€

Hei-de criar um post do planeamento de viagem como fiz para o Quénia onde fui há uns anos para a primeira linha de praia por este valor com tudo incluído :)
Podemos combinar uma data se lá chegarmos...
Abraço.
Pedro

Dias e horas dos barcos
http://www.gbissau.org/wp2013/doc/Consulmar.pdf

"O clima é quente e húmido com duas estações distintas. A estação das chuvas estende-se de meados de maio a meados de novembro, com maior pluviosidade em julho e agosto. A estação seca corresponde aos restantes meses do ano."

"O clima é tropical. A época seca vai de Dezembro a Abril. A época das chuvas, com grande humidade, vai de Maio a Novembro."

Acrescem as vacinas, profilaxia da malária, consulta do viajante, repelente, etc deve andar pelos 120€ por pessoa

Vacina contra Febre – Amarela (por inoculação) 20,00 €
Vacina contra Meningite Meningocócica (por inoculação) 55,58 €
Vacina contra Poliomielite VIP (por inoculação) 11,70 €

"As vacinas contra a hepatite, meningite, poliomielite e os anti palúdicos são de regra, devendo qualquer viajante deslocar-se à consulta do viajante, antes da partida."

África tem esta seca, parece que vamos para o fim do mundo...e depois quando chegamos anda lá tudo na maior, coisas de "europeus"...
 
Última edição por um moderador:

PP72

Membro
Desde já obrigado pelas partilhas!

@pedronb
Já me ri com o teu comentário da (não)"foto" de perfil! Um dia quem sabe!

Os operadores até fizeram uns programas...mas apreços proibitivos!!!

Esse site do festival também já tinho visto. Mas dos 2 hotéis que contactei o preço do transfer que me falam é de 35.000CFA por trajeto (cerda de 53€), e estamos sempre a falar de uma lancha rápida partilhada.
O meu plano é ir em Dezembro.
A nível de hotéis até me agradam os comentários que vi da Casa Dora, mas gostava mesmo de ficar na praia do Bruce, e aproveitar enquanto é uma praia virgem...
Neste momento existem 2 hotéis e um já me respondeu a dar um preço de 100€ por quarto duplo com pensão completa (Bubaque Island Hotel | A hotel with charm and soul).
Existe ainda o Dakosta Beach Camp mas não me repondeu...
A desvantagem destes hotéis é que ficámos muito isolados...
Já agora quando falas do hotel de 4 estrelas, presumo que estejas a falar do Ponte Anchaca. Mas o preço que eu encontro é bem mais caro...cerca de 250€ por noite por quarto duplo.

Abraço
Pedro
 

broka

Membro Conhecido
Desde já obrigado pelas partilhas!

@pedronb
Já me ri com o teu comentário da (não)"foto" de perfil! Um dia quem sabe!

Os operadores até fizeram uns programas...mas apreços proibitivos!!!

Esse site do festival também já tinho visto. Mas dos 2 hotéis que contactei o preço do transfer que me falam é de 35.000CFA por trajeto (cerda de 53€), e estamos sempre a falar de uma lancha rápida partilhada.
O meu plano é ir em Dezembro.
A nível de hotéis até me agradam os comentários que vi da Casa Dora, mas gostava mesmo de ficar na praia do Bruce, e aproveitar enquanto é uma praia virgem...
Neste momento existem 2 hotéis e um já me respondeu a dar um preço de 100€ por quarto duplo com pensão completa (Bubaque Island Hotel | A hotel with charm and soul).
Existe ainda o Dakosta Beach Camp mas não me repondeu...
A desvantagem destes hotéis é que ficámos muito isolados...
Já agora quando falas do hotel de 4 estrelas, presumo que estejas a falar do Ponte Anchaca. Mas o preço que eu encontro é bem mais caro...cerca de 250€ por noite por quarto duplo.

Abraço
Pedro
Pois... Como já tinha dito... Achei super caro as Bijagos! Se queres ficar num Alojamento com um quarto razoavel e ar condicionado, o preco é abusivo! Assim como o Transporte de lancha!
No meu caso fiquei no Fishing Club Bob Bijagos numa das "casas" com vista para o mar e praia "privada" (tendo em conta que so existem 2 alojamentos na ilha de rubane e a tribo local, ambos os alojamentos acabam por ter uma praia privada que mais ninguem usa, a nao ser os hospedes). Adorei a estadia e as refeicoes que eram optimas (marisco e peixe fresco), mas nao achei mesmo nada barato ficar num alojamento numa ilha de um pais do 3o mundo.
 

pedronb

Membro
Obrigado pelas partilhas boa informação!

Em 2014 no site do festival o preço da lancha andava nos 25.000 FCFA para o norte da ilha, como vais para o sul "acertaram" o valor, se fores uma semana só vais conseguir fazer uma viagem em 1ª (IDA) pelo que percebi só há 1ª classe às 6ªF, sábados e domingos. O bilhete de volta de avião à sexta é mais caro e vais ter de vir na quinta de barco em 2ª classe e ficar uma noite em Bissau...ainda falta confirmar tudo, tal como estás a fazer e muito bem :)

Como os preços da praia bruce são disparatados pensei em ficar no povoado e alugar uma mota ou bicicleta ou outro transporte e ir e vir com lanche ou almoço ou por ai...também me lembrei de marcar lá os almoços em bruce, sem lá dormir.
O dakosta não tem wc privativo, mesmo em bungalow, a ideia de ter de andar à procura do wc a meio da noite já não é para mim...sem ar condicionado ainda vá, mas sem wc privado não dá!

O hotel é o Anchaca, a Sra é Francesa, para os Franceses não é caro :)
Ainda falta o seguro de saúde nos valores e o total já vai acima dos 800€ por pessoa, começo a pensar em Punta Cana...que não dá chatice nenhuma a planear...

A coisa mais complicada que encontrei até agora: É pagar, não há rede visa nem multibanco em lado nenhum, não consegues reservar e pagar on line, nem lá com cartão nenhum! A solução é fazeres uma transferência do dinheiro com base numa troca de emails ou levares um saco com 1600€ lá dentro...tive agora a ler um artigo da visão e não me parece que possam existir nenhuns problemas de confiança ou segurança, mas há "maus" em todo o lado...
Abraço
Pedro
 
Última edição:

broka

Membro Conhecido
Obrigado pelas partilhas boa informação!

Em 2014 no site do festival o preço da lancha andava nos 25.000 FCFA para o norte da ilha, como vais para o sul "acertaram" o valor, se fores uma semana só vais conseguir fazer uma viagem em 1ª (IDA) pelo que percebi só há 1ª classe às 6ªF, sábados e domingos. O bilhete de volta de avião à sexta é mais caro e vais ter de vir na quinta de barco em 2ª classe e ficar uma noite em Bissau...ainda falta confirmar tudo, tal como estás a fazer e muito bem :)

Como os preços da praia bruce são disparatados pensei em ficar no povoado e alugar uma mota ou bicicleta ou outro transporte e ir e vir com lanche ou almoço ou por ai...também me lembrei de marcar lá os almoços em bruce, sem lá dormir.
O dakosta não tem wc privativo, mesmo em bungalow, a ideia de ter de andar à procura do wc a meio da noite já não é para mim...sem ar condicionado ainda vá, mas sem wc privado não dá!

O hotel é o Anchaca, a Sra é Francesa, para os Franceses não é caro :)
Ainda falta o seguro de saúde nos valores e o total já vai acima dos 800€ por pessoa, começo a pensar em Punta Cana...que não dá chatice nenhuma a planear...

A coisa mais complicada que encontrei até agora: É pagar, não há rede visa nem multibanco em lado nenhum, não consegues reservar e pagar on line, nem lá com cartão nenhum! A solução é fazeres uma transferência do dinheiro com base numa troca de emails ou levares um saco com 1600€ lá dentro...tive agora a ler um artigo da visão e não me parece que possam existir nenhuns problemas de confiança ou segurança, mas há "maus" em todo o lado...
Abraço
Pedro
Yah. Não há Multibancos na Guiné! Quem ficar sem dinheiro, pode como alternativa fazer uma transferência bancaria (via online ou pedir a alguém) para o Hotel Coimbra em Guine Bissau, eles ficam com uma comissão e fornecem o dinheiro. Não cheguei a precisar, mas indicaram-me que havia muitos Portugueses que levavam por vezes pouco dinheiro para Guiné Bissau a contar pagar com cartões bancários e depois tinham que recorrer ao Hotel Coimbra em Bissau... Outra realidade...
Quanto a problemas de segurança... Pede que alguém te vá buscar ao aeroporto... A corrupção reina em Guiné Bissau, até os próprios guardas do aeroporto se quiserem implicar com a tua mala, implicam...
 

susy4

Membro Conhecido
Funciona muito bem o Western Union... quando lá estive era assim que me mandavam dinheiro...pode levantar em vários sítios.
Aí funciona muito a "lei" da propina... mesmo com os guardas... íamos ficando sem uma máquina fotográfica ( atenção onde fazem fotos - tudo o que for militar esqueçam, mesmo que do tempo colonial) e só pagando nos safamos.
 

Karmen

Membro
Boas,

Estou a ponderar ir para a Guiné Bissau, mais concretamente, para o arquipélago das Bijagós.
Os preços dos pacotes de viagens que existem não são nada convidativos, pelo que a minha intenção é fazer a minha viagem á medida.
Agora o problema é a falta de informação que existe...
Assim queria ver se encontro aqui ajuda para:
- Transfer Bissau-Bubaque: Gostaria de saber preços para lanchas rápidas (somos 3 adultos e uma criança). Sei que para os "ferrys" o preço é cerca de 11€ por trajeto em 1ªclasse, mas ainda nem sei os horários e a que dias trabalham.
- Em Bubaque penso ficar na praia do Bruce, mas gostaria de saber se vou ter como alternativas para alimentação apenas os hotéis (existem 2), pois a vila fica bastante distante. Será que existe alguma oferta por perto?
- Preços dos passeios entre ilhas (Orango,...). Também não encontro nada.

Desde já quem puder ajudar agradeço!

Cumprimentos
PP
Já ponderou a ilha de Príncipe? Se está direccionado para uma ilha em África explore as ofertas. Estive lá recentemente e é maravilhoso.
 

PP72

Membro
Já ponderou a ilha de Príncipe? Se está direccionado para uma ilha em África explore as ofertas. Estive lá recentemente e é maravilhoso.
Já estive em São Tomé (e adorei). Efetivamente já considerei a ilha de Príncipe, mas o problema são os custos das viagens na época da passagem de ano...

Só mais uma informação. No Hotel Dakosta pedem CFA 20.000 por refeição/pessoa!!!
Estou quase a desistir dos Bijagós!!!
:(:(
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
@Sara Novais
Olá. Eu estive lá mas já foi há muiitooos anos. Pelo que já li por aqui as coisas não estão assim tão diferentes. A diferença que de facto vejo é o preço; quando fui era bem mais barato que outros destinos como nordeste do Brasil, S. Tomé, Quénia....
Não sei qual é o teu orçamento nem interesse neste destino, mas penso que encontrarás idêntico, com menos complicações e mais barato...
Talvez daqui a uns tempos seja mais fácil ir aos Bijagós. Se fores, penso que será mais prudente organizares com uma agência.
 
Última edição por um moderador:
Top