Novidades

Guia para os aeroportos de Londres

Mel C

Membro Conhecido
Escrevi este tópico inicialmente num post no meu blog, mas aqui fica a versão actualizada, e com algumas actualizações:

Se há coisa que não falta em Londres são aeroportos. A cidade é servida por um total de seis aeroportos, de diferentes dimensões e a diferentes distâncias do centro.

Vários sites dão uma explicação detalhada das vantagens e desvantagens de cada aeroporto; mas o melhor guia que alguma vez encontrei é este artigo da CNN.

Dos seis aeroportos de Londres eu já aterrei em quatro: London City, Gatwick, Luton e Stansted. Por isso este post vai ser uma combinação de informação genérica,e da minha experiência com os aeroportos onde já estive.


Heathrow e London City são os aeroportos mais centrais.

Heathrow, em particular, tem uma série de rotas internacionais sendo um ponto popular de escala para outros destinos, sejam eles na Ásia, nas Américas ou na Austrália. É servido pela rede de metro através da Picadilly line, que vos permite sair em vários pontos mesmo no centro da cidade, mas como fica na zona 6 são capazes de demorar 30 minutos até chegarem ao centro de Londres. Os voos de e para Heathrow costumam ser mais caros, pois não há companhias low cost a voarem de Portugal para Heathrow.

London City também não é servido por nenhuma low cost. O aeroporto é servido pelo DLR (Docklands Light Railway), uma espécie de linha de comboio que a certo ponto liga com o metro e vos deixa na zona de Bank ou na Torre de Londres. De London City até ao centro de Londres não demoram menos de 40 minutos. Podem pagar o DLR com o Oyster Card, o cartão que vos permite usar todos os transportes da cidade de Londres. Aterrar e levantar voo neste aeroporto é um desafio especialmente para quem tem medo de voar porque a pista é muito curta e os aviões levantam e aterram muito depressa e muito na vertical. Quem voe com a TAP para London City evite os lugares de trás porque a TAP costuma usar nesta rota um avião onde se sente muito a turbulência nos lugares traseiros. Quanto ao aeroporto em si é minúsculo, com poucas opções de lojas e pouca variedade de comida, e poucos sítios para sentar, no entanto a maioria das cadeiras tem tomada e entrada USB.

Gatwick, Stansted, Luton e Southend são os aeroportos servidos por voos low cost. Estão mais afastados do centro, obrigando a fazer o transfer por autocarro, táxi ou comboio.

Gatwick é para onde voa a Easyjet, e para mim é o aeroporto mais cómodo e mais práctico. Apanhando o Gatwick Express em 30 minutos estão na estação de Victoria, mesmo no coração de Londres, perto do Buckingham Palace e junto a uma estação com autocarros de longo curso; comprando os bilhetes de comboio com antecedência conseguem ter desconto. Também é possível apanhar o autocarro mas nunca o fiz. Voar para Gatwick costuma ser mais caro que voar para Stansted ou Luton.

Stansted é o hub da Ryanair e os voos mais baratos costumam ser para aqui; acho que nunca paguei mais de 40€ para voar Lisboa-Stansted ida e volta. Tem ligação ao centro da cidade através de autocarro (mais barato, mas mais demorado; com trânsito chegam a demorar 1 hora a sair do centro de Londres) e comboio – o Stansted Express que vos deixa em Liverpool Street Station ou Tottenham Hale, mas o percurso demora cerca de 45 minutos. Mais uma vez, compensa comprar os bilhetes do Stansted Express com antecedência – o mais barato que paguei foram 17£ ida e volta comprando quatro meses antes da viagem.

É preciso mencionar que a segurança do aeroporto de Stansted é bastante “picuinhas”, e por isso demorada; nunca vi tanta mala a ser sinalizada para inspecção nem tanta gente a ter de ir ao bodyscan - até uma miúda que devia ter uns 4 anos eu já vi no bodyscan! Já cheguei a esperar vinte minutos para a minha mala ser revistada, e comigo estavam uma série de passageiros enfurecidos que também já estavam há não sei quanto tempo à espera da revista e a queixarem que estavam quase a perder o voo. Apesar de haver umas oito linhas de segurança e de estar tudo muito bem sinalizado, às vezes param os tapetes de scan de malas por não conseguirem dar vazão a toda a bagagem que precisa de ser inspecionada individualmente.

O aeroporto de Luton é igualmente servido pela Easyjet e pela Wizzair. O comboio para a cidade é o mais rápido de todos: 25 minutos até à estação de St Pancras. Só lá aterrei de noite, e o comboio demorou um pouco mais porque tinha mais paragens. Se quiserem ir para o centro de Londres, na máquina de bilhetes têm de escolher o destino London Thameslink; depois disso têm de ir à rua apanhar um autocarro para a estação de comboios, que fica fora do aeroporto, para aí a 10 minutos de distânia. Os comboios que vão para Londres são os que vão no sentido de Brighton. Sinceramente achei este aeroporto meio confuso, as máquinas de bilhete eram confusas e andei às voltas sozinha à procura da paragem do autocarro que não estava identificada.

Southend: a partir de Portugal, só há voos directos para Southend a partir de Faro. O aeroporto tem comboios directos para Liverpool Street mas demoram 53 minutos! Não tem autocarros para o centro de Londres mas tem um transfer para o aeroporto de Stansted, e a partir de Stansted podem apanhar autocarro ou comboio para a cidade.

A minha opinião? Voar para London City não compensa; os comboios Express são bastante acessíveis e confortáveis, e muitas vezes somando o preço dos Express ao preço dos voos a diferença entre voar para um aeroporto mais caro continua a compensar. Para além disso, os transportes entre Heathrow/London City para o centro da cidade nem sequer são rápidos o suficiente para compensar a diferença de preço.

Entre Gatwick, Luton e Stansted, eu pessoalmente prefiro Gatwick – o aeroporto é maior, é mais organizado, tem mais lugares para nos sentarmos (em Stansted é quase impossível encontrar lugar para sentar, e recentemente trocaram as cadeiras para umas de madeira que são altamente desconfortáveis), e o Gatwick Express fica mais central e é mais rápido. No entanto, como a Ryanair tem preços mais competitivos, tenho acabado a voar para Stansted.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Olá @Mel C obrigado por essa explicação mas a experiência que tem dos aeroportos é diferente da minha, lamento.
Gosto de viajar para Heathrow ou London City porque se o preço compensar (e na maioria das vezes compensa-me) posso logo usar os bilhetes diários para os transportes em Londres.
Viajar para Gatwick tem sido sempre uma carga de trabalhos porque na volta (deve ser karma) ou o aeroporto tem algum problema e fecha pistas, ou os comboios para lá atrasam, enfim.
A escolha do aeroporto influencia muito o preço do voo mas o sítio onde ficar também influencia a escolha do aeroporto.
Para mim Stansted ou Luton não faz sentido quando vou visitar a minha cunhada, no entanto, se a minha ideia for pernoitar primeiro em Londres já é um caso a pensar.

Em conclusão, todos os viajantes devem ponderar e calcular o seu custo de oportunidade, porque às vezes tempo é dinheiro.
Não faz sentido ter voos a 40€ quando são a altas horas da noite e depois gastar mais que isso num táxi porque entretanto já não há transportes para o centro.
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá Nuno obrigada pela partilha da experiência! Tenho sempre tido transporte público para o centro, aterro ou cedo (9h) ou tarde (23:30) nestes voos baratos (o mais barato que paguei foi 15€ na Wizzair, aterrei às 23:30 horas em Luton e cheguei ao meu alojamento em Hackney, de comboio mais metro, à 1h da manhã). Nas 5 idas a Londres (todas nos últimos 18 meses) andei apenas duas vezes de taxi/Uber em Londres e nunca foi de/para o aeroporto. Cabe a cada um decidir o que é melhor para si, a ideia é simplesmente informar.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Mel C excelente informação com todos os factos necessários para escolhermos o melhor aeroporto numa cidade que tem de facto muitas opções
 
Irei voar até Gatwick no dia 18 deste mês. Uma vez que aterro no terminal norte e pretendo apanhar o comboio gatwick express/southernrailway que está localizado no terminal sul qual será a melhor maneira de chegar ao outro terminal? Pelo que li existe o inter-terminal shuttle grátis. Alguém já usou?

Já agora se alguém tiver feedback da gatwick express ou da southernrailway agradecia. Pelo que sei a gatick express demora 30 min até Victoria.
 

Mel C

Membro Conhecido
Olá @nunomiguelp do que me lembro usei o shuttle do aeroporto. O Gatwick express demora um pouco menos de 30mins a chegar a Victoria.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@nunomiguelp Em Novembro fui por Gatwick e usei o inter-terminal/monorail... tens de andar um pouco até à estação mas é só seguir as indicações. É semelhante a um metro de superfície e não um bus. Comprei bilhete para o centro nas máquinas e como cheguei de manhã optei pelo Travelcard pois serviu para os transportes todos durante esse dia... se tiveres dúvida estão lá assistentes para ajudar na compra.

@Mel C, bom resumo! :)
Nunca aterrei no City e andava tentada a comprar para aí na próxima mas pelo que dizes essa verticalidade não deve ter muita piada!
 
Última edição por um moderador:
@nunomiguelp Em Novembro fui por Gatwick e usei o inter-terminal/monorail... tens de andar um pouco até à estação mas é só seguir as indicações. É semelhante a um metro de superfície e não um bus. Comprei bilhete para o centro nas máquinas e como cheguei de manhã optei pelo Travelcard pois serviu para os transportes todos durante esse dia... se tiveres dúvida estão lá assistentes para ajudar na compra.

@Mel C, bom resumo! :)
Nunca aterrei no City e andava tentada a comprar para aí na próxima mas pelo que dizes essa verticalidade não deve ter muita piada!
O bilhete de comboio está junto com o valor do travelcard ou é separado? E quais são os valores?
 
Infelizmente acabei por comprar o bilhete de comboio da gatwick express no site que ficou por 17,8 libras. Sendo assim vou ter que usar/comprar o oyster para andar no metro e autocarro nesse dia que ficará mais caro quando podia ter comprado como disse o travelcard que daria para o gatwick express e para os restantes transportes nesse dia pelo que entendi?

Acabei de ler o seguinte:

You can now use London's Oyster Cards and contactless payment options to pay for fares on the Gatwick Express, Southern Trains and Thameslink trains between London and Gatwick Airport. However Travelcards are not valid.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Nuno, os comboios Gatwick Express e os da Southern utilizam as mesmas linhas mas o Express é mais caro e mais rápido (uns 15 min) pois é directo. Quando cheguei à estação fui tirar uma dúvida com um assistente e ele sugeriu o travelcard de 1 dia da Southern (penso que zona 1-4) pois assim teria transporte incluido o resto do dia.
No teu caso terás de adquirir um Oyster para circular na cidade.

Acabei de ler o seguinte:
You can now use London's Oyster Cards and contactless payment options to pay for fares on the Gatwick Express, Southern Trains and Thameslink trains between London and Gatwick Airport. However Travelcards are not valid.
O Oyster é um cartão recarregável pelo que podes usar para comprar bilhetes de comboio, basta que tenhas saldo suficiente. Essa opção aparece na máquina de venda.
O Travelcard dá unicamente para a data e zona que diz no cartão pelo que não se pode comprar nada com ele além do adquirido inicialmente.
Não sei quanto tempo ficas mas há uns anos fiquei 1 semana pelo que para andar por lá optei pelo Travelcard de 7 dias. Para menos dias o Oyster sai mais barato.
;)
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Não sei precisar mas o Oyster card é recarregável e não têm descontos ao usar, por isso e tendo em conta as minhas 2 últimas visitas a Londres, usei o meu cartão Revolut em modo contactless.
 
Top