Novidades

Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

AntonioMoreira

Membro Novo
Olá a todos.

Como certamente já viram, leram e ouviram, o México está a ser assolado por uma nova estirpe do virus da peste suína, que se teme que se torne uma pandemia, à semelhança do que aconteceu com a gripe das aves no continente asiático.
Com este tópico, não se pretende especulação. Apenas saber as opiniões de quem vai em breve para o México (somos um grupo de 4 pessoas e vamos para a Riviera Maya, Riu Tequila, entre 25 de Maio e 1 de Junho).

Assim sendo, as primeiras perguntas que me surgem são: não têm medo de ir, nesta fase, ao México?
Estão a, pelo menos, ponderar cancelar/adiar a viagem caso a situação se agrave?
Estão numa atitude de esperar para ver o que vai acontecer?

Não vou perguntar se pensam que a peste suína chegará à Riviera Maya, pois, nesse caso, entraríamos, por agora, no campo da especulação!

 

AntonioMoreira

Membro Novo
Informação sobre peste suína no México

Vou tentar manter este tópico actualizado o melhor possível sobre as notícias relacionadas com este assunto.
Assim, aqui ficam as primeiras informações (final de 25/04/2009):

Organização Mundial de Saúde (OMS): WHO | Influenza-like illness in the United States and Mexico

Jornais PT

PUBLICO.PT - Organização Mundial de Saúde: Vírus da gripe suína tem potencial de pandemia

PUBLICO.PT - Nova estirpe do vírus da gripe terá matado mais de 50 pessoas no México

OMS: “risco pandémico” de surto de peste suína - Globo - DN

O que é a nova estirpe do vírus: PUBLICO.PT - O que é esta nova estirpe do vírus da gripe suína?

Portal de saúde do Governo mexicano: http://portal.salud.gob.mx/

Serviços de saúde do estado de Yucatan: Servicios de Salud Yucatán*-*Servicios de Salud Yucatán
Site da autoridade de saúde do estado de Quintana Roo: Secretaría de Salud - Quintana Roo :: Bienvenidos ::

Na região a noroeste da Riviera Maya (Mérida - Yucatan), as autoridades de saúde determinaram a prevenção e vigilância deste surto, com cartazes informativos para a população. Aqui, os casos suspeitos redundaram em zero casos confirmados.

Cumps!
 

tysson

Membro Novo
Olá

Tenho viagem marcada para 25 de Maio, para Riviera Maya, e também estou preocupado com a situação. Vou aguardar mais uns dias, mas se a situação agravar ou continuar haver algum risco para a saúde, é certo que não irei para o México. O problema è resolver a questão com a agência de viagens.

Cumprimentos
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
O problema è resolver a questão com a agência de viagens.

tysson disse:
Tenho viagem marcada para 25 de Maio, para Riviera Maya, e também estou preocupado com a situação. Vou aguardar mais uns dias, mas se a situação agravar ou continuar haver algum risco para a saúde, é certo que não irei para o México. O problema è resolver a questão com a agência de viagens.

Cumprimentos
Bom dia João,

É sem dúvida, uma questão importante, mas pode-se resolver com facilidade…

Vamos por partes:

1º Lugar sempre o cliente Tu (não estragar as férias a ninguém)
2º Se não fores a agência não vai ganhar dinheiro
3º O operador a quem a agencia “comprou” o serviço alem de não ganhar, vai ter prejuízo.
Isto é a realidade pura….

Nenhum dos 3 vai querer perder, e desculpa a honestidade e aqui quem perde mais é o Operador… (pois tem todo um investimento feito)
Em caso de se tornar uma situação muito grave, em que imagina não é possível viajar para o México, de certeza, que o Operador não vai querer perder-te nem aos restantes passageiros e vai arranjar uma solução alternativa… (Rep. Dominicana, Cuba, Jamaica).
João, não sendo um verdade absoluta o que estou a escrever, por norma e pelo menos em alguns Operadores que conheço as “anomalias” resolvem-se assim.

Acho que deves estar atento a todas as noticias e contactar a tua agencia de viagens para em sintonia ver a evolução dos acontecimentos.

Amanha, apesar de ainda achar cedo, posso tentar falar com alguns amigos ligados a Operadores para saber o que pensam

espero ter ajudado
 

Solitas

Membro Novo
olá....
Sou novata por aqui, e tb nos andamentos de viagens. Este ano mto entusiasmada marquei férias para a Riviera Maya...e agora surge uma gripe suina...nem posso acreditar:(
Não sei se deva ou ñ ir...ñ sei até que ponto esta gripe se alastra para os Resorts....e enfim, acho que na duvida vou cancelar a minha viagem de dia 1 de Junho e pedir que me dêem uma alternativa.

Cuba , Jamaica ou Cancun julgo ser uma excelente alternativa á Riviera Maya...ou ñ?? O que vos parece?
 

Titinha

Membro Novo
Olá Solitas,

CanCun é México e muito perto da Riviera Maya, melhor os aviões que vão para a Riviera Maya o seu destino é Cancun, o aeroporto, por isso e para mim ir para Cancun é o "mesmo" que ir para a Riviera Maya... (penso eu de que :D )
Eu fiquei a 1h de Cancun quando estive no México...
 

tysson

Membro Novo
Bom dia Paulo

Agradeço a informação dada.
E no caso de a viagem estar paga na totalidade ? Será que a agência também resolve / preocupa ?

Obrigado
 

Catarinas

Membro Novo
tysson disse:
Agradeço a informação dada.
E no caso de a viagem estar paga na totalidade ? Será que a agência também resolve / preocupa ?

Obrigado
Bom dia,

Também tenho viagem marcada e paga para a Rivyera Maya e no meu caso é para 4 de Maio
 

Titinha

Membro Novo
Cuidados a ter segundo o Correio da Manhã...

CONSELHOS

LAVAR AS MÃOS

As autoridades estão a aconselhar as pessoas que viajarem para o México e Califórnia (EUA) a redobrar os cuidados com a higiene pessoal, lavando as mãos com frequência com água e sabão.

TAPAR A BOCA E O NARIZ

Para evitar a transmissão da doença está a ser aconselhado que as pessoas cubram o nariz e a boca com um lenço quando tossem ou espirram e que evitem tocar nos olhos, nariz e boca. Atenção também aos telefones públicos.

ATENÇÃO APÓS REGRESSO

Os turistas que viajarem para as regiões de risco devem prestar muita atenção à sua saúde durante dez dias depois do regresso a casa. Se apresentarem sintomas gripais devem ligar para a Linha Saúde 24: 808 24 24 24.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
tysson disse:
Agradeço a informação dada.
E no caso de a viagem estar paga na totalidade ? Será que a agência também resolve / preocupa ?

Obrigado
Boa tarde Joao,

A Titinha tem toda a razão, o primeiro passo será falar com a agência de viagens e não começar a entrar em panico com a situação. Mesmo a viagem estando paga na totalidade e se a gripe se começar a propagar, não será do interesse de ninguem que a viagem se realize e certamente os clientes vão estar todos preocupados. As agencias de viagens tentam sempre, acima de tudo fazer prevalecer os interesses dos seus clientes e ajudar em tudo que esteja ao seu alcance.Poderá sempre haver outro destino alternativo para propor, tentando que seja com o mesmo operador afim minimizar o prejuizo do mesmo. Havera tambem a hipotese de reembolsar o cliente na integra, mas isso já irá depender da politica de cada operador.
 

rusgas

Membro Novo
boa tarde,
estou na mesma situação tinha viagem marcada para riviera maya pro proximo sabado tenho já tudo pago e não sei o que vai acontecer :D ,espero bem que tenham alternativas para outros destinos pois não vou arriscar a ir pra lá numa situação destas.
amanha vou contactar a agencia de viagens pra saber como se resolve a siituação.

abraço
 

Solitas

Membro Novo
Há pouco disse Cancun.....tonta...claro que é tdo o mesmo, Riviera Maya...Cancun..enfim dsc o lapso aqui da novata!!!

Acho que vou pedir à Halcon que me dê uma solução, pq ñ quero arriscar, embora todas as pessoas que tiveram e das quais surgem as noticias...nenhum noticiário ( que eu tenha visto ) dá informação em que parte do México estiveram?!?!?!

Nada é concreto!!!:s....

Outros dizem que as alternativas são dificeis, pq devido ás promoções que houve no inicio do ano, qq voo para CUBA, por exemplo estão cheios. Poças era a minha 1ª viagem....:D

Mas, tipo, ñ me apetece ir de férias, e estar com cuidados com tosse, espirros, se estou ou ñ num sitio mto fechado....está fora de hipotese, tenho os cuidados higienicos, mas estar sempre preocupada...hmmm prefiro ñ ir!

Fiquem bem!!
 

Titinha

Membro Novo
novo ponto de situação...

Site SIC - Governo desaconselha viagem à Cidade do México

Ora muito bem parece que o estão a desaconselhar é as idas à Cidade do México...

"SIC" disse:
Por outro lado, Paulo Brehm da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), disse que "nesta altura o número de turistas é relativamente reduzido e estes vão sobretudo para a Riviera Maia".

" Na zona da cidade do México serão seguramente muito poucos, porque a maior parte vai é para a zona das praias da península do Iucatão, Cancun em particular. Na cidade no México será sempre muito residual", disse Brehm.
Porém aconselho a falarem com a agência e quem sabe até com o médico de familia... E depois resolverem o que fazer... ;)


rusgas disse:
boa tarde,
estou na mesma situação tinha viagem marcada para riviera maya pro proximo sabado tenho já tudo pago e não sei o que vai acontecer :D ,espero bem que tenham alternativas para outros destinos pois não vou arriscar a ir pra lá numa situação destas.
amanha vou contactar a agencia de viagens pra saber como se resolve a siituação.

abraço
Olá rusgas,

Não quero estar aqui a "mandar postas de pescada" mas acho que só pedindo e falando com a agência é que mudam o destino, por isso volto a tocar no mesmo assunto, falem com a agência e vejam o que se está a passar, falem com algum médico e quem sabe até para a Linha Saúde 24... ;)
 

bnuno

Membro
Pois...eu tambem sou um dos sortudos que tenho viagem em Julho para o Mexico. Vou esperar mais uns dias para ver como isto evolui, mas jamais irei de ferias com algum tipo de risco.
Vamos esperar e ver como as coisas correm.
 

Titinha

Membro Novo
Cada vez há mais informação...

Agora na TVI24 está a seguinte "informação"...

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, adiantou que, relativamente às zonas turísticas tradicionalmente procuradas por portugueses no México, não há conhecimento de quaisquer casos de infecção.
Contudo, acrescentou, «por medida de precaução, se alguém pretender deslocar-se a essas zonas deve contactar previamente o gabinete de emergência consular». O secretário de Estado disse também não haver até ao momento conhecimento de portugueses interessados em regressar antecipadamente.
Para lerem a notícia completa aqui está o link...

Últimas sobre a Gripe

Ai está o que tenho dito e reafirmado, contactem com as autoriaddes para uma melhor informação... :D

Na SIC dizem para ter prodência e contactarem a Linha Saúde 24 para óbter mais informações...
 

joker

Membro Conhecido
Durante todo o dia de hoje, tenho seguido atentamente toda a informação que existe sobre este assunto a nivel nacional e internacional e todos estamos em expectativa na evolução desta doença.

Penso que devem agir conscientemente e não entrar em pânico com a situação actual que se vive, neste momento mais centralizado no México, mas já afectando outros pontos do globo.

As organizações competentes deverão efectuar comunicados nos próximos dias a informar do ponto da situação.

Em muitos foruns nacionais e internacionais o nº de pessoas com viagens marcadas para o México que informam que amanhã(2ª feira) irão contactar a agência de viagens onde efectuaram a reserva é enorme.
Alguns comunicam que irão informar-se do ponto da situação, outros alterar imediatamente a reserva para outro destino e outros efectuar o cancelamento.
Por outro lado existem aqueles que ficarão a aguardar noticias dos orgãos competentes de modo a tomar uma decisão definitiva.

Neste tópico têm sido introduzidas informações quase just in time do membro Titinha, as quais devem ser seguidas para vos manter informados e actualizados.

Nuno
 

Solitas

Membro Novo
De facto ñ sei se me passa pela cabeça ir para o Mexico....a solução é ir para outro destino, pelo menos para já!!!
enfim a ver vamos
 
Top