Novidades

Gripe A (H1N1) - Tópico Oficial

Carla A

Membro Novo
Olá a todos

estou a pensar fazer uma viagem a Cuba (Havana e Varadero) e gostava de pedir a quem já lá foi algumas informações sobre as melhores excursões a fazer e os preços, assim como em que parte do pais na vossa opinião é melhor ficar.

Obrigada

Carla A
 

Asae

Membro Conhecido
Pandemia: Documento secreto refere risco de paralisia e morte

Vacina da gripe A pode ser fatal

A nova vacina da gripe A pode provocar uma doença neurológica grave, a síndrome Guillain-Barré, que causa paralisia, insuficiência respiratória e pode levar à morte.
O alerta parte do Governo britânico que, através da Agência de Protecção da Saúde (Health Protection Agency), entidade que supervisiona a saúde pública, enviou uma carta confidencial aos neurologistas a exigir saber por que razão não foi tornada pública a informação sobre as possíveis consequências da vacina antes do início da vacinação de milhões de pessoas, incluindo crianças .
A missiva dá conta de que os neurologistas devem estar alerta para um aumento do número de casos de distúrbios cerebrais com a síndrome Guillain-Barré, que podem ser desencadeados pela vacina. Aquela síndrome ataca o sistema nervoso, causando paralisia e incapacidade respiratória, o que pode ser fatal.
O documento confidencial foi enviado a 600 neurologistas britânicos a 29 de Julho e é o primeiro sinal de que há preocupação ao mais alto nível sobre as possíveis complicações muito graves decorrentes da vacina .
A carta refere ainda o uso de uma vacina semelhante nos Estados Unidos, em 1976, quando morreram mais pessoas devido à vacinação do que devido à gripe. Além disso, 500 casos da síndrome foram detectados e concluiu-se que a vacina pode ter aumentado o risco da doença em oito vezes. A vacina foi retirada ao fim de dez semanas, quando foi estabelecida uma ligação clara com a síndrome. Por fim, o governo americano foi obrigado a pagar milhões de dólares de indemnização às pessoas afectadas.
Questionado pelo CM sobre os efeitos adversos da vacina, o presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Saúde Pública, Mário Jorge Rêgo, admitiu as consequências: "Essa situação é muito bem conhecida da classe médica." Adiantou, porém, que quase todas as vacinas e as infecções podem causar essa síndrome, mas o aparecimento destes casos são raros. Contudo, disse, "as vacinas não estão isentas de riscos."

GRIPE A VISTA À LUPA
2983 novos casos de gripe foram diagnosticados em Portugal entre os dias 7e 13 de Setembro. Totalizam, neste momento 10 496.
SEM GRAVIDADE
Segundo a ministra da Saúde, Ana Jorge, a maioria dos casos diagnosticados na última semana não registou gravidade.
3205 Pessoas morreram em todo o Mundo devido à gripe A, até ao dia 6 de Setembro.



Esta notícia chamou-me a atenção porque vai de encontro ás outras 2 que já tinha lido em tamanho pequeno noutros jornais e referentes a testes feitos em Singapura e no Japão onde apareceram casos de crianças/adolescentes que ficaram com deficiências permanentes e de testes feitos a um pequeno grupo de pessoas onde se demonstra que o vírus poderá contagiar não até 48h mas sim entre 8 a 12 dias.

Sendo eu um grupo de risco, devido á minha profissão, tive indicações expressas do meu médico de família, do qual tenho as melhores referências, para não tomar qualquer tipo de vacina contra a gripe A e como por hábito não tomo a da gripe sazonal para também não o fazer.



FONTE CORREIO DA MANHA DE 17-09-2009
 

LuisT_76

Membro Ativo
Convém divulgar igualmente a notícia do mesmo jornal do dia 18 de Setembro:

“Segurança da vacina está garantida”

A Direcção-Geral da Saúde assegurou ontem que a administração da nova vacina contra o vírus da gripe A (H1N1) será vigiada para detectar possíveis efeitos secundários.


A subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou ao CM que a vigilância é da competência da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed). "Quando um medicamento é novo, reforçam-se as medidas de farmacovigilância, pelo Infarmed. A segurança da vacina está garantida porque só será posta à venda após o licenciamento pela Agência Europeia do Medicamento." Graça Freitas confirmou também que ainda não se sabe se será necessária uma ou duas doses para garantir a prevenção da doença.
Ontem, um erro administrativo obrigou o Ministério da Saúde a rectificar o número de novos casos de síndrome gripal na última semana, sendo 2105 e não 2983, como divulgou.
 

Asae

Membro Conhecido
LOL - Oh Luis todas as vacinas implicam riscos secundários, o que eu acho que está aqui em causa é a enorme publicidade de volta desta, a quantidade de contradições, o facto de ter tio poucos testes em relação ao habitual e o facto das reais cobaias virem a ser os primeiros tomadores.

Para uma vacina ter necessidade de ser vigiada assim tão de perto... eles nem sabem as dosses, como é que sabem realmente as causas delas!?!?!? :s
 

Célia Reis

Membro Novo
Só se iq ue a da gripe espanhola, que foi usada há uns anos atras, teve mais ou menos as mesma consequencias.
Mas uma coisa é certa, eu cá não confio muito nas primeiras que vierem, mas como não vou ter acesso a a elas, também não estou muito preocupada om isso!
 

foxtrot_2001

Membro Novo
Gripe h1n1

Boas Tardes, fica para voçês todos no link em anexo para download dois pdf que estão no ficheiro zip, um sobre o virus e as teorias da conspiração em volta do mesmo e um outro da faculdade de medicina do porto para combater de forma saudavel, peço ao Nuno que se for possível que meta depois no forum os ficheiros para download directo.

Clique na linha abaixo
Deposit Files

Aguardar 60 segundos e clicar em download

Um abraço para todos
 
Top